terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


EUA acusam especialista em criptomoeda de ajudar a Coréia do Norte a evitar sanções com o blockchain

Posted: 02 Dec 2019 01:34 PM PST

Um guru de hackers de criptomoeda que competiu no King of the Nerds da TBS foi acusado por promotores federais de ajudar a Coréia do Norte a escapar das sanções dos Estados Unidos.

Virgil Griffith disse há mais de uma década que queria “criar pequenos desastres de relações públicas para empresas e organizações que não gosto”, em uma entrevista ao New York Times, que o chamou de “irritante”, “encrenqueiro” e um "homem da internet misterioso". Na época, ele era conhecido por criar o WikiScanner, uma ferramenta que revela quem edita as páginas da Wikipedia.

Desde então, ele começou a se dedicar a criptomoedas e se tornou um especialista em Ethereum, uma criptomoeda popular no ramo. Como parte desse trabalho, ele palestra em conferências em nome da Ethereum Foundation.

Uma dessas apresentações em abril chamou a atenção de investigadores federais.

Em uma queixa criminal registrada no Distrito Sul de Nova York na semana passada, o Departamento de Justiça alega que, viajando e participando de um evento em Pyongyang, Coréia do Norte, chamado “Blockchain and Peace”, no qual ele falou sobre blockchain e evasão de sanções, Griffith violou a Lei dos Poderes Econômicos de Emergência.

A lei dos EUA proíbe que os americanos forneçam bens, serviços ou tecnologia para a Coréia do Norte sem uma licença do Departamento do Tesouro.

A denúncia afirma que, em seu discurso, Griffith disse à Coréia do Norte como o país poderia “usar essas tecnologias para obter independência do sistema bancário global”.

O procurador dos EUA Geoffrey S. Berman disse em comunicado que as alegações afirmam que “Griffith forneceu informações altamente técnicas à Coréia do Norte, sabendo que elas poderiam ser usadas para ajudar a Coréia do Norte a lavar dinheiro e evitar sanções”.

Segundo a denúncia, Griffith foi à conferência, embora o Departamento de Estado lhe negasse permissão para comparecer. A denúncia ainda alega que um organizador do evento disse à Griffith que ele deveria enfatizar que “os possíveis aplicativos de lavagem de dinheiro e evasão de sanções da criptomoeda e da tecnologia blockchain, e tópicos do tipo, provavelmente teriam maior repercussão” com os participantes.

Após o evento, Griffith planejou ajudar no intercâmbio de criptomoedas entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte, apesar de reconhecer que isso violaria as sanções impostas contra a Coréia do Norte, de acordo com a denúncia.

Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, defendeu Griffith em uma thread no Twitter, condenando o isolamento econômico dos EUA da Coréia do Norte e minimizando as informações que Giffith supostamente forneceu aos participantes do evento.

“Não acho que o que Virgil tenha dado ao DPRK seja qualquer tipo de ajuda real para fazer algo ruim”, ele tuitou. "Ele fez uma apresentação com base em informações publicamente disponíveis sobre software de código aberto*. Não houve nenhuma aliança estranha de ‘tutoria avançada’".

Griffith foi preso no Aeroporto Internacional de Los Angeles na última quinta-feira.

The post EUA acusam especialista em criptomoeda de ajudar a Coréia do Norte a evitar sanções com o blockchain appeared first on Gizmodo Brasil.

Estas são as melhores invenções do ano de 2019, segundo a revista Time

Posted: 02 Dec 2019 12:08 PM PST

Hambúrguer da Impossible Foods 2.0

A revista norte-americana Time curte listas. Ela é famosa por sempre dedicar uma capa à pessoa do ano, que deve sair nos próximos dias, porém com 2020 já batendo à porta, a publicação tradicionalmente escolhe as melhores invenções de 2019. A edição deste ano tem tudo quanto é tipo de item: de comidas inovadoras, câmeras autônomas, artefatos para promover a limpeza espacial e até tênis reciclável.

Ao todo, a revista cita 100 itens. No entanto, decidimos listar aqui alguns que se destacaram e que, eventualmente, a gente chegou a dar uma olhada de perto.

Na categoria comida, por exemplo, um dos destaques é o Impossible Burger 2.0, que é a evolução do hambúrguer de proteína vegetal que parece uma opção real de carne. A empresa produz discos de carne falsa desde 2015, mas só recentemente passou a disponibilizar seu produto para mais restaurantes — inclusive com uma grande pareceria com o Burger King nos EUA — além de passar a vender em supermercados.

Nós já tínhamos provado o hambúrguer de proteína vegetal em 2016, mas foi no início deste ano que pudemos experimentar a nova receita durante a CES 2019. O repórter Alessandro Feitosa Jr., que nunca tinha comido antes, curtiu, dizendo que lembra a textura da carne convencional, mas ela "’desmancha’ mais rápido na boca".

Hambúrguer da Impossible Foods com a receita 2.0 servido durante a CES 2019
O que a gente provou era assim. Crédito: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

O movimento capitaneado pela Impossible Foods levantou uma discussão sobre sustentabilidade, e todo um discurso de que essas empresas contam que a proteína animal ficará muito mais cara em um futuro próximo. De alguma forma, esta onda também incentivou que rolassem iniciativas parecidas no Brasil, com o Futuro Burger ou mesmo redes de fast food, como Burger King e Bob's, com opções de hambúrguer de proteína vegetal.

Na categoria eletrônicos de consumo, os destaques ficam por conta dos AirPods Pro, da Apple, e o Bose Glasses, que são óculos estilosos que contam com fones de ouvido embutidos, e o OBSBOT Tail. Apesar no nome esquisito, ele consiste em uma câmera que pode facilitar a vida de quem precisa gravar e não conta com um cinegrafista. Após focar no objeto, o sistema usa inteligência artificial para manter o enquadramento e acompanhar os eventuais movimentos.

Demos uma olhada no OBSBOT Tail durante a CES Asia. Pareceu um gadget interessante, que permite até gravar cenas de ações, e que pode ter uma boa utilidade, sobretudo em tempos de influenciadores de YouTube. O único problema é o preço que está na casa dos US$ 600 nos Estados Unidos.

Câmera OSBOT Tail usa inteligência artificial para seguir pessoa
Crédito: Alessandro Feitosa Jr/Gizmodo Brasil

Outro item inovador apontado pela revista foi a TV retrátil da LG mostrada durante a CES 2019. Se o conceito parece esquisito para você, pense em uma TV que conta com uma base, onde a tela pode ser "rolável" de modo a esconder o display. Apesar de ser um produto cujo destaque é o design, não deixa de ser uma nova forma de pensar a disposição do eletrônico na sala de estar.

TV retrátil da LGCrédito: LG

A extensa lista da revista fala ainda da embalagem da 3M com um plástico bolha reinventado e que ocupa menos espaço, uma jaqueta da North Face que promete proteger da chuva sem esquentar muito e o sistema KaiOS que possibilita que celulares baratos tenham algumas funções de smartphone, como WhatsApp e realizar buscas por voz (na revista, inclusive, usaram até a imagem do celular do Positivo P70s).

Celular Positivo P70S vem com plataforma KaiOSCrédito: Guilherme Tagiaroli/Gizmodo Brasil

Outros destaques são os novos tênis da Adidas 100% recicláveis, o computador dobrável ThinkPad X1, da Lenovo, as velas solares que estão sendo usadas em testes para reduzir o lixo espacial e o gadget ClearUP, que ajuda a reduzir os efeitos da sinusite.

Se você tiver curiosidade sobre os outros itens escolhidos pela revista, basta acessar o site Time Best Innovations 2019 (em inglês).

The post Estas são as melhores invenções do ano de 2019, segundo a revista Time appeared first on Gizmodo Brasil.

Uber Eats agora permite pagamento com Ticket Restaurante direto pelo app em São Paulo

Posted: 02 Dec 2019 10:53 AM PST

A Uber Eats anunciou que os usuários do aplicativo em São Paulo agora poderão optar por realizar o pagamento com Ticket Restaurante direto no app, o que deve ser uma bela mão na roda para quem quer bancar uma refeição usando o benefício dado pela empresa

Segundo comunicado da empresa, com essa parceria com a marca Ticket, o sistema irá processar a compra da mesma forma que ocorre com cartões de crédito, acelerando o fluxo de entregas. 

Nas próximas semanas, a opção será disponibilizada em Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Vitória (ES), Curitiba (PR), Londrina (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília, Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Recife (PE), Maceió (AL) e Manaus (AM).

Outros aplicativos de entrega de comida também aceitam pagamentos do tipo. O iFood e a Rappi, por exemplo, passaram a aceitar os cartões VR, Sodexo e Alelo este ano.

The post Uber Eats agora permite pagamento com Ticket Restaurante direto pelo app em São Paulo appeared first on Gizmodo Brasil.

Estes caras fizeram uma bola de boliche que sempre consegue um strike

Posted: 02 Dec 2019 09:55 AM PST

Dois caras se juntaram para se tornarem os mais talentosos jogadores de boliche do mundo. Em vez de praticarem por horas a fio, o ex-engenheiro da NASA, Mark Rover, e o hacker e ex-designer de brinquedos, James Bruton, preferiram usar a ciência e uns truques para “hackear” uma bola de boliche.

Depois de cortar uma bola de boliche ao meio, Rober descobriu que dentro dela há um peso assimétrico, o que permite aos jogadores profissionais fazerem curvas em lançamentos ao girar a bola. Rover e Bruton levaram a ideia um passo adiante e melhoraram a sua bola de boliche com um peso assimétrico que poderia ser deslocado remotamente de um lado para o outro.

As entranhas da bola de boliche foram substituídas por um mecanismo eletrônico semelhante ao que você encontra em brinquedos que se equilibram sozinhos, como o BB-8 de Star Wars. Porém, foi adicionada uma característica importante: um peso de pêndulo articulado.

O peso desloca-se de um lado para o outro em resposta aos movimentos de quem joga a bola. Esses movimentos são detectados por um sensor de movimento vestível e que, por sua vez, faz com que a bola mude drasticamente de direção na pista.

É trapaça? Sim, claro que é. Não existe nenhuma chance de uma bola como essa aparecer em jogos profissionais, por exemplo. Mas esse não era o objetivo de Rover e Bruton, muito menos ganhar uma grana enganando as pessoas. Foi só uma brincadeira, para ver se seria possível fazer algo do tipo. E bastou dois engenheiros para fazer acontecer.

The post Estes caras fizeram uma bola de boliche que sempre consegue um strike appeared first on Gizmodo Brasil.

Reguladores europeus estão investigando coleta de dados feita pelo Google

Posted: 02 Dec 2019 08:19 AM PST

Homem passa em frente à logotipo do Google na sede da empresa na Califórnia, EUA

O Google está sendo investigado por reguladores antitruste da União Europeia, informou a Comissão Europeia à Reuters neste fim de semana.

Segundo a agência de notícias, o alvo da investigação é a Alphabet, holding que controla o Google. O que os reguladores querem esclarecer, mais especificamente, é como e por que o grupo está coletando dados. 

Os documentos analisados pela Reuters revelam que o foco da União Europeia são dados relacionados ao serviços de pesquisa local, publicidade online, serviços de segmentação de anúncios online, serviços de login, navegadores de internet e outros. 

Durante a última semana, a comissão enviou questionários a empresas que trabalham com o Google para entender quais acordos foram firmados entre as empresas para que compartilhassem informações. 

Em sua defesa, o discurso adotado pelo Google é que a coleta de dados é feita com o propósito de aperfeiçoar os serviços da empresa e que os usuários podem gerenciar, deletar e transferir suas informações quando quiserem por meio de um painel acessível para todos que têm uma conta Google.

Essa não é a primeira vez que a gigante de tecnologia enfrenta acusações do tipo. Conforme aponta a Reuters, a Comissão Europeia já multou o Google em mais de 8 bilhões de euros nos últimos anos, sendo uma delas relacionada ao Android, além de exigir que a companhia mudasse suas práticas de negócio. Aparentemente, essa advertência não surtiu muito efeito. 

[Reuters]

The post Reguladores europeus estão investigando coleta de dados feita pelo Google appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook começa a testar ferramenta para transferir fotos da rede social para o Google

Posted: 02 Dec 2019 07:19 AM PST

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (2) que vai lançar uma ferramenta que permite aos usuários transferirem suas fotos e vídeos publicados na rede social para o Google Fotos e, posteriormente, para outras ferramentas online.

O primeiro país a ter acesso ao recurso será a Irlanda, com planos de ser disponibilizado globalmente no primeiro semestre de 2020. Segundo uma publicação no blog da empresa, a novidade é resultado de conversas que o Facebook teve com stakeholders de diversos países, incluindo o Brasil, Reino Unido, Alemanha e Singapura, sobre proteção de dados. 

O Google Fotos será o primeiro serviço compatível com essa transferência de dados, mas o Facebook afirma que a ideia é que, no futuro, os usuários possam enviar os arquivos para outras plataformas também. 

Para acessar essa opção de transferência de arquivos, basta ir nas Configurações da rede social e clicar em Suas Informações no Facebook, onde também é possível baixar os dados. 

Um ponto ressaltado no comunicado da empresa é que todos os dados transferidos serão criptografados e o Facebook irá solicitar que os usuários insiram sua senha antes que uma transferência seja iniciada. Ainda segundo a companhia, a nova ferramenta é baseada em um código desenvolvido por meio da participação do Facebook no Data Transfer Project, um projeto para criar uma plataforma de portabilidade de dados de código aberto apoiado por empresas como Apple, Google, Microsoft, Twitter e Facebook.

Conforme apontado pelo TechCrunch, a portabilidade de dados pode ser, de fato, uma forma de fazer os usuários se sentirem mais "seguros" e com maior controle de sua privacidade. No entanto, o novo recurso ainda gera alguns questionamentos, principalmente considerando que os dados serão apenas copiados para outra plataforma e o Facebook continuará tendo acesso às suas fotos. 

Além disso, mesmo que você exclua sua conta, o Facebook já terá utilizado suas informações para traçar um perfil seu, e quem garante que isso não será mantido pela empresa em algum lugar após a exclusão?

O Facebook afirma em seu comunicado que a nova ferramenta ainda está em fase de testes e que a empresa vai continuar a aprimorá-la com base no feedback que receberem dos usuários e das conversas com stakeholders. 

[Facebook, TechCrunch]

The post Facebook começa a testar ferramenta para transferir fotos da rede social para o Google appeared first on Gizmodo Brasil.

Escaneamento facial vira obrigatório na China para quem quiser comprar um chip de telefone

Posted: 02 Dec 2019 06:49 AM PST

Duas câmeras de segurança em um poste

O governo chinês continua expandindo o uso de reconhecimento facial. A última empreitada tornou obrigatório o escaneamento da face para comprar um novo chip de telefonia móvel ou assinar um plano de internet.

A regra há havia sido anunciada em setembro pelo Ministro da Indústria e Tecnologia da Informação e passou a valer neste domingo (1º). De acordo com o The Next Web, anteriormente só era necessário um documento de identidade para assinar um novo contrato de telefonia.

A ideia do governo chinês é “proteger os legítimos direitos e interesses dos cidadãos no ciberespaço” e rastrear com mais facilidade casos de revenda de chips SIM e crimes como roubo de identidade. Além de exigir que as operadoras usem reconhecimento facial para verificar se um cliente corresponde à sua identidade, as pessoas não poderão mais transferir cartões SIM para outros.

Embora o mecanismo seja justificado como um método antifraude, o registro dos rostos nas operadoras facilita o rastreamento do que as pessoas publicam nas redes sociais e dos sites que acessam. O governo chinês já tem um forte controle da internet – sites como o Facebook e o Twitter são bloqueados.

Essa é só mais uma área que ganha o uso extensivo do reconhecimento facial na China. De acordo com o New York Times, o governo chinês está usando a tecnologia para rastrear os uigures, a minoria muçulmana do país. A população uigur é tratada com suspeita e opressão pelo Partido Comunista.

The post Escaneamento facial vira obrigatório na China para quem quiser comprar um chip de telefone appeared first on Gizmodo Brasil.

As melhores ofertas que encontramos na Cyber Monday

Posted: 02 Dec 2019 05:07 AM PST

Pessoa segurando cartão de crédito em frente a um laptop

Depois da Black Friday, como já é tradição, acontecem duas coisas: a ressaca das ofertas e a Cyber Monday, que consiste em mais um dia de ofertas, só que um pouco diferente.

Também importada dos Estados Unidos, a Cyber Monday tinha como tradição apenas descontos no varejo online. Porém, como vimos neste ano e nos anteriores, a Black Friday acaba impactando tanto lojas físicas como online.

De qualquer jeito, as varejistas têm algumas promoções e abaixo estão algumas que encontramos:

Laptop e acessórios

Games e acessórios

Smartphones e acessórios

Livros

Produtos Amazon

Beleza e cuidados pessoais

Casa

TVs

Cursos

Durante a Cyber Monday também tem promoção de cursos da Udemy, a maior plataforma de curso online do mundo. Até 5/12, quinta-feira, você leitor do Gizmodo Brasil, encontra cursos a partir de R$ 19,99. Por aqui, selecionamos especialmente o curso que ensina Java. Nele, você terá uma base sólida teórica e prática para ser um desenvolvedor de sucesso nesta linguagem.

Comprando pelos links desta página, o Gizmodo Brasil pode receber uma quantia da operação.

The post As melhores ofertas que encontramos na Cyber Monday appeared first on Gizmodo Brasil.

Primeira foto vazada do kit de desenvolvimento do PS5 mostra que ele é tão esquisito quanto pensávamos

Posted: 02 Dec 2019 04:13 AM PST

A internet vem especulando há meses sobre o protótipo do PlayStation 5, em um estranho formato de V, visto em documentos de patentes e desenhos industriais supostamente ligados à Sony, mas agora parece que finalmente temos uma imagem real e honesta da coisa. O usuário do Twitter @Alcoholikaust postou uma imagem neste fim de semana mostrando dois dos kits de desenvolvimento lado a lado junto com a legenda, "PS5 alguém?"

Tom Warren, do Verge, comentou mais tarde no Twitter para confirmar que, sim, esses são os mesmos kits de desenvolvimento do PS5 com que a internet tem estado obcecada desde as agora confirmadas ilustrações de design e, posteriormente, um modelo em 3D (reconhecidamente feito pelos fãs) vazou no início do ano.

Suas explicações para o estranho recorte? Isso facilita o empilhamento quando os desenvolvedores precisarem submeter várias máquinas a diferentes testes de desempenho. E, como muitos outros especularam, a forma em V também ajuda a otimizar o resfriamento, e tenho certeza de que também pode ser um ajuste perfeito se você estiver procurando um lugar para guardar seu ferro de passar roupa.

Tradução: Sim, esse é o devkit do PlayStation 5. O motivo de ser grande e em formato de V é para torna-los mais fáceis de serem empilhados por desenvolvedores que realizarão múltiplos testes de desempenho. A refrigeração é otimizada para expulsar o ar pelos lados e pelo centro.

Brincadeiras à parte, lembre-se de que esse deveria ser o kit de desenvolvimento do PlayStation 5, e esses protótipos geralmente variam muito do design final.

A Sony provavelmente vai dar mais detalhes e vislumbres conforme nos aproximamos de sua data de lançamento no Natal de 2020. Algumas pessoas sugeriram que o controle DualShock mostrado nesta nova imagem poderia ser o DualShock 5 atualizado (ele se parece muito com o que foi mostrado em uma patente da Sony que vazou), mas isso não está confirmado no momento.

Um informante que alegou estar trabalhando em um título para os próximos sistemas da Sony e da Microsoft disse anteriormente ao Gizmodo que este protótipo foi lançado no início deste ano sob o codinome “Prospero”, embora os desenvolvedores já tenham usado outras iterações já em 2018. Você pode ler tudo sobre o tipo de informação que eles compartilharam em nossa cobertura anterior, mas já aviso que a maioria das afirmações é apresentada propositadamente de forma confusa.

Quanto ao que sabemos, em abril, o pessoal da Wired se aproximou de um desses devkits como parte de uma entrevista com Mark Cerny, da Sony. De acordo com Cerny, o PlayStation 5 terá uma nova CPU e GPU, áudio 3D, compatibilidade com versões anteriores e – talvez o mais emocionante – um drive de estado sólido que promete velocidades mais rápidas de renderização e carregamento para acompanhar as demandas dos gráficos da próxima geração. Uma demonstração mostrou que o console de próxima geração da Sony deixou seu antecessor no chinelo: enquanto o PS4 Pro levou cerca de 15 segundos para carregar uma seção do Spider-Man, o protótipo do PS5 supostamente o fez em menos de um segundo.

Nosso informante também afirmou que esse protótipo veio com câmeras incluídas, sugerindo que o novo sistema da Sony pode vir com suporte embutido para o tipo de streaming de videogame popularizado por plataformas como Twitch, Mixer e YouTube. A Sony não comentou a existência de nenhum desses recursos, e a Microsoft negou alegações semelhantes a respeito de protótipos para seu console de última geração, o Project Scarlett.

Quanto ao local onde o @Alcoholikaust tirou a foto, eles disseram que veio de um desenvolvedor que…bem, você pode ler o resto.


Tradução: Desenvolvedor. Os devkits já estão por aí há um tempo, esse desenvolver em particular simplesmente não deu a mínima aparentemente.

The post Primeira foto vazada do kit de desenvolvimento do PS5 mostra que ele é tão esquisito quanto pensávamos appeared first on Gizmodo Brasil.

Os cachorros têm dores de cabeça?

Posted: 02 Dec 2019 03:11 AM PST

Cachorro agachado com dor de cabeça

Vista de fora, a vida de um cachorro pode parecer próxima do ideal, pelo menos nos momentos em que nosso desejo de não fazer nada supera nosso impulso em fazer as coisas (ir trabalhar, lavar a louça, comprar comida para o cachorro).

Além disso, os cachorros geralmente não precisam de remédios para serem capazes de passar por um dia. Mas eles o fariam se entendessem o conceito de um analgésico e de alguma forma conseguissem abrir os frascos com as suas patinhas?

Em outras palavras: os cachorros sofrem com dores de cabeça? Para o Giz Pergunta desta semana, contatamos vários especialistas em medicina e comportamento canino para descobrir.

Tim Bentley

Professor associado de neurologia e neurocirurgia veterinária, Purdue Veterinary Medicine

Sim, eles podem ter dores de cabeça. Como neurologista-neurocirurgião veterinário, vejo cães com problemas como tumores cerebrais ou encefalites que causariam dor de cabeça em pacientes humanos o tempo todo.

Nem sempre é fácil olhar para um paciente canino e responder imediatamente à pergunta: eles têm dor de cabeça? Mas vemos casos em que eles apresentam dados clínicos consistentes com a dor, o diagnóstico de uma doença que pode causar dor de cabeça e, em seguida, uma resposta ao tratamento da dor de cabeça. Por exemplo, eu pude ver um cachorro com um batimento cardíaco alto, um sinal clássico de estar com dor.

O cachorro parece infeliz ou desconfortável para o dono do animal e para mim, e não há nada como artrite ou enterite que seria uma causa óbvia de desconforto. Eu faço uma ressonância magnética que mostra um tumor cerebral. Dou um analgésico e a frequência cardíaca diminui, e o paciente parece muito mais feliz e confortável para mim e sua família. (Existem até casos em que analgésicos comuns não têm ajudado, mas analgésicos para “dor neuropática” deixam o paciente confortável e diminuem a freqüência cardíaca).

Não imaginamos realmente os cachorros sofrendo com dor de cabeça todos os dias da mesma maneira que os humanos. Mas sim, seria difícil saber se eles sofrem com elas. Com uma dor de cabeça diária, meus exames neurológicos não encontrariam nenhuma anormalidade.
Exames como ressonância magnética ou punções lombares não mostrariam nenhuma anormalidade. Portanto, seria muito difícil provar se um cachorro aparentemente saudável apresenta ou não uma dor de cabeça.

Para os donos de animais, eu diria que, se o seu cachorro parecer desconfortável e sensível na região da cabeça, vá ao veterinário. Quase sempre há uma explicação óbvia como doença dentária (como gengivite), infecção no ouvido ou algo assim. Há momentos em que seu veterinário pode encontrar evidências clínicas de algo como um tumor cerebral ou encefalite e encaminhá-lo a um neurologista veterinário, como eu. Felizmente, doenças muito mais simples de tratar, como podridão dentária ou infecções de ouvido, são muito, muito mais comuns.

"Como neurocirurgião veterinário, vejo cães com problemas como tumores cerebrais ou encefalite que causariam dor de cabeça em pacientes humanos o tempo todo".

Adam Boyko

Professor Associado de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Cornell, cuja pesquisa se concentra na genética canina

Acho que não temos uma boa maneira de saber de fato se os cachorros sofrem dores de cabeça. Eu ficaria chocado se eles não tivessem, já que a biologia deles é muito semelhante à nossa. Eles têm algumas condições veterinárias que, em doenças humanas, estão associadas a dores de cabeça: algumas raças são predispostas à encefalite, o que causaria algo assim; eles têm tumores, infecções nos sinos, inchaço. Todas essas coisas estão associadas a dores de cabeça em humanos. Mas nunca dê a um cão remédio para dor de cabeça humana – essa é uma receita para o desastre.

Uma das maneiras pelas quais alteramos geneticamente os cães é que os criamos para ter todas essas conformações de raças diferentes, e uma das coisas que mudamos profundamente é o formato do crânio, que causa diferenças nos formatos do cérebro, então há todo tipo de interação potencialmente acontecendo lá. Há uma diferença de 50 vezes no tamanho do corpo em algumas raças.

Mas os cães, por serem carnívoros não deixam transparecer quando sentem dor – eles tentam fazer cara de corajoso. Se você está lá fora na natureza, não quer demonstrar fraqueza – essa é uma receita para você não ser mais o cachorro alfa da matilha, eles vão te atacar.

"Por serem carnívoros, sua natureza é não deixar transparecer quando sentem dor – eles tentam fazer cara de corajoso. Se você está lá fora na natureza, não quer demonstrar fraqueza – essa é a receita para você não ser mais o cachorro alfa da matilha, eles vão te atacar".

Elizabeth Stelow

Clínica e veterinária comportamental, Clínica Comportamental da UC Davis

Alguns veterinários têm certeza de que os cachorros sentem dores de cabeça semelhantes às enxaquecas nas pessoas; eles baseiam sua certeza em comportamentos de dor exibidos por cães que se concentram na cabeça e que têm análogos próximos dos comportamentos de dor humanos em resposta a enxaquecas. Outros acreditam que os cães podem sentir dor de cabeça após alguns tratamentos médicos invasivos e referem-se a essas síndromes dolorosas como dores de cabeça. O que falta são estudos controlados sobre cães, direcionados a responder a pergunta de forma decisiva.

Na minha perspectiva, eu me pergunto por que os cachorros estariam isentos de desenvolver dores de cabeça com muitos dos mesmos sintomas e devido a muitas das mesmas causas que os humanos relatam. Eles têm muitas vias neurais centrais que são semelhantes às dos seres humanos. Por que esses caminhos ocasionalmente não teriam problemas de maneira semelhante? Meu cachorro é epilético; durante vários minutos após uma convulsão especialmente violenta, ele parece apertar os olhos e manter a cabeça baixa, me fazendo pensar que ele está com dor de cabeça. Mas, isso é puramente especulação da minha parte.

“Cachorross com tumores cerebrais tendem a empurrar a cabeça contra paredes e móveis, como se a cabeça doesse, e os medicamentos anti-inflamatórios melhoram esse” comportamento”.

Charles H. Vite

Professor de neurologia da Escola de Medicina Veterinária da Universidade da Pensilvânia

Todos os sinais apontam para o fato de que sim. Os cachorros têm tumores cerebrais com a mesma incidência que as pessoas. As pessoas frequentemente relatam dores de cabeça quando têm tumores cerebrais. Cachorros com tumores cerebrais tendem a empurrar a cabeça contra paredes e móveis, como se a cabeça doesse, e os anti-inflamatórios melhoram esse comportamento. É provavelmente semelhante às pessoas que pressionam a cabeça (com as mãos, uma faixa ou um chapéu) para melhorar a dor de cabeça.

Os cachorros têm dores de cabeça aleatoriamente como nós? Não há evidências para isso. Como os cães não sofrem de estressores e resfriados semelhantes aos nossos, é possível que eles não sofram de dores de cabeças normalmente como nós. Felizmente, ficar de ressaca também é muito raro em cães.

"Os cachorros têm dores de cabeça aleatoriamente como nós? Não há evidências para isso".

Valeri Farmer-Dougan

Professora e diretora do Laboratório de comportamento e cognição canino da Universidade Estadual de Illinois

Sim, os cachorros têm dores de cabeça, como qualquer mamífero.

Algumas mudanças de comportamento podem estar associadas à dor de cabeça: obviamente, uma mudança na atividade. Os cães podem ser muito menos ativos e sensíveis à luz (recusando-se a sair para passear em um dia ensolarado, por exemplo). Eles podem não querer comer tanto e até evitar guloseimas. Eles podem esfregar a cabeça ou apoiá-la contra a parede, móveis ou até mesmo contra você. Eles podem esfregar os olhos. Os cães podem sofrer dores de dente, disfunções oculares, alergias, ferimentos na cabeça – muitas das mesmas coisas que fazem com que os humanos tenham dores de cabeça.

Os cachorros não podem nos dizer que sua cabeça está doendo; portanto, cabe aos seres humanos observar mudanças sutis em seu comportamento normal e levá-los para um diagnóstico médico o mais rápido possível. Obviamente, se for uma emergência médica, vá ao pronto-socorro. Desenvolver um bom relacionamento com seu veterinário e relatar sintomas anormais contribui para um cachorro saudável e feliz!

"Os cachorros não podem nos dizer que sua cabeça está doendo; portanto, cabe aos seres humanos observar mudanças sutis em seu comportamento normal e levá-los para um diagnóstico médico o mais rápido possível".

The post Os cachorros têm dores de cabeça? appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário