domingo, 15 de agosto de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Julho de 2021 foi o mês mais quente já registrado

Posted: 15 Aug 2021 03:39 PM PDT

Enquanto alguns brasileiros viram nevar em lugares que nunca nevaram, o pessoal do Hemisfério Norte está sofrendo com um calor inédito. Cientistas disseram na última sexta-feira que julho foi o mês mais quente já registrado nos últimos 142 anos, quando começamos a medir a temperatura do planeta.

Quem ousaria pensar em mudanças climáticas agora, não é mesmo?

A NOAA (Administração oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA) disse que a temperatura combinada das terras e oceanos em julho foi de 16,73ºC — 0,93ºC  mais quente do que a média do século 20. Você pode achar que 16,73ºC não é muito, mas vale lembrar que essa média inclui a temperatura do Ártico e da Antártica.

Alguns lugares bateram recordes assustadores: a Ásia teve seu julho mais quente; a Europa o segundo mais quente, enquanto as Américas, Oceania e África estiveram nos seus top 10.

Se isso está com cara de deja vu é porque estamos batendo recordes de meses e anos mais quentes com uma certa consistência há alguns anos.

O último recorde de julho mais quente havia sido batido há apenas cinco anos. Em 2019 e em 2020 encostamos no recorde mensal de 2016.

Em 2020 quase batemos o recorde de ano mais quente registrado, mas acabamos empatando com 2016 — mesmo com toda a história de queda de emissões de carbono durante a pandemia.

A NOAA disse na sexta que, olhando para julho, é muito provável que 2021 termine entre os 10 anos mais quentes já registrados — ranking cujo ano mais antigo é 2005.

Ainda teremos que viver mais alguns meses infernais para saber se 2021 baterá o recorde de 2016, mas ao que tudo indica estamos no caminho para isso. Agosto continua com temperaturas recorde na Europa; vimos atletas sofrendo com insolação nas Olimpíadas de Tóquio; e não diminuímos as emissões dos últimos anos (na verdade, também batemos recordes nessa área). No começo do ano, os níveis de dióxido de carbono atingiram um recorde de 419 ppm, o mais alto já registrado, enquanto em abril os cientistas registraram um índice de cair o queixo: 421,21 ppm.

Se a Terra tivesse um marqueteiro, eu diria que ele está fazendo um ótimo trabalho de alertar as pessoas na mesma semana em que saiu o relatório do IPCC. O documento associa, com bastante precisão, a relação entre as atividades humanas e as mudanças climáticas, mostrando como os fenômenos que estamos vendo agora são resultados diretos do dióxido de carbono que jogamos no planeta.

Julho também foi repleto de catástrofes climáticas, como incêndios florestais em várias partes do mundo (incluindo a Sibéria), inundações, deslizamentos de terra, além dos calores extremos.

E estamos só no começo, como mostra o relatório do IPCC. É impossível impedir que o aquecimento de passar de 1,5ºC dos níveis pré-industriais até 2040. Isso significa que estamos em um ponto crucial para tentar impedir as coisas de ficarem muito, muito piores. O documento diz que ainda há tempo de tentar descobrir como impedir o mundo de passar dos 2ºC de aquecimento (algo que precisamos muito fazer).

Assine a newsletter do Gizmodo

Esse pode ser o mês mais quente que já registramos até agora, mas é bom se acostumar. Como o IPCC disse, mesmo que a gente consiga se unir e impedir o pior de acontecer, o planeta irá esquentar ao menos 1,5ºC nos próximos 20 anos — o que traria catástrofes e mudanças para o planeta. No ritmo que estamos, esse talvez ainda seja um dos verões mais “tranquilos” do Hemisfério Norte.

Será preciso um esforço histórico para impedir que a Terra se torne inabitável.

Aproveite e leia nossa reportagem do Bitniks sobre demarcação de terras indígenas — assunto diretamente relacionado ao combate às mudanças climáticas

The post Julho de 2021 foi o mês mais quente já registrado appeared first on Gizmodo Brasil.

O aplicativo da HBO Max é uma droga — e a empresa sabe disso

Posted: 15 Aug 2021 12:21 PM PDT

Divulgação

Chega! A HBO Max já ouviu você (e todo mundo) reclamar no Twitter sobre como “o aplicativo parece ter sido feito como se eles estivessem bravos com você por utilizá-lo“, que ele responde a questão sobre “como seria se os desenvolvedores de um app odiassem os clientes?”. Eles sabem que o serviço sempre dá pau quando você tenta acelerar 15 segundos ou que a recomendação via algoritmo deles é quase inexistente. Eles te ouviram. E que saber? Você está ferindo os sentimentos da HBO Max, OK?

Em uma entrevista à Vulture um executivo sênior anônimo da Warner Media disse que foi “super doloroso” aguentar todas as piadas feitas com a plataforma na internet.

Ele quase faz você se sentir culpado por odiar um aplicativo que, apesar de ter os melhores conteúdos, tem falhas de design tão graves que quase não pode ser usado. “Nós sabemos de todos os bugs”, disse o executivo.”Não somos cegos”.

De acordo com fontes internas da HBO, que só aceitaram falar sob a condição de anonimato, as falhas se devem ao fato de o aplicativo da HBO Max ter sido criado sobre os restos dos aplicativos da HBO Go e HBO Now (que já eram ruins).

Enquanto competidores como Netflix e Hulu desenvolveram do zero, a HBO já tinha criou o aplicativo, inicialmente, para poder passar Game of Thrones. Nesse contexto, os problemas de UX foram ignorados pelos engenheiros para que o aplicativo pudesse aguentar as centenas de milhares de pessoas que entrariam para assistir os dragões no domingo à noite.

Mas, quem liga para o que deu errado no passado? O aplicativo é uma bagunça hoje. O que eles farão daqui para frente?

De acordo com um executivo anônimo que falou com a Vulture, a HBO está trabalhando em uma grande atualização do aplicativo. “Nós vamos atualizar todos os aplicativos conectados à TV nos próximos quatro ou cinco meses”, prometeu. As mudanças deverão chegar primeiro para a Roku e para o PlayStation. Já os clientes da Apple TV terão que esperar o final do ano, enquanto o resto dos clientes só deverão ver atualizações em 2022.

A HBO Max tem um dos melhores catálogos dos streamings. Não por acaso, eles têm uma receita operacional estimada em US$ 2,3 bilhões. Mas nada disso justifica ter que esperar mais cinco meses para ter uma atualização decente.

Assine a newsletter do Gizmodo

É muito triste ver um aplicativo ruim afastando pessoas de um dos melhores catálogos de streaming da atualidade. Diferente do aplicativo lento, os engenheiros da HBO deveriam ser rápidos em trazer melhorias — ou eles correm o risco de perder clientes.

The post O aplicativo da HBO Max é uma droga — e a empresa sabe disso appeared first on Gizmodo Brasil.

Quer ser verificado no Twitter? Melhor esperar o dia de São Nunca

Posted: 15 Aug 2021 11:49 AM PDT

Esse ano, muitas das pessoas que estavam esperando pela marquinha azul do Twitter ficaram cheios de esperanças quando a empresa abriu o processo de verificação pela primeira vez em quase quatro anos. Essa esperança, no entanto, durou pouco já que o Twitter resolveu pausar o processo e reabrir apenas em junho. Agora, a empresa resolveu pausar novamente.

A conta oficial de verificações do Twitter anunciou na última sexta-feira que parou temporariamente de verificar contas para poder rever e melhorar seu processo de aprovação. Houve um incidente recente em julho, quando a plataforma aprovou seis contas fakes — incluindo a de um gato dentro de um balde — que começaram a tuitar spam em coreano. Faz sentido eles darem uma parada.

“Estamos parando temporariamente pausando nosso processo de aplicação para verificação para que possamos fazer algumas melhores na aplicação e na revisão”, disse a conta de verificações do Twitter. “Para os que estão esperando, sabemos que isso é frustrante. Mas queremos fazer as coisas certas e agradecemos pela paciência”.

Como relatado pelo The Verge, isso não significa que o Twitter não vá verificar a conta de quem já tinha se inscrito no processo. O Twitter disse na sexta que estava trabalhando em rever todas as inscrições que já havia recebido o mais rápido que pudesse. A empresa diz que deverá resolver esses casos nas “próximas semanas”.

Assine a newsletter do Gizmodo

De qualquer forma, as notícias são frustrantes para quem queria ganhar o selinho azul. Parece que sempre está rolando algo com a verificação — desde parar o processo por anos ou pausar porque há candidatos demais.

A essa altura, provavelmente você tem que ser bem sortudo para conseguir ser verificado quando estiver tudo certo dentro do Twitter — o que não parece ser fácil. Mas, se você não tiver sorte, não se preocupe. O selinho azul pode ser cobiçado hoje, mas quem sabe o que será moda amanhã? Talvez nem estejamos no Twitter mais.

The post Quer ser verificado no Twitter? Melhor esperar o dia de São Nunca appeared first on Gizmodo Brasil.

Emma Stone fecha contrato para Cruella 2

Posted: 15 Aug 2021 08:24 AM PDT

Emma Stone fará Cruella 2. Segundo o The Hollywood Reporter, o diretor Craig Gillespie e o roteirista Tony McNamara, responsáveis pelo primeiro filme, também estarão de volta na sequência.

A notícia é um alívio para os fãs (e para a Disney) após os rumores de que a atriz processaria a Casa do Mickey pelo lançamento simultâneo de Cruella nos streamings e nos cinemas — tal como Scarlett Johanson fez com Viúva Negra.

O processo de Johansson diz que seu contrato foi desrespeitado com o lançamento simultâneo. A Disney respondeu, bastante amarga, à atriz dizendo que estavam “especialmente tristes e angustiados com o desrespeito implacável [do processo de Johansson] em relação aos efeitos terríveis e prolongados da pandemia de Covid-19”.

Bob Chapek, CEO da Disney, opinou recentemente sobre a polêmica: “Desde o início da pandemia, firmamos centenas de acordos com talentos. E, em geral, todos têm sido serenos. Espero que esse seja o caso daqui para frente”.

É claro que todo mundo tem opinião para dar sobre o assunto. Patrick Whitessel, presidente executivo da Endeavor, uma agência de talentos, comentou: “Embora o mercado de mídia tenha sido todo transformado de forma significativa para as empresas de distribuição, os parceiros criativos não podem ser deixados de lado para carregar, de forma desproporcional, os efeitos do que estamos vivendo. Esse acordo [da Emma Stone] demonstra que pode haver um caminho justo para proteger artistas e dialogar com os interesses dos estúdios”.

Seja como for, parece que a Disney ficou alerta e está preocupada em não perder mais talentos.

The post Emma Stone fecha contrato para Cruella 2 appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário