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- Timex ignora a moda dos smartwatches e revive um relógio digital clássico dos anos 80
- Táxis paulistanos terão sua própria tarifa dinâmica com a bandeira 3 na saída de grandes eventos
- Carro autônomo da Uber envolvido em acidente fatal não era programado para lidar com pedestres na estrada
- Facebook concedeu dados de usuários de grupos a 100 desenvolvedores
- Uber terá código para garantir que passageiro e motorista estão na corrida certa
- Governo está desenvolvendo aplicativo que permite registrar BO pelo celular
- WhatsApp finalmente perguntará se usuário quer ser adicionado a um grupo
- Nos EUA, operadora vai pagar US$ 60 milhões em reembolsos por restringir velocidade de planos ilimitados
- O Acordo de Paris não é suficiente para impedir que os mares inundem regiões costeiras
- Relatório avalia como principais operadoras do Brasil protegem (ou não) a privacidade dos usuários
Timex ignora a moda dos smartwatches e revive um relógio digital clássico dos anos 80 Posted: 06 Nov 2019 02:09 PM PST Enquanto as fabricantes de relógio tentam acompanhar a tendência dos smartwatches e roubar uma fatia de mercado da Apple, a Timex decidiu pegar o caminho oposto. A empresa revirou seus arquivos e reviveu o T80, um icônico relógio digital dos anos 80, cuja única característica inteligente é o seu estilo retrô. Até o Google tem lutado para competir com o Apple Watch, e é a empresa por trás do sistema operacional Wear OS, que alimenta a grande maioria dos relógios inteligentes que não são da Apple. Mas será que todo mundo precisa de um relógio que faça quase tudo o que seu smartphone já faz? Se a ideia de colocar mais uma distração no seu pulso faz você querer fugir para o deserto e viver sua vida em uma cabana isolada e desconectada, o Timex T80 pode muito bem ser uma escolha de resistência aos smartwatches. Foto: Timex Ironicamente, o T80 relançado parece primitivo em comparação com outros relógios digitais. Ele tem um display LCD preto sobre cinza de sete segmentos e funções de hora, data, alarme e cronômetro, além de uma luz de fundo Indiglo. Mesmo assim, ele provavelmente recebia na década de 80 o mesmo desprezo de especialistas e colecionadores esnobes que os smartwatches recebem hoje. Mas, como uma criança de seis anos obcecada por tecnologia no início dos anos 80, eu me lembro de ficar totalmente fascinado com relógios digitais básicos como esses. Empresas como a Casio e a Timex criaram algumas das únicas tecnologias acessíveis para mim nessa idade, e lembro de me exibir no parquinho porque meu novo relógio tinha recursos como uma calculadora, a capacidade de armazenar 10 números de telefone e outras funções que nunca usei de uma maneira realmente útil. Foto: Timex Os preços do Timex T80 variam de US$ 59 a US$ 65, dependendo da cor e estilo do relógio e da pulseira de aço inoxidável que você escolher. Por US$ 14 extras, você também pode dar uma ostentada e pegar as versões Timex X Pac-Man de US$ 79, que vêm com gráficos inspirados no videogame em torno da tela LCD. Infelizmente, não é possível jogar Pac-Man de verdade nele; você precisará recorrer aos relógios inteligentes se esse é um recurso importante para você. The post Timex ignora a moda dos smartwatches e revive um relógio digital clássico dos anos 80 appeared first on Gizmodo Brasil. |
Táxis paulistanos terão sua própria tarifa dinâmica com a bandeira 3 na saída de grandes eventos Posted: 06 Nov 2019 11:40 AM PST Se você já precisou pegar um carro por aplicativo na saída de um grande evento, como um show ou um jogo de futebol, deve ter visto um preço muito mais alto que o comum. Isso acontece por causa da tarifa dinâmica, que ajusta o preço da viagem como forma de atrair mais motoristas. Os táxis paulistanos também terão uma espécie de equivalente da tarifa dinâmica. A Prefeitura regulamentou a bandeira 3, exclusiva para grandes eventos e com preço pelo quilômetro rodado 30% mais caro que a bandeira 2. Segundo o texto da portaria publicada no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, a bandeira 3 “somente poderá ser aplicada em viagens iniciadas na saída de grandes eventos, como espetáculos, feiras, congressos, eventos esportivos e acontecimentos oficiais da cidade, que forem previamente cadastrados no Departamento de Transportes Públicos – DTP”. A bandeira 3 começa a valer no dia 1º de dezembro, mas não é obrigatória. É a mesma coisa que como acontece com a bandeira 2: usada em domingos, feriados e noites de segunda a sábado, ela se tornou opcional em 2016. Além disso, o motorista será obrigado a informar ao passageiro sobre o uso da bandeira. Também está previsto um aviso sobre o painel enquanto o veículo estiver estacionado, de acordo com um modelo ainda a ser aprovado pelo DTP. Enquanto não há uma atualização dos taxímetros para a nova bandeira, uma tabela com o acréscimo de 30% sobre o valor do quilômetro rodado na bandeira 2 deverá ser disponibilizada. Como a viagem de táxi comum tem também a cobrança da bandeirada (R$ 4,50) e do tempo (R$ 33 por hora), o acréscimo sobre o valor total não chega a 30%. Pela tabela disponibilizada no Diário Oficial, uma viagem de R$ 50,10 no táxi comum vai para R$ 61,73, por exemplo. Em comunicado, a Prefeitura diz que a novidade “atende a uma demanda da categoria”. A ver se os taxistas vão optar por essa cobrança na saída de grandes eventos ou continuam com a velha prática de tentar “combinar” antes da corrida um valor fechado (e alto) para transportar o passageiro. Uma alternativa pode ser tentar usar o aplicativo de táxi da própria Prefeitura de SP, que permite que o motorista ofereça descontos ao passageiro. Ou, claro, usar os aplicativos de transporte com carros privados. [Prefeitura de São Paulo, UOL] The post Táxis paulistanos terão sua própria tarifa dinâmica com a bandeira 3 na saída de grandes eventos appeared first on Gizmodo Brasil. |
Posted: 06 Nov 2019 10:34 AM PST Investigadores federais determinaram que um carro autônomo da Uber que matou Elaine Herzberg, 49 anos, em Tempe, Arizona, em março de 2018, não tinha programação para reconhecer ou responder à presença de pedestres na estrada, informou a Bloomberg na terça-feira (5). O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA (NTSB) divulgou 400 páginas de documentos sobre a colisão fatal na terça-feira, encontrando inúmeras “falhas de segurança e design”, mas não conseguiu identificar a causa do acidente, escreveu a Bloomberg. Especificamente, os investigadores do NTSB determinaram que o “design do sistema do Uber SUV não incluía um reconhecimento de pedestres fora da faixa” – além do fato de a Uber ter implantado um atraso de um segundo entre a detecção de acidentes e as ações para evitar falsos positivos, e desativou um freio automático da Volvo – sistema que poderia ter reduzido a velocidade do carro. (Como a Wired relatou, Raj Rajkumar, engenheiro elétrico da Universidade Carnegie Mellon, disse que a última decisão fez sentido devido à possibilidade de conflitos entre a tecnologia autônoma da Uber e os sistemas Volvo.) Os sistemas do carro autônomo identificaram Herzberg aproximadamente 5,6 segundos antes da colisão, mas a classificaram como uma série de objetos diferentes e não perceberam que um impacto era iminente. Cada vez que o fazia, o carro precisava calcular uma nova trajetória para o obstáculo. O atraso de um segundo de “supressão de ação” ocorreu no último momento possível em que o acidente poderia ter sido evitado. Além disso, os investigadores do NTSB descobriram que a equipe da Uber Advanced Technologies Group responsável pelo programa de teste em Tempe falhou em verificar vários dispositivos de segurança, além de não terem um plano de segurança, uma equipe de segurança dedicada e procedimentos operacionais. Segundo a Bloomberg, a Uber reduziu para um em vez de dois condutores de segurança cinco meses antes da morte de Herzberg. O NTSB também constatou que houve pelo menos dois acidentes anteriores nos quais os veículos autônomos da Uber podem ter falhado na identificação de perigos nas estradas e que 37 acidentes automobilísticos da Uber haviam ocorrido entre setembro de 2016 e março de 2018. Os promotores locais se recusaram a entrar com acusações criminais contra a Uber ou os funcionários da empresa no início deste ano, embora parecessem interessados em investigar se processariam sua operadora humana, Rafaela Vasquez, por possíveis acusações de homicídio culposo. Os investigadores determinaram que Vasquez não estava prestando atenção na estrada no momento do acidente e poderia estar assistindo ao reality show The Voice, assim a intervenção humana poderia ter evitado a morte. A porta-voz da Uber, Sarah Abboud, disse à Reuters que a empresa "adotou melhorias críticas no programa para priorizar ainda mais a segurança. Valorizamos muito a profundidade da investigação do NTSB sobre o acidente e esperamos revisar suas recomendações". Essas mudanças incluem a reposição da política de dois condutores, o ajuste de protocolos de segurança e a criação de uma linha de segurança anônima, de acordo com a Wired. Os investigadores do NTSB se reunirão em algumas semanas (19 de novembro) em Washington D.C. para finalizar seu relatório sobre o acidente, incluindo uma determinação da causa. The post Carro autônomo da Uber envolvido em acidente fatal não era programado para lidar com pedestres na estrada appeared first on Gizmodo Brasil. |
Facebook concedeu dados de usuários de grupos a 100 desenvolvedores Posted: 06 Nov 2019 08:33 AM PST O Facebook revelou que cerca de 100 desenvolvedores tiveram acesso a informações de participantes de grupos na rede social. Até abril de 2018, administradores de grupos podiam autorizar aplicativos a acessarem suas informações. No entanto, o Facebook decidiu realizar algumas mudanças na API para que esse acesso fosse limitado apenas a informações como o nome do grupo, o número de participantes e o conteúdo das aplicações. Para ter acesso a informações adicionais, como nomes e fotos de perfis, os membros precisariam habilitar essa opção. Mesmo com essas mudanças, o Facebook descobriu que alguns desenvolvedores continuaram a ter acesso indevido. Segundo comunicado da empresa, a estimativa é que cerca de 100 desenvolvedores acessaram esses dados, sendo que 11 o fizeram nos últimos 60 dias. A companhia diz que não encontrou nenhuma evidência de abuso dessa falha e que vai solicitar aos desenvolvedores que apaguem qualquer dado de usuários que tenham sido mantido, e que serão conduzidas auditorias para garantir que eles foram, de fato, excluídos. O Facebook não revelou o nome dos desenvolvedores, mas o comunicado diz que foram, principalmente, aplicativos de gerenciamento de redes sociais e de streaming de vídeo, criados para facilitar a administração de grupos e ajudar os membros a compartilharem vídeos. The post Facebook concedeu dados de usuários de grupos a 100 desenvolvedores appeared first on Gizmodo Brasil. |
Uber terá código para garantir que passageiro e motorista estão na corrida certa Posted: 06 Nov 2019 07:24 AM PST Encontrar o motorista da Uber pode ser um problema. Às vezes, você não sabe direito o modelo do carro ou na saída de grandes eventos você tem um monte de carros parecidos. A empresa quer impedir que viagens sejam iniciadas de forma errada com um novo sistema de verificação via PIN. Apresentado durante o Uber Destino 2019, evento realizado pela companhia em São Paulo, o recurso vai começar a funcionar aqui no Brasil e no México a partir de dezembro, porém o processo será gradual. Alguns poucos usuários (tanto motoristas como passageiros) receberão para testes e, posteriormente, será expandido para toda a base. Vai funcionar assim: você, passageiro, chama um carro pelo app e, conforme o motorista chega à sua localidade, ele perguntará o PIN, que é uma sequência de números e que aparecerá em seu telefone. A corrida só começará quando o motorista digitar corretamente o PIN e fazer a correspondência entre condutor e passageiro. No futuro, diz a empresa, a ideia é fazer uma verificação via ultrasssom. Então, o smartphone do passageiro se comunicará com o do condutor, sem a necessidade de códigos, e validará a carona, sem a necessidade de digitação de códigos. Em conversa com o Gizmodo Brasil, Marcello Azambuja, chefe do centro tecnológico da Uber no Brasil, a tecnologia ainda está sendo desenvolvida e que funcionará na maioria do smartphones. Outro recurso apresentado durante o evento tem relação com gravação de conversas. Pode parecer bizarro, mas a companhia disse que caso uma conversa esteja inconveniente, dentro do app, tanto motorista como o passageiro poderão gravar e enviar para análise da empresa. As mensagens são criptografadas e só serão compartilhadas com a Uber se o passageiro ou o motorista quiserem. Não existe uma data certa para lançamento, mas deve chegar em algum momento aqui pelo Brasil. A Uber informou que passará a notar padrões na checagem de rota. Então, se a velocidade de um motorista cair a ponto de ficar parada por muito tempo, o usuário receberá uma mensagem de checagem da Uber perguntando se está tudo bem. Caso não estiver, será possível reportar um incidente ou mesmo ligar para a polícia. Verificação de dados e transparência com os motoristasA Uber também apresentou medidas que têm relação direta com os motoristas. Recentemente, a empresa informou que começará a ampliar testes de um recurso que permite que os condutores escolham, por exemplo, se não quiserem pegar corridas pagas em dinheiro. Por ora, está em teste em algumas cidades. Para melhorar o processo de verificação de identidade dos motoristas, a Uber disse que passará a usar dados do Denatran para validar informações dos condutores. Além disso, a companhia solicitará que eles tirem uma selfie antes de ficarem online para evitar que pessoas se passem por motoristas da plataforma. Do lado dos passageiros, a companhia relembrou que para pagamentos em dinheiro existe uma validação dos dados junto à Serasa Experian. Dessa forma, fica mais difícil para possíveis fraudadores tentarem se passar por alguém e eventualmente cometer crimes. Mesmo assim, a empresa começará a testar no Chile um sistema de checagem de identidade para pagamento em dinheiro em que é necessário tirar uma foto do passaporte ou do documento nacional de identificação. A ideia é que essa funcionalidade, chamada Doc Scan, chegue no Brasil ainda no primeiro trimestre de 2020. The post Uber terá código para garantir que passageiro e motorista estão na corrida certa appeared first on Gizmodo Brasil. |
Governo está desenvolvendo aplicativo que permite registrar BO pelo celular Posted: 06 Nov 2019 06:44 AM PST Em breve, se o seu celular for furtado, você poderá pegar o telefone de alguém emprestado e registrar um BO (Boletim de Ocorrência) de um aplicativo. Pelo menos é isso o que promete o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Em parceria com o Ministério da Justiça, o Serpro está desenvolvendo o app "Delegacia Virtual". A ferramenta funciona da seguinte forma: o cidadão insere o seu CPF, tira uma selfie – que é validada por meio do reconhecimento facial do Datavalid, e pode gravar um áudio relatando a situação. O áudio é automaticamente transcrito para texto e uma inteligência artificial, junto com a localização por satélite do cidadão, classifica o ocorrido. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento, mas um protótipo inicial já foi apresentado durante a Futurecom. No evento, o Serpro ainda mostrou um mapa, que também faz parte da iniciativa, que mostra as ocorrências registradas em tempo real. Essas informações podem ser acessadas por qualquer um, tanto cidadãos como órgãos públicos, para acompanhar os diferentes tipos de incidentes. Captura de tela: Serpro Além do aplicativo para celular, a ideia é que a tecnologia seja implantada em totens distribuídos nas próprias delegacias. Segundo comunicado do Serpro, dependendo da ocorrência, a pessoa ainda terá que comparece pessoalmente a uma delegacia para complementar informações. Para o processo de lançamento da ferramenta, o Serpro informa que vai oferecer um treinamento da solução para agentes policiais. Além disso, as delegacias que desejarem utilizar a tecnologia deverão ter estações de trabalho ou dispositivos móveis conectados à internet. Ainda não há uma data definida para o lançamento da "Delegacia Virtual", mas João Paulo Souza, gerente de Soluções de Inteligência e Procedimentos Policiais do Serpro, afirmou em comunicado que a estratégia será de implantação modular, antecipando alguns recursos aos cidadãos. "Os tipos de ocorrências disponibilizadas ao cidadão para registro por meio da Delegacia Virtual serão definidos por cada UF, dentro da competência e autonomia da Polícia Civil de cada estado”. The post Governo está desenvolvendo aplicativo que permite registrar BO pelo celular appeared first on Gizmodo Brasil. |
WhatsApp finalmente perguntará se usuário quer ser adicionado a um grupo Posted: 06 Nov 2019 05:51 AM PST No mês passado havia rumores de que o WhatsApp tinha começado disponibilizar um recurso que solicitava a autorização da pessoa antes de ela ser adicionada em um grupo. Agora, nesta quarta-feira (6), a função foi oficialmente liberada. Para ativar esse recurso, é só acessar Configurações > Conta > Privacidade > Grupos. Nessa seção, é possível escolher entre as opções "Todos", "Meus Contatos" ou "Meus contatos, exceto". Assim, você pode não só impedir que desconhecidos adicionem você em grupos aleatórios, mas personalizar até mesmo quem dos seus amigos e familiares tem essa permissão. Imagem: WhatsApp Caso uma pessoa que não esteja autorizada tente incluir você em um grupo, você receberá um convite via mensagem privada que poderá ser aceito em até três dias antes que ele expire. Em comunicado, o WhatsApp informou que decidiu substituir a opção "Ninguém" por "Meus contatos, exceto" devido às reações dos usuários quando os rumores sobre o recurso se espalharam. Segundo o WhatsApp, o novo recurso estará disponível nos próximos dias a todos os usuários que utilizam a versão mais recente do aplicativo. The post WhatsApp finalmente perguntará se usuário quer ser adicionado a um grupo appeared first on Gizmodo Brasil. |
Posted: 06 Nov 2019 05:06 AM PST A operadora americana AT&T vai pagar uma grande quantia para se acertar com a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) por causa de denúncias de que a empresa vendeu planos de dados ilimitados que não eram, de fato, ilimitados. De acordo com uma reclamação registrada contra a empresa em 2014, a AT&T, durante anos, limitou as velocidades de dados para clientes que excederam certos limites de uso em seus planos anunciados como “ilimitados”. A denúncia alega que desde 2011 a AT&T limitou a velocidade de planos ilimitados quando os usuários excediam limites de uso baixos (cerca de 2 GB) por ciclo de faturamento mensal, mas não notificavam seus clientes sobre essa prática. As vítimas da suposta limitação tinham uma diminuição de 60% a 95% na velocidade, tornando aplicativos de GPS, de navegação ou de transmissão de vídeo “praticamente inoperantes” ou, no mínimo, “severamente prejudicados”, segundo a queixa. Em resumo, a AT&T supostamente estava minando algumas das funções mais básicas dos dispositivos móveis em vários níveis. “Aplicativos como e-mail, mídia social, calendário, processamento de texto, streaming de música, navegação e backup de dados frequentemente param de funcionar sem a capacidade de conexão confiável à rede de dados a uma velocidade razoável”, disse um cliente em sua reclamação. A FTC estimou que entre outubro de 2011 e 2014, quando a queixa foi registrada, a AT&T havia limitado os dados mais de 25 milhões de vezes. A denúncia ainda estimou que a prática impactou negativamente mais de 3,5 milhões de clientes da operadora. De acordo com um comunicado da FTC, os US$ 60 milhões que a AT&T deve pagar como parte do acordo serão usados para emitir reembolsos parciais às vítimas de sua suposta limitação de dados que assinaram planos ilimitados antes de 2011. A agência diz que esses clientes não precisarão registrar uma reclamação formal para receber seu reembolso parcial. Além disso, a empresa deverá fornecer avisos claros e destacados sobre seus planos de dados móveis e quaisquer restrições associadas a eles. “A AT&T prometeu dados ilimitados — sem qualificação — e não cumpriu essa promessa”, afirmou Andrew Smith, diretor do Escritório de Proteção ao Consumidor da FTC, em um comunicado. “Embora pareça óbvio, vale a pena repetir que os provedores de Internet devem informar as pessoas sobre quaisquer restrições à velocidade ou quantidade de dados prometidos.” The post Nos EUA, operadora vai pagar US$ 60 milhões em reembolsos por restringir velocidade de planos ilimitados appeared first on Gizmodo Brasil. |
O Acordo de Paris não é suficiente para impedir que os mares inundem regiões costeiras Posted: 06 Nov 2019 04:48 AM PST Um novo estudo mostra que o Acordo de Paris não será suficiente para impedir o aumento do nível do mar — mesmo que os líderes mundiais realmente se dediquem à tarefa de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences na segunda-feira (4), o estudo mostra que nossos esforços permitirão que a elevação do nível do mar atinja o limite de um metro até 2300 se todos seguirem as promessas estabelecidas no Acordo de Paris. Em outras palavras, mesmo nossos melhores esforços para evitar a crise climática não serão suficientes para proteger cidades costeiras e ilhas baixas. E se continuarmos a não fazer nada, como parece ser o caso, o aumento do nível do mar será muito pior do que um único metro até 2300. Nossos oceanos respondem muito mais lentamente à quantidade crescente de gases de efeito estufa em nossa atmosfera. Afinal, mantas de gelo e geleiras não derretem da noite para o dia. Isso pode levar de décadas a, potencialmente, milênios. As ações atuais dos países ditarão como será o mundo — literalmente — nos próximos séculos. E, como este estudo descobriu, cerca de 25% desse aumento potencial no nível do mar pode ser atribuído a cinco grandes emissores: China, EUA, União Europeia, Índia e Rússia. A equipe internacional de cientistas por trás deste estudo usou um emulador do nível do mar que levou em consideração o derretimento das camadas de gelo da Groenlândia e da Antártica, geleiras, expansão térmica e armazenamento de água subterrânea, que inclui barragens. Esse modelo inclui dados de emissões que datam de 1750 para projetar adequadamente como será o mundo em 2300. Infelizmente, o que o estudo revelou é que devemos ser mais ambiciosos em nossos objetivos climáticos. O Acordo de Paris visa manter a elevação da temperatura global neste século abaixo de 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais e, se possível, até 1,5 grau Celsius. Isso depende de promessas específicas de cada signatário. E o presidente Donald Trump anunciou que vai retirar os EUA do acordo. Segunda-feira marcou o dia em que o presidente pôde formalmente iniciar esse processo, e o New York Times relata que seu governo está fazendo exatamente isso. Portanto, se os líderes mundiais nem cumprem as promessas estabelecidas neste acordo internacional, a situação será muito pior. Talvez Trump comece a se importar quando o aumento do nível do mar atingir seu amado resort Mar-a-Lago em Palm Beach, na Flórida. The post O Acordo de Paris não é suficiente para impedir que os mares inundem regiões costeiras appeared first on Gizmodo Brasil. |
Relatório avalia como principais operadoras do Brasil protegem (ou não) a privacidade dos usuários Posted: 06 Nov 2019 03:17 AM PST As operadoras brasileiras ainda podem fazer muito mais para proteger a privacidade de seus usuários. É o que diz a Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade norte-americana sem fins lucrativos que defende direitos civis na esfera digital. O comentário é sobre a avaliação “Quem defende seus dados?”, realizada pelo InternetLab, que verificou como as principais empresas de telecomunicações brasileiras se comportam em relação à privacidade dos clientes. O estudo, realizado anualmente desde 2016, reconhece que houve avanços por parte das empresas, mas ainda considera que há espaço para melhorar neste aspecto. Foram avaliadas Claro/NET, Vivo, TIM, Oi, Algar, Sky e Nextel. Crédito: InternetLab A avaliação leva em conta seis critérios: processamento de dados, abertura para agentes do Estado, defesa da privacidade dos usuários na Justiça, posicionamento público pró privacidade, publicação de relatórios sobre pedidos de dados e notificação de usuários sobre pedidos de dados. Em cada critério, são estipulados parâmetros e, no fim, de acordo com o cumprimento ou não deles, é atribuída uma estrela total ou parcial. Há alguns destaques positivos no relatório. A Vivo ganhou pontuação máxima nas categorias “Publica relatório de transparência sobre pedidos de dados” e “Informa sobre condições de entrega de dados a agentes do Estado”. Ela e a Claro também receberam uma estrela cheia por cumprir a maioria dos parâmetros sobre informações aos usuários por tratamento de dados. A TIM e a Claro, por sua vez, também foram bem avaliadas no que diz respeito à defesa da privacidade dos usuários na Justiça. Em outros critérios, porém, a situação não é tão boa. Nenhuma empresa notifica usuários sobre pedidos de dados, por exemplo. A prática, segundo o InternetLab, não é um dever legal, mas já é adotada por empresas como Twitter e Microsoft no Brasil. Já em posicionamentos públicos pró privacidade, só a TIM recebeu uma estrela incompleta — todas as outras empresas ficaram zeradas no critério. Entre as empresas, a Vivo tem as melhores avaliações, com a TIM um pouco atrás. O comunicado da EFF também destaca que Sky, Claro/NET e Oi evoluíram. Mesmo assim, Algar, Oi e Sky não chegaram a preencher uma estrela completa em nenhum dos critérios, e a Nextel zerou todos eles. Procurada pelo Gizmodo Brasil, a Algar Telecom disse que “cumpre rigorosamente a legislação vigente, informando (…) sobre o tratamento da privacidade dos dados dos clientes. Além disso, mantém constante fiscalização sobre a aplicação das regras que incidem sobre os serviços fornecidos e segue atenta às boas práticas do mercado”. A TIM disse que atribui o resultado “ao compromisso contínuo com a proteção dos dados dos seus clientes” e que “segue focada em melhorar o desempenho dessas práticas e oferecer sempre a melhor experiência aos seus usuários”. As outras operadoras ainda não atenderam ao pedido de comentário da pesquisa. Assim que tivermos as respostas, atualizaremos este texto. [InternetLab, EFF] Atualizado às 17h54 de 6/11 com o posicionamento da TIM. The post Relatório avalia como principais operadoras do Brasil protegem (ou não) a privacidade dos usuários appeared first on Gizmodo Brasil. |
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