sábado, 31 de julho de 2021

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Reconhecimento facial: você sabe o que é como funciona?

Posted: 30 Jul 2021 03:09 PM PDT

Quantos de vocês já ouviram alguém dizer que não se preocupa com sua privacidade porque não tem o que esconder? Eu ouço e leio isso pelo menos vinte vezes por dia, mas sempre penso em respostas interessantes para tentar abordar o assunto com estas pessoas. Pensem comigo: quem usa cortinas para persianas em suas janelas em casa? Então meu palpite é que a maioria das pessoas tem suas preocupações quanto à privacidade.

Atualmente, serviços indispensáveis nesse período pandêmico aderiram ao reconhecimento facial, não nos dando direito de escolha. O impacto desta decisão é enorme para a sociedade e nos dá visibilidade de algumas brechas. Para completar, nossa legislação permite o uso desse tipo de tecnologia.

A ideia deste texto é explicar um pouco do funcionamento do reconhecimento facial, apresentar um panorama dos direitos que são ameaçados e para onde estamos indo em meio a tudo isso.

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Ótimo dia para os gamers: Playstation 5 de volta ao estoque da Amazon e outras ofertas

Posted: 30 Jul 2021 01:47 PM PDT

Você se considera gamer? Seja esse o caso ou não, você está aqui pelo interesse nesse universo lúdico dos jogos! Na lista de hoje, selecionamos ofertas de consoles, acessórios e jogos, incluindo lançamentos.

Lembramos que assinantes Prime ganham frete grátis em vários desses produtos. Saiba mais sobre o programa de assinaturas da Amazon.

Playstation 5 e acessórios

Jogos de PS5

Lançamentos! PS4 e Xbox One

Jogos de PS4

Jogos de Xbox One

Consoles

Controles

Headsets

Texto originalmente publicado no dia 16 de julho e atualizado no dia 30 de julho. Preços conferidos na tarde do dia 30 de julho. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

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Por que o DirectStorage será uma revolução para o seu PC com Windows 11

Posted: 30 Jul 2021 01:36 PM PDT

O Windows 11 está a caminho, trazendo um novo design e muitas novidades, como a eliminação de alguns recursos e a adição de outros. Uma das tecnologias que o próximo sistema operacional da Microsoft está trazendo é o DirectStorage, que promete tempos de carregamento super rápidos para armazenamento SSD de última geração. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia antes que ela chegue.

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Se você já ouviu falar de DirectStorage antes, isso é porque já está por dentro dos Xbox Series S/X. Parte do sistema Xbox Velocity Architecture, a DirectStorage faz o mesmo nos consoles de jogos e no Windows 11. Esse trabalho é permitir que os dados sejam lidos e gravados no armazenamento muito mais rapidamente.

É principalmente uma tecnologia desenvolvida em resposta ao tamanho cada vez maior dos jogos. Todos aqueles vastos mundos e texturas altamente detalhadas precisam ser carregados o mais rápido possível, e as abordagens mais tradicionais estão rapidamente chegando a seu limite (como tempos de carregamento prolongados e cenas estendidas podem sugerir).

Tecnicamente, DirectStorage é uma parte da especificação DirectX 12 que cobre uma variedade de protocolos de mídia. É uma API ou Interface de Programação de Aplicativo, uma ferramenta que os desenvolvedores podem usar para acessar o hardware à sua disposição de uma forma particular – e, neste caso, essa forma particular é melhorar o acesso ao disco e acelerar os tempos de carregamento, seja durante o jogo ou entre cenas.

O DirectStorage também é voltado especificamente para o tipo mais moderno de armazenamento para PCs: NVMe SSD, ou Non-Volatile Memory Express Solid-State Drive. Explicar como funcionam os SSDs NVMe é um guia totalmente diferente, mas basta dizer que a parte NVMe acelera as comunicações entre o armazenamento permanente de um computador e o resto do sistema.

O DirectStorage foi desenvolvido para tirar melhor proveito desse aumento de velocidade, removendo gargalos que podem ser atingidos mais adiante à medida que os dados são transferidos de/para as unidades dentro do seu computador. Em outras palavras, isso dá aos SSDs NVMe margem suficiente para operar mais perto de seu potencial máximo.

Existem várias maneiras diferentes de melhorar o desempenho da API DirectStorage — uma delas é que ele pode agrupar solicitações de entrada e saída em lotes, o que significa menos sobrecarga e operações mais eficientes. Com as GPUs também ficando mais potentes o tempo todo, o uso do DirectStorage significa que uma placa de vídeo não precisa ficar mais lenta e esperar enquanto tenta carregar ativos do armazenamento local.

O número de solicitações que podem ser processadas simultaneamente é importante, já que os desenvolvedores muitas vezes dividem seus jogos em pedaços de código que são os menores possíveis, servindo apenas as partes do mundo do jogo que você precisa a qualquer momento. Isso ajuda com os recursos do sistema, mas aumenta muito o número de vezes que um disco precisa ser acessado, e o DirectStorage pode pegar esse levantamento extra.

Outro truque do programa é sua capacidade de reduzir o envolvimento da CPU no carregamento desses ativos do jogo – eles podem ser puxados diretamente do drive NVMe, o que novamente deve significar melhor desempenho e mais tempo para a CPU fazer o que mais ele precisa continuar.

É daí que vem seu nome: é o acesso direto ao SSD NVMe para a GPU, eliminando a CPU do processo. Uma forma importante pela qual a API pode ajudar aqui é descompactando os arquivos à medida que são extraídos do SSD NVMe sem incomodar a CPU, dando a ele mais vantagem sobre as tecnologias de armazenamento mais antigas que estão em vigor.

"Desta forma, os desenvolvedores recebem uma maneira extremamente eficiente de enviar/lidar com muitas ordens de magnitude a mais de solicitações de IO do que nunca, em última análise, minimizando o tempo que você espera para entrar no jogo e trazendo mundos virtuais maiores e mais detalhados que carregam em tão rápido quanto o personagem do jogo consegue se mover", escreve Andrew Yeung, da Microsoft.

E vale a pena enfatizar o ponto que os desenvolvedores têm mais controle com a nova API. O DirectStorage é flexível o suficiente para ser usado de maneiras diferentes pelas pessoas que estão programando jogos, portanto, os recursos extras de hardware e software são utilizados de uma forma específica para cada título, até certo ponto. Etapas de processamento extras que não são necessárias para um jogo específico podem ser ignoradas.

Agora também descobrimos que o DirectStorage também estará disponível para Windows 10, embora a Microsoft diga que as otimizações aprimoradas da pilha de armazenamento no Windows 11 significam que a API funcionará melhor no sistema operacional mais recente.

Para poder usar o DirectStorage em seu computador doméstico, você vai precisar do Windows 11 (ou Windows 10), um dos novos SSDs NVMe, uma GPU compatível e um jogo codificado para aproveitar as vantagens da API de armazenamento. Conforme o tempo passa, mais e mais computadores e mais jogos devem atender aos requisitos.

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Uma GPU compatível significa um modelo RTX 2000 ou RTX 3000 da Nvidia ou as GPUs RDNA 2 da AMD. Os jogos codificados para tirar proveito do sistema ainda serão executados em hardware que não atende aos requisitos do DirectStorage – ele apenas não será capaz de otimizar seus tempos de carregamento de todas as maneiras que a API pode ajudar.

Embora a implementação e os detalhes dessas APIs possam se tornar muito técnicos muito rapidamente, se você puder se sentar em um PC de jogos pronto para DirectStorage em um futuro próximo, tudo o que você realmente precisa saber é que os jogos são atualizados para aproveitar as vantagens do novo a tecnologia deve carregar significativamente mais rápido e funcionar de forma significativamente mais suave.

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Amazon é multada em quase US$ 1 bilhão por não respeitar privacidade dos usuários

Posted: 30 Jul 2021 01:16 PM PDT

A Amazon afirmou que pretende contestar uma multa de US$ 886 milhões imposta por um regulador de privacidade da União Europeia que diz que a empresa viola a privacidade dos usuários com suas tecnologias de publicidade.

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Tudo começou quando uma comissão de proteção de dados em Luxemburgo, onde a Amazon está sediada na Europa, determinou que a empresa não cumpriu as regras do Regulamento Geral de Proteção de Dados sobre o processamento de dados pessoais. A multa gerada foi recorde e se referiu ao manuseio incorreto de dados pessoais protegidos pela lei de privacidade do bloco, o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR).

A decisão também exigiu que a Amazon faça mudanças em suas práticas. Por sua vez, a gigante do varejo informou que pretende se defender "vigorosamente neste assunto". Um porta-voz da empresa disse que a investigação não estava relacionada a nenhuma violação de dados e que nenhum dado do cliente foi obtido por terceiros. "Esses fatos são indiscutíveis", afirmou o porta-voz.

"A decisão relativa à forma como mostramos aos clientes publicidade relevante depende de interpretações subjetivas e não testadas da lei de privacidade europeia, e a multa proposta é totalmente desproporcional até mesmo com essa interpretação", acrescentaram.

A multa equivale a cerca de 4% do lucro líquido declarado da empresa no ano passado de US$ 21,3 bilhões. A estrutura para multas sob a lei de privacidade de 3 anos pode se estender a 4% da receita anual global de uma empresa no ano anterior, uma quantia significativamente maior neste caso. A receita informada da Amazon foi de mais de US $ 386 bilhões em 2020, um aumento de mais de 37% em relação ao ano anterior.

O regulador da UE não respondeu imediatamente a um pedido de comentário e a decisão ainda não foi publicada em seu site. Mas a Amazon parece pronta para apelar a decisão, embora os fundamentos não sejam claros. As empresas multadas de acordo com o GDPR podem apelar no tribunal quando acreditam que a multa é excessivamente grande ou em um esforço para contestar a integridade de uma investigação.

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Até o momento em que esta reportagem foi escrita, as ações da Amazon estavam em uma queda acentuada que começou com uma desaceleração de 6% durante as negociações pré-mercado, embora o caso de privacidade possa desempenhar um papel mínimo, na melhor das hipóteses. Os repórteres financeiros citaram uma previsão de receita não atendida, o aumento do custo operacional vinculado à pandemia Covid-19 e o fraco crescimento das vendas como a causa principal.

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Horizon Forbidden West será adiado para 2022, diz Bloomberg

Posted: 30 Jul 2021 12:45 PM PDT

A Sony adiou o próximo grande exclusivo do PlayStation, Horizon Forbidden West, para o primeiro trimestre de 2022. A informação vem de “uma pessoa familiarizada com o assunto”, de acordo com Jason Schreier da Bloomberg. A previsão de lançamento para o game até então era o final de 2021.

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Na publicação temos uma fala Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studio, que afirmou há pouco mais de um mês que a data de lançamento do jogo era somente provisória. "A respeito de Horizon, estamos no caminho certo para lançá-lo nesta temporada de férias (…) trabalhamos o máximo que podemos para confirmar isso o mais rápido possível."

Horizon Forbidden West é um game de ação e aventura de mundo aberto, sequência do jogo de 2017, Horizon Zero Dawn, um exclusivo do PS4 que vendeu mais de 10 milhões de cópias.

Não há declaração oficial da Sony, mas a empresa provavelmente irá oficializar isso no próximo State of Play (modelo de eventos virtuais adotados para mostrar seus exclusivos), assim como foi a revelação de Forbidden West no ano passado.

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Horizon Forbidden West será lançado para PS4 e PS5.

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Depois de Scarlett Johansson, Emma Stone também deve processar a Disney+

Posted: 30 Jul 2021 12:22 PM PDT

Ontem (29) soube-se que a atriz Scarlett Johansson está processando a Disney pelo lançamento de Viúva Negra, filme a qual ela protagoniza, simultaneamente no serviço de streaming Disney+ junto aos cinemas. O motivo? Menos lucro para a atriz, pois a empresa teria feito uma quebra de contrato.

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Acontece que agora a atriz Emma Stone, de Cruella, pode querer fazer o mesmo. O filme estrou simultaneamente nos cinemas e na Disney+, ao custo adicional de R$69,90. A tradição foi mantida desde Mulan, no ano passado, com Viúva Negra e Raya e o Último Dragão em 2021, sob nome de Premier Access.

Matt Belloni, ex-editor do The Hollywood Reporter, contou em sua recente newsletter que a atriz está considerando processar a empresa. Ele adiciona Emily Blunt a outra atriz em potencial, que poderia fazer o mesmo junto da estreia de Jungle Cruise, que estreia hoje. O jornalista chama a Disney de uma empresa “difícil de lidar” nestes casos.

Por ora, nem Emily ou Emma fizeram pronunciamento oficial sobre tomarem (ou não) tais providências.

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Em resposta ao caso de Scarlett, a Disney declarou que "não há mérito algum" e que as alegações são "tristes e angustiantes, em enorme desrespeito aos terríveis e prolongados efeitos globais da pandemia da COVID-19".

"A Disney cumpriu integralmente o contrato da Sra. Johansson", continua a declaração, "e, além disso, o lançamento de Viúva Negra na Disney+ pelo Premier Access aumentou significativamente sua capacidade de ganhar uma compensação adicional, em cima dos 20 milhões de dólares que ela recebeu até agora."

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A telemedicina se tornou o futuro da medicina?

Posted: 30 Jul 2021 11:39 AM PDT

A pandemia de Covid-19 se instalou nas nossas vidas e mudou vários aspectos de nosso cotidiano. Alguns processos se intensificaram: o trabalho remoto, as entregas e o e-commerce. Em outros, porém, as mudanças foram bastante radicais. A saúde é um bom exemplo disso: há dois anos, as alternativas para conseguir um atendimento remoto — a chamada telemedicina — eram bem mais escassas do que as disponíveis hoje. Vários planos de saúde, clínicas e hospitais se adaptaram à nova realidade e oferecem consultas por vídeo — e os médicos precisaram acompanhar.

Contratada por um plano de saúde, a médica de família Lívia Guedes atendia em uma clínica na capital paulista até março de 2020, quando os agendamentos foram cancelados e os médicos, mandados para casa. "Trabalhar em casa era uma coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça, porque eu não achava que era possível fazer isso."  Um serviço de telemedicina foi montado para dar conta de orientação remota aos pacientes — afinal, havia o temor de que hospitais e consultórios se tornassem grandes pontos de disseminação do coronavírus.

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Sítio arqueológico mexicano de 400 anos será fechado por falta de verba

Posted: 30 Jul 2021 10:40 AM PDT

Em outubro de 2019, arqueólogos mexicanos encontraram relevos intrigantes esculpidos em um túnel de 4km de extensão e 400 anos nos arredores da Cidade do México. Mas agora, a agência que orquestrou a escavação disse que os arqueólogos precisarão encobrir o local novamente, já que não há fundos para protegê-lo e criar uma exposição.

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O porta-voz do governo, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), atribuiu a responsabilidade às perdas sofridas pela pandemia Covid-19. "Deve-se considerar que essa emergência mundial obrigou todos os níveis de governo a priorizar a destinação de dinheiro para a saúde da população. Por isso, o projeto arqueológico teve de ser adiado", diz o comunicado da agência, segundo a AP. O instituto espera que colocar terra de volta no topo das obras de arte indígenas será o suficiente para mantê-las seguras até que alguém encontre meios para uma preservação mais adequada.

Os artefatos mais notáveis ​​encontrados na entrada do túnel foram imagens esculpidas de animais, deuses e outras iconografias, noticiou o Mexico News Daily na época, embora pregos e parte da madeira original do portão também tenham sido descobertos. Representações da cabeça de um pássaro, gotas de chuva, um escudo de guerra e uma estrutura de templo estavam entre as obras de arte escavadas.

Várias das obras de arte pré-hispânicas adornando a parede do túnel de controle de inundação.

As imagens eram pinturas rupestres – esculturas em pedra – e painéis de estuque e, embora os desenhos fossem pré-hispânicos, foram feitos em um túnel mais indicativo da construção europeia, disse o INAH em um comunicado. Isso sugere que os trabalhadores indígenas da área provavelmente ajudaram a construir a barragem, disse Raúl García Chávez, arqueólogo chefe do Instituto Nacional de Antropologia e História no local, em uma entrevista ao Live Science.

Um arqueólogo disse que a escultura do templo era provavelmente uma dedicação ao deus asteca da chuva, Tláloc. As alusões à água foram provavelmente intencionais, já que o túnel foi uma abertura de um sistema de diques do século 1917 que foi construído para controlar os níveis de água na área e evitar inundações. O dique se manteve firme por 20 anos, mas não conseguiu lidar com uma inundação desastrosa em 1629, que encheu os túneis por cinco anos; Os governantes coloniais do que então era a Nova Espanha cobriram o portão, Chávez disse ao Live Science.

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Os arqueólogos do INAH planejaram mover as obras de pedra e estuque para um centro comunitário local e substituí-las por réplicas na eventual exposição no local, o que permitiria ao público entrar no túnel e ver a escala do sistema de perto. Mas tudo isso está em espera agora, enquanto os arqueólogos desfazem seu trabalho dos últimos dois anos. Esperançosamente, alguém no futuro terá os meios para desenterrar tudo novamente.

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Pantera Negra chegará a Marvel’s Avengers via expansão grátis em 17 de agosto

Posted: 30 Jul 2021 10:07 AM PDT

Na E3 2021 a Square Enix revelou que terá planos a longo prazo quando o assunto é Marvel's Avengers. A primeira grande novidade foi a expansão gratuita Black Panther War for Wakanda, seguindo a agenda anunciada de atualizações e eventos – como Cosmic Cube em junho.

Via comunicado à imprensa, a empresa revelou que a expansão irá ao ar no próximo dia 17. Assista ao trailer a seguir, mostrando Pantera Negra em ação:

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Além de habilitar o personagem como herói jogável no game, War for Wakanda (Guerra por Wakanda, em tradução livre) traz dois novos vilões, um novo mapa, novos inimigos e 25 horas adicionais de missões solo e multiplayer. De acordo com o estúdio, é “a maior adição de conteúdos desde o lançamento do jogo”, no final do ano passado.

A história gira em torno do Rei T’Challa (Pantera Negra), protetor e atual governante de Wakanda. Segundo a descrição oficial, “cego por uma traição e a tragédia resultante, T’Challa acha difícil confiar seus deveres a qualquer outro, até mesmo sua irmã Shuri, ao mesmo tempo que confronta aqueles que desejam fazer mal a Wakanda. Quando as forças do vilão Klaw ameaçam a segurança do local, T’Challa deve levar lutar para defender tudo e todos que ele ama”.

Os desenvolvedores da Crystal Dynamics farão uma transmissão ao vivo pela Twitch no dia 16, às 16h no horário de Brasília, revelando todos os detalhes e novidades sobre Wakanda. Como forma de comemorar, de hoje (30) até amanhã (1) o jogo base estará gratuito para PS4, PS5 e PC. Quem decidir comprar o game neste período terá 40% de desconto. Em breve isso também acontecerá nos consoles do Xbox, ainda sem data prevista.

Vale lembrar que em 26 de outubro será lançado outro jogo do selo Marvel: Guardians of the Galaxy, que tomou boa parte da apresentação da Square Enix na E3, junto ao anúncio de Wakanda e das outras expansões de Avengers.

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A partir de 17 de agosto, Marvel's Avengers: War for Wakanda estará disponível gratuitamente a todos que possuírem o jogo base, no PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

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Atualização beta do PS5 dá suporte para SSD M.2 modernos

Posted: 30 Jul 2021 08:09 AM PDT

Na última quinta-feira (29), uma nova atualização do PlayStation 5 foi ao ar. Mas, infelizmente, só está disponível fora do Brasil e exclusiva a usuários do programa beta. Segundo a informações divulgadas pela Sony, ela virá junto com a habilitação para expansão de um SSD M.2 interno.

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Para o SSD funcionar, será necessário ele ter 5,500MB/s de leitura, ser PCIe Gen4 e ter entre 250GB e 4TB. Isso porque ele pode ser usado para baixar, copiar e iniciar jogos PS5 e PS4, bem como aplicativos de mídia. Logo, será possível aumentar o espaço de armazenamento disponível no seu console PS5 nativo, movendo os jogos entre o armazenamento do console PS5, um dispositivo de armazenamento externo USB conectado e o novo armazenamento M.2 SSD.

Como alerta a empresa, “usar um SSD M.2 com seu PS5 requer dissipação de calor eficaz com uma estrutura de resfriamento, como um dissipador de calor”. Eles sugerem ao usuário anexar um ao SSD M.2, “tanto no formato de um lado quanto no formato de dois lados”. Opcionalmente, você pode adquirir um SSD com dissipador embutido.

Por referência, aqui no Brasil esse tipo de unidade de armazenamento SSD com 1TB custa cerca de R$1.800 – ou seja, 20% do preço de um PS5. Um SSD externo também de 1TB, por outro lado, que também é compatível com o PS5, pode ser encontrado por até metade deste valor. Em análise de relação custo-benefício, vale lembrar que o primeiro cenário é uma troca permanente de expansão para seu console, enquanto o segundo funciona mais para quem remaneja mais de um dispositivo.

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Além do suporte a SSD, o beta mais recente também inclui suporte de áudio 3D para speakers integrados na TV. O recurso utilizará o DualSense para medir a acústica da sala para então aplicar uma configuração de áudio 3D – o que, convenhamos, reforça a alta tecnologia do controle. Outra adição na atualização é rastreador de troféus que permite acessar rapidamente até cinco troféus via Centro de Controle.

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Animais surgiram 350 milhões de anos mais cedo do que se acreditava

Posted: 30 Jul 2021 07:41 AM PDT

Uma nova descoberta indica que rochas antigas do noroeste do Canadá contêm estruturas consistentes com esponjas do mar. Com 890 milhões de anos, eles podem ser os fósseis de animais mais antigos conhecidos na Terra. As análises desse material foram publicadas na revista Nature

Formas de vida simples e unicelulares apareceram pela primeira vez na Terra há cerca de 3,4 bilhões de anos, mas demorou um pouco para que surgissem formas de vida animal mais complexas. A explosão Cambriana de formas de vida complexas aconteceu há cerca de 540 milhões de anos, o que coincide com os mais antigos fósseis de esponja já registrados.

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Imagem: Elizabeth Turner, Laurentian University

Em 2018, a descoberta de esteroides – um biomarcador conhecido – em rochas datadas entre 660 milhões e 635 milhões de anos atrás, empurrou o surgimento de esponjas para era Neoproterozoica, que é pelo menos 100 milhões de anos antes do período Cambriano. As análises genéticas das esponjas modernas também sugerem uma origem primitiva para essas criaturas marinhas, reforçando ainda mais a noção de que elas foram os primeiros animais da Terra.

O biólogo especialista em esponjas Paco Cardenas, da Universidade de Uppsala, na Suécia, não estava envolvido no novo estudo, mas disse que essa discrepância entre o registro fóssil e as evidências químicas e de DNA “foi altamente debatida nos últimos anos”. Daí a importância da descoberta recém-relatada, que tem implicações em como entendemos a origem de toda a vida animal.

Elizabeth Turner, da Laurentian University, em Sudbury, Canadá, é a única autora do novo artigo e relata a descoberta de estruturas semelhantes a fósseis de 890 milhões de anos, encontrados em rochas retiradas dos recifes de Little Dal, na localidade de Stone Knife Formation, noroeste do Canadá.

"Se esses fósseis forem confirmados como esponjas, eles definitivamente serão os primeiros fósseis de animais registrados, retrocedendo seu surgimento para 350 milhões de anos antes do Cambriano", explicou Cardenas por e-mail. Esta descoberta "pode finalmente respaldar as antigas evidências", mas "também levanta novas questões", acrescentou.

Imagem: EC Turner

Observando as rochas com um microscópio, Turner notou estruturas em forma de tubo cobertas por cristais de calcita mineral. Essas características tinham uma semelhança impressionante com os esqueletos fibrosos das esponjas córneas e se formaram a partir da decomposição dessas criaturas antigas, ela argumenta. Esponjas Demospongiae, ou córneas, ainda existem hoje, e você pode até estar usando uma como esponja de banho. Turner foi capaz de descartar outras interpretações das microestruturas devido à configuração do material fóssil.

"Consiste em pequenos tubos que se ramificam de forma divergente e depois se juntam para formar uma malha tridimensional complexa", disse ela por e-mail. "Dos organismos ramificados que podem ser considerados como interpretações alternativas, nenhum deles tem esse tipo de malha tridimensional – nem algas verdadeiras, nem bactérias, nem fungos." Ao mesmo tempo, as esponjas córneas "têm exatamente esse tipo de malha microestrutural", e essa malha "também foi descrita em esponjas fósseis indiscutíveis", acrescentou Turner.

Cardenas observa que "deve-se destacar que não se trata de fósseis esponjosos indiscutíveis, como sugere o título do artigo". Na verdade, o título os descreve como “possíveis” fósseis de esponja, mas eles “se parecem com os restos do esqueleto da proteína da esponja – como os que hoje são encontrados em esponjas com esponjas córneas”, mas “os pesquisadores vão esperar a confirmação de outros fósseis do mesmo período", escreveu ele.

O fato de os primeiros animais do planeta serem esponjas, ou pelo menos semelhantes a esponjas, não é uma surpresa, "visto que elas são o tipo de animal mais básico tanto hoje quanto no registro fóssil", escreveu Turner. Além do mais, a “idade do material que apresentei é compatível com as previsões dos relógios moleculares, o que sugere que as esponjas surgiram nessa época”, explicou ela, acrescentando que “esponjologistas fósseis previram que deveríamos encontrar este tipo de material consideravelmente rochas mais velhas." As principais conclusões deste estudo "são exatamente o que foi previsto por meio de várias outras linhas de trabalho não relacionadas", observou Turner.

Cardenas, por outro lado, disse que encontrar fósseis de esponja com mais de 250 milhões de anos antes do aparecimento dos compostos de esponja esteroides, mencionados acima, é “inesperado”. Outros compostos foram encontrados a partir do mesmo período que os fósseis recém-reportados, mas "eles ainda não foram designados como esponjas", disse ele, "embora sua semelhança" para os compostos esponja “seja reconhecido”.

Talvez mais surpreendente ainda seja o aparecimento de esponjas antigas cerca de 90 milhões de anos antes que o oxigênio na atmosfera da Terra atingisse os níveis necessários para sustentar a vida animal – ou assim pensávamos. Se a nova descoberta for confirmada, isso significa que as esponjas e, portanto, a vida animal complexa, apareceram antes do segundo dos dois eventos de oxigenação da Terra, ou seja, o evento de oxigenação Neoproterozoico.

"Se eu estiver correta em minha interpretação do material, os primeiros animais apareceram antes desse evento e podem ter sido tolerantes com níveis de oxigênio comparativamente baixos", observou Turner.

A descoberta também sugere que as formas de vida complexas não foram completamente eliminadas durante as eras glaciais da Criogenia que ocorreram entre 720 milhões e 635 milhões de anos atrás. Esses foram os chamados episódios da Terra Bola de Neve, uma época em que toda a superfície do nosso planeta, argumentou-se de maneira controversa, estava coberta de gelo.

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Supondo que a nova interpretação esteja correta, isso significa que as esponjas existiam 890 milhões de anos atrás, então surge a pergunta: quando elas surgiram, de fato? Como a nova pesquisa aponta, as esponjas não parecem se incomodar com a falta de oxigênio e as eras glaciais intensamente poderosas, portanto, é possível sugerir um aparecimento ainda mais precoce. "O registro geológico precisa ser interrogado com muito mais intensidade e com uma mente realmente aberta para responder a essas perguntas", disse Turner.

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Funcionários da Ubisoft apoiam movimentos contra assédio na indústria de games

Posted: 30 Jul 2021 07:10 AM PDT

Por meio de uma carta aberta, cerca de 500 funcionários e ex-funcionários da Ubisoft (desenvolvedora e publisher de jogos) prestaram solidariedade aos trabalhadores da Activision Blizzard. Conforme um representante relata ao portal Axios, o grupo exige manifestação dos próprios líderes e pede por mudanças sistêmicas em toda a indústria de videogames.

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Em tradução livre, um trecho da carta:

"Ficamos parados e observamos, enquanto vocês despediam apenas parte dos infratores públicos. Vocês deixavam o resto renunciar – ou pior, os promoviam, movendo de estúdio em estúdio, equipe em equipe, dando-lhes uma segunda chance após a outra, sem repercussões. Este ciclo precisa parar.”

A carta da Ubisoft propõe que a empresa, a Activision Blizzard e outros estúdios importantes trabalhem juntos para “definir regras e processos para lidar com os relatórios” dos assédios. A colaboração deve “envolver fortemente os funcionários em cargos não administrativos e representantes sindicais” e, para eles, isso seria “essencial” para garantir que os líderes do movimento sejam os mais afetados pelas mudanças.

A gota d’água foi justamente o ocorrido com a Activision Blizzard, processada pelo estado americano da Califórnia, que tratou-a como um “terreno fértil para o assédio e a discriminação contra as mulheres”. Por sua vez, os funcionários da Blizzard estão em greve, protestando contra as ações questionáveis de seus empregadores. Logo, isso atraiu apoio de toda a indústria, com muitos deles pedindo aos fãs que boicotassem games como Call of Duty, World of Warcraft e Overwatch durante este período.

Não é a primeira vez que a Ubisoft fica em primeiro plano quando o assunto é assédio, pois há pouco mais de uma semana surgiu outro caso, quando a empresa recebeu uma queixa via Solidaires Informatique Jeu Vidéo, o sindicato de trabalhadores franceses.

Ela foi direcionada a funcionários e ex-funcionários, como o antigo diretor criativo Serge Hascoët e o ex-VP editorial Tommy François. Antes disso, soube-se que pelo menos 25% dos funcionários da empresa seriam alvo de assédio sexual, bullying e outros abusos em ambiente de trabalho.

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Com títulos anuais e uma dezena de lançamentos nos próximos meses, a Ubisoft está avaliada em 4,5 bilhões de dólares, segundo estimativas do mês de julho.

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Módulo russo dispara propulsores inesperadamente após acoplar à ISS

Posted: 30 Jul 2021 06:40 AM PDT

O módulo russo Nauka, recém-chegado à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), começou a disparar seus propulsores, e ainda não se sabe o motivo. Uma possibilidade é que os computadores do módulo pensaram que ainda estava se encaixando, resultando no acionamento, mas essa informação ainda não foi confirmada. 

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Nada parece estar danificado, e a NASA disse que a tripulação está segura. O incidente aconteceu três horas depois do encontro e a atracação, quando os membros da tripulação da ISS começaram a trabalhar, verificando se havia vazamentos no ponto de interface, abrindo a escotilha e integrando computadores no módulo Nauka, também conhecido como Laboratório Polivalente Russo.

De repente e sem aviso, os propulsores de Nauka inesperadamente começaram a disparar. Isso fez com que a ISS perdesse o controle de atitude em 45 graus por quase uma hora, de acordo com uma transmissão ao vivo na TV da NASA. Os controladores terrestres perderam a comunicação com os sete astronautas por algum tempo, gerando preocupação aos integrantes da missão.

Os controladores de voo reorientaram a estação espacial realizando um procedimento de "controle de rotação" de contrapeso. Eles fizeram isso disparando propulsores no módulo russo Zvezda e em um navio de carga Progress, que atualmente está ancorado na ISS. Esse esforço de recuperação funcionou e a Estação Espacial voltou à sua orientação normal. Ela está agora de volta ao controle de atitude total e nenhum dano ou ferimento aos membros da tripulação foi relatado. A NASA disse ainda que ninguém correu perigo durante o incidente.

Em dado momento, Drew Morgan, do controle da missão da NASA, pediu aos astronautas que olhassem para fora para ver se conseguiam localizar algum entulho flutuando ao redor ou se podiam ver algum dano à estação. A partir daí, a agência espacial afirmou que a ISS está atualmente em uma configuração estável e as operações de recuperação estão em andamento. 

No entanto, de acordo com Anatoly Zak, um repórter da Russian Space Web, Nauka queimou todo o seu propelente, então a ameaça de novos disparos dos propulsores parece ter passado. Vale lembrar que esse trabalho está sendo feito com um Nauka parcialmente abastecido atracado na estação, para que os propulsores ainda possam entrar em ação.  

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Surgiram rumores de que o lançamento de um Boeing Starliner, que iria acontecer amanhã (30) seria cancelado após o incidente. A informação foi confirmada posteriormente e ainda não há data para uma nova decolagem. 

As atividades regulares do dia foram canceladas na ISS enquanto a tripulação e os controladores da missão na superfície continuam monitorando a situação. Ainda assim, não há uma resposta concreta sobre o motivo de os propulsores de Nauka começarem a disparar e uma investigação está pendente.

 

 

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Netflix quer lançar os próximos filmes de Christopher Nolan

Posted: 30 Jul 2021 06:09 AM PDT

Por mais que Christopher Nolan não se dê bem com seus filmes no streaming (vide Tenet na HBO Max), isso não impede outro serviço de querer abrigá-los. Em entrevista recente, Scott Stuber, Chefe de Filmes Globais da Netflix, contou que deseja lançar os próximos longas do diretor na plataforma.

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“Se/quando ele estiver com um filme novo, podemos ser um lar para ele e faremos o necessário para fazer que isso aconteça”, disse Stuber para a Variety. “Ele é um cineasta incrível. Vou fazer tudo o que puder. Neste ramo, aprendi que você precisa ter o zero ego”.

O recente acordo da Netflix com a produtora Amblin (de Steven Spielberg) seria responsável por dar a Stuber a esperança de que ele possa atrair Christopher Nolan para lá também. Spielberg, como Nolan, é um dos maiores defensores da distribuição de filmes no cinema, mas há poucas semanas soube-se que o estúdio Amblin Partners fez um contrato com a Netflix para produção de vários filmes por ano. Spielberg estará por trás da produção nos respectivos projetos, sem a garantia de que ele poderá dirigir um destes também.

"A Netflix tem uma aversão bizarra a apoiar filmes no cinema", disse Nolan ao IndieWire em 2017. "Eles têm essa política estúpida de que tudo seja transmitido e lançado simultaneamente, o que é obviamente um modelo insustentável para lançamentos no cinema. (…) Eles estão perdendo uma grande oportunidade.”

Quando cobrado mais tarde pela declaração, ele disse que “deveria ter sido mais educado”. “Disse aquilo que acredito, mas não fui diplomático na maneira como o expressei.” Quase quatro anos depois, ele criticou sobre a Warner Bros e a decisão de lançarem simultaneamente os filmes de 2021 nos cinemas e na HBO Max.

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Nolan pode até ter chamado a HBO Max de “o pior serviço” pela arriscada escolha de lançamentos simultâneos, mas para a alegria dos brasileiros Tenet está disponível sem custo adicional aos assinantes do serviço de streaming.

[Gamesradar]

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