domingo, 9 de setembro de 2018

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Mesmo em deterioração, o telescópio espacial Kepler se recusa a morrer

Posted: 08 Sep 2018 01:06 PM PDT

Recusando-se a aceitar seu fim tranquilamente, o telescópio espacial Kepler está mais uma vez coletando dados científicos — apesar de um propulsor defeituoso e de níveis dolorosamente baixos de combustível.

• Novo relatório do Congresso dos EUA pede que NASA intensifique a busca por exoplanetas e alienígenas
• Planeta ou estrela? De um jeito ou de outro, este objeto interestelar é bem esquisito

Considerando que o telescópio de US$ 600 milhões está há algum tempo dando seus últimos suspiros, este breve relatório publicado nesta quarta-feira (5) pela NASA vem como uma surpresa bastante agradável:

A sonda Kepler começou a coletar dados científicos em 29 de agosto para sua 19ª campanha de observação. Depois de ser despertada do modo de hibernação, a configuração da espaçonave foi modificada devido a um comportamento incomum exibido por um dos propulsores. Indicações preliminares são de que o desempenho de apontamento do telescópio pode estar um pouco degradado. Ainda não está claro quanto combustível resta; a NASA continua monitorando a saúde e o desempenho da espaçonave.

Incrível. Depois de nove anos de serviço ativo, uma experiência de quase morte em 2013 e 2.327 exoplanetas confirmados, o Kepler continua trabalhando.

Em 24 de agosto, o telescópio foi colocado em modo de hibernação após uma queda anômala na pressão do combustível — mas não sem antes transmitir dados coletados durante a 18ª campanha da fase K2 de sua missão. Quando a espaçonave hibernou (pela segunda vez em dois meses) e possivelmente esperou por sua morte, os controladores da missão monitoraram cuidadosamente a saúde do Kepler, tentando descobrir se o telescópio poderia participar de outra pesquisa e, em caso positivo, quais funções ainda poderiam estar disponíveis.

Acontece que ainda há um pouco de vida nesse pequeno lutador, com ele tendo retornado à ativa em 29 de agosto — embora com algumas limitações. Aparentemente, não há nada de errado com o telescópio, além do baixo nível de combustível e de um problema com um dos seus oito propulsores. Ah, e o fato de que, desde 2013, ele só conseguiu usar duas de suas quatro rodas de controle de reação, que utiliza para manter a orientação.

Versão de um artista para o Kepler. Imagem: NASA

“Um dos oito propulsores havia mostrado desempenho não confiável, mas a equipe estimou que simplesmente remover o propulsor de uso durante disparos de precisão de apontamento pode resultar em um desempenho aceitável do sistema”, disse Alison Hawkes, porta-voz do Ames Research Center, da NASA, ao SpaceNews. “Como resultado, as mudanças foram feitas, e a Campanha 19 foi, por assim dizer, iniciada já em andamento.”

A causa do propulsor defeituoso é desconhecida, mas o combustível baixo pode ter algo a ver com isso. A NASA não sabe, realmente. Porém, se outros propulsores começarem a falhar, é um bom sinal de que o combustível baixo tem algo a ver com isso.

Com um dos oito propulsores desligados, o Kepler está agora menos estável contra a pressão solar, tornando o desempenho de precisão de apontamento do telescópio um pouco menos… preciso. A NASA não saberá se o Kepler está fazendo observações de qualquer qualidade até que os dados sejam transmitidos de volta à Terra, o que deve acontecer em alguns meses. A menos que, claro, o Kepler fique sem combustível, finalmente terminando a missão que começou em 2009. Infelizmente, o telescópio não vem com um medidor que indique o nível de abastecimento, então é meio que um jogo de adivinhação.

O fim da era Kepler é triste, sem dúvida, mas o Transition Exoplanet Survey Satellite (TESS), da NASA, iniciou suas operações em 25 de julho de 2018. A busca por exoplanetas distantes está apenas começando.

[NASA, SpaceNews]

Imagem do topo: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech

The post Mesmo em deterioração, o telescópio espacial Kepler se recusa a morrer appeared first on Gizmodo Brasil.

Agora você pode fazer transmissões somente com áudio no Twitter e no Periscope

Posted: 08 Sep 2018 11:28 AM PDT

O CEO do Twitter, Jack Dorsey, fez um anúncio ligeiramente inesperado nesta sexta-feira (7): "🎤🔉🔊". Basicamente, o executivo da rede social anunciou que o Twitter permitirá transmissões somente com áudio no aplicativo do Twitter no iOS e em sua plataforma de vídeos, o Periscope.

• Twitter e Facebook admitem falhas e advertem sobre ameaça a eleições americanas
• Twitter anuncia parcerias para estudar a interação na plataforma e combater discurso intolerante

Até agora, se você tocasse no ícone “Ao Vivo” ao escrever um novo tuíte, uma transmissão de vídeo começaria na sua timeline. Agora, o aplicativo do iOS mostrará um pequeno ícone de microfone para desativar o vídeo da transmissão.

Por que alguém faria uma transmissão de áudio? Eu não tenho muita certeza, mas costumo estar no grupo das pessoas que preferem ler as coisas em vez de assisti-las ou ouvi-las – então minha opinião não vale tanto assim.

De acordo com o perfil oficial do Twitter, “às vezes você só quer falar, sem aparecer na câmera. Estamos lançando a transmissão somente com áudio para que os seus seguidores te ouçam, mas não te vejam”.

Consigo imaginar alguns usuários fazendo transmissões de podcasts ou algo do gênero. A galera que é viciada no Twitter também pode fazer algumas transmissões enquanto estão dirigindo, talvez.

E dá para imaginar também bastante utilidade entre pessoas cegas ou com problemas de visão – a comunidade poderia consumir mais conteúdos de áudio, por exemplo.

Parece que muita gente vai ficar contente com a nova opção. Um porta-voz do Twitter disse que os usuários do Periscope pediam por uma opção de transmissão somente com áudio e que alguns tinham truques para fazer esse tipo de conteúdo ao cobrir a câmera frontal com alguma coisa.

“A transmissão somente com áudio no Periscope é algo que a comunidade vinha nos pedindo, e eles já faziam isso ao cobrir as lentes de suas câmeras”, comentou o porta-voz. “Às vezes as pessoas não se sentem confortáveis em aparecer na câmera, mas ainda assim querem transmitir e interagir com outras pessoas por meio da ferramenta de chat do Periscope”.

O Twitter não comentou sobre a chegada da funcionalidade no aplicativo do Twitter para Android.

É bem verdade que muitas pessoas preferem consumir conteúdos em vídeos ou áudio. Os podcasts estão se popularizando cada vez mais porque muita gente consegue ouvi-los enquanto faz outra coisa. Me parece pouco provável que as pessoas salvem tuítes com transmissões de áudio para ouvirem depois, mas se a funcionalidade se tornar popular, dá para imaginar o Twitter adicionando uma opção para filtrar os conteúdos de áudio na rede.

Olhando pela perspectiva dos negócios, as empresas de tecnologia parecem acreditar que recursos de voz serão parte importante do futuro. Vamos ver.

[Twitter]

The post Agora você pode fazer transmissões somente com áudio no Twitter e no Periscope appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para iPad e iPhone

Posted: 08 Sep 2018 09:19 AM PDT

Apps para fazer investimentos, organizar as suas tarefas e pagar mais barato em viagens. Veja estas e outras dicas na nossa lista para iOS:

PoupaBrasil Investimentos


Para quem está pensando em começar em investir, a renda fixa geralmente é a dica mais comum dos economistas. O PoupaBrasil é um aplicativo que reúne diversas instituições financeiras e agiliza o processo de investimento. É possível acompanhar os seus investimentos em tempo real, baixar comprovantes de suas aplicações e demonstrativo de IR, por exemplo. Segundo os desenvolvedores, todas as instituições reunidas pela plataforma são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e todos os investimentos possuem a garantia do Fundo Garantidor de Credito (FGC).

Download: PoupaBrasil Investimentos (grátis)

divisoriagizmodo

Buser


Se você quiser viajar para outro estado de ônibus, vale a pena dar uma olhada no Buser. O aplicativo tem uma proposta similar a do BlaBlaCar, a diferença é que ele conecta pessoas com destino em comum para fretar ônibus e dividir o valor do transporte. O serviço diz que a economia pode chegar a até 60% do preço que seria pago com as passagens rodoviárias.

Download: Buser (grátis)

divisoriagizmodo

Inkwork


O Inkwork é mais um aplicativo de edição de imagens que aplicam filtros que transformam suas fotos em “desenhos”. São 90 estilos diferentes e opções de cores sóbrias – é bem fácil compartilhar os resultados nas redes sociais. Embora existam vários aplicativos nesse naipe, o Inkwork entrega resultados bem interessantes.

Download: Inkwork (R$ 9,90)

divisoriagizmodo

Sorted³


Listas de tarefas são uma mão na roda para se organizar e existem todos os tipos de aplicativos para montar a sua. O Sorted³ tem uma linha diferente: em vez de uma lista de tarefas simples, o aplicativo permite combinar eventos, tarefas e notas em uma linha do tempo. O objetivo é deixar mais claro as prioridades e organizar tudo em uma interface elegante.

Download: Sorted³ (grátis)

divisoriagizmodo

SlimeRoom


O SlimeRoom é um joguinho de aventura e quebra-cabeças bem simples. Só existem dois controles no game: andar e pular. Conforme você coleta as estrelas nas fases, novos personagens e cores são liberados. A mecânica me lembrou um pouco do sucesso independente Super Meat Boy.

Download: SlimeRoom (grátis)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para iPad e iPhone appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para Android

Posted: 08 Sep 2018 06:41 AM PDT

Apps para criar atalhos e conferir detalhes do hardware do seu smartphone. Confira nossas sugestões desta semana de apps para dispositivos Android.

Shorty

O Shorty é um app que pode ser bem útil. Ele permite criar atalhos na tela inicial para qualquer arquivo do seu celular ou para qualquer endereço de URL, e ainda deixa você customizar o ícone e o texto.

Download: Shorty (grátis)

divisoriagizmodo

StoryZ


O StoryZ é um app que adiciona movimento em imagens estáticas, criando vetores de direção. O resultado são animações bem interessantes, que devem agradar tanto os amantes da fotografia quanto os entusiastas das redes sociais.

Download: StoryZ (grátis, com compras no aplicativo)

divisoriagizmodo

Inware

O Inware é um app que mostra mais detalhes sobre seu smartphone Android. Com ele, você pode conferir especificações técnicas e acompanhar o uso de RAM e CPU.

Download: Inware (grátis)

divisoriagizmodo

Power Shade

Geralmente, a área de notificações e atalhos de configurações é bem pouco customizável — você só aceita a decisão do fabricante e pronto. O Power Shade promete mudar um pouco isso, dando algumas opções de layout e cores para você brincar.

Download: Power Shade (grátis, com compras no aplicativo)

divisoriagizmodo

Motorsport Manager Mobile 3


O Motorsporte Manager Mobile 3 é um game simulador de estratégia. Sua função é administrar uma equipe de automobilismo, contratando funcionários, investindo em equipamentos e acompanhando as corridas.

Download: Motorsport Manager Mobile 3 (R$ 16,99)

divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para Android appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário