quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Facebook enfim começa a liberar opção de apagar mensagens enviadas no Messenger

Posted: 05 Feb 2019 12:58 PM PST

Em abril de 2018, o TechCrunch revelou que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, havia usado seu poder executivo para remover suas próprias mensagens enviadas no aplicativo Messenger, uma opção que os usuários comuns não tinham à disposição. Após a denúncia, o Facebook se esforçou para consertar a situação e disse que todos nós logo teríamos poderes de exclusão no aplicativo de mensagens. Nesta terça-feira (5), esse recurso enfim começa a ser lançado.

[foo_related_posts]

Se você abrir o Messenger em seu smartphone e segurar uma mensagem enviada, terá a opção de apertar em Remover. Ao fazer isso, caso o seu aparelho já tenha a novidade disponível, você terá duas alternativas: “Remover para você” e “Remover para todos”. Pressionando a segunda opção, sua mensagem enviada é excluída.

O Facebook reconheceu que estava dando a seus principais executivos opções de privacidade que não estavam disponíveis para todos anteriormente, prometendo acrescentar um “recurso de exclusão de mensagens mais amplo” ao app Messenger. Na época, um porta-voz da companhia disse ao Gizmodo que, até que a funcionalidade estivesse pronta, a empresa “não excluiria mais nenhuma mensagem de executivos”.

O Facebook explicou nesta terça-feira que a opção de cancelar o envio está sendo lançada atualmente para o Messenger nos sistemas operacionais Android e iOS. Vale apontar que a funcionalidade só vale para os primeiros dez minutos após o envio da mensagem. O Gizmodo testou a função em dois iPhones atualizados e não teve sucesso, mas, em um aparelho Android, o recurso deu certo. Segundo um representante do Facebook, é questão de tempo para que a novidade chegue para todos.

Mark Zuckerberg não era restringido a uma janela de dez minutos para exclusão, porém. Quando perguntamos ao Facebook se todos os executivos terão as mesmas restrições que os usuários, nos disseram que a mudança se aplicará a todos, incluindo os funcionários da empresa. Um representante também confirmou que as mensagens excluídas serão removidas dos servidores do Facebook permanentemente, mas serão retidas por "um período limitado de tempo", caso alguém queira denunciar um abuso.

O Messenger tem um recurso de mensagem secreta que tem a opção de excluir mensagens com base em um timer, mas só pode ser ativado para conversas individuais.

Parece que o Facebook está finalmente lidando com a remoção de mensagens de seus servidores, mas é quase cômico que não dê a todos a opção de excluir suas próprias mensagens quando quiserem. A rede social tem uma das piores reputações de privacidade no mundo corporativo, e não gosta de ceder nem um pouco quando se trata de possivelmente perder o que provavelmente seria uma quantidade minúscula de dados.

[Facebook via TechCrunch]

The post Facebook enfim começa a liberar opção de apagar mensagens enviadas no Messenger appeared first on Gizmodo Brasil.

Meteorito explodiu em Cuba com a energia de 1,4 mil toneladas de TNT, diz NASA

Posted: 05 Feb 2019 11:44 AM PST

Meteorito deixa uma trilha na atmosfera

Na semana passada, reportagens da mídia local de Cuba noticiaram que um meteorito atingiu o município de Viñales após passar pelo arquipélago de Florida Keys. Moradores relataram ter ouvido uma explosão alta e visto uma trilha no céu.

O evento aparentemente foi registrado por um radar do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos a cerca de 8 metros de altura. Alguns moradores também conseguiram filmar, e uma câmera em Fort Myer conectada ao EarthCam chegou a gravá-lo.


Meteoro pegando fogo sobre a Flórida termina com meteoritos caindo no oeste de Cuba!

O meteoro Florida/Cuba na webcam da EarthCam em Ft. Myer, FL. Foi gravado pouco antes das 1:17 pm ET (16h do horário de Brasília).


Vestígios do meteoro sobre Viñales no oeste de Cuba evidente em # Goes16 GLM. Diferença em tela dividida e vista pelo dióxido de enxofre.

Agora sabemos o quão poderoso o evento foi. De acordo com novos dados publicados pelo Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra do Jet Propulsion Laboratory da NASA, a colisão do objeto com a atmosfera liberou a energia de cerca de 1,4 quiloton de TNT (ou 1,4 mil tonelada de TNT).

Isso pode parecer muito (e é!). Mas eventos como esse são relativamente comuns, mas geralmente não ganham muito destaque. Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta de água, e os humanos não estão igualmente distribuídos na porção de terra, o que significa que muitos desses impactos não são testemunhados por nós.

Diversos impactos que aconteceram em 2018 foram maiores do que esse, conforme aponta a CNET. Apesar disso, a detonação em Cuba foi uma das mais notáveis desde o meteoro que atingiu Chelyabinsk, na Rússia, perto da fronteira com o Casaquistão, em 2013. Cientistas afirmam que aquela explosão teve a força de 470 quilotons de TNT – tão forte quanto a bomba de fissão pura MK-18 “Ivy King”, de 1952, considerada a maior bomba do tipo já testada pelo EUA, com 500 quilotons. De acordo com uma ficha informativa da Universidade de Tulane, o objeto que atingiu Chelyabinsk tinha provavelmente cerca de 17 a 20 metros de diâmetro.

CUBA: Esta é uma imagem de perto da rocha que o povo de Viñales acredita ser parte do meteorito que caiu na área. Você pode ver que é quase do tamanho de um telefone celular. @WPLGLocal10

De acordo com a imprensa local e o jornal @guerrillero_cu foram sentidas fortes explosões. Investigações preliminares indicam que pode ter sido a explosão de um meteorito na zona do “Mural da Pré-história” em Viñales. Nas redes sociais aparecem as primeiras fotos.

Repórteres do @TelePinar no Mural da Pré-história em Viñales constatam que há pedaços de pedras pretas com cerca de 7 cm após um grande estrondo.

O objeto que explodiu sobre Cuba era provavelmente muito menor do que o da Rússia, provavelmente com o tamanho de uma van. A mídia cubana noticiou que os moradores locais acharam o que eles acreditavam ser o que restava do objeto depois que ele queimou na atmosfera.

Foram encontrados diversas pequenas rochas pretas com o tamanho de um telefone celular. Apenas pequenos danos à propriedade, como janelas quebradas – provavelmente devido ao boom sônico gerado pelo objeto que superou a velocidade do som – foram relatados. Não há informações sobre feridos.

[CNET]

The post Meteorito explodiu em Cuba com a energia de 1,4 mil toneladas de TNT, diz NASA appeared first on Gizmodo Brasil.

Não, o Instagram não vai reduzir o alcance dos seus posts

Posted: 05 Feb 2019 11:04 AM PST

Imagem de smartphone exibindo o aplicativo Instagram

De tempos em tempos, aparece algum tipo de hoax nas redes sociais. O tom geralmente é alarmista e demanda algum tipo de ação por parte dos usuários para não perderem algo que eles já têm. Era muito comum ver isso pelo Facebook, e agora começou a pipocar um no Instagram.

[foo_related_posts]

No caso, algumas pessoas têm publicado, seja nos stories ou mesmo na timeline, uma mensagem sobre redução de alcance de posts. Segundo o Instagram, isso é balela. "Os rumores sobre a redução de alcance não são verídicos. O Instagram não esconde posts das pessoas que te seguem", informou a rede em comunicado.

Não sei se chegou a aparecer para você, mas a mensagem que circula por aí tem o seguinte conteúdo (e conta com algumas variações):

O Instagram limitou nossas postagens para que apenas 6% [em alguns se fala em 7%] dos nossos seguidores as recebam.

Se você está vendo essa postagem, por favor curta e comente "sim".

Isso vai melhorar nosso algoritmo e você começará a ver nossas postagens.

Acho interessante, pois nem para hoax as pessoas são originais. No caso desse, ele começou a aparecer em países de língua inglesa nas últimas semanas de janeiro. Na ocasião, o Instagram fez até um thread no Twitter explicando isso.

Como no Facebook, o Instagram não dá muitos detalhes sobre o funcionamento de sua timeline. Desde que passou a ser gerido por algoritmos (e não em ordem cronológica, como ocorria antigamente), o feed, explica a própria rede social, "exibe posts e contas com as quais o usuário mais se engaja, além de ser influenciada por outros fatores como período de postagem, frequência que você usa o Instagram, quantas pessoas você segue, etc."

Resumindo, o Instagram dá uma ideia do funcionamento do feed, mas não fica muito claro, pois é tudo regido por algoritmos personalizados para cada usuário. O Independent observa que justamente a falta de clareza ajuda na disseminação de teorias da conspiração.

Nos EUA, o Instagram fez alguns esclarecimentos com alguns veículos de imprensa sobre o funcionamento dos seus algoritmos. Em suma, como explica o TechCrunch, são três os principais fatores que moldam o feed na rede:

Interesse: o Instagram tenta prever o quanto você se importará com um post; priorizando o que importa mais para você, determinado pelo seu comportamento passado com conteúdos parecidos e possivelmente pela visão de máquina do conteúdo do post.

Mais recentes: quanto tempo faz que o post foi compartilhado, com priorização de posts recentes em detrimento de posts publicados com mais de uma semana.

Relacionamento: quão próximo você é da pessoa que compartilhou, com priorização maior para pessoas com as quais você interagiu bastante no passado, fazendo comentários nos posts dela ou sendo tagueados juntos em imagens.

Bom, por ora, o Instagram não vai deve limitar o alcance dos posts. Então, se você quiser ter mais alcance, uma opção é ter uma atitude passivo-agressiva perante seus amigos e ficar perguntando a eles por que eles não ainda viram sua nova foto do feed ou seus últimos Stories. Ou talvez postar algumas coisas mais legais, né?

The post Não, o Instagram não vai reduzir o alcance dos seus posts appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple volta a vender iPhone X nos EUA, com modelos recondicionados por US$ 769

Posted: 05 Feb 2019 09:29 AM PST

A Apple deixou de vender o iPhone X após o anúncio do iPhone Xs e, naquela época, fazia sentido. Afinal, o iPhone X era uma edição limitada para celebrar o décimo aniversário do smartphone da marca. Porém, o seu sumiço desapontou muita gente que estava esperando comprar o modelo topo de linha do ano passado com um preço menor.

[foo_related_posts]

Rumores circularam por um tempo e o iPhone X está de volta – mas com alguns poréns. A Apple passou a vender recentemente modelos recondicionados do iPhone X por US$ 770 (R$ 2.830, na cotação atual) na Apple Store americana. Pode ser um bom negócio, visto que o modelo mais simples dessa geração, o iPhone XR, custa US$ 750 (R$ 2.760).

Os aparelhos recondicionados são aqueles que apresentaram defeitos e foram consertados pela Apple. A empresa faz uma inspeção, troca a bateria por uma nova e coloca uma traseira original também. Depois, o produto é reembalado com manual e acessórios. Os modelos têm garantia de um ano.

O iPhone XR, lançado neste ano, custa US$ 20 a menos e tem um processador ligeiramente mais rápido, mas para quem se importa bastante com a qualidade da tela, a resolução de 2435×1125 da tela OLED de 5,8 polegadas do iPhone X é um baita atrativo. As cores do display são mais ricas e vibrantes no modelo do ano passado, sem contar que o contraste é maior e o preto, muito mais profundo do que a tela LCD do iPhone XR.

A real é que a resolução de 1792×828 do iPhone XR não é ideal – não chega nem a ser classificada como Full HD. Ou seja, o modelo recondicionado do X parece ser uma opção muito melhor para quem gosta de conteúdos em alta resolução.

iPhone X recondicionado à venda na Apple Store dos EUA A versão de 64 GB passa de US$ 999 para US$ 769. Já a versão de 256 GB passa de US$ 1.149 para US$ 899. Captura de tela: Apple

Outra vantagem deste modelo é o par de câmeras na traseira, que permite tirar fotos no Modo Retrato de praticamente qualquer objeto e oferece zoom óptico de 2x. O iPhone XR também tem o Modo Retrato, mas só funciona com pessoas.

É preciso mencionar que a nova geração dos iPhones faz um processamento de imagem bem melhor do que os seus antecessores. Na maioria das vezes, as diferenças serão difíceis de perceber.

Para quem prefere um celular mais compacto, o iPhone X também é uma opção mais viável – ele tem 143,6 x 70,9 x 7,7 mm (altura x largura x espessura). O tamanho dele é mais próximo do iPhone 8, enquanto o iPhone XR (150,9 x 75,7 x 8,3 mm) fica mais perto do iPhone 8 Plus.

Talvez uma das maiores vantagens desse modelo é que ele custa US$ 230 a menos do que o iPhone Xs e parece, pelo menos por fora, o mesmo aparelho.

Pesam a favor do iPhone XR as opções de cores, processador mais novo e a autonomia de bateria maior.

Por enquanto, esses modelos recondicionados estão sendo vendidos exclusivamente nos Estados Unidos e no Reino Unido. Não há informações de disponibilidade no Brasil. A expectativa é que os estoques não durem por muito tempo.

Em janeiro, a Apple fez uma queima de estoque do iPhone SE, lançado em 2016, nos EUA. Não eram aparelhos recondicionados, eram modelos encalhados mesmo. Ele custava US$ 249 na versão de 32 GB (antes US$ 349) e US$ 299 no modelo de 128 GB (antes US$ 449).

[MacRumors]

The post Apple volta a vender iPhone X nos EUA, com modelos recondicionados por US$ 769 appeared first on Gizmodo Brasil.

Polo norte magnético está se movendo e bagunçando alguns sistemas de navegação

Posted: 05 Feb 2019 08:21 AM PST

Uma mão esquerda segura uma bússola. O ponto de vista da foto é dessa pessoa segurando a bússola diante de si mesma. Ao fundo, montanhas e um céu cheio de nuvens.

O polo norte magnético da Terra está se movendo a uma velocidade alta demais. Cientistas publicaram esta semana uma atualização na localização do ponto um ano antes do previsto, tamanha a velocidade em que o polo está se movimentando. A questão é tão séria que estimativas feitas anteriormente para a navegação não são mais confiáveis.

[foo_related_posts]

O campo magnético da Terra, de acordo com as teorias mais aceitas, é gerado pelas correntes de convecção do ferro e do níquel derretidos que ficam na parte externa do núcleo da Terra. As posições dos polos não são fixas, mas o norte está se movendo a uma velocidade nunca antes vista.

Em 2000, o polo norte magnético se movia a 14,5 quilômetros por ano. Hoje, este movimento se dá a 54,7 quilômetros por ano. Em 1831, quando foi encontrado pela primeira vez, ele estava no Ártico canadense. Em 2017, ele já havia ultrapassado a Linha Internacional de Mudança de Data em direção à Sibéria.

Mesmo que seu celular tenha uma bússola, você provavelmente não será afetado ao usar seu aplicativo de navegação favorito, pois ele usa GPS, um sistema baseado em satélites. Aviões e embarcações usam o norte magnético como sistema reserva de navegação.

Já as forças armadas usam majoritariamente o modelo magnético, tanto para aeronaves quanto para saltos de paraquedas. A NASA, a Administração Federal de Aviação dos EUA e o Serviço Florestal dos EUA também usam bússolas em várias atividades. Nomes de pistas de aeroportos também se baseiam na posição relativa ao norte magnético. O aeroporto de Fairbanks, no Alasca (EUA), teve que mudar o nome de uma pista de 1L-19R para 2L-20R.

De acordo com o site Phys.org, o campo magnético da Terra também está ficando mais fraco, e físicos acreditam que os polos norte e sul se inverterão em breve — um processo que deve durar mil anos e que aconteceu pela última vez há cerca de 780 mil anos.

Um possível problema é que o campo magnético da Terra também nos protege de radiações espaciais — um enfraquecimento nele poderia afetar satélites, dispositivos eletrônicos e astronautas. Pássaros que usam o campo magnético para se guiarem também podem sofrer com a inversão.

[Phys.org via Engadget]

The post Polo norte magnético está se movendo e bagunçando alguns sistemas de navegação appeared first on Gizmodo Brasil.

Notebooks Flash, da Samsung, querem convencer público jovem com estilo e preços a partir de R$ 2.099

Posted: 05 Feb 2019 06:44 AM PST

Notebook Samsung Flash

Um pouco mais de um mês depois de anunciar a linha de notebooks Flash na CES 2019, a Samsung traz ao Brasil a linha de portáteis voltada para o público jovem. O grande diferencial dele está no estilo: ele conta com opções de diversas cores e teclas redondinhas que remetem à máquina de escrever.

Apesar de o anúncio ter sido nesta terça-feira (5), o laptop começará a ser vendido no varejo a partir de 22 de fevereiro, com preços que começam em R$ 2.099.

[foo_related_posts]

A linha flash é compacta: tem 1,69 cm de espessura e pesa 1,37 kg. É fato que é fácil de carregá-lo, e essa sensação é melhorada com a textura do dispositivo que, na parte interna, lembra um tecido. Por fora, ele conta com pontinhos que ajudam a melhorar a "pegada" do aparelho.

Detalhe de teclas do Samsung Flash

O nome marqueteiro das cores dos laptops Flash são aquarela (que, sejamos sinceros, é rosa claro), grafite (cinza escuro) e branco giz (branco).

Ele vem equipado com processador Intel Celeron N4000 (1.10GHz) e 4 GB de RAM. Os preços da linha Flash variam conforme o armazenamento Flash (talvez seja por isso o nome Flash, né?), o que deve deve ajudar o Windows a inicializar rápido. A opção mais barata tem 64 GB (R$ 2.099), enquanto a mais cara tem 128 GB (R$ 2.249). O armazenamento pode ser expandido com memória EFS ou microSD até 256 GB.

Samsung Flash na cor rosa

Portanto, aqui estamos falando de um aparelho voltado para consumo de conteúdo (ver vídeos no YouTube/Netflix e afins) e para atividades estudantis básicas (como navegar na web e produzir textos).

Para o primeiro fim, ajuda o fato de ele vir com uma tela Full HD de 13,3 polegadas IPS. Já para o segundo, a Samsung traz embutido no laptop o software RecorderPlus, que pode ajudar os estudantes a gravarem o áudio de aulas enquanto fazem anotações, além de contar com o teamPL, um programa que compartilha sua tela com até cinco pessoas.

Na parte de segurança, o Flash traz o recurso de desbloqueio do aparelho usando a impressão digital. Aliás, fora o login no Windows, essa funcionalidade possibilita o acesso a uma pasta segura do sistema, o que pode ser legal, se você se interessa por guardar arquivos confidenciais ou fotos.

No fim das contas, trata-se de um laptop simples, leve, mas com um estilo bacana. Me parece um dispositivo ainda caro pelo hardware que oferece, mas é muito provável que ele convença pelo estilo e conveniência — ninguém quer andar por aí com um aparelho pesadão e que ainda por cima é feio.

Especificações Samsung Flash
Processador: Intel® Celeron N4000 (1.10GHz, Cache Size 4MB)
Sistema: Windows 10 Home
RAM: 4 GB DDR4 2.133 MHz
Armazenamento: 64 GB/128 GB
Tela: 13,3 polegadas Full HD
Processador gráfico: Intel UHD Graphics 600
Conectividade: Wi-Fi 802.11 ac / USB 3.0 / USB 2.0 / USB-C / HDMI / Leitor microSD
Dimensões: 32,2 x 21,9 x 1,6 cm
Peso: 1,37 kg
Preços: R$ 2.099 (64 GB) e R$ 2.249 (128 GB)

The post Notebooks Flash, da Samsung, querem convencer público jovem com estilo e preços a partir de R$ 2.099 appeared first on Gizmodo Brasil.

Firefox vai em breve bloquear a execução automática de áudio e vídeo em sites

Posted: 05 Feb 2019 06:18 AM PST

Poucas coisas são tão irritantes quanto aquele momento em que você está navegando na internet e um vídeo começa a tocar automaticamente em uma das suas 10 mil abas abertas. Felizmente, usuários do Firefox terão a habilidade de desativar a função autoplay. O recurso deve estar disponível no próximo mês.

De acordo com a Mozilla, a função chega no dia 19 de março, quando o Firefox 66 for lançado para desktop e Android. Com a atualização, o Firefox promete bloquear qualquer autoplay de áudio ou vídeo em um site recém aberto. Que fique claro: reprodução automática sem áudio ainda será permitida, e se você quiser o autoplay — por que diabos alguém gostaria disso? — pode clicar em um ícone que vai aparecer na barra de endereços do navegador.

Captura de tela do navegador Firefox que mostra a opção de bloquear o recurso autoplay

Você poderá manter a função autoplay se você previamente deu permissão para o navegador acessar seu microfone ou câmera naquele site — aqui estamos nos referindo a serviços de conferência pela internet.

[foo_related_posts]

Estes recursos já estão disponíveis em outros navegadores, como Google Chrome, Safari e Microsoft Edge. Chama a atenção que a Mozilla tenha demorado tanto tempo para pensar nisso — bom, antes tarde que nunca, né?

"Bloquear o auto-play é apenas um passo em nosso plano de reduzir a irritação do usuário e recomendar que os websites desenvolvam uma experiência que respeite a escolha do usuário", disse um porta-voz da Mozilla ao Gizmodo por e-mail. "Há muitos sites pequenos, geralmente locais, que não têm os recursos para evoluírem rapidamente, e este tipo de ação [bloquear o autoplay] pode causar um impacto. Queríamos ter tempo para contatar nossos parceiros e implementar mais controles de usuário no front end antes de liberar este recurso."

[TechCrunch, Mozilla]

The post Firefox vai em breve bloquear a execução automática de áudio e vídeo em sites appeared first on Gizmodo Brasil.

Google lança app de transcrição em tempo real para surdos

Posted: 05 Feb 2019 04:43 AM PST

Homem segurando celular

O Google anunciou nesta segunda-feira (4) o lançamento de dois aplicativos que devem ajudar pessoas surdas e com deficiências auditivas: Live Transcribe e Amplificador de Som. O primeiro é capaz de fazer transcrições em tempo real para que os surdos leiam o que está sendo dito, direto na tela do celular. Já o segundo torna o áudio mais claro e mais fácil de ouvir ao amplificá-lo nos fones de ouvido.

[foo_related_posts]

Live Transcribe

Telas do aplicativo Google Live Transcribe
O Live Transcribe usa o microfone do aparelho para identificar a conversa e fazer as transcrições. De acordo com o Google, são 70 idiomas disponíveis, incluindo o português.

Para que ele funcione, é preciso habilitá-lo em Configurações de Acessibilidade do Android. Depois disso, a funcionalidade estará disponível a partir do botão de acessibilidade na barra de navegação.

O Live Transcribe também permite conversas bidirecionais por meio de um teclado do tipo type-back para usuários que não podem ou não querem falar e também se conecta com microfones externos para melhorar a precisão da transcrição.

O aplicativo ainda não está disponível para todos, mas quem estiver interessado pode se inscrever neste link para ser notificado quando o aplicativo estiver disponível na Play Store.

Amplificador de Som

Telas do aplicativo Google Amplificador de Som
O Amplificador de Som foi anunciado no Google I/O 2018 e agora está disponível. A proposta é reforçar o áudio especialmente em situações em que há muito ruído de fundo. Ele funciona com fones de ouvido com fio, captando o áudio pelo microfone e "limpando" o som.

Ele aumenta os sons baixos e diminui os sons altos. É possível personalizar as configurações e aplicar redução de ruído para minimizar o barulho de fundo por meio de controles deslizantes na interface do app.

O Amplificador de Som já está disponível na Play Store, com suporte para telefones Android 9 Pie ou posteriores e vem pré-instalado no Pixel 3.

A Organização Mundial da Saúde estima que, até o ano de 2055, haverá 900 milhões de pessoas com perda auditiva.

[Google]

The post Google lança app de transcrição em tempo real para surdos appeared first on Gizmodo Brasil.

Programador de banco chinês é preso depois de achar um jeito de sacar R$ 3,8 milhões secretamente

Posted: 05 Feb 2019 03:21 AM PST

Um chefe de software de um banco chinês supostamente descobriu uma brecha no sistema de sua empresa e conseguiu furtivamente sacar sete milhões de yuans (cerca de R$ 3,8 milhões) ao longo de 14 meses. Quando foi pego, ele explicou que estava testando o sistema. O Huaxia Bank acreditou, mas as autoridades, não.

[foo_related_posts]

O South China Morning Post noticia que Qin Qisheng trabalhava no escritório de desenvolvimento de tecnologias do banco em Pequim quando percebeu que saques que eram feitos por volta da meia-noite não eram registrados no sistema. Em novembro de 2016, ele teria inserido scripts no sistema operacional para explorar essa falha sem disparar nenhum alerta.

Então, ele informou que começou a fazer saques de dinheiro na faixa de 5.000 yuans a 20.000 yuans (R$ 2.722 a R$ 10.889) com uma conta de teste. Ele não disse aos seus chefes e colocou o dinheiro na sua conta pessoal e investiu parte do dinheiro em ações, de acordo com o South China Morning Post.

Qin foi pego quando uma agência do banco estava realizando uma verificação manual em janeiro de 2018 e descobriu a atividade incomum da conta de teste que estava sacando o dinheiro. A polícia deteve Qin dois meses depois. Ele disse ao seu empregador que estava realizando um teste de segurança.

De acordo com o South China Morning Post, um representante do banco disse a um tribunal distrital que estava julgando Qin que a “razão para não denunciar era legítima”.

“Qin Qisheng disse que o assunto era complicado e envolvia muito trabalho”, disse o representante do banco ao tribunal, segundo o South China Morning Post. “Ele acreditava que o banco não prestaria atenção mesmo se ele relatasse.”

Qin devolveu todo o dinheiro ao banco, que pediu que as autoridades abandonassem as acusações contra o réu. Mas documentos judiciais teriam mostrado que o banco havia afirmado que as atividades de Qin violavam suas regras.

Durante o julgamento, o juiz apontou a contradição das declarações do banco. Decidindo que a devolução do dinheiro não o exonerava, o tribunal decidiu sentenciar Qin a uma multa de 11.000 yuans (R$ 5.988) e a dez anos e meio de prisão.

[South China Morning Post]

The post Programador de banco chinês é preso depois de achar um jeito de sacar R$ 3,8 milhões secretamente appeared first on Gizmodo Brasil.

Chromecast 3 com transmissão FullHD a 60fps chega ao Brasil por R$ 349

Posted: 05 Feb 2019 02:06 AM PST

Chromecast 3

A terceira geração do Chromecast foi lançada sem muito alarde no final do ano passado, inicialmente disponível apenas no Estados Unidos. Agora, a nova versão desembarca no Brasil com a promessa de 15% mais velocidade de hardware para transmitir conteúdos em FullHD (1080p) em 60 quadros por segundo por R$ 349.

[foo_related_posts]

E basicamente é isso. O Chromecast 3 não tem muitas novidades – a mudança mais notável é o novo visual: em vez da capa de plástico brilhante, o novo dongle conta apenas com um G pequeno na parte da frente em um acabamento fosco. E se você estava se perguntando se os Chromecasts antigos não transmitiam em FullHD, saiba que eram capazes, sim; mas a 30 quadros por segundo.

Fora isso, não há novas funcionalidades e o aparelhinho do Google que transforma qualquer TV em smart não justifica nenhum upgrade para quem tem uma das outras gerações. Pesa, principalmente, o fato de a nova versão não ter nem suporte a 4K, que já está se popularizando no mercado brasileiro – para isso, há o Chromecast Ultra, que ainda não está à venda no Brasil e sai por US$ 70 (R$ 256, na cotação atual).

Conforme a análise do Gizmodo gringo que publicamos por aqui, a adição do suporte a vídeos 1080p a 60 quadros por segundo (fps, na sigla em inglês) não vai importar para a maioria das pessoas. Essa qualidade importa para quem assiste gameplays do YouTube na TV, uma vez que conteúdos a 60 fps em serviços como a Netflix geralmente estejam limitados para vídeos em 4K HDR. Nesse caso, vale mais a pena comprar um Chromecast Ultra.

Chromecast 2 ao lado do Chromecast 3À esquerda, o Chromecast anterior; à direita, o novo Chromecast. Imagem Adam Clark Estes/Gizmodo

Outras adições incluem o suporte a áudio em múltiplos ambientes, mas apenas em alto-falantes Google Home e alto-falantes equipados com suporte ao Chromecast Audio, e o recurso Live Photos que transforma sua TV em um porta-retrato digital.

O Chromecast 3 está com preço de lançamento ligeiramente mais barato que o seu antecessor, que chegou por aqui por salgados R$ 399. Com o tempo, o preço foi caindo e já é possível encontrá-lo por pouco mais de de R$ 200.

Ainda assim, o valor praticado pelo Google é maior do que o concorrente Amazon Fire TV Stick, que sai por R$ 279. Nos Estados Unidos, esse mesmo Chromecast 3 sai por apenas US$ 35 (R$ 130, na cotação atual).

O Chromecast 3 está disponível para vendas a partir de hoje no Brasil nos principais varejistas físicos, como Lojas Americanas, Magazine Luiza, Fast Shop, Kalunga, Bemol e Havan, e também online, nas Americanas.com, Submarino, Magazineluiza.com, entre outros.

The post Chromecast 3 com transmissão FullHD a 60fps chega ao Brasil por R$ 349 appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário