quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

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Videogames e velhice

Posted: 24 Aug 2021 03:19 PM PDT

Iniciei o mês incomodado com uma daquelas noticias que nos afetam profundamente.
Hoje nosso papo é sobre a velhice. O texto se baseia nesta manifestação aqui.

A notícia da vez é sobre a possível inclusão da velhice como doença. Sim, a Assembleia
Mundial da Saúde, órgão que prepara e apresenta ações a serem cumpridas pela OMS
(Organização Mundial da Saúde), prevê a inclusão da velhice (código MG2A) como
sintoma ou achado clínico a partir de 01 de janeiro de 2022. Pasmem.

Em primeiro lugar, o envelhecimento da população é um fenômeno mundial. Mais do que
qualquer coisa, trata-se de uma das maiores conquistas sociais! À cada década, por conta
do avanço da ciência e melhorias na qualidade de vida, a média de idade das populações
tendem a aumentar.

Através de experiências profissionais que tive com videogames e diversas gerações,
posso dizer que temos muita sorte de nunca termos nos fechado para nenhum público. Ao
contrário! Sempre achamos que o videogame poderia ser pra todo mundo.

Notem o seguinte. O termo que usei foi "velhice", e não terceira idade. Há um ponto
fundamental aqui. A velhice não acontece somente em determinada fase de nossas vidas.
Ela começa desde o dia em que chegamos ao mundo! Nasceu, o relógio começa a contar.
O tempo passa, assim como a infância, adolescência e vida adulta.

É por isso que sempre pensamos no videogame como um espaço de todas as gerações.
Não parto do desenvolvimento da indústria de jogos, à qual, quase sempre, parte de
recortes como idade, gênero, localização geográfica, etc. Como de praxe, me refiro à
dimensão sociológica do videogame, na qual compreendemos o fenômeno enquanto
cultura produzida como linguagem e/ou criação intencional.

Quando fomentamos o jogar coletivo, é muito comum encontrarmos pais e mães, filhos e
filhas, avôs e avós; todo mundo jogando junto. O fluxo de jogo existe. No momento em
que jogam, seus sentidos são transportados para o universo do game. Todes dão o seu
melhor, como se estivessem disputando as olimpíadas. Contudo, logo que uma fase do
game termina, o riso toma conta. Se divertem, conversam sobre erros e acertos, trazem
referências da vida.

Quando circulamos com nossos jogos, são frequentes as oportunidades que temos de
conversar com públicos de todas as idades. É comum que crianças, adolescentes e
adultos participem das ações. E a conexão entre as pessoas é o que dá a possibilidade
de todes terem uma experiência mais completa.

Certa vez, estávamos com "A Nova Califórnia" e também com jogos de parceiros em uma
comunidade. No entra e sai de pessoas na sala, uma criança chega acompanhada de sua
avó. A criança senta, começa a jogar. Menos de 30 segundos depois, ela abandona o
computador e sai correndo para outro. Veja bem: pra quem levou quatro anos para
desenvolver um game (nosso caso), essa velocidade de descarte pode ser simplesmente
frustrante. Imagine!

Sim, nós iríamos intervir. Bater um papo com ela, jogar juntes. Mas antes que
pudéssemos pensar, a avó da criança a chama:

– Vem cá, mocinha. Você mal parou pra jogar esse jogo, e já saiu correndo atrás do outro?
Tenha mais paciência!

A avó fez muito mais do que dar uma bronca. Ela sentou ao lado da criança, e ambas
começaram a jogar juntas. Enquanto uma delas lia os diálogos, a outra cuidava de
avançar no game. Coletaram as fofocas da vizinhança. Estranharam o comportamento de
dona Emília, personagem do jogo que quer casar a filha à qualquer custo. Roubaram
ossos. E revezaram. E revezaram mais uma vez. E outra. Ao final, ambas saíram super
contentes pelo jogo em conjunto e, mais ainda, pela possibilidade do encontro.

Pensar em espaços inclusivos também não impede que eventuais ações sejam voltadas
para determinados grupos. Por exemplo, atividades de tecnologia digital realizadas com
foco na terceira idade podem promover acesso através de uma didática mais ajustada às
especificidades, digamos assim. Além disso, tratam-se de espaços que trazem uma
sensação de segurança para pessoas que têm medo de experimentar.

Não se trata apenas de inclusão, e sim de um processo de troca. Ao dispormos as
"novidades tecnológicas" que tanto amamos para pessoas mais velhas, estamos
afirmando que elas são parte fundamental da sociedade. Sua sabedoria e experiência
jamais podem ser deixadas de lado. Dialogar com o velho e o novo não é retrocesso, ao
contrário. Se há algo cringe nisso tudo, é atrelar a velhice à doença!

A compreensão da velhice enquanto doença traz a ratificação do estereótipo do idoso
enquanto pessoa incapaz. Trata-se de um preconceito que vem sendo desconstruído pelo
corpo social. Enquanto espaços culturais vêm trabalhando nas últimas décadas para
valorização das potencialidades humanas, a ação de inclusão da velhice enquanto
enfermidade pode trazer um retrocesso muito significativo para a nossa sociedade.

E você, já convidou pessoas de todas as idades para jogar?

Vejo você no futuro. Abraços!


Referências e indicações


* Jaderson Souza é doutorando em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela FFLCH, na USP e Também é mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP. É presidente da Game e Arte, que desenvolve jogos e facilita processos educacionais por meio deles. As opiniões do autor não necessariamente refletem as do Bitniks.

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Saiba qual é a relação entre a retina e os riscos de Alzheimer

Posted: 24 Aug 2021 02:39 PM PDT

O Alzheimer ainda gera muitas dúvidas no meio científico. Uma das principais linhas de investigação é entender como ele acontece e, claro, qual é o melhor método de prevenção. Pensando nisso, pesquisadores da Universidade da Califórnia investigaram como os olhos fornecem um biomarcador para a doença.

Sabemos que a marca registrada da doença envolve placas amiloides, que são depósitos de proteínas que se acumulam entre as células cerebrais, dificultando a função e, eventualmente, levando à morte neuronal.

Mas os depósitos de amiloide também podem ocorrer na retina do olho, frequentemente em pacientes com diagnóstico clínico de Alzheimer, sugerindo patologias semelhantes em ambos os órgãos.

Foi a partir dessa percepção que uma equipe de cientistas comparou testes das substâncias retinais e cerebrais em pacientes. Eles observaram que a presença de manchas retinais nos olhos se correlacionava com varreduras cerebrais que mostravam níveis mais elevados de amiloide cerebral. A descoberta sugere que a imagem retinal não invasiva pode ser útil como um biomarcador para detectar o risco de Alzheimer em estágio inicial.

“Este foi um pequeno conjunto de dados inicial da visita de triagem. Envolveu oito pacientes”, disse, em nota, o autor sênior Robert Rissman, professor de neurociências da Universidade. “Mas essas descobertas são encorajadoras porque sugerem que pode ser possível determinar o início, a propagação e a morfologia da Alzheimer usando imagens da retina, em vez de varreduras cerebrais mais difíceis e caras.”

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O próximo passo, afirmou Rissman, será conduzir um estudo maior para documentar e determinar mais completamente a relação entre a amiloide retinal e a amiloide cerebral, tanto em corte transversal quanto ao longo do tempo.

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Falha de segurança no Power Apps da Microsoft expõe 38 milhões de dados de usuários

Posted: 24 Aug 2021 02:20 PM PDT

Imagem: Peter Macdiarmid (Getty Images)

Uma das ferramentas mais populares entre usuários de Windows apresenta uma falha de segurança que pode ter levado ao vazamento de milhões de registros de dados. É o que apontam pesquisadores da empresa UpGuard, que descobriram recentemente que 47 entidades distintas — incluindo governos, empresas e a própria Microsoft — podem ter sido atingidas pela brecha.

O erro em questão atinge o Power Apps da Microsoft, uma plataforma de desenvolvimento que permite que as organizações criem aplicativos web mais rapidamente. Muitos governos têm usado o serviço para criar interfaces de rastreamento de contato Covid-19, por exemplo.

Acontece que, junto com tamanha facilidade, plataforma gerencia uma quantidade massiva de dados em segundo plano. E aí que mora o perigo, já que os pesquisadores de segurança verificaram que algumas configurações incorretas do produto podem deixar inúmeras informações expostas publicamente na internet.

Além de autoridades e grandes empresas, a lista de alvos afetados inclui os governos estaduais de Maryland e Indiana, e órgãos públicos da cidade de Nova York, entre eles Metropolitan Transportation Authority (MTA), responsável pelo transporte público no município. Também estão vulneráveis companhias privadas, incluindo American Airlines e a empresa de transporte e logística J.B. Hunt.

Os pesquisadores da UpGuard escrevem que o acervo de dados vazados traz ainda muitas coisas confidenciais, incluindo “informações pessoais usadas para rastreamento de contato de Covid-19 e nomes de pessoas vacinadas, números de previdência social para candidatos a emprego, IDs de funcionários e milhões de nomes e endereço de e-mail".

Erro teria partido internamente na Microsoft

De acordo com os pesquisadores, a própria Microsoft parece ter configurado incorretamente vários de seus bancos de dados do Power Apps, deixando vários registros expostos. Um deles, aparentemente, incluía uma "coleção de 332 mil endereços de e-mails usados por funcionários para os serviços globais de folha de pagamento da Microsoft".

Em junho, a UpGuard entrou em contato com o Security Resource Center da Microsoft para enviar um relatório de vulnerabilidade, alertando a empresa sobre o problema generalizado. Ao todo, 38 milhões de registros de usuários foram expostos como resultado dos vazamentos observados pelos pesquisadores. A UpGuard concluiu que a Microsoft não divulgou este problema de segurança o suficiente, e que mais deveria ter sido feito para alertar os clientes sobre os perigos da configuração incorreta.

“O número de contas que expõem informações confidenciais indica que o risco desse recurso — a probabilidade e o impacto de sua configuração incorreta — não foi avaliado adequadamente. Por um lado, a documentação do produto descreve com precisão o que acontece se um aplicativo for configurado dessa forma. Por outro, a evidência estudada sugere que um aviso na documentação técnica não é suficiente para evitar as consequências graves da configuração incorreta de feeds de lista OData para portais do Power Apps", escreveu a UpGuard.

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Desde que foi alertada, a Microsoft mudou as permissões e configurações padrão relacionadas ao Power Apps para tornar o produto mais seguro.

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Crusader Kings III, Into the Pit, Stray Blade e outras novidades do Xbox na Gamescom 2021

Posted: 24 Aug 2021 01:52 PM PDT

Aconteceu nesta terça-feira (24) a apresentação do Xbox na Gamescom 2021, evento online que dura até o próximo domingo (29). Como de praxe, a Microsoft repetiu uma apresentação similar ao que vimos neste ano, intercalando novidades e vídeos inéditos de jogos já anunciados. Os principais destaques desta transmissão estão reunidos abaixo.

xCloud nos consoles

Por meio do Game Pass Ultimate, assinatura premium que dá acesso a centenas de jogos, você poderá jogar diretamente do console por meio da nuvem. Assim, caso você tenha interesse em experimentar uma das novidades da biblioteca virtual, basta reproduzir o jogo via streaming. Esta acaba sendo uma solução prática a quem é dono de um Xbox Series S, console com relativamente pouco espaço de armazenamento.

Ainda sem data exata, a novidade chegará até o final deste ano (entre novembro e dezembro). Não foi anunciado se isso valerá ao mesmo tempo para o mundo inteiro, então talvez haja restrição de países em uma primeira instância, como foi com o xCloud antes de chegar ao Brasil.

Jogos da Humble no lançamento

Os jogos independentes do Humble Bundle estarão disponíveis para jogar desde o lançamento, como parceria entre a empresa e a Microsoft. No vídeo acima vemos Archvale, Next Space Rebels, Midnight Fight Express, Bushiden e o já lançado Dodgeball Academia, game feito por uma equipe brasileira.

Crusader Kings III

O jogo de estratégia lançado ano passado chegará pela primeira vez aos consoles, em uma edição para Xbox Series X|S, ainda sem data.

Dying Light 2

Em 7 de dezembro teremos Dying Light 2, jogo de zumbis com parkour, para Xbox One e Series X|S. Hoje tivemos mais um trecho mostrando a jogabilidade deste tão aguardado título. Somente na versão para Series X ele rodará em definição 4K/UHD.

Stray Blade

Com previsão de lançamento para 2022, Stray Blade é um RPG de ação para Xbox Series X|S. A julgar pelo trailer e pela destrição, o jogo se baseará na exploração de mundo. Nota-se que os trechos de jogabilidade exibidos são da versão pré-alpha (como indicado pela marca d’água no canto direito), então podemos ter somente uma noção básica deste título ainda em desenvolvimento.

Into the Pit

Into the Pit foi outro anúncio do dia, game do gênero FPS com características roguelite. Será lançado em 19 de outubro para PC e Xbox One, ambos via Game Pass.

Microsoft Flight Simulator

Foram várias novidades sobre Microsoft Flight Simulator durante o evento, mas resolvemos destacar o VoloCity da companhia alemã Volocopter, um táxi aéreo que mais parece ser um drone gigante. A Microsoft afirma que este será o primeiro helicóptero dentre outros que pretendem adicionar ao game recém-lançado nos consoles. Ainda não há data para a inclusão do veículo.

Dentre outras novidades, temos a detalhada aeronave Junkers JU-52 (via expansão) e uma atualização dos mapas da Alemanha, Áustria, Suíça (World Update VI), ambos disponíveis dia 7 de setembro. Já o campeonato Reno Air Races (de corridas aéreas) chegará dentro dos próximos meses como a primeira grande expansão do jogo.

Sea of Thieves – Mayhem Ship Set

Making Mayhem é um evento gratuito exclusivo de Sea of Thieves que permitirá os jogadores desbloquearem o set Mayhem, entre hoje e 7 de setembro, um crossoverentre este jogo e a franquia Borderlands.

The Gunk

The Gunk é um jogo de aventura e exploração que chegará para Xbox Series X|S, Xbox One e PC no mês de dezembro, via Game Pass.

Embr

Em 23 de setembro será lançado Embr, game multiplayer competitivo em primeira pessoa, baseado em entregas e furtos.

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Forza Horizon 5

Nada menos que 8 minutos de jogabilidade do Forza Horizon 5 foram revelados pela Microsoft durante a Gamescom. Lembrando muito a introdução do antecessor, temos os veículos em ação em diferentes biomas, dando um gostinho do que podemos esperar neste game que será lançado em 9 de novembro para Xbox One, Series X|S e PC.

Eles também mostraram um controle colorido e emborrachado, edição limitada inspirada em Horizon 5, atualmente disponível em pré-venda no exterior por cerca de R$ 400.

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Funcionários lançam campanha que reúne denúncias de assédio contra a Apple

Posted: 24 Aug 2021 01:34 PM PDT

Imagem: Spencer Platt (Getty Images)

Um grupo de funcionários da Apple lançou um site na última segunda-feira (23) em um movimento que eles próprios intitulam como "#AppleToo". Trata-se de uma iniciativa dedicada a coletar histórias de pessoas que trabalham ou já trabalharam na empresa, tanto do varejo quanto da área corporativa, e abordar um suposto padrão de discriminação entre os empregados.

"Por muito tempo, a Apple escapou do escrutínio público. A verdade é que, para muitos trabalhadores da Apple — uma realidade enfrentada desproporcionalmente por nossos negros, indígenas e outros colegas de grupos raciais, de gênero e grupos de pessoas historicamente marginalizados —, a cultura do sigilo cria uma fortaleza opaca e intimidante. Quando pressionamos por responsabilidade e reparação das injustiças persistentes que testemunhamos ou vivenciamos em nosso local de trabalho, nos deparamos com um padrão de isolamento, degradação e sem uma luz no fim do túnel", escrevem os funcionários no manifesto.

O site The Verge relata que ao menos quinze pessoas organizaram o AppleToo. E que outras 350 pessoas aderiram a um servidor no Discord em apoio ao movimento.

Um dos organizadores diz que a Apple suprimiu repetidamente os esforços para conduzir pesquisas de transparência salarial. Cher Scarlett, uma engenheira de software da Apple que co-organizou o esforço no Slack e Discord, disse ao Gizmodo que três relatórios internos foram encerrados — dois deles por supostamente coletar “dados de inclusão e diversidade" e outro por ser hospedado no site de contas corporativas da empresa.

"Me disseram que vários gerentes de varejo e corporativo apresentaram queixas contra mim, e que outros líderes e a equipe de pessoal estavam desencorajando as pessoas a participarem da pesquisa e/ou discutirem seu pagamento", comentou Scarlett por e-mail.

Isso vai de contra com uma reportagem do início deste mês que inclui mensagens da equipe de pessoal da Apple alertando contra “pesquisas proibidas" e enquadrando tais esforços, entre eles a coleta inadequada de dados de funcionários.

A Apple não respondeu ao pedido de comentário do Gizmodo.

A pesquisa

Os resultados compartilhados com o Gizmodo contaram com a participação de cerca de 2,3 mil pessoas — para se ter uma ideia, a Apple emprega mais de 147 mil funcionários —, e mostraram discrepâncias salariais por gênero e raça.

A maioria dos entrevistados ​​era trabalhadores de tecnologia de nível médio em "ICT3" e "ICT4", níveis que se aplicam a software e serviços, funções corporativas, hardware, aprendizado de máquina e inteligência artificial, operações e cadeia de suprimentos, e varejo. O salário médio relatado para homens no ICT3 foi cerca de 3% mais alto do que para colegas não-homens, enquanto brancos e não-brancos nessa categoria tiveram salários praticamente iguais. No ICT4, os homens tiveram um salário médio 2% maior do que os não-homens, o que era praticamente a mesma discrepância entre brancos e não-brancos.

Novamente, mais dados são necessários: na maioria dos casos, as categorias se dividem em algumas centenas de funcionários. Além disso, mais homens responderam à pesquisa do que não-homens, e mais brancos do que não-brancos participaram do relatório.

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Ainda assim, a decisão da Apple de suprimir a própria pesquisa atesta para uma companhia que, apesar de se mostrar imponente sempre que possível, pode ter um teto de vidro que pode se rachar sem o menor esforço. Compreender as desigualdades em uma empresa, especialmente a remuneração, é um direito protegido e uma das ferramentas mais fundamentais para começar a se organizar.

De acordo com a plataforma re recrutamento ZipRecruiter, 59% dos funcionários do Genius Bar ganham menos de US$ 47,5 mil por ano, enquanto apenas 12% dos desenvolvedores iOS iniciantes ganham menos de US$ 52 mil por ano. O limite mínimo de salário para trabalhadores do Genius Bar é de US$ 17,5 mil, e de US$ 24 mil para desenvolvedores.

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Netflix anuncia que lançará 41 filmes até o final de 2021

Posted: 24 Aug 2021 01:02 PM PDT

Após a HBO Max adicionar nada menos que 180 títulos ao seu catálogo em um único dia, poucos deles sendo inéditos, a Netflix anunciou que lançará 41 filmes originais até o fim de 2021. Entre setembro e dezembro, haverá de tudo: musical, ação, filme de Natal, infantil, comédia e documentários.

Dentre os mais aguardados pelo público, podemos destacar Don’t Look Up (com Jennifer Lawrence e Leonardo DiCaprio), Red Notice (com Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot), The Power of the Dog (com Benedict Cumberbatch, kirsten Dunst e Jesse Plemons) e tick, tick…BOOM!, musical dirigido por Lin-Manuel Miranda, estrelado por Andrew Garfield, Alexandra Shipp e Vanessa Hudgens.

A lista completa de títulos, atores e data de lançamento você confere a seguir:

Setembro

  • Afterlife of the Party (Victoria Justice) – 2 de setembro
  • Worth (Michael Keaton) – 3 de setembro
  • Blood Brothers: Malcolm X & Muhammad Ali (documentary) – 9 de setembro
  • Nightbooks (Krysten Ritter) – 15 de setembro
  • Schumacher (documentário) – 15 de setembro
  • Intrusion (Logan Marshall-Green, Freida Pinto) – 22 de setembro
  • The Starling (Melissa McCarthy, Chris O’Dowd) – 24 de setembro
  • My Little Pony: A New Generation (Vanessa Hudgens, Kimiko Glenn, James Marsden) – 24 de setembro
  • Sounds Like Love (María Valverde) – 29 de setembro
  • No One Gets Out Alive (Cristina Rodlo) – 29 de setembro

Outubro

  • The Guilty (Jake Gyllenhaal) – 1 de outubro
  • Diana: The Musical (Jeanna de Waal) – 1 de outubro
  • There’s Someone Inside Your House (Sydney Park) – 6 de outubro
  • Found (documentário) – 20 de outubro
  • Night Teeth (Debby Ryan, Alfie Allen) – 20 de outubro
  • Stuck Together  – 20 de outubro
  • Army of Thieves (Matthias Schweighöfer) – 29 de outubro
  • Fever Dream (Maria Valverde) – Outubro
  • Hypnotic(Kate Siegel, Jason O’Mara) – Outubro

Novembro

  • The Harder They Fall (Jonathan Majors, Idris Elba, Lakeith Stanfield, Regina King) – 3 de novembro
  • Love Hard (Nina Dobrev) – 5 de novembro
  • A Cop Movie (Raúl Briones, Mónica Del Carmen) – 5 de novembro
  • Passing (Tessa Thompson, Ruth Negga) – 10 de novembro
  • Red Notice (Dwayne Johnson, Ryan Reynolds, Gal Gadot) – 12 de novembro
  • tick, tick…BOOM! (Andrew Garfield) – 19 de novembro
  • Bruised (Halle Berry) – 24 de novembro
  • Robin Robin (Gillian Anderson, Richard E. Grant) – 24 de novembro
  • 14 Peaks: Nothing is Impossible (documentário) – 29 de novembro
  • 7 Prisoners (Christian Malheiros, Rodrigo Santoro) – Novembro
  • A Boy Called Christmas (Jim Broadbent, Sally Hawkins, Kristen Wiig) – Novembro
  • A Castle for Christmas (Brooke Shields, Cary Elwes) – Novembro
  • The Princess Switch 3 (Vanessa Hudgens) – Novembro

Dezembro

  • The Power of the Dog (Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons, Kirsten Dunst) – 1 de dezembro
  • Shaun the Sheep: The Flight Before Christmas (Justin Fletcher) – 3 de dezembro
  • The Unforgivable (Sandra Bullock) – 10 de dezembro
  • The Hand of God (Filippo Scotti, Toni Servillo) – 15 de dezembro
  • Don’t Look Up (Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio) – 24 de dezembro
  • The Lost Daughter (Olivia Colman, Dakota Johnson) – 31 de dezembro
  • Back to the Outback (Eric Bana, Isla Fisher) – Dezembro
  • Mixtape (Julie Bowen) – Dezembro
  • Single All the Way (Michael Urie) – Dezembro

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Lembrando que nesta lista não estão inclusas as adições de filmes de outros estúdios que entrarão no catálogo e nem as dezenas de séries que estreiam todos os meses. Como forma de recapitular o outros filmes de 2021, podemos conferir o vídeo liberado pela Netflix no começo do ano:

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TikTok testa recursos de realidade aumentada para bater de frente com o Facebook

Posted: 24 Aug 2021 12:58 PM PDT

Imagem: Lionel Bonaventure (Getty Images)

O TikTok está testando um novo estúdio para a produção de filtros, vídeos e outros conteúdos em realidade aumentada (RA). Os testes indicam que os criadores podem experimentar novos recursos no aplicativo, incluindo lentes e efeitos visuais.

O consultor de mídia social Matt Navarra foi o primeiro a identificar o novo kit de ferramentas, conhecido como “TikTok Effect Studio". Nesta segunda-feira, a rede social confirmou os novos recursos para o TechCrunch, enfatizando que se trata de mais um “experimento” inicial na plataforma. Ou seja, pode ser que a funcionalidade não seja lançada oficialmente para todos os usuários. No momento, o Effect Studio está em fase de testes fechados em alguns mercados selecionados, incluindo os Estados Unidos.

Em uma página dedicada à novidade, os usuários são convidados a "inscrever-se para estar entre os primeiros a obter acesso" quando o recurso for lançado e, em seguida, deverão preencher um cadastro com nome, e-mail, username no TikTok, empresa, nível de construção de experiência para RA e quaisquer links para portfólios ou efeitos que eles já tenham criado. Curiosamente, o formulário também pergunta aos usuários se eles estão operando um Mac ou um PC, o que pode indicar que o TikTok ainda não tem certeza de como construir suas ferramentas para melhor atender aos desenvolvedores interessados.

O novo site permite que criadores e desenvolvedores construam uma comunidade em torno de novas experiências e recursos que podem ser aplicados aos vídeos de formato curto do TikTok. Vários dos principais concorrentes da plataforma, incluindo Facebook e Snapchat, já oferecem ferramentas próprias para que os desenvolvedores tenham maior controle criativo sobre quais efeitos aparecem dentro dos respectivos aplicativos.

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Os recursos de RA têm se tornado cada vez mais atraentes, embora sejam maneiras complicadas de as plataformas atraírem novos usuários de todas as idades. É verdade que muito dessa tecnologia já é utilizado através dos filtros e efeitos visuais presentes nas redes sociais, popularizando o uso dessas opções. Contudo, no caso do TikTok, ainda falta uma simplicidade maior para ampliar essas funções.

No caso do Facebook e do Snapchat, que obtiveram sucessos semelhantes com realidade aumentada nos últimos anos, algumas estratégias diferentes foram adotadas por cada plataforma. Para a rede de Mark Zuckerberg, seu software de RA alcançou 600 mil criadores em 190 países, tornando-se a maior plataforma de realidade aumentada móvel do mundo. Já o Snapchat, apesar de ter sido ofuscado por outros serviços de mídia social, estreou em maio deste ano a quarta geração de seus óculos inteligentes com visores RA integrados.

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Assassin’s Creed Odyssey ganha suporte para 60 fps no PS5 e Xbox Series X|S

Posted: 24 Aug 2021 12:37 PM PDT

Imagem: Ubisoft/Divulgação

A Ubisoft anunciou nesta terça-feira (24) que, por meio de retrocompatibilidade, Assassin’s Creed Odyssey agora pode ser jogado no Xbox Series X|S e PlayStation 5 em 60 frames por segundo. Isso coloca o jogo de RPG, lançado em 2018, a par com a fluidez do mais novo game da franquia, Valhalla, que chegou às duas últimas gerações no final do ano passado.

Em uma publicação no fórum oficial da Ubisoft tivemos a informação que isso passou a valer desde a madrugada de hoje. O update 1.6.0 vem em um arquivo de 370 MB, na versão do Xbox One, e 470 MB, no PlayStation 4, com melhorias perceptíveis para quem rodá-lo no Series X|S e no PS5, respectivamente.

Assassin’s Creed Odyssey se destaca por unir a mitologia grega ao que já conhecemos sobre assassinos e templários, na franquia que completa 14 anos de existência em 2021. Odyssey por enquanto segue como o maior mapa, com aproximados 256 km2 exploráveis se considerarmos a área ocupada pelos oceanos. Para efeito de comparação, é quatro vezes maior que os desertos de Origins e uma centena de vezes maior que o mapa de Paris que vimos em Unity, que tem apenas 2,4 km2.

Diferente de outros jogos cuja performance foi feita pensando na nova geração, como Control, esta atualização não é propriamente nativa dos atuais videogames. Por isso, você não terá os gatilhos responsivos do DualSense (do PS5) como vimos em Valhalla, nem encontrará o game nas lojas digitais em versões dedicadas para PS5 e Series X|S. Esta é somente uma melhoria de performance para o jogo rodar de maneira mais fluida.

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Ainda não há notícias a respeito de o mesmo acontecer com Assassin’s Creed Origins, jogo que se passa no Egito, lançado em 2017. Pelo que vimos com outros lançamentos da Ubisoft, não deve demorar a termos um pacote compreendendo os 3 últimos jogos, vendido a um preço mais salgado.

[GamesRadar+]

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Em meio a controvérsias de privacidade, Apple admite vigiar e-mails do iCloud desde 2019

Posted: 24 Aug 2021 12:14 PM PDT

Imagem: Scott Barbour (Getty Images)

Há cerca de um mês, a Apple anunciava um novo recurso do aplicativo Fotos com a promessa de escanear as imagens do usuário salvas no iCloud em busca de potencial comportamento suspeito, mais especificamente em conteúdo criminosos envolvendo pornografia infantil. De lá para cá, por mais que seja uma causa nobre, a empresa vem enfrentando uma enxurrada de críticas envolvendo questões de privacidade. E no que depender de uma declaração recente, o problema é mais embaixo.

De acordo com o site 9to5Mac, a Apple confirmou que já escaneia contas do iCloud — no caso, contas de e-mail vinculadas à nuvem — pelo menos desde 2019. O objetivo é o mesmo usado para justificar o anúncio do mês de agosto, em busca de material de abuso sexual infantil. Mas claro que, por se tratar de uma companhia que lida com dados de milhões de pessoas, o usuários foram os últimos a saber.

“A Apple me confirmou que tem escaneado as caixas de entrada e saída do E-mail do iCloud em busca de anexos contendo material de abuso sexual infantil desde 2019. O e-mail não é criptografado. Portanto, verificar os anexos à medida que o e-mail passa pelos servidores da Apple seria uma tarefa trivial. A Apple também indicou que faz uma varredura limitada de outros dados, mas não me disse o que era, exceto para sugerir que estava em uma escala minúscula. A empresa me disse que os "outros dados" não incluem backups do iCloud", comentou Ben Lovejoy, repórter do 9to5Mac.

Lovejoy também cita uma página de segurança infantil da Apple que, antes de ser arquivada, destacava a varredura de e-mails. No arquivo, a diretora de privacidade da companhia, Jane Horvath, teria mencionado a tecnologia para detectar material criminoso em uma conferência a portas fechadas no início de 2020.

Especialistas e entidades mostram preocupação

A notícia surge em meio a preocupações constantes sobre os novos planos da Apple para lançar o recuso de varredura em iPhones e outros dispositivos iOS. O anúncio das novas funções ligou um sinal de alerta em defensores da privacidade, que por sua vez veem as novas ferramentas como uma forma de ampliar a vigilância da empresa — e, a longo prazo, de governos e autoridades — sobre seus usuários.

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Apesar das contínuas tentativas da empresa de trazer todos a bordo, a moral da Apple com relação a essa funcionalidade não melhorou. Recentemente, milhares de profissionais de TI e cibersegurança assinaram uma petição pedindo que a Apple reverta seus planos. Uma outra carta aberta assinada por mais de 90 grupos políticos diferentes e endereçada ao CEO Tim Cook alega que os recursos "serão usados para censurar a fala protegida, ameaçar a privacidade e a segurança de pessoas em todo o mundo e ter consequências desastrosas para as crianças".

As novas funções estão programadas para saírem exclusivamente nos Estados Unidos ainda este ano no lançamento do iOS 15 e do iPadOS 15, que devem chegar aos usuários entre setembro e outubro.

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O que é o ‘apagão da Twitch’ e por que os streamers estão se unindo?

Posted: 24 Aug 2021 12:08 PM PDT

Manifestos, greves e uma paralisação. Pode parecer algo cotidiano de um sindicato com funcionários reivindicando seus direitos ou melhoras em uma empresa, mas no caso os trabalhadores são criadores de conteúdos da Twitch: uma das maiores plataformas de streaming em que o número de acesso chega na casa dos milhões.

Nas últimas semanas, os streamers – usuários que transmitem jogatinas, conversas, co-working e tudo que envolva a produção de conteúdo digital – estão se mobilizando pedindo melhorias na plataforma como transparência e isenção em imposto no pagamento que vêm das inscrições.

O assunto movimentou as redes sociais gerando o debate se streamer deve ser levado como profissão e a importância de falar sobre condições de trabalhos em criadores de conteúdo.

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Hong Kong pode ganhar lei que prevê prisão de quem exibir filmes proibidos pelo governo

Posted: 24 Aug 2021 09:00 AM PDT

Imagem: Kin Cheung (AP)

A China é uma das regiões com punições mais severas para quem compartilha conteúdo pirata ou bloqueado pelo governo. E o que já era rígido, poderá ficar ainda pior: censores de filmes em Hong Kong propuseram novas regras que incluem até três anos de prisão para quem exibir títulos proibidos, além de multas mais pesadas.

As informações são do Hong Kong Standard. A proposta surge no momento em que líderes políticos na China buscam restringir as liberdades em Hong Kong e Pequim, retirando a pouca autonomia que resta nesses dois locais.

A mudança no projeto foi anunciada pelo secretário de Comércio e Desenvolvimento Econômico de Hong Kong, Edward Yau Tang-wah, em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (24). Pessoas que forem flagradas envolvidas na exibição ou compartilhamento de filmes proibidos poderão ser presas e receber uma multa equivalente a US$ 130 mil (R$ 685 mil na conversão direta).

Além disso, a proposta formalizaria os novos regulamentos de censura trazidos pela Autoridade de Censura de Filmes da China e se aplicaria retroativamente, sugerindo que mesmo títulos antigos seriam submetidos às leis mais recentes.

“As mudanças no decreto exigiriam que um censor considerasse se um filme contém conteúdo que põe em risco a segurança nacional. Com base em motivos de segurança nacional, o secretário-chefe de administração teria o poder de cancelar a permissão de um filme para exibição obtida anteriormente — o que significa que filmes antigos também cairiam na regulamentação", diz o artigo publicado pelo Hong Kong Standard.

“Se as autoridades acreditam que um filme pode colocar em risco a segurança nacional, o Secretário de Comércio e Desenvolvimento Econômico deve ter o poder de estender o período de avaliação do filme a cada 28 dias", continua.

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A proposta será ouvida em 1º de setembro no Conselho Legislativo de Hong Kong, um órgão do governo que viu muitos legisladores com tendências democráticas serem expulsos recentemente. Vale citar que, em junho, Pequim começou a reprimir filmes produzidos localmente. A cidade conta com uma história rica e proeminente no cinema asiático — desde os filmes de ação de John Woo aos longas de kung fu de Stephen Chow.

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Raros crocodilos albinos nascem em parque temático nos Estados Unidos

Posted: 24 Aug 2021 08:12 AM PDT

Em um evento raro, dois crocodilos albinos nasceram na semana passada no zoológico Wild Florida, nos Estados Unidos. Em vez da pele cinza-esverdeada escura da espécie, os filhotes são brancos e rosa, com olhos e garras de cores claras. Agora, eles são dois dos cerca de 200 crocodilos albinos em todo o mundo mundo, de acordo com o portal Smithsonian Maganize e com informações do jornal South Florida Sun Sentinel.

“Estamos muito animados e cuidando deles, nos certificando de que estão indo muito bem e, em breve, os teremos em exibição", disse Andrew Biddle, um treinador de crocodilos da Wild Florida, em um vídeo no Facebook.

Este é o segundo grupo de filhotes albinos do zoológico da mãe de 27 anos, Snowflake, e do pai de 16 anos, Blizzard, que também compartilha a condição. A mutação interrompe a produção do pigmento melanina, que determina coisas como pele, pelos e cor dos olhos. O albinismo ocorre quando uma mutação genética é herdada de um ou de ambos os pais — a condição pode aparecer em plantas, animais e pessoas.

Também conhecidos como jacarés-americanos, os Alligator mississippiensis se alimentam de peixes, sapos, invertebrados, tartarugas, cobras e pequenos mamíferos. Os machos medem entre 3 e 4,5 metros e pesam 226 kg, enquanto as fêmeas costumam crescer de 2,4 a 3 metros e pesar 90 kg.

No entanto, sua vida não costuma ser longa. Mesmo sob cuidados humanos, os crocodilos albinos tendem a viver com mais complicações de saúde do que os não albinos. Eles podem chegar aos 70 anos, mas o jacaré albino mais velho, Claude, é uma lenda com apenas 25 anos. Além disso, eles chamam mais atenção dos caçadores por causa de sua pele e carne, mas as proteções de organizações ajudaram a restaurar sua população em pântanos e rios de água doce.

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Os novos filhotes eram de uma ninhada de 18 ovos, segundo Ed Brown da Newsweek. Os ovos foram transferidos para uma incubadora em 30 de abril, onde o "Croc Squad" do zoológico pode monitorar cuidadosamente seu progresso. Até agora, apenas dois dos 18 ovos eclodiram, relata o Science Times.

"Estamos muito orgulhosos de nossos pais crocodilos, Snowflake e Blizzard, e de nossa equipe Croc Squad por ajudar esses filhotes", disse Sam Haught, da Wild Florida, em um comunicado. "Com nosso Croc Squad supervisionando esses ovos, esperamos que esses crocodilos ajudem a envolver mais visitantes”.

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[Review] HyperX QuadCast: queridinho dos streamers, microfone traz som limpo e design único

Posted: 24 Aug 2021 07:43 AM PDT

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A HyperX se tornou uma referência no campo dos periféricos gamer e produtores de conteúdo em áudio, como músicos e podcasters. E você certamente já deve ter visto um streamer usando os conhecidos microfones da marca. Um deles eu tive a oportunidade de testar nas últimas semanas: o HyperX QuadCast, primeira geração do acessório e a primeira escolha de muita gente que faz lives.

Lançado originalmente em 2019, o microfone ainda é uma sólida opção para quem gosta de falar enquanto transmite seus gameplays. O que não diminuiu muito em quase dois anos foi o preço: ele pode ser encontrado no mercado brasileiro por cerca de R$ 1 mil. Será que vale a pena? E como ele se compara com o sucessor QuadCast S e uma versão mais barata, o SoloCast? É o que eu te conto nesta análise.

HyperX QuadCast

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O que é
Um dos melhores microfones para quem faz lives e podcasts

Preço
Sugerido: R$ 1.120. No varejo: em média, R$ 990

Gostei
Excelente qualidade sonora; quatro modos distintos para captação de voz; boa construção; botão de mute é um grande diferencial

Não gostei
Entrada microUSB; pode não agradar consumidores que gostam de RGB

Design e construção

Eu arrisco dizer que o HyperX QuadCast (e seu irmão mais novo, o QuadCast S) estão entre os microfones mais usados por streamers nas plataformas de jogos. Sem brincadeira: de 10 criadores de conteúdo que eu sigo e assisto na Twitch, pelo menos sete deles usam esse microfone. Os motivos podem ser muitos, mas também me arrisco a apontar o formato do acessório como um dos pontos que as pessoas mais levam em consideração.

Desde já, considere boa parte das coisas que eu falar neste review válidas tanto para o modelo mais recente (QuadCast S) quanto o QuadCast original. Começando justamente pelo design: o microfone em si é a parte mais alongada, cercada por um círculo de sustentação com alguns elásticos na cor vermelha — o QuadCast S tem essas mesmas cordinhas em cinza. Tente evitar mexer muito nessas tiras, pois elas é que deixam o microfone de pé.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

A base do chamado “shock mount" é feita em um material metálico bem resistente e que deixa o produto firme em qualquer superfície. Logo, não é necessário adquirir um suporte separadamente, pois a base por si só já basta. Em todo o caso, a fabricante inclui na caixa do microfone um adaptador caso você queira usar outro tipo de suporte, como pedestais de chão ou acoplados na sua mesa de trabalho.

Também na caixa está um cabo trançado de três metros, então dificilmente você encontrará problemas para conectá-lo ao seu videogame ou computador, mesmo que ele esteja a uma certa distância.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

O que não me agradou é o fato de que, no QuadCast original, a conexão do cabo com o microfone é feita por uma porta microUSB na parte traseira. Felizmente, a companhia corrigiu esse problema no QuadCast S, que tem uma entrada USB-C. No mesmo local fica uma saída de 3,5 mm para fones de ouvido, e mais acima o controle de padrão polar para selecionar o modo de voz. Já no topo fica o botão capacitivo de mute, e na parte inferior frontal há um dial giratório para ajustar a sensibilidade de captação de voz do microfone.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Outra diferença do HyperX QuadCast em comparação com o QuadCast S são as luzes que ficam ao redor de todo o microfone. No primeiro modelo, elas são vermelhas e não é possível alterá-las. Enquanto isso, a nova versão traz um RGB dinâmico que pode ser customizado com as cores de sua preferência por meio do software Ngenuity, da própria HyperX. Essa é a uma característica puramente estética e não interfere nas especificações técnicas de ambos os produtos, que são exatamente as mesmas. A trama vazada que protege o microfone também conta com um filtro para diminuir os sons de respiração ou eventuais respingos de saliva. Tudo para priorizar apenas sua voz.

Compatibilidade e modos de captura

Tanto o HyperX QuadCast quanto o QuadCast S são compatíveis com PC, Mac e PlayStation. Durante os meus testes, experimentei o microfone com um MacBook Pro (2019) e um PS5: é só conectar a ponta USB-A do cabo principal que ele é reconhecimento automaticamente pelo dispositivo de escolha. Tentei encontrar algum trecho no manual do produto sobre suporte para consoles Xbox, mas não encontrei. O próprio guia de uso não faz qualquer menção acerca dos videogames da Microsoft e, embora vídeos no YouTube mostrem ele funcionando nos aparelhos, eu recomendaria não arriscar.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Conectado o microfone ao dispositivo, o acessório oferece quatro (daí o nome "QuadCast") modos distintos de captura de voz, que você seleciona na parte traseira usando os padrões polares. Segundo o descritivo da fabricante, são eles, da esquerda para a direita:

  • Estéreo — O som é captado em três eixos diferentes (frente e laterais do microfone). Recomendado para vocais e instrumentos musicais;
  • Omnidirecional — O som é captado em todas as direções. Recomendado para podcasts com várias pessoas e conferências;
  • Cardioide — O som é captado apenas pela frente do microfone. Recomendado para quem grava podcasts sozinho, streaming, narração e instrumentos musicais;
  • Bidirecional — O som é captado pela parte frontal e posterior do microfone. Recomendado para entrevistas pessoais, em que o acessório fica entre duas pessoas.

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Na prática

Os meus testes com o HyperX QuadCast se limitaram a chamadas em grupo no Discord, Skype e no navegador web do computado. Usei também durante algumas partidas no meu canal da Twitch. Em todos os cenários, digo com tranquilidade que, apesar do preço elevado (e isso já inclui o modelo mais recente), é um ótimo investimento se você procura um microfone mais robusto e com excelência na captura sonora.

A primeira coisa bacana é o botão para silenciar a captação no topo do microfone. Como é um botão capacitivo, você só precisa encostar seu dedo para que o acessório seja mutado. E, na verdade, eu diria que nem isso: só de aproximar seu dedo, o produto já é silenciado ou volta a captar o som. Um grande acerto para a HyperX, uma vez que ainda tem muito microfone caro que só permite mutar sua voz ou usando um botão duro de apertar ou diretamente pelo computador.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Em segundo lugar, por conta dos quatro padrões polares de captura, eu não precisei estar bem próximo ao QuadCast para ele conseguir captar minha voz. Isso também se dá por conta da base giratória na parte frontal do produto. Cada bolinha representa o ganho de som, para mais ou par menos. Se estiver na bolinha maior, então o campo de captura do áudio vai abranger uma área maior à sua volta. Eu preferi deixar na primeira ou segunda bolinhas, pois assim ele se concentrava apenas na minha voz. Aqui vai uma dica: não deixe a base na bolinha maior caso você seja streamer ou podcaster. Mesmo se você escolher o modo Cardioide, o microfone não isola os ruídos que estiverem ao seu redor.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Por falar nisso, me surpreendi em como o HyperX QuadCast conseguiu deixar minha voz nítida. Até meu namorado achou que eu estivesse com algum equipamento profissional quando nos falamos por chamadas de voz. Entre os programas que usei e obtive esse resultado estão o Google Meet, Skype e Discord — os três nas versões para navegador (Chrome e Safari) e em seus respectivos programas desktop. Na Twitch, usei o microfone no Open Broadcast Software (OBS) e no Streamlabs OBS, e em ambos a qualidade de som foi excepcionalmente boa. A fabricante ainda garante suporte para XSplit.

QuadCast x SoloCast

Nas últimas semanas, eu também fiz alguns testes comparativos usando o SoloCast. É uma versão mais em conta, que vale pouco mais que um terço do preço cheio do HyperX QuadCast. Para quem não tem toda essa grana, o SoloCast se mostrou uma alternativa bastante agradável, já que traz apenas o modo Cardioide — na minha opinião, o mais democrático dos padrões polares, especialmente se você está começando a fazer streaming. O design é bem mais compacto, e com a vantagem de ter uma entrada USB-C na parte traseira. Também tem uma base que fica bem firme à superfície, um botão capacitivo de mute na parte superior e compatibilidade com PC, Mac e PlayStation.

As desvantagens, obviamente, você já deve imaginar. Por não ter uma base de controle de sensibilidade do ganho de som, o SoloCast precisa ficar mais próximo de onde você estiver sentado, uma vez que a captura não tem tanta amplitude. Se você usa fones com entrada P2 não poderá utilizá-los, pois não há compatibilidade com o formato. Notei ainda que minha voz, apesar de sair com uma boa qualidade, não fica tão cristalina comparada ao resultado do QuadCast, já que o SoloCast não conta com um pop filter embutido.

Sim, são dois produtos com propostas distintas. No entanto, o SoloCast se posiciona como uma opção viável se você não quer gastar muito e ter alguns dos recursos mais legais do modelo mais premium. Além do fato da portabilidade, o que torna o SoloCast mais confortável de ser transportado para fora de casa.

HyperX QuadCast: vale a pena?

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Direto ao ponto: vale muito a pena. Com uma qualidade sonora de primeira linha, eu finalmente pude entender o borogodó por trás do microfone queridinho de vários streamers. Não apenas para quem joga: o acessório também é um investimento terceiro se você gosta de gravar podcasts, quer ouvir sua voz mais limpa em videochamadas ou simplesmente deseja gastar um dinheiro extra para ter um produto funcional e elegante.

Claro que o preço pode não ajudar. Mesmo sofrendo uma redução nos últimos meses, o valor cheio oficial é R$ 1.120. Ja é possível encontrar promoções em que o valor cai para aproximadamente R$ 990. Ainda é uma baita grana e, portanto, é um produto sugerido apenas para quem estiver disposto a investir.

Imagem: Caio Carvalho/Gizmodo Brasil

Agora, se comparado ao HyperX QuadCast S, temos um empasse. Por um lado, os dois são basicamente o mesmo microfone, com exceção da saída USB-C e das luzes RGB customizáveis no modelo mais atual. O que difere é o preço ainda mais caro: a versão mais recente custa R$ 1.599. O microUSB do primeiro QuadCast é algo chato, mas que de forma alguma impacta na qualidade final do aparelho. Logo, se você só procura um microfone bonitão, o QuadCast vai atender tranquilamente suas necessidades.

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A próxima Covid-19: cientistas calculam os riscos de novas pandemias no futuro

Posted: 24 Aug 2021 07:28 AM PDT

Após o advento da pandemia do novo coronavírus, cientistas estão reunindo esforços para entender os riscos de novos surtos e possíveis doenças causadas por vírus ou bactérias. Uma equipe da Universidade Duke, nos Estados Unidos, calculou a probabilidade de uma próxima crise sanitária — e os resultados não são tão animadores assim.

Na verdade, os cientistas descobriram que uma pandemia com um nível de impacto semelhante ao vírus da Covid-19 tem cerca de 2% de probabilidade de ocorrer a cada ano. Quando você soma isso ao longo de uma vida inteira, isso significa que cada um de nós tem 38% de chance de passar por isso pelo menos uma vez. E elas parecem piorar com o tempo.

“A conclusão mais importante é que grandes pandemias como a da Covid-19 e a da gripe espanhola são relativamente prováveis”, disse o pesquisador de saúde ambiental global, William Pan.

Para o estudo, publicado na revista científica PNAS, foi analisado o registro histórico de epidemias do ano 1600 até agora. Eles encontraram 476 epidemias documentadas, metade das quais tiveram um número conhecido de vítimas. Dessas, 145 causaram menos de 10 mil mortes, enquanto outras 114 que sabemos que existiram não têm esses dados documentados

É importante ressaltar que as doenças infecciosas atualmente ativas foram excluídas da análise, o que significa que os dados de Covid-19, HIV ou malária não foram incluídos.

A equipe usou uma modelagem que analisou os dados, descobrindo que o número anual desses acontecimentos é variável, e uma epidemia extrema como a gripe espanhola (1918-1920) tinha uma probabilidade de ocorrer em algum lugar entre 0,3% e 1,9% a cada ano nos últimos 400 anos.

Por mais que essa não seja uma probabilidade estável, ela está crescendo. Nos últimos 50 anos, vimos níveis crescentes de novos patógenos se espalhando pelos humanos, como o SARS-CoV-2, a gripe suína, a gripe aviária, o ebola e muitos outros.

“Junto com as estimativas recentes de taxas crescentes de surgimento de doenças em reservatórios de animais associados a mudanças ambientais, esta descoberta sugere uma alta probabilidade de observar pandemias semelhantes a Covid-19, que pode dobrar nas próximas décadas”, escreve a equipe.

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Portanto, mesmo enquanto estamos nos recuperando de um surto atual, é importante não presumir que não veremos outra pandemia capaz de mudar nossa vida em breve. Na verdade, se planejarmos bem, é possível organizar mecanismos para evitar que isso aconteça.

“Isso aponta para a importância de uma resposta precoce aos surtos de doenças e da capacitação para a vigilância da pandemia em escala local e global, bem como para definir uma agenda de pesquisa para entender por que grandes surtos estão se tornando mais comuns”, disse Pan.

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Pesquisa mostra quantos buracos negros supermassivos rondam o Universo

Posted: 24 Aug 2021 07:05 AM PDT

O buraco negro M87. Crédito: EHT Collaboration

Buracos negros supermassivos tendem a ficar no centro das galáxias. Mas nem todos esses objetos cósmicos permanecem imóveis — alguns podem até percorrer as galáxias como nômades cósmicos (são chamados de errantes).

No entanto, eles são difíceis de se observar e, portanto, quantificar. Mas um novo conjunto de simulações feitas por uma equipe de astrônomos mostrou quantos deles estão vagando pelo Universo. Os resultados foram publicados na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

O que são esses buracos negros?

Segundo os cientistas, os buracos negros supermassivos (SMBHs) residem no núcleo de todas as galáxias do Universo. As massas desses objetos são geralmente mais ou menos proporcionais à massa da protuberância galáctica central em torno deles, o que sugere que a evolução do buraco negro e sua galáxia estão ligadas.

Porém, sua formação ainda não é clara. Sabemos que os buracos negros de massa estelar se formam a partir do colapso do núcleo de estrelas massivas, mas esse mecanismo não funciona para aqueles com mais de 55 vezes a massa do Sol. Assim, os astrônomos pensam que os SMBHs crescem através do acúmulo de estrelas, gás e poeira, e se fundem com outros buracos negros.

Os resultados da pesquisa

Partindo daí, uma equipe de astrônomos liderados por Angelo Ricarte, da Universidade de Harvard, usou as simulações cosmológicas Romulus para estimar quantos buracos negros estariam vagando hoje. Essas simulações rastreiam a evolução orbital de pares de buracos negros supermassivos, o que significa que eles são capazes de prever quais deles têm probabilidade de chegar ao centro de seu novo lar galáctico e quanto tempo esse processo deve levar.

“Romulus prediz que muitos buracos negros supermassivos binários se formam após vários bilhões de anos de evolução orbital, enquanto alguns SMBHs nunca chegarão ao centro”, escreveu a equipe no artigo.

“Como resultado, descobriu-se que as galáxias com massa da Via Láctea hospedam uma média de 12 buracos negros supermassivos, que normalmente vagam pelo halo — região do espaço ao redor das galáxias espirais — longe do centro galáctico”, disse Ricarte ao Science Alert.

“Descobrimos também que o número de buracos negros errantes é quase linear com a massa do halo, de modo que esperamos milhares de buracos negros errantes em halos de aglomerados de galáxias”, escreveram os pesquisadores. “Localmente, esses errantes respondem por cerca de 10% do orçamento de massa do buraco negro local, uma vez que as massas de sementes são contabilizadas”.

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Esses buracos negros podem não estar necessariamente ativos e, portanto, seriam muito difíceis de detectar. Em um próximo artigo, a equipe explorará em detalhes as possíveis maneiras de observar esses errantes perdidos. Isso pode ter implicações importantes para a nossa compreensão de como os buracos negros supermassivos se formam e crescem, um processo que está envolto em mistério.

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Frete grátis, cupons de desconto e produtos com até 70% off no AliExpress

Posted: 24 Aug 2021 07:01 AM PDT

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Com temporadas de This Is Us e Os Simpsons, Star+ chega ao Brasil por R$ 32,90

Posted: 24 Aug 2021 06:30 AM PDT

Em comunicado à imprensa, a Disney anunciou mais adições ao catálogo do seu segundo serviço de streaming. O Star+, voltado ao público adulto, será lançado no dia 31 deste mês e contará com produções originais, conteúdo esportivo e dezenas de filmes e séries da antiga Fox (20th Century).

Quem sentiu falta da série Simpsons completa e filmes mais maduros como Deadpool na Disney+ irá se satisfazer com o novo serviço. Ligeiramente mais caro que o streaming lançado em novembro do ano passado, o Star+ tem assinatura mensal em diferentes valores, com adição de um combo, mostrados abaixo.

(Divulgação/Disney)

Além disso, estão confirmadas todas as temporadas de This Is Us, aclamada série de drama e diversas outras produções, incluindo:

  • American Horror Story
  • Futurama
  • Impuros
  • Only Murders in the Building
  • Love, Victor
  • Outlander
  • Big Sky
  • The Walking Dead
  • Uma Família da Pesada

Quem estiver interessado pode acessar o site do serviço ou fazer seu pacote diretamente pela Disney+, caso já assine. A assinatura dá direito a uma conta com 4 dispositivos simultâneos, reprodução na mais alta qualidade compatível, com downloads limitados em até 10 dispositivos e a criação de até 7 perfis.

O Star+ se diferencia de atuais serviços como HBO Max e Netflix justamente por trazer um pacote único, sem criar opções que muitas vezes podem ser mais custosas ao grande público. Em teoria, compensa para famílias grandes e demais grupos de pessoas que dividem contas de streaming, visto que muitos sentiram falta do raso catálogo da Disney+ em sua chegada.

Em comunicado oficial, Diego Lerner, Presidente da The Walt Disney Company Latin America, diz que “cada assinante poderá encontrar exatamente o que deseja assistir e poderá ter acesso a melhor e maior oferta de conteúdos em streaming, em termos de variedade, quantidade e qualidade”. Por bem ou por mal, agregar dois serviços em uma única assinatura de combo parece ser o futuro – que cada vez mais se aproxima dos modelos da TV à cabo.

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O Star+ chegará ao Brasil em 31 de agosto, disponível em aplicativos para smartphones, smart TVs, consoles de games, reprodutores de mídia (como Chromecast e Fire Stick) e navegador de internet.

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