quarta-feira, 16 de junho de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Prequel de ‘A Bela e a Fera’ focada em Gaston é confirmada pela Disney

Posted: 15 Jun 2021 06:31 PM PDT

Divulgação/Disney

Depois de assistir A Bela e a Fera de 2017, muitos provavelmente se perguntaram “o que Gaston e LeFou estavam fazendo antes de começarem a assediar Bela?”. Pois essa é a ideia da nova série prequel que chegará ao serviço Disney Plus, tendo a atriz Briana Middleton no elenco como meia-irmã de Gaston.

De acordo com um release de imprensa, a Disney aprovou uma série limitada de oito episódios que se passará anos antes dos eventos do live action. A série, que também será musical, terá Gaston (Luke Evans), LeFou (Josh Gad) e Tilly (Briana Middleton) embarcando uma grande aventura após Tilly descobrir algo “chocante” sobre o próprio passado.

Ao que indica Gary Marsh, presidente e diretor de criação da Disney Branded Television, talvez o acontecimento misterioso seja o feitiço que transformou a Fera e todos de seu castelo. Em tradução livre:

“Para todos que se perguntaram como um bruto como Gaston e um bobalhão como LeFou se tornaram amigos, ou como uma feiticeira mística colocou a maldição no príncipe que virou monstro, esta série finalmente irá sanar qualquer dúvida”

O projeto vem das mentes criativas de Josh Gad e da dupla criadora de Once Upon a Time, Edward Kitsis e Adam Horowitz. Eles bolaram o plano da prequela após a saída deles do programa Muppets Live Another Day, que seria uma abordagem mais adulta aos personagens depois de Os Muppets Conquistam Nova York, clássico de 1984.

Assine a newsletter do Gizmodo

A série, ainda sem nome, terá trilha original composta por Alan Menken, que também atua como produtor executivo no projeto. Nada foi confirmado a respeito da volta dos protagonistas do longa, Emma Watson e Dan Stevens.

A prequel entrará em produção na primavera americana (entre março e junho) de 2022, sem previsão para lançamento.

The post Prequel de ‘A Bela e a Fera’ focada em Gaston é confirmada pela Disney appeared first on Gizmodo Brasil.

Simulação mostra que aliens não precisariam de muito para dominar uma galáxia inteira[

Posted: 15 Jun 2021 05:07 PM PDT

extraterrestres

Uma simulação de computador mostra que uma civilização tecnologicamente avançada, mesmo usando naves lentas, ainda pode colonizar uma galáxia inteira em uma pequena quantidade de tempo. A descoberta apresenta um possível modelo para a migração interestelar e um senso aguçado de onde podemos encontrar inteligência alienígena.

O espaço é enorme, e é por isso que provavelmente ainda não vimos sinais de inteligência extraterrestre. Aas distâncias entre as estrelas são vastas, mas é importante lembrar que o universo também é muito, muito antigo. Na verdade, eu chegaria a dizer que, em termos de extremos, a Via Láctea é mais antiga do que enorme.

É por essa razão que tendo a descartar as distâncias como uma variável significativa ao discutir o Paradoxo de Fermi — a observação de que ainda não vimos nenhuma evidência da existência de inteligência alienígena, embora provavelmente devêssemos ver.

Uma nova pesquisa publicada na revista científica The American Astronomical Society está reforçando minha convicção. O artigo, com coautoria de Jason Wright, astrônomo e astrofísico da Penn State, e Caleb Scharf, astrobiólogo da Universidade de Columbia, mostra que mesmo as estimativas mais conservadoras da expansão civilizacional ainda podem resultar em um império galáctico.

Uma simulação produzida pela equipe mostra o processo em funcionamento, à medida que uma civilização tecnológica solitária, vivendo em uma hipotética galáxia semelhante à Via Láctea, inicia o processo de expansão. Os pontos cinza na visualização representam estrelas instáveis, as esferas magenta representam estrelas fixas e os cubos brancos são naves estelares em trânsito. Jonathan Carroll-Nellenback e Adam Frank, ambos astrônomos da Universidade de Rochester, também participaram do estudo.

Ascensão dos impérios

As coisas começam devagar na simulação, mas a taxa de propagação da civilização realmente aumenta quando o poder do crescimento exponencial entra em ação. Mas isso é apenas parte da história; a taxa de expansão é fortemente influenciada pelo aumento da densidade de estrelas próximas ao centro galáctico e por uma política paciente, em que os colonizadores esperam que as estrelas cheguem até eles, resultado da rotação da galáxia em seu eixo.

Todo o processo, no qual todo o interior da galáxia está estabelecido, leva um bilhão de anos. Parece muito tempo, mas é apenas algo entre 7% e 9% da idade total da Via Láctea.

Outro aspecto interessante do vídeo é que ele mostra uma civilização em transição do status de Kardashev II – em que aproveita o poder de sistemas estelares inteiros – para uma civilização Kardashev III desenvolvida, que aproveitou a produção de energia de toda a galáxia (mais sobre a escala Kardashev aqui).

Que uma civilização possa querer embarcar em um empreendimento tão ambicioso pode parecer impossível, mas é importante lembrar o Princípio de Inteligência de Steven J. Dick, que afirma que a "manutenção, melhoria e perpetuação do conhecimento e da inteligência é a força motriz central da evolução cultural, e na medida em que a inteligência pode ser aprimorada, ela será aprimorada", como escreveu o historiador da ciência em seu artigo de 2003,"Cultural Evolution, the Postbiological Universe and SETI." Nossa civilização continua fazendo o que é possível, e não temos razão para acreditar que esse desejo cessará tão cedo. Daí a suposição de que civilizações avançadas irão, eventualmente, procurar ocupar todos os cantos da galáxia e montar acampamento em torno de fontes de energia preciosas, as estrelas.

Meu herói pessoal, o falecido Carl Sagan, pensou ser possível que civilizações alienígenas pudessem gerar ondas de colonização, mas argumentou que levaria muito tempo para uma civilização atingir o status de Kardashev III. O novo artigo, no entanto, imagina que a transição está acontecendo muito mais rápido do que se supôs anteriormente, mesmo sob algumas suposições irracionais conservadoras.

Devagar e sempre

O ponto de partida para o novo artigo foi um modelo de expansão idealizado pela mesma equipe em 2019, no qual os cientistas mostraram "como até naves lentas, como as que a humanidade fabrica hoje, podem colonizar a galáxia em pouco tempo — se elas puderem durar o suficiente para fazer a viagem às estrelas mais próximas", explicou Wright em um e-mail.

A nova simulação apresenta um exemplo de como esse processo pode realmente acontecer, mostrando o ritmo e a forma física da propagação em escala galáctica. Também mostra como os movimentos estelares provavelmente desempenham um papel significativo nesse processo. As "próprias estrelas estão se movendo, então uma vez que você estabelece um sistema próximo, a estrela o move para outra parte da galáxia onde mais estrelas novas irão vagar e darão a você outra estrela próxima para se estabelecer", afirma Wright.

Conforme observado, o novo modelo é limitado por algumas regras muito conservadoras. As naves de migração são lançadas uma vez a cada 10 mil anos, e nenhuma civilização pode durar mais do que 100 milhões de anos. As naves não podem viajar mais do que 10 anos-luz e a velocidades não superiores a 10 km por segundo, o que é comparável a sondas humanas como as espaçonaves Voyager e New Horizons.

"Isso significa que não estamos falando de uma espécie em expansão rápida ou agressiva e não há propulsão de dobra nem nada", disse Wright. "Existem apenas naves que fazem coisas que poderíamos realmente fazer com algo como a tecnologia que podemos projetar hoje, talvez naves rápidas usando velas solares movidas por lasers gigantes, ou apenas naves de vida longa que podem fazer viagens de 100 mil anos em execução normal foguetes e estilingues gravitacionais de planetas gigantes".

Assine a newsletter do Gizmodo

Alienígenas para o núcleo

Mesmo sob essas condições, todo o interior da galáxia simulada se estabeleceu em um bilhão de anos. Mas, como Wright me lembrou, nossa "galáxia tem mais de 10 bilhões de anos, então poderia ter acontecido muitas vezes, mesmo com esses parâmetros".

Curiosamente, a simulação também mostra "a rapidez com que a expansão ocorre quando a frente de assentamento atinge a protuberância e o centro galácticos", como os astrônomos escreveram em seu artigo. As estrelas perto do núcleo estão muito mais próximas umas das outras, de modo que as faixas, mas é "impressionante ver isso acontecer no vídeo", disse Wright. O novo vídeo "confirma e valida trabalhos anteriores mostrando que os centros das galáxias são direções de busca promissoras para SETI [a busca por inteligência extraterrestre]," de acordo com o artigo.

Wright admitiu que a simulação se baseia em suposições muito simples. Assim, a equipe está agora trabalhando em uma simulação mais realista que permitirá uma maior variação nesses parâmetros, enquanto também permite que as civilizações melhorem e piorem nas viagens interestelares.

O novo estudo aumenta nossa compreensão do Paradoxo de Fermi, pois "se há espécies viajantes do espaço, então eles tiveram muito tempo para colonizar a galáxia inteira, mesmo sem truques de ficção científica como dobra espacial", explicou Wright. Ao contrário de mim, no entanto, Wright não se preocupa com o Paradoxo de Fermi, dizendo que existem "muitos motivos pelos quais" não notamos os alienígenas ainda. (Eu vou me aprofundar nisso para um artigo futuro, então aguarde.)

"Na verdade, eu ficaria surpreso se tivéssemos!" ele adicionou. "Em vez disso, isso é muito bom para os otimistas do SETI que acham que deve haver muitos lugares na galáxia com tecnologia que podemos detectar da Terra."

Na verdade, os cientistas do SETI já estão cientes do fato de que o centro galáctico pode ser um bom lugar para se olhar. Infelizmente, uma pesquisa recente do centro galáctico saiu de mãos vazias, mas há uma lição no novo artigo: é importante ser metódico e paciente. Nós apenas temos que continuar procurando, independentemente de haver alienígenas lá fora ou não.

The post Simulação mostra que aliens não precisariam de muito para dominar uma galáxia inteira[ appeared first on Gizmodo Brasil.

Governo brasileiro é o primeiro da América Latina a aderir ao programa espacial Artemis, da NASA

Posted: 15 Jun 2021 04:41 PM PDT

Imagem: US Embassy Brazil

Na manhã de hoje (15) o Brasil assinou o acordo de adesão ao programa especial americano Artemis, sendo o primeiro país da América do Sul a fazê-lo.

A cerimônia de assinatura no Palácio do Planalto teve participação de Todd Chapman, embaixador norte-americano no Brasil, e presença virtual do secretário de Estado norte-americano Antony Blinken e do senador administrador da NASA Bill Nelson.

Dentre as proposta do Artemis há planos para levar a primeira mulher e o primeiro negro para a superfície da Lua. Até o momento, contando o Brasil, há um total de 12 países que assinam o documento.

Marcos Pontes, ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, relembrou o acordo entre Brasil e EUA feito em 2019 para o uso militar e comercial da base de lançamentos de Alcântara (MA). O acordo também conta com uma lista de princípios para a cooperação internacional na exploração do espaço, incluindo em território lunar.

“Um dos meus sonhos é ter mais astronautas no Brasil. Não pode [posso] ficar sozinho”, disse Pontes, que foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, na ocasião.

Assine a newsletter do Gizmodo

"A colaboração espacial EUA-Brasil ajuda a garantir o acesso e uso responsável e seguro do espaço para todos nós. A parceria entre nossos dois países é robusta e nosso relacionamento é crítico para a paz e prosperidade de nossos cidadãos", como afirma Chapman.

O presidente Jair Bolsonaro, que também esteve na cerimônia, declarou: “O Brasil tem um potencial enorme e vai mostrar o seu valor agora, neste grande acordo, neste projeto Artemis, não apenas pra levar uma mulher ao espaço, mas o que nós podemos trazer do espaço pra aplicarmos aqui na Terra”. No entanto, cometeu uma gafe: a Artemis será o primeiro projeto a levar uma mulher à Lua, não ao espaço — já que a primeira a ir ao espaço foi Valentina Tereshkova, em 1963. Desde então, várias mulheres foram ao espaço também.

Agência Brasil, G1, CNN Brasil

The post Governo brasileiro é o primeiro da América Latina a aderir ao programa espacial Artemis, da NASA appeared first on Gizmodo Brasil.

Após anúncio do jogo de Avatar, Disney conta por que Star Wars ficou de fora da E3

Posted: 15 Jun 2021 04:24 PM PDT

Divulgação

Sabe-se que a desenvolvedora sueca Massive Entertainment, responsável pelos jogos Tom Clancy’s The Division, está cuidando de um game de mundo aberto no universo de Star Wars, que será publicado (ainda sem previsão) pela Ubisoft. O anúncio do começo do ano foi breve, sem detalhes palpáveis sobre o game. Esperava-se por novidades na E3, mas não vimos nada.

