quarta-feira, 19 de maio de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Órgão criado para garantir fornecimento de petróleo quer fim de investimentos em combustíveis fósseis

Posted: 18 May 2021 05:01 PM PDT

Mobil

A ciência há muito tempo deixa claro que precisamos parar com os combustíveis sujos quase imediatamente e agora, um dos maiores árbitros de energia do mundo diz que concorda. A Agência Internacional de Energia (IEA, sigla em inglês) divulgou um relatório que sugere que as empresas do mundo inteiro parem de investir em campos de petróleo e gás natural se os governos estiverem mesmo dispostos a zerar emissões líquidas de carbono até 2050.

O documento foi divulgado nesta terça-feira (18), e mostra aos países a melhor maneira de manter o aquecimento abaixo de 1,5°C, nível descrito no Acordo de Paris. No relatório, a IEA basicamente conclui que precisamos parar de minerar carvão, extrair petróleo e desenvolver novas infraestruturas de combustível fóssil o mais rápido possível. E não apenas até 2030. Este ano é "um ano crítico no início de uma década crítica para esses esforços", aponta o relatório.

Para quem não passa o dia pensando em política energética internacional (bom para você), isso pode parecer bastante óbvio. Mas a importância que tem a agência que emitiu esse conselho é enorme. A organização é basicamente a mais pura empresa de orientação capitalista que se pode imaginar: foi fundada na década de 1970, após a crise do petróleo, em parte para garantir o fornecimento de petróleo aos Estados Unidos.

Os posicionamentos da IEA são citados e usados ​​como base para decisões de todos os tipos de organizações financeiras, governos e grandes empresas de petróleo. O novo relatório, entretanto, representa uma grande mudança na forma como o mundo poderia tratar os combustíveis fósseis.

"Eu diria que a indústria de petróleo e gás perdeu um de seus escudos mais poderosos por causa do efeito da IEA em direcionar o desenvolvimento de petróleo e gás em todo o mundo", disse Kelly Trout, analista de pesquisa da Oil Change International.

"A IEA finalmente reconheceu que sua credibilidade em termos de sua posição como consultor global sobre o clima e a transição energética que dependia deles finalmente avançou para o modelo alinhado à meta de 1,5ºC", completa Trout.

Empresas como BP, Exxon, Shell e Occidental argumentaram que estão comprometidas com a luta contra a mudança climática, realizando uma série de investimentos em tecnologias de remoção e captura de carbono enquanto introduzem termos como “óleo neutro em carbono” (seja lá o que isso signifique).

As empresas gostam de argumentar que combustíveis fósseis são simplesmente essenciais demais para serem eliminados para sempre; tecnologias para desfazer o que já fizemos serão a verdadeira chave para combater as mudanças climáticas.

Essa posição foi apoiada por bilionários como Bill Gates, que tem defendido com entusiasmo despejar dinheiro no desenvolvimento de novas tecnologias para sugar o carbono do céu enquanto se esforça em coisas como o "desinvestimento" de combustíveis fósseis. "Não há possibilidade de se livrar dos combustíveis fósseis em 10 anos", disse Gates ao Politico em fevereiro. "Isso é tanto antirrealidade quanto negar que exista uma crise climática", finaliza.

No entanto, o foco em tecnologias que parecem coisa de ficção científica ignora o importante trabalho de evitar as emissões hoje, que são muito importantes no curto prazo para colocar o mundo em um curso alinhado com as metas do Acordo de Paris.

As tecnologias para remover o carbono do ar "desempenham um papel apropriadamente pequeno, mas importante no novo relatório da IEA", de acordo com David Morrow, diretor de pesquisa do Instituto de Legislação e Política de Remoção de Carbono da American University.

Assine a newsletter do Gizmodo

Morrow também destacou que a IEA estima que as tecnologias de remoção de carbono possam ajudar a remover cerca de 5% das emissões globais todos os anos até 2050. "Quase todo o trabalho para chegar a zero líquido envolve o corte de emissões, não a remoção de carbono", completa.

O relatório da IEA deixa claro que, por mais que empresas como a Shell ou a Exxon trabalhem para convencer o público de que seu produto pode coexistir com compromissos climáticos, a única solução real para manter o aquecimento sob controle é abandonar os combustíveis fósseis imediatamente. Com o maior árbitro de energia do mundo agora defendendo o apelo para eliminar os combustíveis sujos, a possibilidade de se livrar desses combustíveis está se tornando cada vez mais real.

[IEA]

The post Órgão criado para garantir fornecimento de petróleo quer fim de investimentos em combustíveis fósseis appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple já está preparando sucessores mais poderosos do que o M1 para Macs

Posted: 18 May 2021 05:00 PM PDT

Macbook da Apple

A Apple acabou de lançar a linha de produtos M1, e aparentemente já está preparando a próxima onda de computadores movidos pelos múltiplos sucessores do chip. E caros leitores, estamos falando de muitos computadores e chips aqui.

De acordo com matéria da Bloomberg, a Apple planeja um upgrade completo em toda a linha MacbBook, incluindo um novo MacBook Pro, MacBook Air e Mac Pro e mini, ainda esse ano.

Os novos MacBook Pro podem vir em versões de 14 e 16 polegadas, com porta MagSafe, e mais opções de portas como HDMI e leitor de cartão SD. No entanto, esses dois MacBook Pros não funcionarão com um único chip Apple Silicon de próxima geração. Eles serão alimentados por dois chips separados chamados Jade C-Chop e Jade C-Die, respectivamente. Esses são alguns nomes de ficção científica, mas espera-se que ambos tenham 10 núcleos (oito de alto desempenho e dois de baixo consumo de energia). Ambos chips também virão em "variações de núcleo gráfico de 16 ou 32" e podem ir até 64 GB de RAM.

O próximo Mac Mini também terá um desses chips e mais duas portas, totalizando quatro. O novo Mac Pro oferecerá uma escolha entre mais dois chips que são "duas ou quatro vezes mais poderosos" do que o Jade C-Chop e o Jade C-Die.

Prepare-se para mais alguns codinomes. Esses novos chips vão ser chamados de Jade 2C-Die e Jade 4C-Die. A Bloomberg afirma que esses chips virão em variações de 20 e 40 núcleos. Além disso, 16 ou 32 serão núcleos de performance, com o resto sendo de eficiência. Para gráficos, isso significa 64 ou 128 núcleos.

E tem mais! O planejado MacBook Air terá mais um chip, de codinome Staten, que é basicamente uma versão mais rápida do M1. O chip Staten também aumenta os núcleos gráficos em até nove ou 10 e deve alimentar o futuro MacBook Pro de 13 polegadas.

Não havia muitos detalhes no novo iMac, além de ser maior do que o colorido iMac de 24 polegadas que a Apple acabou de lançar em seu evento "Spring Loaded" (2021). De acordo com a Bloomberg, a Apple interrompeu o desenvolvimento do iMac há alguns meses para se concentrar melhor no modelo de 24 polegadas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Do ponto de vista do usuário de PC, o fato de a Apple ter colocado o chip M1 em cada um de seus novos dispositivos este ano gera incômodo. A verdade é que parece ter sido uma estratégia temporária para a transição dos novos processadores, porque se esses rumores se confirmarem, a Apple estará lançando cinco novos chips. É muito para processar.

[Bloomberg]

The post Apple já está preparando sucessores mais poderosos do que o M1 para Macs appeared first on Gizmodo Brasil.

Spotify vai transcrever seus podcasts originais automaticamente

Posted: 18 May 2021 04:00 PM PDT

Imagem: Fixelgraphy/Unsplash

O Spotify anunciou hoje que vai lançar uma ferramenta de transcrição automática para os seus podcasts originais. O novo recurso estará disponível nas próximas semanas para dispositivos Android e iOS.

Após a transcrição, o aplicativo poderá rodar o episódio a partir do trecho transcrito desejado. Ou seja, você poderá selecionar determinada parte de uma transcrição e começar a reproduzir o podcast a partir desse ponto.

O Spotify também pretende expandir o novo serviço para os podcasts da plataforma, inclusive os independentes. Porém, não há garantias de que essas transcrições poderão ser editadas pelos criadores do conteúdo.

Além do novo recurso, o Spotify também estuda novas ferramentas de acessibilidade e isso pode trazer leves mudanças aos menus e telas do aplicativo.

Assine a newsletter do Gizmodo

Você pode passar a ver mudanças nos botões, ajustes de cor, formatação dos textos e tamanho dos objetos na tela. Muitos desses recursos poderão ser ajustados pelo usuário.

[Engadget].

The post Spotify vai transcrever seus podcasts originais automaticamente appeared first on Gizmodo Brasil.

Google mostra prévia de Project Starline, que promete deixar videochamadas mais realistas

Posted: 18 May 2021 03:23 PM PDT

Por mais que tecnologias de vídeochamada, como Facetime e Zoom, tenham ajudado o mundo a se manter conectado neste período de pandemia, elas também demonstraram suas limitações. Afinal, não é a mesma coisa você conversar com alguém por uma tela de computador sem "ver" a pessoa do outro lado, de fato. Bom, o Google pode ter encontrado uma solução para isso: hologramas. Ou quase isso.

Durante a conferência Google I/O 2021, a companhia revelou o Project Starline, uma tecnologia que promete fazer a outra pessoa em uma videochamada parecer que está sentada bem na sua frente. E não é nenhum efeito 3D, ou algo do tipo; nem exige o uso de óculos especiais. São várias ferramentas diferentes que fazem com que um usuário, ao olhar para uma tela especial, tenha a sensação de que a outra pessoa está mesmo do outro lado.

O Project Starline utiliza câmeras de vídeo de alta qualidade e um sensor de profundidade para criar um mapa tridimensional de todos os participantes da chamada — no vídeo de demonstração, vemos uma moça segurando um bebê, o que significa que mais de um elemento pode fazer parte da transmissão.

Todos esses dados — o vídeo e as informações de profundidade — são então compactados, enviados pela internet e reconstruídos do outro lado para criar uma representação 3D em tempo real de cada pessoa. Com a diferença de que o vídeo gerado é altamente fotorrealista ,e não algo criado artificialmente ou em baixa definição.

Outra tecnologia presente no Project Starline são os visores de campo de luz, que produzem diferentes informações visuais, dependendo do ângulo em que são visualizadas. Com isso, o espectador que está vendo a pessoa do outro lado a enxerga com níveis distintos de profundidade. Ou seja, mesmo que ela se incline ligeiramente de um lado para o outro durante uma chamada, os movimentos serão replicados da forma mais natural possível no espaço 3D, fazendo com que o cérebro humano pense que está olhando para uma pessoa real, e não apenas um vídeo.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Google afirma que o Project Starline ainda é um protótipo, e que, portanto, ainda não há uma data para que ele seja lançado comercialmente. Além da tecnologia, que é bastante cara, é necessário ter uma conexão de internet com velocidade altíssima e estável. Logo, talvez demorem alguns anos até que vejamos essa novidade em nossos computadores e smartphones.

The post Google mostra prévia de Project Starline, que promete deixar videochamadas mais realistas appeared first on Gizmodo Brasil.

Solar Orbiter capta imagens fascinantes de expulsões de plasma no Sol

Posted: 18 May 2021 02:38 PM PDT

A Solar Orbiter, missão lançada em 2020 pela NASA com a Agência Espacial Europeia (ESA), captou imagens surpreendentes de ejeções de massa coronal (EMC) — eventos climáticos espaciais que envolvem grandes e rápidas expulsões de plasma da superfície solar.

Segunda a agência, visualizações de EMC já haviam sido captadas antes, mas esta é a primeira vez do SoloHI  (abreviação de Solar Orbiter Heliospheric Imager). O instrumento usou um de seus quatro detectores em menos de 15% de sua potência normal para reduzir a quantidade de dados adquiridos. Ainda assim, é possível perceber uma explosão repentina de partículas no vídeo.

A equipe afirma que isso foi um acidente, pois no momento em que a erupção atingiu a espaçonave, a Solar Orbiter tinha acabado de passar por trás do Sol e atingir o seu periélio (ponto orbital de menor distância do Sol). Quando isso acontece, o contato com a Terra geralmente é interrompido. Assim, ninguém planejou registrar dados durante esse momento. "Mas desde que pensamos nisso, as antenas terrestres e a tecnologia foram atualizadas, o que permitiu que o registro acontecesse", disse, em nota, Robin Colaninno, investigador principal do SoloHI no Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos.

Assine a newsletter do Gizmodo

A sonda conseguiu o feito no mês de fevereiro, um ano após seu lançamento. Vários telescópios espaciais também testemunharam o acontecido, dando aos pesquisadores da ESA e da NASA uma oportunidade única de acompanhar o evento de vários ângulos diferentes. É importante destacar que essa energia é expelida para o espaço a velocidades que podem chegar a mais de 3,2 mil km por segundo. Depois que a ejeção ocorre, esse plasma se torna parte do vento solar que regularmente chega à Terra em shows de luz como a aurora boreal. Ainda assim, ele pode causar a falha de satélites e redes elétricas.

The post Solar Orbiter capta imagens fascinantes de expulsões de plasma no Sol appeared first on Gizmodo Brasil.

As novidades do Android 12, que entra em fase beta nesta terça (18)

Posted: 18 May 2021 02:35 PM PDT

Nesta terça-feira (12), durante o evento Google I/O 2021 transmitido online, o Google revelou as primeiras novidades oficiais do Android 12. Além de manter o foco em privacidade das versões anteriores, o novo sistema trará uma grande mudança no visual do sistema — a maior da história da plataforma, segundo o próprio Google. O beta do software já está disponível.

Novo design

Há alguns anos, o Google apresentou o Material Design, que priorizava um layout simples para o Android e ditou o visual do sistema até então. Agora, pode-se dizer que chega uma evolução desse conceito: o Material You, que é ainda mais minimalista, priorizando menos itens na tela e se focando no que realmente importa. Isso vai garantir uma navegação mais fluída e com menos de chance de travamentos.

O Material You também tem um apelo bastante significativo na customização. As cores, por exemplo, serão definidas a partir dos tons dominantes da imagem de fundo aplicada no seu smartphone. Então se eles puxarem para um tom mais esverdeado, as cores de todo o sistema também ficarão nessa tonalidade. Obviamente você vai ter uma opção para se manter nos tons claros ou escuros, que já são clássicos da plataforma.

A mudança de cor vale não somente para o sistema, mas também para todos os aplicativos, widgets, central de notificações e configurações. Além da tela inicial, que se ajusta de forma dinâmica a partir do que você preferir deixar em exibição. Por exemplo, se você remover todos os itens da tela de bloqueio e deixar apenas o relógio, então o relógio muda de tamanho para ocupar um espaço maior.

Os widgets também passaram por uma reformulação completa, e agora possuem cantos arredondados dependendo do que você estiver fazendo em um determinado app. A central de notificações, por sua vez, não terá mais suas opções separadas em ícones circulares: em vez disso, o Google colocou cards retangulares para facilitar ativar ou desativar funções como Wi-Fi, Bluetooth e Lanterna.

GIF: Google

Outra novidade: o Google Assistente será integrado ao botão de Liga/Desliga. Você só precisará apertá-lo e segurá-lo para baixo por alguns segundos. Com esse detalhe, me pergunto como ficam os smartphones de algumas fabricantes que possuem um botão dedicado ao Assistente. Vamos aguardar.

Celulares da linha Pixel serão os primeiros a contar com o novo Material You. O Google diz que o design vai reduzir o uso de CPU em 22%, o que deve garantir mais rapidez durante a navegação em futuros dispositivos Android. E para a bateria, haverá uma redução de 15% no uso de núcleos voltados para tarefas que demandam mais energia.

GIF: Google

Chromebooks e Android Auto

Donos de Chromebooks agora poderão desbloquear seus notebooks sem precisar digitar senha no aparelho. Isso graças a um novo recurso no Android 12 que se conecta ao seu smartphone para fazer login e destravar o dispositivo. É bem parecido ao que acontece com MacBooks, que podem ser configurados para desbloqueio via Apple Watch.

Este mesmo conceito também chegará a carros com suporte ao Android Auto. O Google vai lançar uma função de chaves digitais para que veículos sejam liberados ou travados usando apenas um telefone com Android 12. Também será possível dar partida no automóvel remotamente, assim ele estará pronto para você dirigir assim que entrar nele. Se tiver algum amigo que precise do seu carro emprestado, o sistema contará ainda com uma opção para compartilhar sua chave digital.

As chaves digitais serão disponibilizadas primeiro para smartphones Pixel e alguns Samsung Galaxy no segundo semestre de 2021.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ainda mais privacidade

Mantendo o compromisso em tornar o Android mais seguro par o usuário, o Google confirmou que o Android 12 contará com um novo painel de privacidade que mostra quais dados são acessados pelos apps instalados no seu celular, além de informar quando os programas estão ali monitorando sua atividade. O painel terá descritivos tanto dos apps de terceiros quanto do próprio Google, com a possibilidade de gerenciar ou revogar as permissões de cada ferramenta quando você quiser.

O Android 12 também vai avisar sempre que um aplicativo estiver usando o microfone ou as câmeras do seu smartphone. Neste caso, será exibido um pequeno ícone com os símbolos de uma câmera e microfone, e você também pode impedir esse acesso a hora que desejar.

GIF: Google

Por fim, o sistema ganhará um recurso chamado Private Compute Core, um mecanismo baseado em inteligência artificial que dispensa o uso de servidores na nuvem para processar determinadas atividades, priorizando essa ação localmente no dispositivo.

Android 12 Beta e lançamento da versão final

O Google liberou já nesta terça-feira (18) o primeiro beta do Android 12. O download está disponível para os smartphones da linha Pixel, além de de celulares de outras fabricantes — Realme a Sharp devem divulgar aparelhos compatíveis nas próximas semanas. São eles:

  • Asus Zenfone 8 (ZS590KS)
  • Google Pixel 3, 3 XL, 3a, 3a XL, 4, 4 XL, 4a, 4a (5G), 5
  • Nokia X20
  • OnePlus 9 e 9 Pro
  • Oppo Find X3 Pro (CPH2173)
  • TCL 20 Pro 5G
  • Tecno Camon 17
  • Vivo iQOO 7 Legend
  • Xiaomi Mi 11, Mi 11 Ultra, Mi 11i e Mi 11X Pro
  • ZTE Axon 30 Ultra 5G (China)

Segundo o Google, a versão final do Android 12 será lançada no terceiro trimestre de 2021.

The post As novidades do Android 12, que entra em fase beta nesta terça (18) appeared first on Gizmodo Brasil.

Trabalhar demais mata, indica pesquisa da Organização Mundial da Saúde

Posted: 18 May 2021 02:28 PM PDT

Mulher em frente ao computador

Workaholics, tomem cuidado! O excesso de trabalho pode acarretar em uma morte precoce. É o que indica uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho das Nações Unidas. O estudo, que se baseou em dados de quase 200 países, estima que 745 mil pessoas morreram em 2016 com doenças cardíacas e derrame cerebral associadas a longas horas de trabalho.

No mesmo ano, cerca de meio bilhão de pessoas em todo mundo trabalharam mais do que deveriam, de acordo com o relatório publicado na revista científica Environment International, na última segunda-feira (17). A nova descoberta é considerada a primeira pesquisa que tenta estimar globalmente o dano e mortes relacionadas a excesso de trabalho.

Os especialistas estimam que cerca de 488 milhões de pessoas, ou 9% dos trabalhadores em todo o mundo, trabalharam mais de 55 horas por semana em 2016. Os pesquisadores também concluíram que as longas horas podem ser o maior fator de risco ocupacional que os trabalhadores enfrentam, com as mortes relacionadas ao trabalho sendo responsáveis ​​por 3,7% e 6,9% das mortes devido a doenças cardíacas e derrame, respectivamente.

O arquivo também mediu o impacto a longo prazo. Segundo o texto, a maioria dessas mortes envolveu pessoas com idades entre 60 e 79 anos, que trabalharam regularmente longas horas anos ou décadas antes. Outro agravante é o Home Office em decorrência da pandemia, explica o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesu. "O teletrabalho se tornou a norma em muitas indústrias, muitas vezes confundindo as fronteiras entre casa e trabalho". Ele ainda destaca que "muitas empresas foram forçadas a reduzir o quadro de funcionários, e consequentemente as pessoas que ficaram acabam trabalhando mais", completa.

É evidente que a longa jornada de trabalho e pouco cuidado com a saúde ocasionará alguns problemas, especialmente doenças cardiovasculares. Isso porque o nível de estresse gerado afeta o corpo, o sistema cardiovascular e tem impacto no comportamento diário como não dormir suficiente, não fazer exercícios e ou manter uma rotina saudável.

"Trabalhar 55 horas ou mais por semana é um sério risco à saúde", alerta Maria Neira, diretora do Departamento de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Saúde da OMS. "É hora de todos nós, governos, empregadores e funcionários acordarmos para o fato de que longas horas de trabalho podem levar à morte prematura", disse em comunicado divulgado pela agência.

Os efeitos do excesso de trabalho na saúde só pioraram com o tempo. Entre 2000 e 2016, os autores da pesquisa estimaram que as mortes por doenças cardíacas relacionadas com longas horas de trabalho aumentaram 42%, enquanto as mortes por acidente vascular cerebral aumentaram 19%. Entretanto, Ghebreyesu alerta: "nenhum trabalho vale o risco de acidente vascular cerebral ou doença cardíaca. Governos, empregadores e trabalhadores precisam trabalhar juntos para chegar a um acordo sobre limites para proteger a saúde dos trabalhadores", finaliza.

 

The post Trabalhar demais mata, indica pesquisa da Organização Mundial da Saúde appeared first on Gizmodo Brasil.

Sonhos estranhos podem estar nos treinando para o cotidiano, afirma nova teoria

Posted: 18 May 2021 02:18 PM PDT

Sonhos estranhos podem parecer sem propósito. No entanto, um novo artigo, publicado na revista científica Patterns, afirma que eles nos ajudam a processar as experiências que acontecem durante o dia a dia, melhorando nossa capacidade de adaptação às situações. "A vida é entediante às vezes", disse o autor Erik Hoel, da Tufts University, em um comunicado. "Os sonhos existem para impedir que você se acomode ao modelo do mundo.”

A nova teoria é uma das inúmeras tentativas de explicar o propósito de sonhar. E esse é um campo repleto de todos os tipos de hipóteses, incluindo sonhos como realização de desejos, um efeito colateral de pulsos neurais, um processo para ajudar na consolidação de memórias de longo prazo, simulação de ameaças, entre outros. Porém, a pesquisa de Hoel é única por se basear na inteligência artificial, usando redes neurais como algo semelhante aos cérebros biológicos.

Hoel teve a ideia enquanto considerava a maneira como os computadores aprendem. Uma rede neural artificial é alimentada com um conjunto de dados para treinamento, mas surge um problema quando ela se torna muito familiarizada com os dados. O mundo da IA ​​torna-se muito pequeno, pois assume que o conjunto de dados é uma representação completa e verdadeira do mundo real. Esse problema é conhecido como "overfitting" e "leva a falhas na generalização e, portanto, no desempenho em novos conjuntos de dados", de acordo com o artigo.

"Durante o treinamento, redes neurais artificiais estão sendo adaptadas aos dados", explicou Hoel por e-mail. "Se a rede faz distinção entre cães e gatos, por exemplo, ela pode se fixar em alguns aspectos dos gatos que são específicos para as 100 imagens que compõem os dados." Por exemplo, as fotos do gato podem ter sido tiradas durante o dia, enquanto as fotos do cachorro foram tiradas à noite.

"Adicionando ruído às imagens, ou apagando partes delas, você melhora a generalização para conjuntos de dados novos e inovadores, como imagens que contêm dia e noite", disse ele. "Estou dizendo que o cérebro provavelmente enfrenta esse problema de aprendizado muito bem, e os sonhos nos ajudam a nos expor aos estímulos totalmente diferentes do que precisamos para evitar que fiquemos fixados em aspectos inconsequentes de nossas vidas". Ou, como Hoel escreve em seu estudo, “é a própria estranheza dos sonhos em sua divergência do cotidiano que lhes confere uma função biológica”. E ao "alucinar", nossos cérebros podem escapar de generalizações, resultando em melhor desempenho nas tarefas.

Por exemplo, digamos que você esteja aprendendo um novo jogo, como um simulador de corrida. É possível que seu desempenho chegue ao nível mais alto em algum momento, mas devido a um sonho que proporcionou algumas perspectivas únicas sobre o desafio, seu desempenho conseguirá melhorar no dia seguinte. Pelo menos, de acordo com essa linha de pensamento. Isso poderia explicar por que sonhamos com tarefas que realizamos durante o dia. É nosso cérebro tentando pensar fora da caixa e nos preparar para quando elas se tornarem menos familiares.

Deirdre Barrett, pesquisadora de sonhos da Universidade de Harvard e autora de Pandemic Dreams, disse que a nova teoria "parece conveniente para os sonhos mais bizarros, mas não para os sonhos banais, realistas ou repetitivos", escreveu por e-mail. Curiosamente, Barrett acredita que há uma falácia básica na busca por identificar uma "função" para os sonhos. "Nunca perguntaríamos: ‘Qual é a função do pensamento?’ ou pelo menos nunca esperaríamos uma resposta de uma frase. É para tudo", explicou ela. "Suspeito que a razão de não haver consenso sobre a função dos sonhos é que eles também realizam um grande número de tarefas psicológicas e biológicas".

Assine a newsletter do Gizmodo

"Na minha opinião, a teoria não é totalmente plausível", disse Antti Revonsuo, professor de neurociência cognitiva na Universidade de Skövde, na Suécia, e na Universidade de Turku, na Finlândia. "Ela afirma levar ‘a fenomenologia do sonho’ a sério, mas então apresenta uma ideia um tanto enganosa de como a pesquisa dos sonhos se mostrou como fenomenologia."

Revonsuo disse que várias afirmações na pesquisa “não são inteiramente apoiadas por estudos dos sonhos” e que a teoria “considera apenas algumas evidências altamente seletivas”. Algumas evidências, como os efeitos de videogames repetitivos sobre os sonhos (como jogar Tetris), não são aplicáveis aos sonhos profundos", disse ele. Ele acrescentou: “Acho problemático que a teoria pareça ser baseada em generalizações um tanto imprecisas sobre a fenomenologia dos sonhos, ao invés de revisar e resumir as evidências relevantes das pesquisas dos sonhos.” O professor descreveu a teoria como “nova e interessante” e ele espera que gere algumas “previsões específicas e testáveis ​​em diferentes circunstâncias e condições”. Mas em sua forma atual, ele disse que “a teoria ainda é muito geral, bastante especulativa e difícil de testar empiricamente”.

Hoel explica que sua nova teoria pode ser testada, mas “dadas as técnicas atuais de neuroimagem e a necessidade das pessoas relatarem seus sonhos,” encontrar evidências de apoio ou contraditórias para teorias é realmente muito difícil. ” Trabalhos futuros serão necessários para "testar a hipótese, tanto em modelos animais quanto em humanos", disse ele. A esperança do cientista é que sua hipótese levará os pesquisadores a “levar os sonhos a sério como tendo uma função em si mesmos”, e não algum “epifenômeno que ocorre durante algum outro processo”.

The post Sonhos estranhos podem estar nos treinando para o cotidiano, afirma nova teoria appeared first on Gizmodo Brasil.

GTA V finalmente chegará a consoles de nova geração

Posted: 18 May 2021 02:01 PM PDT

GTA V

A espera pelo Grand Theft Auto V para os consoles de última geração está chegando ao fim. A versão do game para PS5 e Xbox Series X | S será lançada em 11 de novembro.

Além do GTA V, a Rockstar também anunciou que Red Dead Online receberá novas atualizações para o modo online nos consoles de última geração.

Novos recursos

Além de estrear em versões do PS5 e Xbox Series, o GTA V terá novos recursos e experiências para os jogadores.

Oito novas Corridas Acrobáticas serão adicionadas às manobras em série no dia 27 de maio. Na sequência, os fãs do modo futurístico ganharão sete novas arenas onde poderão aniquilar seus adversários usando os rastros de luz explosivos de suas motos Shotaro.

Ainda entre as atualizações do GTA, o modo Sobrevivência será expandido para novos locais em Los Santos e Blaine County.

Assine a newsletter do Gizmodo

Red Dead Online

Na próxima semana, o Red Dead Online trará oito novas corridas em locais espalhados por todos os cinco estados. A atualização também vai trazer novas corridas abertas e fechadas com alvos. Elas estarão disponíveis em 25 de maio, na versão online.

The post GTA V finalmente chegará a consoles de nova geração appeared first on Gizmodo Brasil.

Mamíferos podem respirar pelo intestino, ao menos em situações de emergência, diz estudo

Posted: 18 May 2021 01:55 PM PDT

Os porcos conseguiram respirar pelo intestino quando receberam uma injeção retal de substância química oxigenada como parte de um novo estudo

Já se sabe que alguns peixes e pepinos-do-mar, quando pressionados, usam o intestino grosso para obter mais oxigênio do ambiente. O curioso é que, de acordo com estudos de pesquisadores japoneses da Universidade de Kyoto, os mamíferos também são capazes de usar o órgão e respirar pela cavidade retal, pelo menos quando a ciência dá um empurrãozinho.

A pesquisa da equipe foi publicada na revista Med e é empolgante porque os tratamentos prolongam a sobrevivência dos animais em situações de hipóxia, quando não há oxigênio suficiente nos tecidos do corpo. Os testes foram feitos em roedores e porcos que passaram por um sistema de Ventilação Enteral de oxigênio desenvolvido para ser inserido no ânus (EVA).

Os roedores que estavam expostos em um ambiente sem receberem o procedimento de oxigenação suplementar, morreram após cerca de 11 minutos. Já 75% dos ratos que receberam o tratamento, sobreviveram por quase uma hora nas mesmas condições letais.

Os camundongos receberam os métodos de fornecimento de oxigênio em forma líquida e gasosa, enquanto os ratos e porcos receberam apenas o tratamento líquido. Embora o resultado tenha sido promissor, a ventilação de oxigênio gasoso exigia abrasão do revestimento intestinal dos animais para que o oxigênio pudesse entrar na corrente sanguínea.

Por causa desse elemento abrasivo, os pesquisadores não esperam que a ventilação a gás seja clinicamente viável em humanos. Para superar essa limitação, eles sugerem um perfluorquímico oxigenado, substância na qual os átomos de hidrogênio são substituídos por flúor, que é seguro em humanos e pode, da mesma forma, transportar oxigênio para a corrente sanguínea.

Apesar de uma experiência perturbadora, a pesquisa é uma aposta dos cientistas para encontrar novas maneiras de salvar a vida de pessoas cujos pulmões estão falhando.

"O suporte respiratório artificial desempenha um papel vital no tratamento clínico da insuficiência respiratória devido a doenças graves, como pneumonia ou síndrome da dificuldade respiratória aguda", disse Takanori Takebe, pesquisador principal do estudo em comunicado à imprensa. "Embora os efeitos colaterais e a segurança precisem ser avaliados minuciosamente em humanos, nossa abordagem pode oferecer uma nova forma para tratar pacientes com quadros graves de insuficiência respiratória", completa.

Assine a newsletter do Gizmodo

Os cientistas notaram a escassez de ventiladores para os pacientes Covid-19 nos dias mais complicados da pandemia, que continua no Brasil, na Índia e em outros lugares. Um modo alternativo de fornecer oxigênio a pacientes em estado crítico pode salvar vidas se der aos médicos tempo suficiente para tratar a insuficiência respiratória de uma pessoa.

"Muitas intervenções que são usadas atualmente em cuidados intensivos (e salvam vidas) podem ser vistas como mais invasivas do que a EVA”, disse Caleb Kelly, especialista da Escola de Medicina de Yale em um e-mail para o Gizmodo. "Sou simultaneamente cético e otimista. O EVA precisa de mais estudos para determinar se será eficaz e seguro, mas o conceito é empolgante ".

The post Mamíferos podem respirar pelo intestino, ao menos em situações de emergência, diz estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Empresas de petróleo estão culpando os consumidores pelas mudanças climáticas

Posted: 18 May 2021 01:37 PM PDT

Nas últimas décadas, as empresas de petróleo se afastaram do discurso de negação das mudanças climáticas. No entanto, ainda não assumem a culpa. Um novo estudo dos pesquisadores de Harvard Geoffrey Supran e Naomi Oreskes conclui que a linguagem de comunicação dessas empresas faz parecer que o problema do clima é nossa culpa, não delas.

Os autores, que publicaram seu trabalho na revista científica One Earth, usaram o aprendizado de máquina para analisar 212 documentos públicos e internos da petrolífera Exxon entre 1972 e 2019, incluindo todos os memorandos internos da empresa disponíveis ao público, anúncios publicitários pelos quais a empresa pagou no New York Times e todos dos principais relatórios de mudança climática da empresa. 

Como resultado, os cientistas descobriram diferenças na comunicação interna e pública. Em discussões privadas, por exemplo, a Exxon não hesita em usar termos como “combustíveis fósseis” e “emissões de combustível fóssil”. Porém, em público, a abordagem é completamente diferente: a comunicação sugere que as escolhas individuais são o problema e omitem informações sobre quais produtos criam essa poluição.

A empresa também foca publicamente na necessidade de aumentar a "eficiência energética" como uma solução — se autopromovendo. Os autores chamam essa narrativa de "salvador de combustível fóssil" combinado com "otimismo tecnológico", que evita qualquer discussão sobre o fim da extração de combustível fóssil. "Há uma grande assimetria na forma como o problema e suas soluções são representados", disse Supran. "A função disso é promover a empresa como como solucionadora de um problema que aparentemente nós, os consumidores, causamos."

Em um cenário mais amplo, os gigantes da energia, incluindo a Exxon, estão enfrentando diversos processos judiciais que alegam que eles divulgaram informações incorretas ao público. Ativistas e advogados em todo o mundo também estão lutando para proibir a publicidade de combustíveis fósseis, ou pelo menos fazer com que ela venha com avisos sobre os perigos de seus produtos. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Como resposta ao estudo, a Exxon afirmou que a coautora de Supran tem um relacionamento com um escritório de advocacia que está entrando com ações judiciais sobre o clima. Por email, os autores disseram que "Sher Edling não desempenhou nenhum papel no artigo publicado, nem em qualquer outro trabalho acadêmico que fizeram". A Exxon também divulgou um comunicado dizendo que "está trabalhando para reduzir as emissões da empresa e ajudando os clientes a reduzir suas emissões enquanto trabalha em novas tecnologias de baixa emissão e políticas eficazes".

"A ExxonMobil agora está enganando o público sobre sua história de enganar o público", disseram os pesquisadores.

The post Empresas de petróleo estão culpando os consumidores pelas mudanças climáticas appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung e Google vão unificar sistemas Tizen e Wear OS em smartwatches

Posted: 18 May 2021 01:16 PM PDT

Galaxy Watch 3 manteve painel rotativo de modelos anteriores. Crédito: Sam Rutherford/Gizmodo

Eram muitos os rumores de que a Samsung abandonaria deve vez o Tizen nos smartwatches. E os boatos são mesmo reais: nesta terça-feira (18), o Google confirmou durante o evento Google I/O que está unificando a plataforma da companhia sul-coreana com o Wear OS. O "novo” sistema, que continuará se chamando Wear OS, é uma parceria das duas empresas.

De acordo com o Google, o software unificado será 30% mais rápido na abertura de apps e tem bateria de longa duração usando núcleos de menor energia. Isso deve permitir recursos mais avançados, como monitoramento contínuo da frequência cardíaca e rastreamento do sono. É verdade que essas funções já existem em outros relógios inteligentes, mas será a primeira vez que tais recursos mais básicos estarão presentes na nova versão do Wear OS.

GIF: Google

O sistema também vai trazer atualizações para todos os serviços do Google. O Maps, por exemplo, poderá ser usado sem precisar de um celular por perto, e o YouTube Music ganhará um app dedicado para relógios equipados com a plataforma. Além dos próprios aplicativos do Google, serviços como Strava, Adidas Running, Spotify e Bitmoji também foram citados como exemplos de apps que foram reconstruídos na nova plataforma.

A Samsung não foi a única parceria anunciada pelo Google. Lembra da Fitbit, que a gigante das buscas comprou no início de 2021? Os dispositivos da marca também vão migrar para o novo Wear OS. Inclusive, o CEO da Fitbit, James Park, deu a entender que a companhia vai apresentar uma nova linha de smartwatches premium baseados no sistema recém-anunciado.

Fato é que a unificação do Tizen com o antigo Wear OS sinaliza uma grande mudança no cenário dos vestíveis e coloca o Google de volta ao jogo. Embora tenha sido uma das primeiras empresas a promover essa categoria de produto, a empresa foi engolida por outras fabricantes nos últimos anos. Quem sabe agora as coisas mudem?

Já para a Samsung, lançar um sistema operacional próprio para smartwatches teve seus prós e contras. Por um lado, o Tizen — que chegou pela primeira veze em 2014 — não passou pela mesma ausência de recursos de saúde que atingiu o Wear OS. No entanto, a Samsung nunca foi capaz de construir uma loja de aplicativos de terceiros que fosse tão expansiva quanto a Play Store.

Assine a newsletter do Gizmodo

Para fãs do Tizen que possam ficar chateados, pensem pelo lado bom: uma plataforma unificada vai tornar mais fácil para os desenvolvedores criar aplicativos para Android. Isso poderia revigorar o ecossistema de vestíveis baseado na plataforma, e talvez comecemos a ver outras marcas além da Fossil lançarem produtos equipados com Wear OS.

A Samsung já confirmou que o próximo Galaxy Watch virá equipado com o novo sistema operacional unificado. Dispositivos atuais da companhia não devem ser atualizados para o novo Wear OS, mas a empresa confirmou à revista Wired que os usuários poderão exportar seus dados de aparelhos antigos para os novos relógios da marca.

The post Samsung e Google vão unificar sistemas Tizen e Wear OS em smartwatches appeared first on Gizmodo Brasil.

WB Games pode ‘rachar’ em acordo bilionário entre Warner e Discovery

Posted: 18 May 2021 12:56 PM PDT

A Warner Bros. Games, o braço de jogos da Warner Bros. Media, pode sofrer uma divisão estrutural na negociação da empresa com a Discovery. O braço é composto por 11 estúdios, que ficariam divididos entre AT&T e a nova, resultante da fusão com a Discovery — anunciada na última segunda-feira (17).

A informação foi relatada por Julia Alexander, jornalista da IGN, especialista em games, e confirmada por um porta-voz da empresa ao site Axios. Segundo Alexander, o acordo incluiu alguns dos jogos da Warner Bros. Interactive/Warner Bros., mas não todos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Entre os 11 estúdios da Warner Bros, Games, estão Rocksteady Games (trilogia Arkham), WB Montreal (Gotham Knights), TT Games (jogos LEGO), Monolith Productions (Terra-Média Sombras de Mordor) e NetherRealm Studios (Mortal Kombat)

Desde o anúncio de ontem, as empresas não divulgaram novas informações. Entretanto, é quase certo que, fora os jogos, o restante das produções serão organizadas, pelas duas empresas.

The post WB Games pode ‘rachar’ em acordo bilionário entre Warner e Discovery appeared first on Gizmodo Brasil.

Google Fotos vai permitir esconder imagens e Maps terá mais detalhes de estabelecimentos

Posted: 18 May 2021 12:42 PM PDT

Imagem: Sam Rutherford/Gizmodo

Durante a Google I/O 2021, nesta terça-feira (18), o Google anunciou uma série de novidades para o Fotos e Maps. O aplicativo de imagens vai ganhar funções para proteger imagens que você não quer que outras pessoas vejam. O Maps, por sua vez, passará a exibir informações mais completas sobre restaurantes, bares e outros estabelecimentos, além de ganhar melhorias na função de realidade aumentada.

Google Fotos

Uma das novas funções do app Fotos é a Locked Folder (Pasta Segura, na tradução livre). O nome é autoexplicativo: qualquer conteúdo que for inserido nesse diretório só poderá ser acessado mediante uma senha ou biometria (dependendo do modelo de smartphone). Além de concentrar essas imagens e vídeos em um só lugar, elas não ficarão visíveis na grade principal do aplicativo.

Outro futuro recurso do Fotos — esse eu confesso ser um tanto bizarro — é que a ferramenta será capaz de gerar animações de fotografias estáticas. A plataforma vai checar na sua galeria caso você tenha duas ou mais fotos que sejam parecidas. Depois, usando inteligência artificial, o aplicativo combina essas figuras para criar a animação. Os "movimentos” são gerados pela IA do Google, que então aplica esse efeito animado entre uma foto e outra.

Inteligência artificial poderá gerar animações no app Fotos. Imagem: Google

De acordo com a empresa, ambas as funções serão lançadas para Android e iOS. No entanto, a Locked Folder chegará primeiro aos dispositivos da linha Pixel.

Assine a newsletter do Gizmodo

Google Maps

O recurso Live View, que permite visualizar o interior de prédios (shoppings, aeroportos, estações de metrô) usando realidade aumentada, será integrado diretamente no Maps. Mais do que isso: a função agora traz informações bem mais completas sobre o local pesquisado, incluindo fotos, imagens e análises de pessoas que visitaram a área, se o ambiente está muito lotado, entre outros dados.

O Maps também vai dar preferência para comércios de acordo com o período do dia que você estiver acessando o serviço. Supondo que você abra o aplicativo pela manhã, ao fazer uma busca, a plataforma mostrará possíveis locais que sejam do seu interesse, como uma padaria ou algum lugar em que você possa tomar café da manhã. Se estiver dirigindo, o Maps também vai avisar com maior precisão sobre eventos adversos no trajeto.

O Street View é outro que passará por algumas reformulações — e todas muito bem-vindas, diga-se de passagem. Até o final deste ano, em pelo menos 50 cidades, entre elas São Paulo, os mapas vão mostrar muito mais detalhes nas pesquisas, além de indicar direções mais precisas sobre os trajetos. Por exemplo, se você estiver andando a pé, o cursor vai te conduzir por entre faixas de pedestres, e não simplesmente mostrar o percurso sem levar em conta tais elementos.

É assim que o Maps vai direcionar melhor os trajetos caso você esteja a pé. GIF: Google

O Google diz que lançará mais de 100 melhorias de inteligência artificial para o Maps durante 2021.

The post Google Fotos vai permitir esconder imagens e Maps terá mais detalhes de estabelecimentos appeared first on Gizmodo Brasil.

Google Workspace vai permitir iniciar videochamadas do Meet diretamente pelo Docs

Posted: 18 May 2021 12:11 PM PDT

G Suite agora é Google Workspace. Imagem: Google

O Google deu início para mais uma edição da Google I/O, conferência para desenvolvedores que pelo segundo ano consecutivo está sendo feita totalmente online devido à pandemia de Covid-19. E o primeiro grande anúncio do evento traz novidades para os aplicativos do Workspace, que estão ainda mais integrados graças ao Smart Canvas, uma iniciativa que visa promover experiências colaborativas.

As novidades estarão disponíveis ao longo dos próximos meses, e o foco é mesmo na interação entre as ferramentas de trabalho do Workspace. Você, por exemplo, pode iniciar uma chamada de vídeo no Meet diretamente pela tela do Google Docs, sem precisar abrir o app de vídeo especificamente. Durante videochamadas, também é possível compartilhar ou editar documentos com apenas um botão, sem ter de sair da janela atual.

Essa função de usar o Meet diretamente por outros apps do Workspace funcionará também com o Google Sheets e Google Slides. Inclusive, o Sheets e o Planilhas contarão com uma linha do tempo para visualizar melhor os principais tópicos de um projeto.

O Meets poderá ser acessado pelo Docs, sem precisar abrir o app de vídeo. Imagem: Google

Além disso, o Meets ganhará um recurso de tradução simultânea de legendas. Inicialmente, a funcionalidade poderá interpretar e traduzir inglês para espanhol, português, francês e alemão. Mais idiomas serão adicionados futuramente. Há ainda um novo sistema de correção automática de textos que agora emite avisos casos você utilize palavras ou sentenças consideradas ofensivas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Também está mais fácil conhecer os integrantes de um determinado projeto. Ao pesquisar por algum nome no Docs usando o "@", a plataforma exibe um cartão incluindo informações como cargo, localização e contato daquela pessoa. Assim, fica mais simples de saber quem faz o quê. Pelo Docs, você ainda pode atribuir funções a membros da empresa, tudo isso com pouquíssimos cliques, além da possibilidade de reagir aos documentos usando comentários escritos ou emojis.

Ainda não há previsão de quando as novidades do Workspace serão disponibilizadas no Brasil.

The post Google Workspace vai permitir iniciar videochamadas do Meet diretamente pelo Docs appeared first on Gizmodo Brasil.

Google anuncia linguagem neural que promete assistentes de voz com falas mais naturais

Posted: 18 May 2021 12:08 PM PDT

Os investimentos do Google em linguagem neural são altos. E nesta terça-feira (18), a companhia anunciou mais novidades durante a conferência Google I/O, entre elas um modelo experimental chamado LaMDA (Language Model for Dialogue Applications, ou "Modelo de Linguagem para Aplicações de Diálogo”, na tradução livre). Segundo a empresa, a tecnologia proporciona aos assistentes de voz falas mais naturais e interativas.

Baseado em inteligência artificial, o LaMDA vai permitir que a maneira como os assistentes de voz conversam com os usuários seja ainda mais parecida com a fala humana. Sundar Pichai, CEO do Google, diz que a tecnologia, como tem se mostrado até agora, "pode conduzir uma conversa sobre qualquer tópico". No entanto, como ainda está no estágio inicial de desenvolvimento, não é capaz de entregar resultados extremamente precisos.

E quando ele diz "sobre qualquer tópico", parece mesmo qualquer tipo de assunto. Para demonstrar as habilidades da tecnologia, a companhia exibiu dois exemplos. Em um deles, durante a conversa com um usuário, o LaMDA respondeu a questões como se fosse o planeta-anão Plutão, dando dicas caso alguém algum dia consiga ir até lá. No bate-papo, a linguagem neural do programa ainda forneceu fatos reais para dar mais veracidade à conversa, incluindo informações da sonda New Horizons, que passou por Plutão em julho de 2015.

O segundo exemplo foi o LaMDA se assumindo como um avião de papel. Nesse cenário, a inteligência artificial forneceu algumas sugestões de como voar mais longe e o que um avião de papel precisa para ser bom. A resposta foi que "o papel precisa ser bem rígido”. Então tá, né?

A linguagem neural LaMDA foi capaz de se passar pelo planeta-anão Plutão e fornecer respostas naturais. Imagem: Google

De acordo com Pichai, por enquanto, o LaMDA só entende texto. A ideia é que as próximas atualizações da tecnologia incluam a possibilidade de compreender imagens, áudio e "conceitos” — no caso, interações mais naturais. O CEO do Google também garantiu que a linguagem não seguirá modelos pré-definidos, como acontece hoje com os assistentes de voz, mas aprender com os usuários para nunca fornecer as mesmas respostas.

Pichai reforçou mais de uma vez que o LaMDA ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas que o pouco que ele consegue fazer já impressionou toda a equipe do Google. Ao que tudo indica, a novidade parece ser um evolução ou algo que será incorporado ao Duplex, um recurso do Google Assistente que simula a voz humana em chamadas de voz.

Assine a newsletter do Gizmodo

Google anuncia investimentos em computação quântica

Para mostrar seu comprometimento na criação de novas tecnologias de inteligência artificial, o Google também revelou um campus dedicado a estudos e desenvolvimentos em computação quântica. A instalação fica em Santa Bárbara, na Califórnia, e será responsável não apenas pela concepção de projetos, mas pela sua fabricação. A empresa também espera que o edifício ajude a reduzir os erros comuns de máquinas tradicionais e, para isso, deve construir 1 milhão de qubits (bits quânticos) físicos.

The post Google anuncia linguagem neural que promete assistentes de voz com falas mais naturais appeared first on Gizmodo Brasil.

Só agora Ministério da Saúde considera contraindicar uso de cloroquina para Covid-19

Posted: 18 May 2021 10:58 AM PDT

Kid Covid-19

Há mais de um ano enfrentando a pandemia da Covid-19 e durante a segunda semana de CPI qu discute a resposta do Brasil à pandemia, pela primeira vez o governo brasileiro considera contraindicar o uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus, como a invermectina e a hidroxicloroquina.

Para isso, o Ministério da Saúde elaborou um documento junto com especialistas convocados. Nele, o órgão sugere a revisão de novas abordagens no tratamento da Sars-CoV-2. Dentre os medicamentos, as drogas defendidas abertamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina e outros, deixariam de ser usadas no tratamento de pacientes internados com Covid-19.

O texto foi apresentado na semana passada à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e recebeu parecer favorável. Agora ele está disponível no site da comissão, aberto para consulta pública e disponível até o dia 27 de maio, quinta-feira. Qualquer pessoa pode fazer a sua contribuição, seja por opinião ou compartilhando uma experiência.

As "Diretrizes Brasileiras para Tratamento Hospitalar do Paciente com Covid-19", como são chamadas, indicam que "alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina e cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimab não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, recomenda documento.

O debate sobre a inexistência de um protocolo único foi levantado em março deste ano pela médica Ludhmilla Hajjar, que recusou o cargo de ministra da Saúde, ao defender que a função do Ministério da Saúde é orientar os médicos sobre a melhor forma de tratar pacientes com coronavírus. Até o momento, o Ministério da Saúde tinha um documento com “orientações” sobre uso de cloroquina e outros medicamentos, elaborado ainda quando o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello fazia parte da pasta. Esse primeiro documento, porém, não tinha passado pela Conitec e era alvo de críticas por conta da falta de estudos que comprovem a eficácia.

Se o parecer for aprovado, de acordo com a Conitec, o relatório com as recomendações, será encaminhado para subsidiar a decisão do Ministério da Saúde acerca do tema.

[G1]

The post Só agora Ministério da Saúde considera contraindicar uso de cloroquina para Covid-19 appeared first on Gizmodo Brasil.

“Conan Exiles” e “Knockout City ” chegam ao Xbox Game Pass; veja lista completa

Posted: 18 May 2021 10:05 AM PDT

Xbox Series X Review. Imagem: Caio Carvalho (Gizmodo Brasil)

A Xbox anunciou hoje uma lista recheada de games disponíveis para download, mas apenas para usuários do Xbox Game Pass.

O serviço da Microsoft consiste em uma assinatura mensal que disponibiliza uma série de jogos para os assinantes. Até o final de maio, serão disponibilizados dez jogos.

20/05

“Secret Neighbor”

Disponível para: PC

Trata-se de um jogo de terror multiplayer cheio de suspense onde um grupo de crianças tenta resgatar seu amigo do porão assustador do vizinho – o único problema é que uma das crianças é o vizinho disfarçado.

“The Wild at Heart”

Disponível para: Console e PC

“The Wild at Heart” é uma história extravagante centrada em torno de duas crianças que escapam para uma terra fantástica cheia de criaturas mágicas para fazer amizade e uma estranha ordem de guardiões que se perderam. Explore um mundo lindo e feito à mão, cheio de quebra-cabeças charmosos e segredos profundos. Bem-vindo ao Deep Woods.

21/05

“Knockout City”

Disponível para: Console e PC

Forme uma equipe e se esquive em “Knockout City”, onde épicos jogadores de queimada acertam o placar em partidas multiplayer baseadas em equipes. Jogue, pegue, passe, desvie e ataque seu caminho para o domínio da queimada!

“The Catch: Carp & Coarse Fishing”

Disponível para: Console e PC

Com 35 espécies para caçar, você terá que elaborar sua estratégia e tática para pegar todos os peixões. Para ter sucesso, você precisará escolher seu local de pesca, com base na hora do dia, condições climáticas e equipamentos perfeitos, antes de lançar-se para a batalha e capturar essas criaturas evasivas.

Assine a newsletter do Gizmodo

25/05

“Maneater”

Disponível para: Console e PC

“Maneater” é um RPG de ação para um jogador, ambientado nas águas implacáveis da Costa do Golfo. Lute para sobreviver em mar aberto, pântanos e rios com o perigo à espreita em cada profundidade. Suas únicas ferramentas são sua inteligência, suas mandíbulas e uma habilidade fantástica de evoluir enquanto você se alimenta.

27/05

“Conan Exiles”

Disponível para: Console (Otimizado para Séries X|S)

Sozinho e nu em uma terra hostil, sua primeira tarefa é simplesmente sobreviver. Então você deve construir uma fortaleza e reunir seus aliados. E a partir daí, você pode começar a dominar seus inimigos. “Conan Exiles” é um jogo de sobrevivência para um e vários jogadores, ambientado em uma enorme sandbox de mundo aberto com feras míticas, masmorras perigosas e a liberdade de jogar como você quiser.

“MechWarrior 5: Mercenaries”

Disponível para: Console

Bem-vindo ao ano de 3015! É uma hora terrível para se estar vivo. A humanidade colonizou milhares de sistemas estelares, a guerra está em toda parte e os campos de batalha do futuro são dominados por máquinas gigantescas conhecidas como BattleMechs. É um trabalho perigoso para os pilotos de elite dessas monstruosidades de metal, mas é por isso que um MechWarrior sedento de poder como você veio aqui, certo? Se você está procurando explodir, destruir, pisar – e lucrar – venha conosco!

“Slime Rancher”

Disponível para: PC

“Slime Rancher” conta a história de Beatrix LeBeau, uma jovem rancheira corajosa que parte para uma vida a mil anos-luz de distância da Terra em 'Far, Far Range', onde ela tenta ganhar a vida lutando com slimes. Com uma atitude confiante, muita coragem e seu confiável vacpack, Beatrix tenta fazer uma reivindicação, acumular uma fortuna e evitar o perigo contínuo que surge da avalanche ondulante e agitada de slimes em cada esquina!

“Solasta: Crown of the Magister”

Disponível para: PC

Descubra o mundo destruído de Solasta. Explore ruínas e masmorras em busca de tesouros lendários, aprenda a verdade sobre um cataclismo milenar e impeça que aconteça novamente. Personalize seu esquadrão de acordo com sua estratégia preferida e maximize as habilidades de seu grupo na tradição clássica do RPG de mesa. A escolha é sua.

“SpellForce 3: Soul Harvest”

Disponível para: PC

Deixe sua marca no mundo caótico de Nortander em “SpellForce 3: Soul Harvest”. Explore e prospere, construa e lidere exércitos, desenvolva seu personagem e defenda o trono nesta história de renegados e rebelião.

The post “Conan Exiles” e “Knockout City ” chegam ao Xbox Game Pass; veja lista completa appeared first on Gizmodo Brasil.

Amazon estuda oferta de R$ 47 bilhões por MGM, estúdio de ‘007’ e ‘O Hobbit’

Posted: 18 May 2021 09:05 AM PDT

Foto: John MacDougall/AFP (Getty Images).

A Amazon planeja expandir seus negócios no entretenimento e para isso deve oferecer 9 bilhões de dólares (R$ 47 bilhões) pela Metro-Goldwyn-Mayer. A informação foi reportada pelo The New York Times, The Financial Times e The Information.

A MGM é o estúdio responsável pelas franquias de 007, o Hobbit e outros sucessos de bilheteria. Você deve se lembrar dela pela vinheta do leão rugindo.

De acordo com as publicações, as negociações estão sendo feitas pelo vice-presidente do Prime Video e Amazon Studios, Mike Hopkins. Ele conversa diretamente com o CEO da MGM, Kevin Ulrich, segundo a revista Veriety.

Atualmente, a Amazon possui mais de 200 milhões de assinantes no Prime Video em todo o mundo. Apenas no ano passado, 175 milhões de pessoas assistiram a conteúdos na plataforma.

Jeff Bezos, entretanto, não deve parar por aí. Ele quer deixar o conteúdo do Prime mais competitivo. Especialmente agora, que a Warner Media e a Discovery vão lançar um gigante dos streamings.

Assine a newsletter do Gizmodo

O catálogo da MGM TV inclui cerca de 17 mil episódios de séries como “Vikings”, “Fargo”, “The Handmaid’s Tale”, "Teen Wolf" e outras.

A programação ao vivo conta com realities como “The Voice”, “Survivor”, “Shark Tank” e vários programas americanos de sucesso.

The post Amazon estuda oferta de R$ 47 bilhões por MGM, estúdio de ‘007’ e ‘O Hobbit’ appeared first on Gizmodo Brasil.

‘Sweet Tooth’: Netflix lança trailer de sua série de fantasia baseada em HQ da DC

Posted: 18 May 2021 07:18 AM PDT

sweet tooth

A Netflix lançou hoje um trailer recheado de detalhes da sua nova série “Sweet Tooth”, trama baseada nas histórias em quadrinhos da DC Comics e que leva o mesmo nome.

Com produção executiva de Susan Downey e Robert Downey Jr. (o Homem de Ferro), “Sweet Tooth” é um conto de fadas pós-apocalíptico que fala sobre a jornada de aventuras de um menino-cervo e um nômade solitário.

Confira o trailer legendado:

Assine a newsletter do Gizmodo

A primeira temporada de Sweet Tooth será lançada na íntegra no dia 4 de junho, na Netflix.

The post ‘Sweet Tooth’: Netflix lança trailer de sua série de fantasia baseada em HQ da DC appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário