Gizmodo Brasil |
- Spotify vai permitir baixar músicas offline em relógios Android com Wear OS
- [Review] Samsung Galaxy Buds 2: um novo patamar para fones de ouvido sem fio mais básicos
- Conto: A última nave espacial a deixar a Terra
- Sobre a alegria de trabalhar com games
- Rockstar está trabalhando em remasters de GTA 3, Vice City e San Andreas, diz Kotaku
- Diretor de Diablo 4 e outros desenvolvedores deixam Blizzard após polêmicas
- Frostpunk 2 é anunciado e primeiro jogo está de graça até final de semana
- Nos EUA, mais de 1 milhão de pessoas já tomaram 3ª dose de vacina
- Veja quem estará no live-action de Avatar: A Lenda de Aang, nova série da Netflix
- Bloqueadores de anúncios podem ser usados para te rastrear na internet
- Enfermeira antivacina injetou água com sal em idosos na Alemanha
- Bactérias marinhas são capazes de ‘comer’ combustíveis fósseis
- Marvel divulga final secreto de Viúva Negra; assista
- YouTube ganha recursos para navegação mais segura entre crianças e adolescentes
- Panasonic encerra produção de TVs no Brasil, mas continuará fabricando eletrodomésticos
- Descontos em eletrônicos, acessórios e muito mais na semana de Super Ofertas do AliExpress
- Chloe Bennet não será mais Florzinha live-action ‘As Meninas Super Poderosas’
- As chances são poucas, mas o asteroide Bennu pode colidir com a Terra
Spotify vai permitir baixar músicas offline em relógios Android com Wear OS Posted: 12 Aug 2021 04:34 PM PDT ![]() O novo Wear OS promete uma experiência repaginada e mais intuitiva em smartwatches Android. Mas não são apenas os aplicativos do Google que receberão novidades. Ferramentas de terceiros também ganharão atualizações, e uma delas é o Spotify, que vai permitir baixar músicas e podcasts diretamente nos relógios para serem ouvidas mesmo que o usuário esteja offline. E a boa notícia é que a novidade também está disponível para versões mais antigas do sistema. "Com este novo recurso, os usuários Premium poderão baixar seus álbuns, playlists e podcasts favoritos para ouvir offline. Usuários dos planos gratuitos poderão transmitir suas músicas no modo aleatório usando uma conexão Wi-Fi ou celular, bem como baixar qualquer um de seus podcasts favoritos diretamente para o relógio", explicou o serviço de streaming. O recurso ainda não foi liberado para todo mundo. Mas, como deu para perceber, o download de conteúdos para serem ouvidos offline só estará disponível para quem for assinante Premium. Enquanto isso, quem tem uma conta gratuita poderá apenas baixar podcasts — músicas e playlists continuarão restritas a conexões Wi-Fi ou via franquia de dados no smartphone. Para acessar os downloads offline, primeiro verifique se você possui a versão mais recente do sistema operacional no relógio e no celular vinculado ao aparelho. Ao encontrar o conteúdo que deseja baixar, você pode tocar em "Baixar para assistir". Você pode verificar o progresso na seção Downloads do smartwatch — todos os itens totalmente salvos terão uma pequena seta verde ao lado. Não é uma grande surpresa que o Spotify esteja renovando seu aplicativo para Wear OS. Há alguns meses, a plataforma lançou o mesmo recurso para Apple Watch — uma função que pareceu ter levado séculos para ser disponibilizada. Anteriormente, o Spotify trabalhou com a Samsung para oferecer downloads offline em seus relógios Tizen. E dado o impulso do novo Wear OS, que começa a chegar aos primeiros relógios, já era de se esperar que a plataforma de streaming de música recebesse algumas novidades. Relógios mais antigos também são compatíveisNão serão apenas os smarwatches mais recentes que poderão usar o Spotify para baixar músicas e podcasts offline. Dispositivos antigos rodando a partir do WearOS também terão suporte para a atualização, incluindo modelos da Fossil, Mobvoi e Suunto. O update está sendo distribuído aos poucos, então você pode checar na aba de atualizações se o seu app do Spotify roda a última versão. The post Spotify vai permitir baixar músicas offline em relógios Android com Wear OS appeared first on Gizmodo Brasil. |
[Review] Samsung Galaxy Buds 2: um novo patamar para fones de ouvido sem fio mais básicos Posted: 12 Aug 2021 04:24 PM PDT ![]() *Este é um review feito pelo Gizmodo US e considera os preços e realidades dos EUA. Quando o dispositivo chegar ao Brasil, faremos nosso review localizado. Sempre que uma empresa apresenta uma nova versão de um produto, espera-se que ela traga uma evolução daquilo que foi visto no passado, adicionando novos recursos e mais tecnologia. E esse talvez seja o caso do Samsung Galaxy Buds 2, que agora chega com cancelamento ativo de ruído (ANC), mais qualidade de áudio e voz e preço de US$ 150 (R$ 750 na conversão direta). Mais do que um simples upgrade, o acessório define um novo padrão para o que devemos esperar de fones de ouvido sem fio acessíveis. Em anos anteriores, priorizar ANC em fones wireless significava uma redução de US$ 300 ou mais. Mas com o Galaxy Buds 2, o recurso parece menos uma inclusão de luxo e mais um recurso padrão que deveria estar disponível em todos os fones de ouvido, exceto os mais baratos. E pegando o Galaxy Buds Pro como exemplo, a Samsung criou fones acessíveis que oferecem quase a mesma experiência dos modelos premium, mas por US$ 50 a menos.
Design atraenteTal como acontece com os Galaxy Buds anteriores, o Galaxy Buds 2 vem em um case de carregamento compacta, com uma porta USB-C no exterior para carregamento com fio. A principal diferença neste modelo é que o estojo apresenta um acabamento brilhante, em vez da textura mais fosca que a Samsung preferia antes, com o interior ostentando a mesma cor dos fones, que estão disponíveis nas cores verde, oliva, branco, lilás e preto. A case vem com algumas pequenas luzes indicadoras que permitem que você saiba quanto de bateria ainda resta (que vai de verde a amarelo e a vermelho, dependendo dos níveis de carga). A Samsung parece ter se inclinado totalmente para um design mais limpo, que quase não tem características marcantes da companhia. Tudo o que temos são duas conchas de plástico com alguns orifícios para microfones e pontas de silicone nas extremidades. Toda a configuração é super minimalista, quase como o tipo de fone de ouvido genérico que você vê em um filme de ficção científica. ![]() O Galaxy Buds 2 vem ainda com controles de toque integrados, então você pode pausar sua faixa atual com um único toque, pular para frente com um toque duplo ou voltar para uma faixa anterior com três batidas nas laterais. E, por padrão, se você deseja ativar ou desativar o ANC, tudo o que você precisa fazer é tocar e segurar. A única desvantagem disso é que, embora você possa personalizar alguns dos controles de toque, se quiser reservar o comando tocar e segurar para algo como o volume, não há como definir o ANC para um gesto diferente. O Galaxy Buds 2 não possui as configurações ANC mais profundas encontradas no Galaxy Buds Pro, então não há opção para ajustar a força do cancelamento ativo de ruído — ele só pode ser ligado ou desligado, e ponto. Configuração mais simples![]() Configurar o Galaxy Buds 2 não poderia ser mais simples. Aqueles com smartphones da Samsung devem receber uma notificação pop-up na primeira vez que abrirem a case, que o guiará rapidamente pelo processo de emparelhamento. E para quem tem outros celulares Android ou mesmo iOS, você pode baixar o aplicativo Galaxy Wearable e continuar a partir daí. É importante observar que alguns dos recursos mais experimentais da Samsung, como o modo de jogo com latência reduzida no Samsung Labs, estão disponíveis apenas em dispositivos da marca sul-coreana. Uma vez emparelhado, a Samsung criou um novo teste de encaixe do fone de ouvido para ajudá-lo a descobrir o tamanho ideal das ponteiras de silicone. Se precisar emparelhar os fones com outro dispositivo, tudo que você precisa fazer é abrir a case de recarga e, antes de tirar os fones, toque e segure-os por cerca de três segundos até que as luzes da caixa comecem a piscar. Som e cancelamento ativo de ruído![]() Quando se trata de qualidade de som, o Galaxy Buds 2 chega muito perto de combinar o áudio que você obtém com os fones premium da Samsung. Em certas situações, como em "Lady", do Modjo, o Galaxy Buds Pro torna os agudos mais brilhantes e nítidos, mantendo um tom ligeiramente mais arredondado na linha de baixo em comparação com o Galaxy Buds 2. Mas a experiência é bem parecida e satisfatória para a maioria das músicas com perdas que você obtém dos principais serviços de streaming. O que realmente se destaca é quando você compara o Galaxy Buds 2 com o Apple AirPods padrão, também de US$ 150, que não só não têm o mesmo alcance acústico do Galaxy Buds 2, mas também a falta de pontas de ouvido reais para ajudar a vedar o ruído exterior. O Galaxy Buds 2 faz com que o AirPods pareça e soe um pouco desatualizado. ![]() O cancelamento ativo de ruído no Galaxy Buds 2 não é ruim, embora o Galaxy Buds Pro tenha uma clara vantagem. No Buds 2, sons agudos, como o barulho de freios no metrô ou sirenes da polícia, são ouvidos com mais frequência, assim como ruídos baixos, como os pneus de um caminhão. Por US$ 150, não acho que seja um problema. Mas para pessoas que procuram o tipo de ANC que oferece um casulo de silêncio, você provavelmente vai querer fazer um upgrade para fones mais caros, como o Buds Pro ou o Sony WF-1000XM4. O Buds 2 possui três microfones integrados, que usam beamforming e um novo algoritmo baseado em aprendizado de máquina para filtrar sons que distraem. Se você precisar de ajuda extra para ouvir as coisas (ou apenas não quiser arrancar os fones ao pedir café ou qualquer outra coisa), o Galaxy Buds 2 também oferece suporte ao recurso Ambient Sound da Samsung, que pode ser configurado para três níveis diferentes de amplificação de som. Bateria não surpreende![]() O tempo de autonomia do Galaxy Buds 2 pode ser a parte mais fraca do produto. Não porque seja ruim, mas porque fones anteriores da Samsung, como o Galaxy Buds+, ostentavam espantosas 11 horas de duração com uma única carga. O Galaxy Buds 2 tem praticamente a mesma duração de bateria do Galaxy Buds Pro, com o Buds 2 durando cerca de cinco horas com ANC ligado (7,5 horas com ANC desligado), ou cerca de três horas de conversação se você estiver em uma ligação. Isso não deve ser suficiente para um dia inteiro de trabalho, mas como sempre, você pode recarregar rapidamente os fones usando o estojo, que garante cerca de três a quatro cargas completas. Conclusão![]() Mandando a real: não há nada no Galaxy Buds 2 que não tenhamos visto antes. Eles têm praticamente o mesmo estojo de carregamento sem fio que a Samsung vem usando há anos, e seu design é mais um exercício de minimalismo do que algo feito para chamar sua atenção (e definitivamente isso não é uma coisa ruim). O cancelamento de ruído também já é conhecido há anos, tanto em fones de ouvido de última geração quanto em fones mais caros. O Galaxy Buds 2 se destaca na combinação de todas essas coisas com uma sólida qualidade de áudio e controles fáceis de usar. Tudo em um acessório que custa apenas US$ 150, o que torna o Buds 2 um dos primeiros fones de ouvido a realmente trazer ANC para as massas. Claro, a bateria poderia ser um pouco mais longa e eu gostaria de um pouco mais de personalização em relação aos ajustes de volume ou força do ANC. Mas por esse preço, os Galaxy Buds 2 são bons fones, e esse é o tipo de simplicidade que posso apreciar. Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento do Galaxy Buds 2 no Brasil. The post [Review] Samsung Galaxy Buds 2: um novo patamar para fones de ouvido sem fio mais básicos appeared first on Gizmodo Brasil. |
Conto: A última nave espacial a deixar a Terra Posted: 12 Aug 2021 02:40 PM PDT ![]() * Waldson Souza é escritor. Formado em Letras e mestre em Literatura pela UnB, pesquisa sobre afrofuturismo e literatura brasileira contemporânea. The post Conto: A última nave espacial a deixar a Terra appeared first on Gizmodo Brasil. |
Sobre a alegria de trabalhar com games Posted: 12 Aug 2021 02:13 PM PDT ![]() Hoje, resolvi escrever sobre uma coisa bem legal: o trabalho com videogames. Se você é daquelas pessoas que joga assiduamente desde sua infância, certamente tem um cantinho muito especial no seu coração para os videogames. Você joga, vive antenado nas novidades, participa de grupos nas redes sociais. Fica com aquela ansiedade pelo lançamento mais esperado do ano. Curte uma boa promoção. Às vezes, fica pistola com algumas coisas que lê por aí, inclusive com meus textos. Eu sei, eu sei. Quando algo mexe com nossas paixões, não há como permanecer quieto. Até o flop de um jogo muito aguardado gera uma porção de memes e piadas. Mas lá no fundo, quem espera ansiosamente por ele, fica com aquela frustração. E o que dizer se você pagou o preço cheio na pré-venda? Quem trabalha com videogames sabe disso. Alguns estúdios e desenvolvedoras independentes levam tudo para um lado mais frio e profissional. Afinal, videogames também são negócios. Em certos momentos, sentimos uma relação de amor e ódio. Como todos os trabalhos, a área de jogos digitais também possui suas mazelas e percalços. Alguns deles são muito difíceis de superar, pois atacam, de maneiras diretas ou indiretas, a sua existência no meio. Por exemplo, por que será que apenas 10% dos desenvolvedores no Brasil são pessoas negras? O que será que acontece com o ecossistema de games no Brasil, visto que somos 54,9% da população? Dados como estes, encontrados no "Segundo Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais", são mais do que números. Encontramos muitas dificuldades para permanecer trabalhando com videogames. Mudamos isso, ajustamos aquilo. Daí que você cola em um evento de desenvolvedores e começa a contar o número de pessoas que possivelmente sejam negras e … Adivinha? Você é o chaveirinho da indústria "diversa". Na verdade, há mais considerações problemáticas sobre este dado, as quais ando levantando em minhas pesquisas. Deixemos para um momento mais oportuno. Hoje, não quero puxar o papo para os problemas, e sim para as coisas legais. Não quero de forma alguma minimizar os indícios do racismo estrutural, e sempre que possível, vou falar sobre eles. Ao mesmo tempo, embora nem sempre fácil, gostaria de reservar um espaço para falar sobre a alegria de se trabalhar com algo que se ama. Construir jogos é contar nossas próprias histórias. É algo poderoso por demais. Sem contar que você usa uma linguagem repleta de outras linguagens. A hipermídia que falei no outro texto. Você constrói o roteiro, elabora as personagens, fica horas pincelando a pixel arte. Ao mesmo tempo, você vai juntando tudo, pedaço por pedaço. Tudo aquilo que estava na sua cabeça começa a ter vida através da programação. É como brincar de ser um Deus. Uma autora nigeriana incrível, Chimamanda Adichie, nos fala um pouco sobre isso. No seu videogame, as histórias não precisam ser sempre épicas, e que contem a jornada de um herói errante que parte em busca da salvação do mundo. Não se deve existir apenas uma "história única". Isso é bem perigoso, aliás. Podemos contar histórias de maneiras diferentes, aos montes ou aos pouquinhos. Neste universo aquém da indústria cultural, aquela denunciada por Adorno em 1944 e que se parece com uma fábrica de bens culturais padronizados e destinados à massa, criação e criador são importantes na mesma medida. Mais uma coisa. Quando criamos nossos videogames de maneira independente, suspeito que o ato de criação também nos modifique. E não é pouca coisa não. De fato, a forma com que você lida com o processo de criação pode influenciar no quão seu trabalho será importante pra você mesmo/a/e. É sobre isto que estou realizando minha pesquisa no momento: um videogame decolonial, o qual você cria diferentes mecânicas, inventa novos mundos e aprende sobre você mesmo. Depois da criação, chega a hora de publicar. Friozinho na barriga. Embora muitas vezes o jogo diga muito sobre você, o fato é que criamos para outras pessoas também. Possivelmente, seu jogo já foi testado por algumas pessoas antes de ser publicado na plataforma de sua escolha. Aliás, esta é uma ótima prática. Mas apertar o botão de lançamento significa muito mais. Teu jogo agora é do mundo! Quando lançamos nosso primeiro jogo na Steam, "A Nova Califórnia", foi exatamente assim. Depois de quatro anos de desenvolvimento, apertamos o botão verde. Marcamos para o dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra. Mas o fuso horário nos traiu: o sistema marcou o lançamento oficial do jogo no dia 19, um dia antes. Paciência! A alegria de lançar um videogame não pôde ser contida. Uma pessoa da Nova Zelândia comprou o jogo e, não contente em jogá-lo, publicou um vídeo de 30 minutos. A expectativa de distribuir muitas cópias não foi alcançada, mas o fato de pessoas do mundo inteiro poderem conhecer sua história é demais! Entre prós e contras, seguimos adiante. Além da publicação de jogos autorais, fazemos muitas outras coisas. Construímos atividades culturais, cursos, ciclos de debate. Produzimos curadorias e muitas coisas que nem sempre são sobre desenvolvimento. E também criamos jogos. Estudamos muito, muito mesmo. Às vezes, confesso que a energia vai lá pra baixo por conta de acontecimentos ruins. Pessoas que não querem o seu bem. Lugares que se cercam de mecanismos de defesa, e que não te escutam. Energias que se contrapõem. Ficamos com medo. Medo de exposição, de nos posicionar. De precisar enfrentar situações de abuso. Trabalhar com o que você ama não vai te isentar desses enfrentamentos, ainda mais se você fizer parte de grupos historicamente marginalizados. Por outro lado, temos a sorte de encontrar pessoas maravilhosas. E jogos tão incríveis quanto as pessoas. Nos tornamos fãs delas, e o melhor: o amor é recíproco. Contamos com o apoio, trocamos muitas ideias, cuidamos uns dos outros. Construímos espaços de escuta até nos momentos que poderiam ser os mais frios. Como diz minha amiga Julia Stateri, com os olhos lacrimejando: – É bom dividir os lanches do recreio com vocês. Vejo você no futuro. Abraços! * Jaderson Souza é doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela FFLCH, na USP e Também é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. É presidente da Game e Arte, que desenvolve jogos e facilita processos educacionais por meio deles. As opiniões do autor não necessariamente refletem as do Bitniks. 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Rockstar está trabalhando em remasters de GTA 3, Vice City e San Andreas, diz Kotaku Posted: 12 Aug 2021 02:01 PM PDT ![]() A Rockstar Games, desenvolvedora das franquias Grand Theft Auto e Red Dead Redemption, pode estar fazendo o remaster de três séries clássicas de GTA: o III, Vice City e San Andreas. É o que afirma o site Kotaku em uma reportagem divulgada nesta quinta-feira (12). As versões podem chegar ainda em 2021 para diversas plataformas, incluindo o Switch. [foo_related_posts] Nos últimos anos, o Twitter, Reddit e outros fóruns estavam especulando sobre uma possível remasterização de alguns jogos de GTA da época do PlayStation 2. A reportagem cita também que a produção está sendo feita usando a Unreal Engine e que, segundo uma das fontes, os gráficos serão uma “mistura dos novos com os antigos”, além da Interface de Usuários melhoradas, mas permanecendo o estilo clássico. Por enquanto, ainda não se sabe os detalhes sobre o gameplay, mas as fontes asseguraram que os remasters estão na fase final de produção. Aparentemente, estava planejado para os três jogos remasterizados virem como um pacote para a chegada do GTA V e GTA Online para nova geração de PlayStation 5 e Xnox Series, mas por conta da pandemia de Covid-19 isso acabou atrasando os planos. Os remasters estão para chegar entre outubro e novembro deste ano para diferentes plataformas como PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, Switch, PC, Stadia e mobile. Grand Theft Auto é uma das franquias mais lucrativas no mercado de games. A Take-Two, a empresa-mãe da Rockstar Games, anunciou durante uma conferência de lucros que GTA V vendeu 150 milhões de cópias desde o seu lançamento, em 2013 lançado na época da geração do PS3 e continua faturando com o modo GTA Online. [Kotaku] The post Rockstar está trabalhando em remasters de GTA 3, Vice City e San Andreas, diz Kotaku appeared first on Gizmodo Brasil. |
Diretor de Diablo 4 e outros desenvolvedores deixam Blizzard após polêmicas Posted: 12 Aug 2021 01:14 PM PDT ![]() Em meio as polêmicas envolvendo assédio sexual e discriminações na empresa, a Activion Blizzard teve mais uma baixa de funcionários essa semana. Uma reportagem do Kotaku informou que Luis Barriga, diretor de Diablo 4, o líder de designer Jesse McCree e o designer de World of Warcraft Jonathan LeCraft deixaram a empresa. [foo_related_posts] Fontes confirmaram ao veículo que os nomes dos mesmos não estavam mais visíveis no diretório interno da Blizzard ou no Slack. Após a reportagem, um porta-voz da Activision Blizzard afirmou que Barriga, McCree e LeCraft não estão mais na empresa, mas não revelaram o motivo. “Estamos confiantes em nossa capacidade de continuar o progresso, oferecer experiências incríveis aos nossos jogadores e seguir em frente para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo para todos". Uma das possíveis razões seriam a ligação com a ação judicial do estado da Califórnia contra a empresa que está sendo acusada de manter um ambiente tóxico com diversos relatos de assédio sexual, remuneração desigual e discriminação dos funcionários. Outra reportagem da Kotaku revelou que durante a Blizzcon de 2013 aconteceu a “Suíte Cosby”, sala que continha bebida e um retrato gigante do humorista Bill Cosby, condenado por crimes sexuais, e supostamente pertencia a Alex Afrasiabi, desenvolvedor do WoW . Afrasabi é um dos poucos citados no processo por assediar sexualmente colegas de trabalho, as vítimas relatam que ele tinha um comportamento violento. O desenvolvedor não está mais na Blizzard. A Bloomberg relatou que o apelido da suíte se dava porque uma das salas de trabalho da Blizzard tinha um carpete brega – comparando com as roupas que o comediante usava – e antecedeu as alegações de agressão sexual sobre Bill Cosby, apesar de que alguns funcionários da empresa contestaram essa versão da história. McCree, que dá nome a um dos heróis de Overwatch, LeCraft e Cory Stockton também foram mencionados na “Suíte Cosby”. Duas fontes confirmaram que Stockton foi colocado em licença da empresa. Luis Barriga trabalhou na Blizzard desde 2006 e era uma das figuras públicas que estava desenvolvendo Diablo 4, anunciado em 2019 e, por enquanto, não tem data de estreia. Na Activision Blizzard, tem acontecido uma série de saídas após as denuncias virem à tona, dentre eles J. Allen Brack, ex-presidente da Blizzard Entertainment, e Jesse Meschuk, vice-presidente sênior de recursos humanos para a Blizzard e Activision Blizzard. Além disso, a empresa perdeu patrocínios em Overwatch e Call of Duty. [Kotaku] The post Diretor de Diablo 4 e outros desenvolvedores deixam Blizzard após polêmicas appeared first on Gizmodo Brasil. |
Frostpunk 2 é anunciado e primeiro jogo está de graça até final de semana Posted: 12 Aug 2021 01:12 PM PDT ![]() A 11 bit studios, desenvolvedora polonesa responsável por jogos aclamados como This War of Mine, anunciou Frostpunk 2: a continuação do jogo de gerenciamento de cidade e sociedade. [foo_related_posts] O anúncio veio como um trailer, em que é possível ver que o planeta continua dominado sob o intenso frio, os recursos estão mais escassos e será preciso derrubar sangue para sobreviver. Confira: A história se passa 30 anos após a nevasca apocalíptica eo jogador será o líder de uma metrópole com sede de recursos, onde a expansão e a busca por novas fontes de energia são uma carência. Após trabalhar com o carvão, será utilizado a extração de petróleo como energia para uma possível salvação, mas nem todos olharão com bons olhos. Frostpunk foi lançado em 2018, recebeu diversas críticas positivas ao inovar no gênero de gerenciamento adicionando uma carga mais dramática. Foi indicado ao BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e foi eleito “Melhor Jogo” do BIG Festival 2018 no Brasil. Por enquanto, a continuação não tem data definitiva e será lançado para PC na Steam, GOG e Epic Store. Para quem quiser experimentar, Frostpunk está de graça na Steam até neste final de semana e com 70% de desconto, custando R$17,39 na Steam e GOG, com a oferta válida até 16 de agosto. The post Frostpunk 2 é anunciado e primeiro jogo está de graça até final de semana appeared first on Gizmodo Brasil. |
Nos EUA, mais de 1 milhão de pessoas já tomaram 3ª dose de vacina Posted: 12 Aug 2021 12:30 PM PDT ![]() Um documento informativo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), analisado pela ABC News, estima que pelo menos um milhão de pessoas receberam vacinas de reforço Covid-19, ou seja, terceira dose. O número pode ser maior, já que o documento supostamente não contabiliza as pessoas que receberam a vacina Johnson & Johnson. O documento não está disponível publicamente e, em um e-mail para o Gizmodo, um porta-voz do CDC disse que a agência "não comenta informações que vazam". [foo_related_posts] Atualmente, uma pessoa nos Estados Unidos é considerada totalmente vacinada após uma dose da vacina Johnson & Johnson ou duas doses da vacina Pfizer ou Moderna. Mas algumas pessoas têm recebido doses adicionais, seja por conselho médico ou simplesmente por decidirem por conta própria. No mês passado, Camille Kotton, membro do Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização do CDC, disse ao Washington Post que muitas "tornaram o assunto algo pessoal e estão procedendo com doses adicionais de vacina porque melhor lhes convém". Conforme relatou o veículo de política de saúde STAT, os locais de vacinação teriam que decidir verificar as carteiras de vacinação para descobrir se alguém está recebendo uma dose extra, e os hospitais teriam que definir suas próprias políticas para determinar a quais pacientes poderiam ser prescritas doses adicionais. Os planos de saúde precisarão decidir se irão cobrir os gastos. Cientistas disseram que até agora não temos dados adequados para mostrar que os reforços são necessários, inclusive para pessoas com comorbidades, que enfrentam os maiores riscos à saúde de infecções causadas pelo coronavírus. Embora a variante Delta pareça mais capaz do que as cepas anteriores de infectar uma pessoa vacinada, o esquema de dosagem da vacina atual parece oferecer forte proteção contra doenças graves e morte. A Pfizer e a Moderna sugeriram que doses adicionais podem ser necessárias para aumentar a imunidade em algumas pessoas ainda este ano, mas a Organização Mundial da Saúde orientou que o assunto fosse suspenso até setembro, apontando que a ação incentiva os países ricos a acumularem vacinas, enquanto alguns países nem mesmo distribuíram as primeiras doses. Menos de 1% das pessoas em 23 países, principalmente no Oriente Médio e na África, foram totalmente vacinados. Na República Democrática do Congo e no Haiti, esse número é zero. Enquanto isso, a Grã-Bretanha , Israel e a Alemanha já deram sinal verde para vacinas extras em populações em risco, e o Departamento de Saúde Pública de São Francisco aprovou o que eles chamam de “doses suplementares” de vacina de mRNA para pessoas que receberam dose única Johnson & de Johnson. Em uma reunião na Casa Branca na semana passada, a diretora do CDC, Rochelle Walensky, disse que a agência estava “apenas começando a reunir dados” sobre as vacinas de reforço aprovadas por médicos. Em um e-mail para o Gizmodo, um porta-voz da agência reguladora americana disse que o FDA está “monitorando de perto os dados à medida que se tornam disponíveis a partir de estudos que analisam uma dose adicional das vacinas autorizadas para indivíduos imunocomprometidos”. Eles acrescentaram que a agência, junto ao CDC, está "avaliando opções em potencial sobre esta questão e compartilhará informações em um futuro próximo".
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Veja quem estará no live-action de Avatar: A Lenda de Aang, nova série da Netflix Posted: 12 Aug 2021 12:09 PM PDT ![]() A Netflix revelou nesta quinta-feira (12) os atores escalados para fazer o live-action de Avatar: A Lenda de Aang, adaptação do seriado animado da Nickelodeon. Segundo o Deadline, Gordon Cormier (Gabby Duran: Alien Total) interpretará o protagonista Aang, jovem que possui os quatro elementos e carrega o título de Avatar. [foo_related_posts] Kiawentiio Tarbell (Beans) será a dobradora de água Katara que ajudará Aang a se tornar o mestre dos elementos ao lado de Ian Ousley (Physical) que fará Sokka, irmão de Katara. Enquanto Dallas Liu (PEN15) dará vida a Zuko, general da Nação do Fogo que vaga pelo mundo em busca de dominar as terras e eliminar o Avatar. Além dos artistas, a série terá Albert Kim (A Lenda de Sleepy Hollow, Nikita) como showrunner, produtor executivo e roteirista com Dan Lin (Uma Aventura LEGO, Aladdin) e Lindsey Liberatore (Walker) como produtora executiva, junto com Michael Goi (American Horror Story). Por enquanto, a adaptação da Netflix não tem data de lançamento. Avatar: A Lenda de Aang, a animação, tem três temporadas e foi ao ar em 2005, sendo considerado uma das melhores animações aclamadas pela crítica. A história conta um mundo em que as pessoas dominam um dos quatro elementos e a Nação do Fogo começa uma guerra pela dominação, apenas o Avatar – o que domina os quatro elementos pode detê-los – mas o escolhido desaparece. Após cem anos, os irmãos Katara e Sokka encontraram Aang congelado e ele pode ser a salvação das nações. Em 2012, foi lançado A Lenda de Korra que traz a continuação de Korra, a nova avatar após a sucessão de Aang. The post Veja quem estará no live-action de Avatar: A Lenda de Aang, nova série da Netflix appeared first on Gizmodo Brasil. |
Bloqueadores de anúncios podem ser usados para te rastrear na internet Posted: 12 Aug 2021 11:34 AM PDT ![]() Ah, os bloqueadores de anúncios. Mesmo que você não esteja entre o número crescente de pessoas que baixam uma dessas extensões, é provável que já lido alguma resenha elogiando esse tipo de software por vários motivos — principalmente por bloquear anúncios, spam e janelas pop-up nos sites. Logo, e sem nenhuma surpresa, muitos hackers encontraram nessas extensões a possibilidade de ganhar dinheiro, e também de monitorar os usuários. [foo_related_posts] O pesquisador de segurança cibernética Sergey Mostsevenko detalhou exatamente como esse tipo de esquema funciona. A maioria dos bloqueadores de anúncios deixa pequenos traços de dados nos sites que você visita. Quando esses rastros são coletados em massa, um malfeitor ou uma empresa de tecnologia podem usar esses sinais para identificar seu navegador específico. Mostsevenko chama esse processo de "impressão digital", e refere-se a uma forma desagradável de rastreamento que é projetada para ser quase impossível de ser eliminada pelos usuários. Os cookies podem ser apagados, seu cache pode ser esvaziado e você pode navegar exclusivamente no modo anônimo. Mas a tal da “impressão digital” do seu navegador é combinada a partir de uma série de sinais diferentes: seu endereço IP, tamanho da janela, configurações de idioma e muito mais. Quando você visita uma página da web que contém um código de impressão digital oculto, esses dados são sugados e exibem especificamente sua impressão digital exclusiva, que por sua vez permite que hackers e empresas te rastreiem sem que você saiba. São muitos os tipos de bloqueadores de anúncios, mas todos funcionam da mesma maneira: procurando por elementos específicos em uma página (como um pedaço de código de anúncio) e impedindo-os de carregar na visualização. Para saber o que vale a pena bloquear, a maioria dos principais bloqueadores contam com listas de filtros diferentes, feitas sob medida para todos os tipos de propagandas que você deseja encerrar: anúncios em alemão, anúncios para celular, pop-ups, entre outros exemplos. Alguns bloqueadores até permitem que os usuários carreguem as próprias listas de filtros se as opções disponíveis não forem suficientes. Cada uma dessas listas irá anular a coleção de snippets HTML e URLs de anúncios sempre que forem ativados. "A lista de filtros que uma pessoa usa provavelmente só mudará se ela trocar o bloqueador de anúncios ou se o programa passar por uma atualização significativa", escreveu Mostsevenko. Para evitar que coisas assim aconteçam, o pesquisador de segurança diz que não há muito o que fazer, já que os bloqueadores de anúncios estão se tornando ferramentas inseridas por padrão na grande maioria dos navegadores web. No entanto, algumas precauções ainda são válidas. A Electronic Frontier Foundation sugere desabilitar a execução do Javascript sempre que possível, além de investir em uma boa VPN. Alguns browsers populares, como Safari e Firefox, também tomam as próprias medidas para anular tentativas de impressão digital. Por fim, por mais que um site na internet implore, sempre recuse o uso de cookies. The post Bloqueadores de anúncios podem ser usados para te rastrear na internet appeared first on Gizmodo Brasil. |
Enfermeira antivacina injetou água com sal em idosos na Alemanha Posted: 12 Aug 2021 11:00 AM PDT ![]() Uma enfermeira na Alemanha foi acusada de dar solução salina para pelo menos 8.600 pessoas quando ela deveria estar administrando a vacina da Covid-19, de acordo com um relatório do Guardian. A enfermeira teria postado teorias de conspiração antivacinas nas redes sociais na mesma época em que trabalhava para a Cruz Vermelha, em março e abril deste ano. [foo_related_posts] Os receptores da vacina falsa são do distrito de Frísia, no norte da Alemanha, e principalmente idosos, um segmento da população que corre o maior risco de doença grave e morte por coronavírus. A solução salina, que equivale a pouco mais do que água salgada, não é prejudicial quando injetada em pequenas doses, mas não ser vacinado durante uma pandemia apresenta um grande risco. As autoridades de saúde estão pedindo a todos que foram vacinados no Centro de Vacinação de Roffhausen que sejam vacinados novamente. De acordo com alguns relatos, a enfermeira se recusa a cooperar com a polícia, o que torna ainda mais difícil determinar a extensão de sua suposta fraude. "Como ela permanece em silêncio com a polícia, não sabemos em que medida a solução foi manipulada durante esse período", disse Claudia Schröder, uma autoridade local de saúde pública na Alemanha, segundo o New Zealand Herald. A enfermeira não identificada admitiu apenas seis casos de adulteração das vacinas que ela deveria estar desistindo, mas as autoridades acreditam que sejam muitos mais. Do Washington Post :
A enfermeira teria postado conteúdo antivacinas no WhatsApp bem na época em que ela estava trabalhando no centro de vacinação. "Nós então encontramos três ou quatro de suas conversas no WhatsApp de 21 de abril, pouco antes do ato, então suspeitamos que ela tenha feito isso", disse o policial de Wilhelmshaven, Peter Beer, ao Euronews. Não está claro se a enfermeira foi presa ou sequer acusada de algum crime. A Alemanha vacinou totalmente 55,61% de sua população contra a Covid-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a 23ª melhor taxa do mundo. Mas ainda existem vários grupos de ativistas antivacinas no país que organizam protestos contra quaisquer restrições postas em prática para mitigar a disseminação do vírus. Os EUA vacinaram 50,91% de sua população, colocando-a na 30ª posição mundial. O país anunciou uma série de novas medidas nesta semana em um esforço para vacinar mais pessoas. O governo vai parar de oferecer testes rápidos gratuitos de Covid-19 em 11 de outubro, forçando os não vacinados a pagar por seus próprios testes. Mas quem sabe como isso vai funcionar.
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Bactérias marinhas são capazes de ‘comer’ combustíveis fósseis Posted: 12 Aug 2021 10:30 AM PDT ![]() Uma nova pesquisa publicada no Applied and Environmental Microbiology, jornal da Sociedade Americana de Microbiologia, descobriu que algumas linhas de bactérias como Paraperlucidibaca, Cycloclasticus e Zhongshania, são potenciais biodegradadoras de óleos. O estudo foi feito nas águas congelantes do norte do Canadá, mais especificamente no Mar do Labrador, e aconteceu durante várias semanas. [foo_related_posts] A região é um local importante para os povos indígenas, que realizam suas atividades de alimentação no oceano, por exemplo. Casey Hubert, professor Geomicrobiologia na Universidade de Calgary disse que a parte motivadora para para este trabalho está relacionada a uma atividade industrial crescente na região; ao transporte marítimo e às atividades do setor de petróleo. Sean Murphy, aluno de Hubert, que cresceu na região, deu os primeiros passos para a realização do projeto. Ele reconhece os benefícios do petróleo para as pessoas de Newfoundland e Labrador, mas ficou profundamente preocupado com o derramamento de óleo da Deepwater Horizon, plataforma petrolífera que afundou e explodiu, ocasionando o maior derramamento de petróleo dos Estados Unidos. Foi nesse momento que ele focou sua pesquisa de mestrado para ajudar a descobrir estratégias de ações quando houvesse derramamento de óleo em regiões de baixas temperaturas. Isso é relevante, como explica Hubert, porque a região permanece vasta e remota, de modo que a resposta de emergência a derramamentos de óleo seria complicada e lenta. No estudo, eles submeteram as bactérias a uma simulação de derramamento de óleo dentro de garrafas, que continham água e lama do fundo do mar e uma quantidade de óleo diesel ou óleo cru, junto com diferentes aditivos de nutrientes. Os experimentos foram realizados a uma temperatura de 4 graus. Como resultado, eles descobriram que, uma vez que houver qualquer derramamento de óleo nas águas, as bactérias poderiam 'destruir' com facilidade os químicos. [foo_related_posts] Seria uma resposta muito rápida aos vários problemas que o derramamento de óleo causa para a vida marinha. Quando houve esse desastre no Brasil, cerca de 109 animais marinhos morreram. Ainda que a solução seja ótima, melhor seria se as petrolíferas não deixassem que mais episódios como esses ocorram. The post Bactérias marinhas são capazes de ‘comer’ combustíveis fósseis appeared first on Gizmodo Brasil. |
Marvel divulga final secreto de Viúva Negra; assista Posted: 12 Aug 2021 10:00 AM PDT ![]() O filme de Viúva Negra, estrelando Scarlett Johansson, teve bastante repercussão ao apresentar uma história solo da heroína da Marvel revelando (ainda que tardiamemte) a origem de Natasha Romanova. Além da queda de bilheteria e um processo milionário entre a atriz e a Disney, recentemente foi mostrado o final alternativo do longa. Os próximos trechos contêm spoilers de Viúva Negra. [foo_related_posts] Na versão que chegou às telonas e no Disney+, após derrotar General Dreykov, Natasha faz um discurso sobre família e se despede dos falsos-familiares e das sobreviventes indo se encontrar com Capitão América após os acontecimentos em Guerra Civil, dando início a saga Vingadores: Guerra Infinita. Na versão alternativa, Natasha vai até Ohio, no bairro em que cresceu quando criança no curto período em que esteve com a “família-falsa” dela. Ao chegar, encontra algumas crianças brincando de Vingadores e uma das meninas chega até ela imitando o movimento da heroína usando os clássicos braceletes, confira: Muitos internautas gostaram mais da versão retirada, pois passa a mensagem de reconexão e Natasha parece ter ficado em paz sobre o seu conturbado passado. O longa se passa entre Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita, preenchendo uma lacuna importante para compreendermos o que aconteceu neste meio tempo com Natasha. Viúva Negra está disponível na Disney+ e está em cartaz em algumas redes de cinema no Brasil. The post Marvel divulga final secreto de Viúva Negra; assista appeared first on Gizmodo Brasil. |
YouTube ganha recursos para navegação mais segura entre crianças e adolescentes Posted: 12 Aug 2021 09:30 AM PDT ![]() Se essa é uma tendência (muito bem-vinda, diga-se de passagem) ou não, ainda não sabemos. Mas, em pouco mais de uma semana, várias empresas de tecnologia anunciaram ferramentas para proteger crianças e adolescentes na internet. Começou com as redes sociais, entre elas TikTok e Instagram; depois, veio a Apple e seu recurso controverso de monitoramento nas fotos do iOS. E agora é a vez do YouTube anunciar basicamente funcionalidades com os mesmos objetivos. [foo_related_posts] O Google revelou nesta quarta-feira (11) que o site de vídeos ganhou novas opções de privacidade voltadas especificamente para menores de idade. As mudanças valem tanto para a pesquisa do Google (quando vídeos são exibidos nos resultado de busca), YouTube tradicional, YouTube Kids, Google Assistente (para procurar vídeos via comandos de voz), entre outros serviços. Uma das principais novidades é que usuários menores de 13 a 17 anos terão seus vídeos automaticamente configurados para a opção mais privada, o que significa que qualquer conteúdo enviado por eles será visto apenas pelo usuário e pessoas que tenham permissão de visualizar os vídeos. Caso queira abrir os clipes para todo mundo, o menor de idade precisará realizar esse procedimento manualmente. "Queremos ajudar os usuários mais jovens a tomar decisões informadas sobre seu histórico online e privacidade digital, incluindo incentivá-los a fazer uma escolha intencional se quiserem tornar seu conteúdo público", escreveu James Beser, diretor de gerenciamento de produto do YouTube, no blog oficial da plataforma. O YouTube ainda disse que o pacote de recursos de bem-estar que introduziu em 2018 — incluindo “pausa” e lembretes de hora de dormir — também se tornará padrão para todos os usuários com idades entre 13 e 17 anos. De novo: eles poderão reverter essa opção por conta própria se acessarem as configurações do site. YouTube Kids também ganhará mudançasPara crianças ainda menores, o YouTube promete ajustes mais significativos no YouTube Kids, incluindo uma nova opção de reprodução automática que os pais podem ativar ou desativar a seu critério. O objetivo é garantir que menos conteúdo potencialmente ofensivo, mas que se passa por algo criado para crianças, aparece nas telas dos tablets e smartphones dos usuários mirins. Por fim, o YouTube Kids também receberá uma reformulação em termos de conteúdo comercial — ou seja, anúncios podem ou não ser veiculados de acordo com a idade dos usuários. Campanhas pagas já não eram permitidas no YouTube Kids, e as novas medidas dão um passo além: agora, elas reprimem qualquer vídeo "que se concentre apenas na embalagem do produto ou incentive diretamente as crianças a gastar dinheiro". The post YouTube ganha recursos para navegação mais segura entre crianças e adolescentes appeared first on Gizmodo Brasil. |
Panasonic encerra produção de TVs no Brasil, mas continuará fabricando eletrodomésticos Posted: 12 Aug 2021 08:30 AM PDT ![]() A Panasonic anunciou nesta quarta-feira (12) que deixará de fabricar televisores no Brasil. Embora não esteja se retirando totalmente do País, a linha de produção específica para TVs será encerrada na Zona Franca de Manaus (AM), após mais de 40 anos de atividade. Cerca de 130 funcionários devem ser dispensados, e as operações da marca japonesa continuarão, mas agora focadas em eletrodomésticos “Nos últimos anos, nós reforçamos, ano a ano, outros segmentos para fazer essa saída do mercado de TV. Todos os nossos produtos são ligados à inovação, como nossos refrigeradores e lavadoras que têm baixo consumo de energia. Temos pilhas alcalinas com 18% mais duração do que uma pilha comum", disseSergei Epof, vice-presidente de eletrodomésticos da Panasonic, em entrevista à revista EXAME. [foo_related_posts] Epof ainda disse que a decisão de encerrar a divisão de TVs não está relacionada ao "momento atual do Brasil", mas sim porque a produção da companhia deixou de ser verticalizada — ou seja, as peças para a montagem dos produtos passaram a ser compradas de terceiros. O executivo até fez um paralelo com a Sony, que também saiu do mercado brasileiro e adotava a mesma estratégia há algum tempo. A participação de mercado da Panasonic no segmento de televisores também já não era das mais significativas. Em 2011, 90% das TVs adquiridas no Brasil eram da marca e, ao longo dos últimos 10 anos, a fabricante japonesa chegou a usar os aparelhos em patrocínios de grandes programas e eventos, entre eles o Big Brother Brasil e os Jogos Olímpicos do Rio em 2016. No entanto, em 2021, a empresa viu sua participação no mercado de TVs cair para apenas 8%. Panasonic foi engolida pela concorrênciaUm fato que pode ajudar a entender a saída da Panasonic do mercado de TVs no Brasil é a concorrência, mais precisamente da Samsung e LG. As duas empresas dominam com folga o segmento, trazendo ao consumidor local lançamentos recentes com poucos meses (e às vezes até semanas) de diferença com a chegada dos produtos em outros países. Isso sem contar na variedade de opções disponíveis das marcas coreanas — são quase 40 modelos, com preços e especificações variadas. A Panasonic, por sua vez, só trouxe dois televisores no final de 2020. Também há de se reconhecer que outras fabricantes estão apostando no setor. A Multilaser, por exemplo, trouxe de volta ao Brasil um pequeno grupo de TVs da Toshiba. A Britânia, conhecida pelos eletrodomésticos, também começou a apostar no segmento. Tem ainda a Philco, a única marca que utiliza o sistema operacional da Roku em TVs vendidas no mercado nacional. Além da falta de variedade nos modelos, a Panasonic enfrentava outra questão: era pouco, ou quase nulo, o investimento em recursos de Smart TV. Muitas pessoas transformaram o aparelho em uma central de entretenimento que vai muito além da TV aberta ou a cabo. E funções que já são consideradas básicas, como controle via assistentes de voz e navegação entre apps de streaming, não estavam presentes em todos os televisores da marca. Panasonic continuará nos eletrodomésticosA Panasonic reforçou seu compromisso com o mercado brasileiro, mas agora terá como foco principal sua linha branca de eletrodomésticos, o que inclui máquinas de lavar roupa e geladeiras. Epof disse ao Valor Econômico que, entre os diferenciais dos produtos, está o consumo de energia até 40% menor do que o mínimo exigido pelo Inmetro (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). "É onde temos aplicado muita inovação", afirmou. The post Panasonic encerra produção de TVs no Brasil, mas continuará fabricando eletrodomésticos appeared first on Gizmodo Brasil. |
Descontos em eletrônicos, acessórios e muito mais na semana de Super Ofertas do AliExpress Posted: 12 Aug 2021 08:10 AM PDT ![]() Toda semana, o AliExpress prepara descontos imperdíveis em diversos produtos de seção de eletrônicos e acessórios. Neste post, separamos as melhores ofertas da semana de 9 a 15 de agosto, voltadas tanto para novos usuários quanto compradores recorrentes. Confira nossa seleção! Ofertas para compradores recorrentesEstes produtos estão disponíveis com preços mais baixos para todos os compradores. Aproveite para usar os cupons gerais descritos abaixo ou cupons específicos para cada produto em destaque e ganhe ainda mais desconto na sua compra. Clique aqui para conferir todos os itens dessa promoção.
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Texto publicado originalmente em 09 de agosto e com preços atualizados na tarde do dia 12 de agosto. Comprando pelos links acima você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão. The post Descontos em eletrônicos, acessórios e muito mais na semana de Super Ofertas do AliExpress appeared first on Gizmodo Brasil. |
Chloe Bennet não será mais Florzinha live-action ‘As Meninas Super Poderosas’ Posted: 12 Aug 2021 07:56 AM PDT ![]() Chloe Bennet, atriz conhecida pela série Agents of SHIELD, não está mais no elenco de ‘As Meninas Super Poderosas’, série live-action que está sendo produzida. [foo_related_posts] O possível motivo seria “conflitos de agenda”, de acordo com a Variety, que deu a notícia. O episódio piloto da adaptação (dirigido por Maggie Kiley, coescrito por Heather Regnier e Diablo Cody) foi adiado depois que a CW decidiu que precisava ser reformulado. "A razão de refazer pilotos é porque às vezes as coisas falham, e isso foi apenas um erro", disse o presidente e CEO da CW, Mark Pedowitz, enfatizando que a empresa ainda acreditava no projeto. “Pode ter parecido um pouco exagerado. Não parecia ter chegado na realidade como poderia parecer. Mas, novamente, você aprende coisas quando as testas. Neste caso, sentimos, vamos dar um passo para trás e voltar à prancheta. " Embora a Warner Bros. esperava manter Bennet no elenco, o papel de Florzinha será reformulado, enquanto Dove Cameron e Yana Perrault permanecem no papel de Lindinha e Florzinha. A Variety observa que as outras estrelas anunciadas anteriormente (Donald Faison, Nicholas Podany, Robyn Lively) estão com conversas “em andamento” para mantê-los como parte do programa. As Meninas Superpoderosas é uma série de desenho animado lançado em 1998, criado por Craig McCracken, e passa no Cartoon Network. A animação fez sucesso ao contar a história das três heroínas Florzinha, Lindinha e Docinho mostrando a rotina de ir para a escola enquanto salva a cidade de Townsville de monstros e inimigos. A série teve um reboot em 2016 e lança episódios novos atualmente. The post Chloe Bennet não será mais Florzinha live-action ‘As Meninas Super Poderosas’ appeared first on Gizmodo Brasil. |
As chances são poucas, mas o asteroide Bennu pode colidir com a Terra Posted: 12 Aug 2021 07:08 AM PDT ![]() Os dados coletados durante os anos que a espaçonave OSIRIS-REx da NASA passou girando em torno do asteroide Bennu permitiram que cientistas atualizassem o risco representado por este objeto potencialmente perigoso que está próximo à Terra. A OSIRIS-REx está voltando para solo terrestre, carregando amostras de superfície que coletou de Bennu. De dezembro de 2018 a maio de 2021, a espaçonave estudou a gigantesca rocha, medindo seu tamanho, forma, massa, composição, rotação, trajetória orbital e outras características importantes. [foo_related_posts] Bennu é um asteroide carbonáceo (rico em carbono). Portanto, ao estudar este objeto, os cientistas podem fazer inferências sobre como era o nosso sistema solar durante seu período de formação. Mas há muito mais nesta missão de 800 milhões de dólares do que apenas procurar moléculas orgânicas ou sinais de água e elementos pesados. Bennu está atualmente classificado em segundo lugar na lista de asteroides potencialmente perigosos, destacando a importância de aprender o máximo que pudermos sobre isso – especialmente a dinâmica orbital que dita seus movimentos futuros. A nova pesquisa, publicada na Icarus, faz exatamente isso, fornecendo uma trajetória refinada de Bennu até o ano 2300. Os misantropos – repulsa aos seres humanos – entre vocês podem ficar satisfeitos em saber que Bennu ainda tem uma chance, muito pequena, de atingir nosso planeta no próximo século. Contudo, as chances de uma colisão durante o ano 2300 permanecem muito baixas: elas agora são estimadas em cerca de 1 em 1.750, ou 0,057%. Com os dados coletados pela sonda, combinados com modelos de computador e a rede de antenas internacionais Deep Space Network da NASA, os cientistas conseguiram medir a posição de Bennu em relação à Terra, com uma escala de metros. Em coletiva de imprensa, Davide Farnocchia, o principal autor do novo artigo e pesquisador do Centro de Estudos de Objetos Perto da Terra no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, Califórnia, disse que é um resultado “impressionante”. Dante Lauretta, um co-autor do estudo e principal investigador da OSIRIS-REx na Universidade do Arizona, disse que a "incrível precisão" permitiu à equipe caracterizar os parâmetros orbitais do asteroide e prever melhor onde estará no futuro. Ele disse: “Conseguimos uma das órbitas mais conhecidas em todo o catálogo de asteroides”, fazendo referência a Bennu. O novo modelo permitiu aos pesquisadores eliminar 24 dos 26 buracos de fechadura possíveis para Bennu que foram previstos para existir em 11 de setembro de 2135, quando o asteroide está programado para passar com segurança pela Terra. Os buracos da fechadura gravitacionais podem ser comparados a portais fictícios que levam os personagens a linhas do tempo alternativas (os fãs da nova série Loki sabem do que estou falando). No entanto, os buracos da fechadura são muito reais e as notícias não são boas — não queremos que asteroides passem pelos buracos da fechadura, pois são portais que levam os asteroides às trajetórias orbitais que ameaçam a Terra. Não há chance de um impacto durante este encontro em 2135, disse Farnocchia, mas Bennu estará perto da Terra — cerca de metade da distância da Terra à Lua — e isso mudará a trajetória do asteroide. Para saber essa mudança na trajetória, no entanto, os cientistas precisam considerar os buracos da fechadura gravitacionais. A nova pesquisa descreve dois buracos de fechadura que possibilitaria isso, incluindo um que envolveria uma colisão entre a Terra e Bennu em 24 de setembro de 2182 (marque seus calendários), mas a probabilidade é pequena, de 1 em 2.700, ou 0,037%. Como Farnocchia lembrou repetidamente aos repórteres durante a coletiva de imprensa, "não há motivo para preocupação". A razão de ainda haver tanta incerteza é por conta das variáveis. Isaac Newton descreveu um universo que funciona com a precisão de um relógio, mas o relógio que é o nosso sistema solar apresenta um número incontável de peças móveis. Essas influências perturbadoras incluem coisas como a gravidade do Sol, os planetas, todas as luas, centenas de asteroides, poeira interplanetária e o vento solar. TrajetóriasPara o novo estudo, Farnocchia e seus colegas tentaram levar em consideração todas variáveis possíveis para prever a trajetória futura de Bennu, incluindo as massas de 343 asteroides conhecidos. Eles até foram responsáveis por uma possível cutucada exercida pelo OSIRIS-REx quando ele agarrou uma amostra do material da superfície em 20 de outubro de 2020 e pedaços de detritos que estão naturalmente caindo de Bennu (ambas coisas não são tão relevantes). Há também o efeito Yarkovsky a ser considerado. Isso é o que acontece quando um objeto absorve radiação do Sol e essa radiação vaza. Esse fato altera o momento de um objeto no espaço, fazendo com que ele se desvie ligeiramente do caminho ditado pela gravidade. Esse efeito é muito leve, mas torna-se significativo em vastas escalas de tempo. O OSIRIS-REx reuniu informações valiosas – informações difíceis, senão impossíveis de coleta do solo – que foram usadas para calcular o efeito Yarkovsky enquanto Bennu viajava ao redor do Sol. Isso "nos ajudou a modelar o movimento futuro de Bennu", acrescentou. Curiosamente, as amostras coletadas pelo OSIRIS-REx podem ampliar nosso entendimento de como o efeito Yarkovsky pode continuar a mudar a trajetória de Bennu. A análise das amostras de superfície poderia “expor mudanças no asteroide ao longo do tempo, como intemperismo (decomposição) da superfície”, o que “aumentaria nossa compreensão de um dos parâmetros mais importantes para determinar a trajetória orbital”, como Lauretta explicou em resposta. A nova pesquisa fornece as estimativas mais sólidas do futuro de Bennu até o momento, mas ainda há espaço para melhorias. Os pesquisadores gostariam de explicar a influência gravitacional de todos os asteroides do sistema solar; determinar a massa desses corpos seria "um grande passo adiante", disse Farnocchia. Medições aprimoradas da massa e densidade de Bennu, que ainda são incertas, também ajudariam. Bennu é uma pilha solta de rochas e poeira que provavelmente apresenta cavidades vazias e uma distribuição irregular de materiais abaixo da superfície. E agora esperamos pelo dia 24 de setembro de 2023, quando o OSIRIX-REx voltará à Terra com suas amostras. Lauretta disse que a missão está em "grande forma", o que obviamente é uma boa notícia. Ainda há muito a aprender sobre este fascinante asteroide – e possivelmente preocupante. The post As chances são poucas, mas o asteroide Bennu pode colidir com a Terra appeared first on Gizmodo Brasil. |
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