A surpresa da Ubisoft foi Avatar: Frontiers of Pandora, revelada no último sábado (12) durante a conferência, foi possível termos uma melhor noção do nível de realismo do motor gráfico Snowdrop – que também será a base de Star Wars. E isso só aumentou as expectativas para o futuro jogo, que ficou de fora da conferência.

As propriedades da Disney tiveram mais informações divulgadas hoje por Sean Shoptaw, vice-presidente do setor de games da Walt Disney Company. Em entrevista à IGN, ele disse que a empresa não quis correr com a produção do jogo de Star Wars, sendo melhor aguardar pela oportunidade certa.

“Acho que é fácil querer agir rapidamente, especialmente quando sabemos que há demanda, mas precisamos ser disciplinados também quando fazemos essas coisas e com quem as fazemos.”

O mais perto que tivemos de um jogo deste escalão foi o recente Star Wars Jedi: Fallen Order de 2019, um RPG com quebra-cabeças no estilo metroidvania (comparável, mas não sinônimo do conceito de “jogo de mundo aberto”). Shoptaw diz que o interesse por um Star Wars de mundo aberto existe há tempos, mas que aguardavam pelo “parceiro certo” como forma de evitar erros com o game.

A base de fãs de Star Wars é um agravante que deve ser levado em consideração ao projetar um game situado neste universo. Em 2017 a Electronic Arts  tentou implementar o sistema de loot boxes no jogo Battlefront II e o saldo foi uma enxurrada de críticas – e o comentário mais negativado da história do Reddit.

Divulgação

A EA não tem mais exclusividade do universo Star Wars desde então, mesmo que ainda prossigam com seus títulos. Vale lembrar que a dupla recente dos jogos Battlefront, reboot da franquia, teve mais de 30 milhões de cópias vendidas.

A pior coisa que poderíamos fazer é errar, e fazer do nosso jeito, que não ressoe com os fãs ou não chegue até esta barra. E então certamente sentimos que a espera valerá a pena“, ele prossegue na entrevista à IGN.

Como Frontiers of Pandora foi anunciado agora e já tem uma vaga data de lançamentovpara 2022, podemos pressupor que o jogo de Star Wars da Ubisoft deverá ser lançado no mínimo em 2023.

[IGN]

The post Após anúncio do jogo de Avatar, Disney conta por que Star Wars ficou de fora da E3 appeared first on Gizmodo Brasil.

Com AMD Ryzen 9 e GPU RTX 3080, Razer diz que Blade 14 é o notebook gamer mais poderoso

Posted: 15 Jun 2021 02:47 PM PDT

A Razer anunciou nesta terça-feira (15) o Blade 14, que a fabricante clama ser o notebook para games mais poderoso de todos os tempos. Não à toa, o dispositivo foi revelado durante a feira E3 2021, que este ano mais uma vez foi realizada 100% online devido à pandemia de Covid-19.

Com um chassi de alumínio finíssimo, o Blade 14 vem equipado com a CPU AMD Ryzen 9 5900HX e a GPU Nvidia RTX 3080. E não, esse não é um erro de digitação — os dois componentes foram colocados juntos em um laptop. Pode ser que isso cause limitações térmicas, mas não deixa de ser impressionante. O aparelho mede 12,59 x 8,66 polegadas com uma espessura de apenas 0,66 polegada, e vem ainda com 16 GB de memória RAM e SSD PCle de 1 TB.

A Razer diz que o Blade 14 é 30% menor do que um notebook convencional para jogos com tela de 15 polegadas. Então, se você sempre quis um sistema que maximize a potência e a portabilidade, o Blade 14 pode ser exatamente o que você sempre sonhou. O display vem em duas opções: um com resolução Full HD e taxa de atualização de 144 Hz, e outro um painel QHD de 165 Hz. Segundo a Razer, é a maior taxa de atualizaçao para um notebook de 14 polegadas.

Para as conexões, temos duas portas USB-C, duas portas USB-A, uma entrada HDMI 2.1, conector P2 para fone de ouvido e Wi-Fi 6E. O teclado, obviamente, conta com retroiluminação RGB, além de uma webcam infravermelha que funciona com Windows Hello, para desbloqueio via reconhecimento facial.

O Razer Blade 14 será vendido por US$ 1,8 mil (R$ 9.080 na conversão direta) com CPU AMD 5900HX e GPU Nvidia 3060. Para a variante com GPU 3080 e tela QHD de 165 Hz, o preço passa para US$ 2,8 mil (R$ 14.120).

Assine a newsletter do Gizmodo

Outros produtos

Além do novo Blade 14, a Razer exibiu outros produtos na E3 2021. Um deles é o novo monitor Raptor 27, que agora conta com 165 Hz, suporte para HDR400, Nvidia G-Sync e AMD FreeSync Permium, e um design que permite que o monitor se incline 90 graus, para fornecer fácil acesso às conexões. Inclusive, o periférico não tem HDM1 2.1, se mantendo com o padrão anterior de HDM1 2.0. Este é o primeiro monitor gamer com certificação oficial THX.

E se você está procurando por um adaptador pequeno, mas muito capaz para carregar todos os seus dispositivos USB, a Razer está apresentando o carregador GAN de 130 Watts, que pode carregar até quatro dispositivos ao mesmo tempo usando duas portas USB-C e duas USB-A. A fonte de alimentação vem com conexões de plugues internacionais para viagens ao exterior, o que é bom.

Os preços para o monitor Razer Raptor 27 e o carregador GAN são de, respectivamente, US$ 799 (R$ 4.029) e US$ 180 (R$ 907).

The post Com AMD Ryzen 9 e GPU RTX 3080, Razer diz que Blade 14 é o notebook gamer mais poderoso appeared first on Gizmodo Brasil.

Google lança funções no Android para Assistente, alerta de terremotos e mais

Posted: 15 Jun 2021 02:19 PM PDT

O Google segue testando o Android 12 em sua fase beta desde maio deste ano. E enquanto a versão final do software não é lançada, a empresa está lançado seis funções inéditas para smartphones com Android 6.0 Marshmallow ou superior.

Para quem deseja controlar melhor seus bate-papos, o Google está adicionando a possibilidade de marcar mensagens individuais com estrela no aplicativo Mensagens. Isso pode ser feito tocando e segurando em um texto específico. Depois, a mensagem aparecerá em uma seção dedicada e classificada por categoria, para que você não precise procurar conversas inteiras para encontrar um foto específica, endereço, texto, entre outros conteúdos. Não é uma mudança revolucionária, mas deve ser uma atualização útil para quem usa mensagens de texto constantemente. Essa opção ainda não está disponível e deve ser lançada nas próximas semanas.

Mensagens poderão ser favoritadas no Google Mensagens. Imagem: Divulgação
GIF: Divulgação

Se você prefere se comunicar com emojis em vez de palavras, o Google atualizou o Emoji Kitchen no Gboard, que permitirá que o próprio teclado forneça criações de emojis personalizados imediatamente após você digitar uma nova mensagem. A ideia é ter o emoji ideal para aquilo que está sendo escrito, em vez de ter de procurá-los manualmente. Essa atualização já pode ser encontrada na versão beta do Gboard e será lançada para o app do teclado até o final de setembro, com suporte para mensagens em inglês, espanhol e português.

O Google Assistente também não poderia ficar de fora das novidades. E agora o assistente de voz oferece suporte a controles adicionais do telefone. Além de responder a perguntas, também pode realizar tarefas específicas em apps, como pagar a fatura do cartão de crédito ou ver quantos passos você deu em uma única semana. Não se sabe quantos apps serão compatíveis com essa integração — os únicos mencionados são o Capital One e o Strava.

Imagem: Divulgação

Quem dirige usando o Android Auto contará com novas opções de personalização, incluindo a customizar a tela do iniciador, novas guias para aplicativos de mídia e um prático botão “voltar ao topo", para facilitar a visualização. Além disso, agora é possível usar apps de carregamento, estacionamento e navegação dentro do Android Auto, para que você possa planejar suas viagens sem alternar entre várias ferramentas. Plataformas como Google Mensagens e WhatsApp poderão ser abertos no painel do veículo — só não se esqueça de pedir para a pessoa que está no banco do passageiro fazer isso por você, caso esteja dirigindo.

GIF: Divulgação

Por fim, smartphones Android poderão emitir alertas de terremoto em locais potencialmente acometidos por esse fenômeno da natureza. Os países confirmados a receber esse recuso são os seguintes: Nova Zelândia, Grécia, Turquia, Filipinas, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Uzbequistão. Outras nações de maior risco devem receber a novidade até o primeiro semestre de 2022.

The post Google lança funções no Android para Assistente, alerta de terremotos e mais appeared first on Gizmodo Brasil.

Domestika Days: aproveite uma semana para se inspirar e criar

Posted: 15 Jun 2021 01:00 PM PDT

Criar é a melhor maneira de aprimorar a criatividade. Por isso, a Domestika – a maior comunidade criativa online – incentiva você a colocar em prática e tornar realidade qualquer ideia que possa imaginar. O que começou como uma pequena rede de contactos entre profissionais do sector criativo, tornou-se um espaço onde pessoas de todo o mundo partilham as suas ideias e vontade de aprender, criando em conjunto com os melhores especialistas.

Seguindo a convicção de que aprender com a experiência é o melhor caminho, a Domestika expandiu seu escopo nos últimos anos, produzindo cursos online nos quais especialistas de todo o mundo mostram seus processos criativos e revelam seus segredos mais bem guardados para garantir sucesso em diferentes disciplinas. 

Desta forma, você pode descobrir desde as mais recentes técnicas de ilustração ou animação 3D, até como bordar seus próprios acessórios ou fotografar uma natureza morta com luz natural. Sempre no seu próprio ritmo e onde quer que esteja, aprimore suas habilidades criativas e obtenha um certificado oficial para compartilhar seu aprendizado.

Atualmente, milhões de criativos participam na Domestika, seja trocando opiniões no fórum de cada curso, aproveitando a inspiração diária publicada no blog, ou compartilhando sua trajetória, influências e técnicas favoritas. Com todos esses ingredientes e o forte senso de comunidade presente desde o início, a criatividade não tem limites na Domestika.

O que é o Domestika Days?

O Domestika Days é uma oportunidade para aprender mais sobre o que você mais gosta. Até 21 de junho, você terá acesso a aulas, tutoriais, downloads e cursos gratuitos dos melhores profissionais. Resumindo, uma semana para despertar a criatividade, ao mesmo tempo que conhece artistas e criativos de todo o mundo, começando pelos próprios professores dos cursos e continuando com todos os membros da comunidade da Domestika.

Se você ainda não conhece a maior comunidade criativa, o Domestika Days é a melhor oportunidade para conhecer e aproveitar!

Cursos grátis

Todos os dias você pode acessar um dos cursos gratuitos da Domestika e consultar seu conteúdo livremente nas 48 horas seguintes.

Descontos exclusivos  

Descubra uma ampla seleção de cursos com descontos exclusivos e escolha o que deseja aprender com os profissionais mais relevantes do cenário criativo nacional e internacional.

Aulas gratuitas para todos

Explore diferentes disciplinas com as aulas gratuitas disponíveis por tempo limitado. Estas aulas combinam teoria e exercícios práticos.

Downloads exclusivos

Os professores dos cursos fornecem conteúdos exclusivos para você complementar seu aprendizado. Guias para aprender uma técnica, cadernos de inspiração, recursos digitais e muito mais.

Como funciona o Domestika Days?

A grande vantagem desta experiência é que todos podem aproveitar o que mais lhes interessa. A única coisa que você precisa ter em mente é que:

  • Todos os dias, um dos cursos da Domestika estará aberto para que você possa acessar seu conteúdo gratuitamente durante as seguintes 48 horas.
  • Paralelamente, de 15 até 21 de junho, você pode desfrutar de uma seleção de cursos com descontos exclusivos de até 75%.
  • Se preferir aprender com aulas gratuitas, terá à sua disposição um total de 20 aulas com os melhores profissionais. Encontre sua categoria favorita e comece a criar!
  • Downloads e tutoriais em diferentes categorias Serão também publicados downloads e tutoriais gratuitos de diferentes disciplinas para você conhecer ou aprimorar as técnicas criativas mais recentes. São recursos perfeitos para melhorar suas habilidades. Lembre-se de revisar os materiais que os professores compartilham durante estes sete dias. Você pode baixá-los e guardá-los para sempre.

Profissionais brasileiros de renome

Na Domestika, profissionais com incríveis carreiras criativas compartilham seus conhecimentos com a comunidade. De origens e disciplinas diversas, a oferta de cursos em português, ministrados por especialistas brasileiros, é cada vez mais ampla. 

No Domestika Days, você poderá conhecer, por exemplo, o trabalho da dupla criativa EUDETENIS e baixar gratuitamente o seu guia de proporções femininas para desenhar personagens mangá.

Os amantes da fotografia podem também aprender como criar um cenário para autorretrato, com as dicas essenciais compartilhadas neste incrível tutorial da fotógrafa, escritora e poeta visual, Danny Bittencourt.

E se você ama bordado, então não vai querer perder o tutorial gratuito de pontos básicos para bordar letras à mão, ministrado pela bordadeira, designer e professora, Juliana Mota 

Como parte da maior comunidade criativa, você terá acesso a descontos, aulas e cursos especiais. No Domestika Days, você descobrirá como começaram os melhores artistas e como eles trabalharam para transformar sua paixão em seu ofício. Siga seus passos e comece também a criar e a compartilhar seus projetos com a comunidade.

#CrieComOrgulho o seu ícone LGBTQ+ favorito

Um excelente exercício para despertar sua criatividade é a ação #CrieComOrgulho. Para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQ+, a Domestika convida a comunidade a criar uma peça artística que represente seu ícone LGBTQ+ favorito. 

Um projeto de homenagem onde você pode expressar sua visão de igualdade, amor próprio, tolerância e liberdade. Para participar você só tem que criar seu projeto com a técnica que desejar, publicar no Fórum da Domestika e compartilhar no seu Instagram, adicionando a hashtag #CrieComOrgulho. Saiba mais aqui!

The post Domestika Days: aproveite uma semana para se inspirar e criar appeared first on Gizmodo Brasil.

Twitter pode ganhar opção para que usuário não seja mencionado em posts na rede social

Posted: 15 Jun 2021 12:59 PM PDT

Imagem: Lionel Bonaventure/AFP (Getty Images)

O Twitter começou a dar pistas sobre novos recursos que podem estar a caminho da rede social. Isso inclui a possibilidade de um usuário se desmarcar das postagens de outro ou até mesmo bloquear a capacidade de outra pessoa de marcá-lo em um tweet. Por enquanto, tudo está na base do conceito e não há previsão das funções serem disponibilizadas.

As sugestões vêm do engenheiro de privacidade do Twitter, Dominc Camozzi, que solicita o feedback dos usuários sobre um possível lançamento dessas funcionalidades. Camozzi até publicou imagens de como isso funcionaria: haveria um botão com os dizeres "Retirar-se desta conversa". Neste caso, além de parar de receber notificações, o usuário teria qualquer link para o seu perfil removido daquela conversa.

Outra possível atualização permitiria ao usuário definir que pessoas que ele não segue fiquem impedidas de marcá-lo em novas postagens. Ao tentarem fazer isso, elas se deparariam com um aviso dizendo que o usuário em questão não pode ser mencionado por elas.

Um porta-voz do Twitter confirmou ao TechCrunch que os tweets de Camozzi eram uma “simulação de visual” que permanece “ainda nos estágios iniciais de design e pesquisa”, embora a empresa esteja “entusiasmada com o feedback da comunidade, mesmo neste estágio inicial”. No entanto, alguns problemas ainda precisam ser resolvidos — por exemplo, se esse bloqueio de citação poderá afetar tweets agendados.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ferramentas anti-assédio

O lançamento desses recursos poderia significar uma das maiores atualizações do Twitter focada em anti-assédio. O site lida frequentemente com bullying desenfreado, discurso de ódio e conteúdos difamatórios. E nem sempre a companhia toma atitudes imediatas para frear a propagação dessas postagens. Com a possibilidade de marcar quem pode ou não fazer citações, usuários que integram comunidades marginalizadas ou vulneráveis podem reduzir o alcance dessas interações cheias de toxicidade.

Ainda não se sabe se os novos recursos, caso sejam lançados, estarão disponíveis para todos os usuários ou se estará incluso dentro da assinatura do Twitter Blue, que começou a ser testado no Canadá e Austrália há alguns dias e deve chegar ao Brasil em breve.

The post Twitter pode ganhar opção para que usuário não seja mencionado em posts na rede social appeared first on Gizmodo Brasil.

FBI alerta que grupos conspiratórios da QAnon podem ficar ainda piores

Posted: 15 Jun 2021 12:48 PM PDT

Imagem: Manuel Balce Ceneta (AP)

Desde a saída de Donald Trump da presidência dos EUA, o grupo de teorias conspiratórias QAnon perdeu força nas redes sociais. Só que o FBI e o Departamento de Segurança Interna (DHS) do país alertam que esses perfis e comunidades não foram completamente extintos da internet. Pior: eles podem voltar ainda mais violentos. O aviso, inclusive, foi enviado ao Congresso americano.

De acordo com a CNN, uma avaliação não classificada de ameaça do FBI enviada aos membros do Congresso na semana passada, intitulada “Aderência à Teoria da Conspiração QAnon por alguns extremistas violentos domésticos”, avisa que alguns adeptos da QAnon podem estar cansados ​​de servir como “soldados digitais” e, em vez disso, levarem o caos e violência para o mundo real.

Alguns dos participantes mais veementes do movimento agora acreditam que "não podem mais confiar no plano" estabelecido por seu misterioso representante, conhecido apenas como "Q".

"A participação de alguns extremistas violentos domésticos (DVE), que também se identificam como adeptos da QAnon no violento cerco do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro, ressalta como o ambiente atual provavelmente continuará agindo como um catalisador para que alguns comecem a aceitar a legitimidade de ação violenta", alertou a avaliação de ameaças do FBI.

"O FBI prendeu mais de 20 adeptos autoidentificados da QAnon que participaram do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro. Esses indivíduos foram acusados ​​de entrada violenta e conduta desordenada em um prédio restrito e obstrução de um processo oficial, de acordo com documentos judiciais e reportagens da imprensa com base na documentação do tribunal, declarações públicas e postagens nas redes sociais", complementa o órgão federal.

De acordo com a Associated Press, os advogados de alguns dos supostos manifestantes da QAnon tentaram retratar seus clientes como cidadãos crédulos, em vez de aspirantes a rebeldes. Christopher Davis, advogado de um dos acusados, escreveu que seu cliente foi enganado por "pessoas muito inteligentes, que eram excepcionalmente equipadas com pouca, se alguma, consciência moral ou social".

Teorias de todo o tipo

As teorias da conspiração de grupos QAnon vão desde grupos que acreditam no terraplanismo e anti-semitas até cristãos evangélicos e pessoas que acreditam em viagem no tempo. Eles ganharam ainda mais popularidade durante o governo anterior nos Estados Unidos justamente porque o "Q” se refere a um suposto indivíduo que seria ligado ao alto escalão da administração Trump nos últimos quatro anos. Esse "informante” suspeito seria o responsável por espalhar e dar força a tantas teorias.

O sujeito Q alegou que Trump e os militares dos EUA estavam travando uma guerra secreta contra uma conspiração de satanistas canibais e estupradores de crianças que, por um acaso, seguindo eles, eram compostos de democratas e celebridades de Hollywood — o que não é verdade., obviamente Eventualmente, Q declarou que Trump lançaria uma repressão militar maciça chamada “a tempestade” contra o sindicato do mal, que envolveria prisões em massa e até execuções. As postagens se tornaram virais no Facebook e Twitter.

Assine a newsletter do Gizmodo

Nos últimos anos, vários seguidores do QAnon foram presos por crimes. Os grupos também estiveram envolvidos na tentativa de reverter os resultados das eleições de 2020 em um motim no Capitólio em 6 de janeiro, que resultou em mortes e no segundo julgamento de impeachment de Trump.

Embora o FBI e o DHS estejam alertando que a QAnon poderia mais uma vez provocar violência e perturbação, avisos semelhantes foram ignorados no passado. Uma elaborada rede nacional de escritórios de “centros de fusão", que compartilham inteligência entre as polícias federal, estadual e local, provou-se inútil na preparação para 6 de janeiro. Esses mesmos centros de fusão muitas vezes desempenharam um papel fundamental na repressão a protestos, como o movimento Black Lives Matter ou ambientalistas manifestando-se contra os oleodutos.

The post FBI alerta que grupos conspiratórios da QAnon podem ficar ainda piores appeared first on Gizmodo Brasil.

Sequência de The Legend of Zelda Breath of the Wild ganha trailer de gameplay na E3 2021

Posted: 15 Jun 2021 10:34 AM PDT

Com melhorias gráficas ao antecessor, a sequência de The Legend of Zelda Breath of the Wild teve trailer de jogabilidade revelado durante a Nintendo Direct, bloco com anúncios da Nintendo durante a E3 na tarde desta terça-feira (15).

Confira abaixo:

Pelo que podemos ver neste teaser com pouco mais de um minuto, Link teve visual retrabalhado, ele pode atravessar pedras como se estivesse nadando e, ao que aparenta, a jogabilidade nos céus (e em cenários flutuantes) parece ser a essência do título.

A sequência de Breath of the Wild será lançada em 2022, ainda sem título e nem confirmação exata de data. Pelo menos tivemos um gostinho a mais do que está por vir desde o anúncio deste jogo, em 2019.

The post Sequência de The Legend of Zelda Breath of the Wild ganha trailer de gameplay na E3 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Nintendo Direct: WarioWare, Life is Strange e outros anúncios na E3 2021

Posted: 15 Jun 2021 10:19 AM PDT

Divulgação

Neste quinto ano do Nintendo Switch, não tivemos anúncio de um novo console da fabricante durante a E3 de hoje (15), mas a Nintendo não decepcionou com um lineup de jogos e adições interessantes aos títulos adorados pelo público. Confira tudo o que rolou durante a Nintendo Direct.

Como é de costume em conferências da Nintendo nos últimos tempos, há uma adição ao (já absurdo) elenco de Super Smash Bros. Ultimate. Kazuya Mishima, dos jogos Tekken, é o novo membro do crossover. Masahiro Sakurai, diretor do Super Smash Bros. Ultimate, introduziu um vídeo de exibição com os golpes do personagem e disse que mais conteúdo será mostrado em outro evento, no dia 28/06, às 11h da manhã no horário de Brasília.

Em 10 de setembro a série de jogos Life is Strange chegará ao Switch, a mesma data do lançamento de Life is Strange: True Colors. A coleção remasterizada chegará ainda em 2021, ainda pendendo confirmação exata da data.

Outro jogo mostrado nos últimos dias da E3 foi Marvel Guardians of the Galaxy, que também sairá para o Switch no mesmo dia dos consoles da nova geração: 26 de outubro.

Worms Rumble, jogo de plataforma com 32 jogadores simultâneos, será lançado em 23 de junho. Há 25% de desconto para quem adquiri-lo no Nintendo e-Shop. Astria Ascending é um jogo de combate em turnos que sairá em 30 de setembro. Two Point Campus te permite criar uma universidade e organizá-la “do jeito que você quiser“, chegando ao Switch ano que vem.

Super Monkey Ball fará 20 anos em 2021 e, como forma de comemorar, haverá a versão remasterizada dos jogos na compilação Super Monkey Ball Banana Mania, em 5 de outubro. Mario Party Superstars terá 5 mapas clássicos dos jogos de Nintendo 64 e 100 minigames do catálogo da franquia, suportando jogatina online – com amigos ou jogadores aleatórios. O jogo sairá em 29 de outubro, já em pré-venda.

Metroid Dread será um dos primeiros games 2D de plataforma na franquia desde Metroid: Zero Mission. Ele ganhou trailer de anúncio e data de lançamento: 8 de outubro de 2021. Na mesma data haverá uma dupla de amiibos da protagonista Samus e do robô E.M.M.I., mostrado na gameplay.

Just Dance 2022, da franquia de jogos de dança, será lançado em 4 de novembro para o Switch. Cruis’n Blast é um jogo de corrida com mais de 30 pistas, com até 4 jogadores simultâneos, previsto para o último trimestre deste ano.

É fã de Dragon Ball? O RPG de mundo aberto Dragon Ball Z Kakarot sairá em 24 de setembro com o bônus da expansão A New Power Awakens. Mario Golf Super Rush sairá semana que vem, dia 25.

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin sairá para o Switch em 9 de julho, com demonstração grátis a partir do dia 25 de junho, onde será possível salvar seu progresso caso adquira o game no futuro.

Clássico da Nintendo, WarioWare terá mais um game para a série: Get It Together!, em 10 de setembro, exclusivo do Switch.

Shin Megami Tensei V mostra uma Tóquio pós-apocalíptica invadida por criaturas sobrenaturais. Será lançado em 12 de novembro.

Danganropa Decadence compilará 4 jogos da série em um único pacote, sendo lançado ainda em 2021. Os quatro jogos também serão vendidos individualmente na Nintendo e-Shop. O jogo de terror Fatal Frame: Maiden of Black Water também sairá em 2021, sem data exata.

Assine a newsletter do Gizmodo

A primeira parte de Ancient Gods, expansão para a história de Doom Eternal, e o game Strange Brigade, jogo de tiro em terceira pessoa com quebra-cabeças, sairão hoje (15) para Switch. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2, remasterizado da dupla clássica dos anos 2000, sairá em 25 de junho.

O passe de expansão de Hyrule Warriors Age of Calamity está disponível desde já, com dois lançamentos prometidos: o primeiro em 18 de junho e o segundo no mês de novembro. Ele está 19,99 dólares (cerca de R$100) no e-Shop. Skyward Sword terá uma versão HD em 16 de julho.

O portátil Game & Watch terá uma edição especial da trilogia de Legend of Zelda, celebrando os 25 anos da série, em 12 de novembro.

Por fim, mas não menos importante, houve a exibição de gameplay da sequência esperada de Breath of the Wild, prometida para 2022. Assista:

The post Nintendo Direct: WarioWare, Life is Strange e outros anúncios na E3 2021 appeared first on Gizmodo Brasil.

Pesquisadores parecem ter descoberto o que torna a cepa B.1.1.7 do coronavírus tão contagiante

Posted: 15 Jun 2021 09:45 AM PDT

CDC/Unsplash

Uma descoberta dos cientistas da University College London (UCL) pode ajudar a entender o comportamento da variante B.1.1.7 do coronavírus, agora chamada de Alpha, que foi identificada inicialmente no Reino Unido e é disseminada de maneira muito mais rápida e descontrolada.  A pesquisa publicada na bioRxiv sugere que além da proteína spike – presente no vírus e associada à facilidade no contágio — outras mutações podem tornar a cepa Alpha tão infecciosa.

Para o experimento, os pesquisadores examinaram como as células das vias respiratórias produzem uma proteína do sistema imunológico chamada interferon, que identifica os agentes causadores de doenças. Nas células que foram infectadas com a B.1.1.7, a produção interferon é muito inferior em comparação a outras variantes da Covid-19 que circularam anteriormente. Isso também corrobora com o fato da variante ficar por mais tempo no corpo da pessoa.

Em entrevista à Nature, Clare Jolly, que co-liderou a pesquisa e é virologista da UCL, disse que isso ajuda a Alpha a lidar ou se esconder da imunidade inata — e ela e outros pesquisadores acham que isso é importante para a transmissão.

Essa capacidade de se infiltrar na imunidade que está inativa pode ser um fator decisivo para entender como a variante se espalhou tão rapidamente pelo mundo.

Os cientistas também descobriram que as células infectadas com Alpha tinham altos níveis de RNA (parte do código genético) viral que consegue decodificar a uma proteína chamada Orf9b – que também faz parte do sistema imunológico.

Funciona como um sistema de chave e fechadura. Imagine que seu corpo é a tranca de uma porta e o vírus tenta a todo custo abri-la. Depois de algumas tentativas, ele consegue a 'chave perfeita'. Nesse caso, os pesquisadores descobriram que a Orf9b neutraliza os anticorpos do corpo quando está em contato com o RNA viral, impedindo que o organismo produza interferons e outros genes importantes para o sistema imunológico.

Outro estudo publicado no bioRxiv, liderado por Silvana Gaudiera, imuno-geneticista da University of Western Australia em Perth, Austrália, reforça a descoberta. Na pesquisa, a equipe avaliou amostras virais de pessoas infectadas com a cepa Alpha e encontraram níveis mais elevados de RNA, quando comparados às pessoas infectadas com variantes anteriores. Eles chamaram isso de 'mutação fora da proteína spike'.

Gaudiera disse à publicação que o artigo de Jolly destaca a importância de olhar para outras mutações do vírus, além da proteína spike.

Outras questões

A variante B.1.1.7 foi detectada inicialmente no Reino Unido e se espalhou pela Europa e depois pelo mundo inteiro rapidamente. No Brasil, ela foi notificada pela primeira vez em dezembro de 2020. Em janeiro deste ano, o governo inglês disse que a variante pode ser de 30-40% mais letal e até mesmo 70% mais transmissível do que as que estavam registradas até o momento. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) assegura que as vacinas disponíveis são eficazes contra todas as variantes conhecidas até o momento.

Assine a newsletter do Gizmodo

Apesar disso, os cientistas parecem olhar para a Alpha com certo ceticismo. O coautor do estudo liderado por Jolly, Nevan Krong, geneticista da Universidade da Califórnia, São Francisco, destaca que a Covid-19 é sorrateira Ele esclarece que os pesquisadores continuarão com as análises, até mesmo em outras cepas da Covid-19. Mas ele enfatiza que a questão agora é descobrir ‘quais outros truques o coronavírus ainda tem?'

[Nature

The post Pesquisadores parecem ter descoberto o que torna a cepa B.1.1.7 do coronavírus tão contagiante appeared first on Gizmodo Brasil.

A sua altura não depende apenas da genética; fatores externos influenciam

Posted: 15 Jun 2021 09:34 AM PDT

A altura varia drasticamente entre os seres humanos. A pessoa mais alta já medida tinha 2,72 metros, enquanto a pessoa mais baixa media apenas 67 centímetros. Alguns gostam de seus tamanhos, mas outros desejam de ser mais altos ou mais baixos. Ainda assim, consideramos que isso é determinado pela nossa genética.

Pensando nisso, o Science Alert conversou com especialistas para entender se fatores externos, como o ambiente e a dieta, influenciam o nosso DNA. Spoiler: sim.

Sobre os fatores ambientais, o professor Peter Visscher, especialista em genética da Universidade de Queensland, na Austrália, afirmou que há evidências de que a altura aumenta com o tempo quando os países se industrializam ou ficam mais ricos. “Essa mudança deve ser ambiental porque os fatores genéticos não mudam em curtos períodos de tempo”, explicou. “Os prováveis ​​fatores ambientais são abundância de alimentos e melhores cuidados de saúde”.

Vários estudos de caso já destacaram essa interação. O professor Saverio Alberti, especialista em genética da Universidade de Messina, na Itália, diz à publicação: “Um exemplo que pode caber é a altura dos recém-nascidos durante a fome de 1944 na Holanda”. As crianças que nasceram ou cresceram durante essa época eram cerca de 4 cm mais baixas do que a altura holandesa média.

No entanto, 80% da nossa altura é definida pela genética. Funciona assim: Seu DNA determina sua altura potencial máxima, enquanto fatores ambientais determinam se você atinge esse máximo ou não.

É por isso que é difícil prever a altura das pessoas apenas pela genética em países onde a desnutrição é prevalente em crianças. Por outro lado, em países com nutrição adequada, é possível descobrir isso usando genes com aproximação de 3 cm.

Assine a newsletter do Gizmodo

A altura média global aumentou de forma constante ao longo do tempo, mas atingiu um platô há cerca de 30 anos. Isso significa que atingimos nossa altura máxima? Segundo Eirini Marouli, especialista em genética e estatística da Queen Mary University em Londres, é razoável supor que haja um limite superior para a altura média, em que os fatores nutricionais e de saúde são ideais. Mas também foi levantada a hipótese de que as mudanças recentes no estilo de vida podem estar impedindo novas mudanças na altura média dos humanos. “Essas mudanças têm a ver com cuidados de saúde, nutrição e status socioeconômico. Mas se a altura poderia ter atingido seu limite. Só o tempo pode realmente dizer.”

[Science Alert]

The post A sua altura não depende apenas da genética; fatores externos influenciam appeared first on Gizmodo Brasil.

Estrela “que pisca” evidencia novo mistério cósmico

Posted: 15 Jun 2021 08:54 AM PDT

Por um período de vários meses, uma grande estrela localizada a mais de 25 mil anos-luz da Terra tornou-se cada vez mais escura antes de voltar ao seu brilho normal. Isso causou confusão nos astrônomos, que estão pesquisando o que pode ter acontecido.

Tudo começou no início de 2012, quando uma estrela gigante vermelha conhecida como VVV-WIT-08 começou a mostrar uma queda gradual em sua luminosidade. Esse escurecimento continuou até abril daquele ano, quando ela diminuiu para 97% de seu brilho original, tornando-a invisível. Gradualmente, a estrela, 100 vezes maior que o Sol, voltou à sua antiga glória. A coisa toda, do início ao fim, durou cerca de 200 dias.

Não é incomum que as estrelas sofram quedas de brilho. As causas são normalmente atribuídas a estrelas companheiras em eclipse ou estrelas que pulsam naturalmente. O que é incomum, entretanto, é que um único episódio dure tanto tempo assim.

Uma nova pesquisa publicada no final da semana passada na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society narra esse estranho evento em detalhes. Para isso, a equipe de cientistas usou dados do European Southern Observatory e do Optical Gravitational Lensing Experiment (OGLE).

Curiosamente, existem eventos parecidos na literatura científica. A estrela gigante Epsilon Aurigae, por exemplo, experimenta um eclipse parcial, no qual diminui cerca de 50% a cada 27 anos. Outra estrela detectada há alguns anos, chamada TYC 2505-672-1, faz algo semelhante, com um eclipse ocorrendo a cada 69 anos. Ao se passar 3,45 anos, a TYC 2505-672-1 apresenta o eclipse estelar mais longo conhecido pelos astrônomos. Em ambos os casos, os especialistas atribuem um grande disco de poeira em órbita como a causa mais provável.

Existem outras estrelas que parecem sofrer escurecimento regular, então isso pode realmente ser uma questão. Os especialistas apostam em uma "população de eclipses binários de longo período composta de estrelas gigantes e companheiras hospedeiras de discos opacos", como é descrito no estudo. A natureza desse enorme disco de poeira opaca, entretanto, permanece um mistério. "É incrível que acabamos de observar um objeto escuro, grande e alongado passando entre nós e uma estrela distante e só podemos especular qual é sua origem", disse Sergey Koposov, co-autor do estudo e astrônomo da Universidade de Edimburgo.

Os modelos feitos a partir dos dados apontam para um objeto elíptico com uma transparência uniforme. Mas as incertezas sobre sua órbita significam que os cientistas não podem ter certeza de seu tamanho total. A equipe considerou um encontro casual com um objeto de passagem não identificado, mas descartou isso, observando que “um alinhamento casual com a estrela gigante requer uma densidade espacial improvável de objetos escuros em primeiro plano”. Na verdade, como suas simulações mostraram, um número grande de objetos escuros e nocivos deve existir na Via Láctea para que essa teoria funcione. É muito mais provável, eles argumentam, que o objeto misterioso esteja orbitalmente ligado ao VVV-WIT-08.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outras teorias propostas incluem um disco de detritos produzido por uma anã branca, um buraco negro ou um disco composto de matéria arrancada da própria estrela. Nenhuma delas é ótima, mas os autores disseram que uma possível transferência de massa da estrela gigante é uma possibilidade “atraente”.

"Apesar dos esforços intensos, está claro que deixamos espaço para mais trabalhos neste objeto intrigante!", concluem os astrônomos em seu estudo. Se essa população de objetos binários existir, a campanha Legacy Survey of Space and Time (LSST) no próximo Observatório Vera Rubin provavelmente irá identificá-los.

The post Estrela “que pisca” evidencia novo mistério cósmico appeared first on Gizmodo Brasil.

Embraer fecha parcerias para fabricar e exportar táxi aéreo desenvolvido no Brasil

Posted: 15 Jun 2021 07:34 AM PDT

O mercado brasileiro de táxis aéreos deverá ganhar um novo integrante nos próximos anos e que será exportado para outros países. O projeto é encabeçado pela Embraer, que fechou parcerias com empresas dos Estados Unidos, Ásia e América Latina para. O acordo prevê a entrega de 250 eVTOLS (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical) até 2026.

A iniciativa com as três empresas foi fechada por meio da startup Eve Urban Air Mobility Solutions, que atua como braço da Embraer e que desenvolve o veículo de pouso e decolagem movido a energia elétrica. Com sede na Austrália, a Eve é a primeira empresa criada pela companhia brasileira de aeronáutica como um projeto do EmbraerX, incubadora que acelera pequenos negócios de tecnologia com foco em mobilidade urbana.

Os acordos foram feitos com as companhias Halo, que tem operações nos EUA e Reino Unido, além da Ascent, no sudoeste asiático, e a Helisul, que já oferece voos fretados na América Latina. Valores não foram revelados, mas a Embraer diz que a encomenda feita pela Halo é um dos maiores negócios da história do mercado de táxis aéreos. A Eve, por sua vez, espera implementar o transporte via eVTOL em Londres, criando uma das primeiras operadoras do país com soluções de mobilidade aérea urbana e especializada em táxis voadores.

A Helisul se comprometeu a entregar 50 aeronaves para operação aqui no Brasil. Por fim, a Ascent, com sede em Singapura e atuação nas Filipinas e Tailândia, não vai entregar nenhum modelo eVTOL, porém receberá ajuda da Eve para promover o mercado de táxis aéreos no sudoeste asiático. Isso graças aos veículos da Embraer, que devem receber a plataforma de voos fretados da corporação asiática. Por sinal, a Ascent tem planos de expandir suas operações para além do transporte de passageiros, incluindo mobilidade de carga e serviço aeromédico.

Assine a newsletter do Gizmodo

Embora não haja uma previsão de quando os primeiros modelos de eVTOLs da Eve estarão prontos, já sabe-se que o veículo terá ocupação par quatro pessoas e autonomia para voar até 100 quilômetros. Além disso, ele promete ser 80% mais silenciosos e 50% mais econômico do que helicópteros mais tradicionais.

[Embraer, Tecnoblog]

The post Embraer fecha parcerias para fabricar e exportar táxi aéreo desenvolvido no Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário