sexta-feira, 19 de abril de 2019

Gizmodo Brasil

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Galaxy S10 ganha atualização que facilita ativar modo noturno da câmera

Posted: 19 Apr 2019 01:44 PM PDT

Traseira do Galaxy S10+

Quase todo smartphone topo de linha vem com algum tipo de modo noturno hoje em dia: o Google tem o Night Sight, a LG tem o Night View, e a Samsung, o Bright Night (ou simplesmente noturno) no Galaxy S10. Infelizmente, a versão da Samsung tem algumas restrições esquisitas que só permitem que o Bright Night funcione em condições de muito pouca luz, em vez de permitir que o usuário ligue quando quiser. Bom, isso mudou.

Parece que a Samsung ouviu a reclamação de alguns consumidores, pois, de acordo com o SamMobile, há uma nova atualização chegando aos Galaxy S10 que permitirá que os usuários selecionem o modo Bright Night no app da câmera. Por ora, a atualização parece estar disponível na Suíça. No entanto, como a última atualização mensal inclui correções de segurança do Android, esperamos que o update chegue a smartphones de outras regiões muito em breve.

Sem a atualização, para ativar o modo Bright Night, o smartphone precisava estar em um ambiente com menos de 1 lux (uma unidade de luminescência), que equivale à quantidade de luz que você obtém de uma vela a uma distância de  um metro. Era só nessa condição que o app habilitava o modo, permitindo que você o desligasse ou mantivesse a funcionalidade.

Modo noturno no Galaxy S10Câmera do Galaxy S10 ganha o modo Noturno; antes função só era ativada ao detectar pouca luz

Na nova atualização, o Bright Night será um modo dedicado com uma aba própria no app de câmera, de modo que você poderá ativá-lo quando quiser. Este é um bom update, considerando que ele dá mais controle e flexibilidade ao usuário ao tentar tirar fotos em ambientes com baixa luminosidade.

Comparativo do modo noturno do Galaxy S10+ e Pixel 3Comparativo de modo noturno do Galaxy S10+ e Pixel 3

Dito isso, parece que o modo em si não mudou muito, o que pode ser um inconveniente, pois, como reparei quando avaliei o recurso, a opção da Samsung não é tão poderosa quanto o Night Sight, presente em smartphones Pixel. Mas se a Samsung liberou uma atualização para facilitar o acesso ao modo Bright Mode, nada impede a empresa de melhorar esse modo de câmera nos próximos updates.

[SamMobile]

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Facebook também guardou milhões de senhas do Instagram sem nenhum tipo de proteção

Posted: 19 Apr 2019 11:17 AM PDT

Ícone do Instagram

No fim de março, o Facebook admitiu que milhões de senhas de usuários da rede estavam armazenadas sem nenhum tipo de proteção e que algumas dezenas de milhares de credenciais do Instagram também faziam parte do problema. Agora, a companhia diz que foram milhões de senhas do Instagram.

Para lembrar o que aconteceu, o Facebook armazenou em um servidor interno centenas de milhões de senhas de usuários do Facebook Lite em texto simples em vez de ter alguma proteção, como algum nível de criptografia.

A boa notícia é que essa base de dados estava disponível apenas para funcionários, e, em tese, ninguém seria doido de copiar essas informações. No entanto, isso mostra pouco caso com os dados de milhões de usuários da rede social.

No anúncio de março, a questão do Instagram estava minimizada, até porque eram bem menos senhas sem proteção que no Facebook. Então, nesta quinta-feira (17), a rede informou que o número de credenciais em texto simples era gigante.

"Desde que este post foi (inicialmente) publicado, descobrimos arquivos adicionais de senhas do Instagram armazenados em um formato facilmente disponível para leitura", informou o Facebook. "Nós agora estimamos que este problema impactou milhões de usuários do Instagram. Nós os notificaremos como fizemos com os outros (que tiveram seus dados expostos)."

A rede social ainda diz que uma investigação interna concluiu que as senhas não foram "acessadas de forma imprópria ou usadas internamente".

Este anúncio é um dos poucos problemas relatados sobre o Instagram. A rede social que tem crescido em influência entre os jovens costumava passar intacta dos problemas sofridos pelo Facebook.

Bom, independentemente de você ter sido notificado ou não de que sua senha estava disponível em uma base de dados interna do Facebook, não custa lembrar que é importante ter senhas únicas para cada conta online, ativar a autenticação de dois fatores e, eventualmente, checar atividades suspeitas em sua conta no Facebook.

[Facebook]

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Protótipo de ajuste do Instagram esconde dos outros seu número de likes para você postar à vontade

Posted: 19 Apr 2019 09:33 AM PDT

A única rede social boa está claramente brincando com a ideia de expurgar de sua plataforma a pior coisa das redes sociais: a caça por likes. Observado pela Jane Manchun Wong e noticiado pelo TechCrunch na quinta-feira (18), um protótipo do Instagram nos deu um vislumbre do que eu acredito que possa ser uma ótima solução para manter a rede agradável: esconder o número de curtidas dos posts.

Segundo o TechCrunch, Wong descobriu um teste para um ajuste no código do Android e gerou uma imagem do protótipo. Nesta imagem compartilhada por Wong no Twitter, o Instagram afirma que quer que os seguidores de um usuário “foquem o que você compartilha, e não quantas curtidas seus posts recebem. Durante esse teste, apenas a pessoa que compartilhou um post verá o número total de likes que ele recebe“. Basicamente, de acordo com a captura de tela, as pessoas ainda podem curtir seus posts, mas só você pode ver seu número de curtidas.

Isso parece ótimo para basicamente todos os envolvidos, incluindo o Instagram. Não seria ótimo postar sabendo que ninguém está avaliando os seus likes? Estaria você mais propenso a postar mais, como sugeriu o TechCrunch?

Reprodução/@wongmjane

Em uma época em que estar nas redes sociais cada vez mais parece beirar o masoquismo, esse ajuste de protótipo parece uma solução razoável para manter o apelo do Instagram como um canto da internet que ainda é tolerável e, às vezes, até divertido (é com você mesmo que eu estou falando, Stories).

Infelizmente, no momento, parece que esse protótipo utópico do Instagram com curtidas escondidas não passa disso mesmo. Um porta-vez da rede disse ao TechCrunch que a plataforma não está testando isso no momento, mas afirmou que “explorar maneiras de reduzir a pressão no Instagram é algo em que sempre estamos pensando”.

Eu certamente sou do time que defende que vale a pena explorar qualquer coisa que diminua a sensação esmagadora de estarmos publicando e interagindo em um ambiente opressivamente baseado em métricas, que julga nosso valor a partir do número de curtidas. E em um lugar como o Instagram, em que as coisas ainda podem ser legais e boas, matar a visualização do número de likes parece uma solução especialmente vantajosa.

Oi, aí é do Instagram? Cê tá me ouvindo? Ó, me ouve, presta bastante atenção. ESSE é o caminho, vai em frente! Puxa o plugue da tomada, tira a visualização de likes e salve-nos de nós mesmos. Nunca te pedi nada.

[TechCrunch]

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Adidas cria tênis recicláveis que darão desconto na compra de um novo par

Posted: 19 Apr 2019 08:10 AM PDT

Tênis recicláveis Loop, da Adidas

Apesar de gostar muito de tênis, um problema com os calçados de corrida atuais é que depois de eles ficarem gastos, não dá para colocar outra sola, como ocorrem com bons sapatos. Então, inevitavelmente, seu tênis antigo acaba indo para o lixo, onde ele ficará se decompondo em algum aterro pelas próximas décadas. No entanto, com a ajuda do estúdio de design FutureCraft, a Adidas criou o Loop, que inclui algumas inovações importantes que podem ajudar a reduzir os gastos da fabricação de calçados, ainda que não resolva completamente o problema.

O Loop tem este nome, pois em vez de ser parte de um padrão em que milhões de tênis são jogados fora todo ano, a Adidas criou um par de tênis 100% reciclável, que pode ser usado, processado, triturado e renascer como um novo par.

Esta não é a primeira vez que a Adidas mostra interesse em tênis recicláveis. O avanço do FutureCraft é que eles conseguiram fazer os calçados com apenas um material. Portanto, a parte superior, entressola, cadarços e até mesmo a sola são feitos do mesmo material, no caso o TPU (Termoplástico poliuretano).

Desenvolvido pela Basf e a Adidas, o TPU pode ser transformado em diferentes formas e texturas apenas ao mudar a forma como o material é processado. Isso ocorre primariamente manipulando a temperatura dele.

Partes do tênis Loop, da Adidas

Além disso, o calçado não conta com cola ou adesivos que são usados normalmente para se construir um tênis, resultando em menos gasto e tornando mais fácil o processo de reciclagem. No lugar de adesivos, a Adidas simplesmente usa o calor para ligar as diferentes seções do tênis.

Outro fator importante a ser notado no grande plano da Adidas é que diferente de outros produtos reciclados, que são transformados em garrafas de plástico ou brinquedos infantis, o Loop foi feito para ser atualizado. Ou seja, os materiais do Loop poderão ser reutilizados para fazer futuros pares de tênis.

Além disso, para quem estiver preocupado com o estilo do Loop, Graham Williamson, diretor sênior do estúdio de design FutureCraft, disse que embora ele seja projetado para ser mais sustentável e ecológico que um calçado tradicional, ele também pode ser uma boa opção para treinos. Por isso, que a FutureCraft optou por fazer um par de tênis de corrida primeiro: eles sabiam que se pudessem criar um par com um só material que correspondesse ao desempenho de seus tênis tradicionais, opções mais casuais seriam mais fáceis de se produzir.

A Adidas também quer incentivar os donos do novo calçado a participar do seu processo de reciclagem com uma recompensa em dinheiro. Embora a Adidas ainda esteja trabalhando em como isso vai funcionar, eles planejam reembolsar uma quantia para que mais proprietários deixem seus calçados em uma loja próxima ou enviem para serem reciclados. E para ajudar a lembrar as pessoas quando chegar a hora, os proprietários poderão registrar seu tênis em um aplicativo usando o QR code que fica na língua do tênis.

QR Code presente no Loop

No entanto, todo este otimismo e inovação vem com uma grande ressalva: enquanto os Loops de primeira geração serão 100% recicláveis, no momento, o processo de reciclagem da Adidas é capaz de reutilizar de 5 a 10% desse material original para a criação da segunda geração. O resto do material reciclado será utilizado em outros Loops.

Isso não deve ser exatamente o que você imaginou quando ouviu falar em "100% reciclável", observação que está presente nos cadarços dos Loops de primeira geração. Mas tem que começar de algum lugar, né? E mesmo conseguindo reutilizar o TPU dos Loops de primeira geração para fazer componentes como a sola e língua parece ser um início promissor.

Williamson ainda diz que a Adidas já possui protótipos do Loop com elementos do calçado com até 50% de conteúdo reciclável, e se a Adidas puder aumentar a quantidade de material reciclável usado nas gerações futuras, pode ser possível para a empresa atingir ou se aproximar do seu alvo, quando o Loop for lançado oficialmente no segundo semestre de 2020.

Tênis Loop, da Adidas, de lateral

Você pode ser perguntar: e o que vai ser do Loop entre hoje e 2020? Bem, além de refazer a sua linha de reciclagem, processo e estrutura de recompensas para o Loop, a Adidas também distribuirá pares de sapatos para algumas pessoas, que se tornarão os primeiros testadores do projeto de calçados reciclados da companhia. Os testadores utilizarão os tênis por seis meses e depois terão de devolvê-lo para que possam ser triturados, processados e, potencialmente, processador em um novo par.

Existem vários desafios significativos que a Adidas precisará superar antes de atingir as metas de reciclagem do Loop, embora, de modo geral, pareça um movimento na direção certa. E com o TPU sendo o material usado para criar a exclusiva sola Boost, encontrada em muitos tênis da empresa alemã, se a Adidas conseguir reciclar o Loop, isso pode ter um efeito importante no impacto ambiental de centenas ou milhares de sapatos no futuro.

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Amazon e Google oferecem streaming de música grátis com anúncios em alto-falantes inteligentes

Posted: 19 Apr 2019 06:11 AM PDT

Google Home

Nem todo mundo que tem um alto-falante inteligente conta com uma assinatura de um serviço de streaming de música. Então, tanto a Amazon como o Google passarão a oferecer suas plataformas Amazon Music e YouTube Music na versão gratuita com propagandas para donos de Amazon Echo e Google Home, respectivamente.

Parece até que foi combinado, pois as duas empresas fizeram anúncio no mesmo dia, portanto na última quinta-feira (18) por meio de postagens em seus sites.

Por parte da Amazon, já havia rumores de que a companhia iria lançar esse serviço. A diferença é que agora temos a confirmação e detalhes. Para começar, essa compatibilidade entre o Amazon Music e dispositivos Echo passa a valer somente nos Estados Unidos.

Dessa forma, os usuários poderão fazer pedidos do tipo "Alexa, toque músicas da década de 1980" Ou "Alexa, toque a playlist Pop Culture". No serviço, só estarão disponíveis playlists. Então, será possível, por exemplo, ouvir a estação de determinado artista, e não músicas ou álbuns em específico.

Amazon EchoAmazon Echo

Quem se irritar com as propagandas, poderá se tornar um assinante Prime da Amazon e ouvir tudo o que quiser sem a interrupção de anúncios.

Com o Google, o esquema é parecido. A versão com propagandas do YouTube Music é exclusiva para alto-falantes Google Home e ela dá acesso a playlists temáticas, o que significa que não dá para ouvir álbuns ou músicas em específico. Para ter mais controle, só pagando.

Para configurar o recurso, o usuário deve acessar o app do Google Home no smartphone, ir em Serviços e selecionar Música. Por fim, é necessário colocar o YouTube Music como padrão.

Diferente da Amazon, a versão gratuita com propagandas do YouTube estará disponível em mais países, e nenhum deles começa com B e termina em "sil". Disponível a partir desde quinta-feira (18), Estados Unidos, Canadá, México, Austrália, Grã Bretanha, Irlanda, Alemanha, França, Itália, Espanha, Suécia, Noruega, Dinamarca, Japão, Holanda e Áustria.

Quando as empresas quando forem lançar seus alto-falantes por aqui, seria uma boa também oferecer este tipo de oferta. Talvez com uma caixa de som bacana e boas playlists, as pessoas entendam o valor de assinar um serviço de streaming ou não, aliás não custaria nada continuar ouvindo músicas com breves intervalos comerciais.

[Amazon e YouTube]

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Telescópio Hubble celebra seus 29 anos com uma foto incrível da Nebulosa do Caranguejo do Sul

Posted: 19 Apr 2019 04:49 AM PDT

Os cientistas do telescópio espacial Hubble gostam de homenagear o aniversário do telescópio com um lançamento anual de imagens espaciais incríveis, e a foto deste ano está estonteante como sempre. A imagem, que você pode ver na íntegra abaixo, oferece uma visão atualizada da Nebulosa do Caranguejo do Sul, capturada pela missão que faz 29 anos na próxima quarta-feira, 24 de abril.

Muito bem, mas o que é isso que você está vendo? A imagem mostra um par de estrelas, uma gigante vermelha e uma anã branca. A anã branca acumula material de sua parceira e expele ainda mais matéria, criando as estruturas vistas aqui.

VEJA A IMAGEM COM QUE O HUBBLE CELEBROU SEU ANIVERSÁRIO NO ANO PASSADO

Essa nebulosa, no entanto, tem sido uma grande fonte de mistério, de acordo com um comunicado de imprensa da equipe do Hubble. Ela foi inicialmente descrita como uma estrela, até que uma observação de 1989 revelou o par externo de bolhas. Foi só depois de uma observação do Hubble em 1999 que os astrônomos puderam desvendar a estrutura interna, demonstrando que o processo que criou as bolhas externas parece ter acontecido novamente.

A Nebulosa Caranguejo do Sul. Imagem: NASA, ESA e STScI

Este último ano foi difícil para o Hubble. Um giroscópio quebrado o deixou temporariamente fora de serviço no final do ano passado. Os cientistas por fim conseguiram corrigir o problema por meio de uma série de manobras que dá para resumir (de maneira um pouco simplória) como “balançando o giroscópio“. Mas as coisas estão de volta ao normal, por enquanto, e o telescópio segue criando as imagens impressionantes pelas quais é famoso.

Sim, como acontece com todas as imagens do Hubble, isso não é o que você veria com seus próprios olhos; ela foi composta para consumo público. Essa imagem combina a luz de quatro comprimentos de onda emitidos pelas excitações de quatro elementos diferentes. As áreas azuis representam comprimentos de onda de 502 nanômetros de luz de oxigênio duplamente ionizado. A radiação alfa de hidrogênio (que pareceria vermelha para o olho humano) aparece aqui em verde. O nitrogênio ionizado e o enxofre ionizado, que teriam dois tons diferentes de vermelho, são representados aqui como laranja e vermelho, respectivamente.

Feliz aniversário adiantado, Hubble. É incrível que, mesmo após todos esses anos, você ainda esteja nos dando imagens tão impressionantes do espaço.

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