quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Tudo pelo hype: XBox recria uniforme de Round 6 com cores e símbolos da empresa

Posted: 06 Oct 2021 03:53 PM PDT

Que Round 6 (ou Squid Game) se tornou um sucesso na Netflix — conquistando o topo na lista dos mais assistidos em 83 países — já não é novidade. Quem lê o Gizmodo viu por aqui também este post com 8 curiosidades sobre a série — que vão desde as referências usadas para a produção até o por quê de o nome ser diferente no Brasil.

Agora, quem não quis ficar de fora da onda foi a XBox. A empresa publicou uma imagem fazendo uma clara referência a Round 6, mas trocando as cores dos uniformes e os símbolos dos personagens — e questionando sobre uma possível segunda temporada.

“Há sempre uma 2º temporada…” está escrito no tweet. Será que a Microsoft já previu o futuro da série?

Para quem não acompanha, Round 6 é um drama sobre pessoas endividadas que, após receberem um convite misterioso, participam de um jogo com temáticas infantis em busca de um enorme prêmio em dinheiro. O problema é que só um sai vivo com o prêmio.

A série atraiu não apenas pela temática, mas pelo visual colorido com cenários que lembram a infância e o uso de uniformes verdes e rosas. Os “funcionários” desse jogo usam máscaras com estampa de formas geométricas como quadrado, círculo e triângulo. Lógico que muitos gamers enxergaram o símbolo usados nos botões do PlayStation. Seria uma tentativa da XBox responder a altura? Com certeza.

Futuro da série

 

Muitos estão ansiosos para saber se a nova sensação da plataforma terá uma continuação. O diretor Hwang Dong-hyuk afirmou em entrevista à revista Variety que, por enquanto, não planeja uma parte dois, mas que consideraria se pudesse contar com uma equipe de roteiristas. "Não tenho planos bem desenvolvidos para Squid Game 2. É muito cansativo só de pensar nisso. Mas se o fizesse, certamente não o faria sozinho. Eu consideraria usar uma sala de escritores e gostaria de vários diretores experientes"

E quanto à Netflix? Afinal, a gigante — conhecida por estender produções que fazem sucesso –não poderia deixar sua galinha dos ovos de ouro com apenas uma temporada.

Assine a newsletter do Gizmodo

Em entrevista a Vulture, a chefe de TV global da Netflix, Bela Bajaria, disse que estão trabalhando para descobrir a melhor forma para uma continuação acontecer. "Ele [Dong-hyuk] tem um filme e outras coisas em que está trabalhando. Estamos tentando descobrir a estrutura certa para ele."

The post Tudo pelo hype: XBox recria uniforme de Round 6 com cores e símbolos da empresa appeared first on Gizmodo Brasil.

Gorilia Ndakasi, que teve self viral nas redes sociais, morre aos 14 anos

Posted: 06 Oct 2021 02:15 PM PDT

Uma triste notícia para os amantes de animais: a gorila da montanha Ndakasi, que foi sensação mundial após aparecer em uma selfie com um guarda florestal, morreu nos braços de seu cuidador que a acompanhava desde filhote. O animal tinha 14 anos e vivia no Parque Nacional de Virunga, no Leste do Congo.

A fotografia abaixo foi feita pouco antes da morte do animal e foi publicada nas redes sociais do parque. Na imagem, Ndakasi está deitada no colo de seu velho amigo e cuidador, André Bauma.

Ndakasi fotografada com seu zelador, Andre Bauma. Foto: Brent Stirton

No comunicado do parque, as autoridades escreveram: “É com profunda tristeza que Virunga anuncia a morte da querida gorila da montanha órfão, Ndakasi, que esteve sob os cuidados do Centro Senkwekwe – instalação dentro do parque que cuida de gorilas da montanha órfãos – por mais de uma década." Ela morreu no dia 26 de setembro após uma doença prolongada, de acordo com a publicação. 

Uma história de amor e admiração

A mãe da gorila foi morta por milícias armadas como parte de uma série de massacres a famílias de gorilas. Esses massacres levaram a reformas institucionais e de segurança no parque que “fortaleceram significativamente a proteção dos gorilas da montanha de Virunga”, de acordo com comunicado. 

Bauma cuidava de Ndakasi desde que guardas a encontraram agarrada ao corpo de sua mãe morta em 2007, com apenas dois meses de vida. Em seu depoimento, o cuidador expressou todo seu sentimento dizendo que "foi um privilégio apoiar e cuidar de uma criatura tão amorosa, especialmente sabendo do trauma que Ndakasi sofreu quando era muito jovem. Foi a doce natureza e inteligência dela que me ajudou a entender a conexão entre humanos e grandes macacos, e o porquê de termos que fazer tudo ao nosso alcance para protegê-los." 

Mais do que um simples cuidado, Bauma e Ndakas viraram melhores amigos.

"Tenho orgulho de ter chamado Ndakasi de minha amiga. Eu a amei como uma criança e sua personalidade alegre trazia um sorriso ao meu rosto cada vez que interagia com ela. Ela fará falta para todos nós da Virunga, mas somos eternamente gratos pela riqueza que Ndakasi trouxe para nossas vidas durante seu tempo em Senkwekwe”, disse o cuidador. 

Assine a newsletter do Gizmodo

Com certeza Ndakasi será eternizada. Ela já apareceu em vários programas de TV e filmes, além de um documentário chamado “Virunga”. Essa morte, para o parque, "ressalta a importância de proteger os gorilas em seu habitat natural, onde se desenvolvem e onde sua expectativa de vida é maior". 

 

[CNN]

The post Gorilia Ndakasi, que teve self viral nas redes sociais, morre aos 14 anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Dados sobre pagamentos de streamers da Twitch vazam após ataque hacker

Posted: 06 Oct 2021 01:26 PM PDT

Nesta quarta-feira (6), a Twitch, serviço de streaming de vídeos ao vivo, sofreu um ataque hacker e teve dados vazados na internet. A história apareceu primeiro em eum a reportagem do site Video Game Chronicles.

Um usuário do fórum 4chan disponibilizou um arquivo com 125GB que, segundo a postagem, contém todo o código-fonte do site, além de informações sobre o histórico de pagamentos de streamers desde 2019. Os tuítes abaixo listam as cifras recebidas por alguns nomes famosos do mercado de streaming dos EUA — como xQc, Ludwig e Amouranth –, de acordo com os vazamentos.

O hacker anônimo que fez o post no 4chan afirmou que os vazamentos são para "promover inquietação e competição no espaço de streaming de vídeo online" já que, segundo ele, "a comunidade é uma fossa tóxica e nojenta".

Também foram vazadas informações sobre uma plataforma desenvolvida pelo Amazon Game Studio, que seria concorrente da Steam, chamada pelo codinome "Vapor".

Além disso, entre as informações vazadas, estão também dados pessoais de usuários. Esses dados estão criptografados, mas vale trocar a senha e ativar outros mecanismos de segurança da plataforma para evitar que as informações sejam utilizadas por cibercriminosos.

Os vazamentos contém mecanismos internos de segurança, outras propriedades da Twitch, como por exemplo, o IGDB (Internet Games Database), site que reúne diversas informações sobre games, e o CourseForge, plataforma que compila diversos mods para jogos. 

O usuário responsável pelos vazamentos intitulou o vazamento como "parte 1", o que pode significar que existem mais dados a serem vazados.

Como você vê acima, a Twitch confirmou em seu perfil oficial no Twitter que houve uma violação e que está "trabalhando com urgência para entender a extensão" do problema. No post, eles afirmam que vão comunicar a comunidade no caso de surgimento de novas informações.

The post Dados sobre pagamentos de streamers da Twitch vazam após ataque hacker appeared first on Gizmodo Brasil.

Segunda temporada de What if…? promete visão menos apocalíptica do multiverso Marvel

Posted: 06 Oct 2021 12:31 PM PDT

What If?

A primeira temporada de What If? terminou da forma mais Marvel possível. A série antológica baseada no MCU nos apresentou histórias que, aparentemente, não tinham uma ligação entre si. Até finalizar com uma narrativa gigantesca e exagerada sobre um grupo de heróis se unindo para lutar contra um vilão todo-poderoso.

Com o fim da temporada, os fãs estão curiosos para saber o que os criadores têm em mente para o futuro. Como se eles planejam uma continuação ou preferem encerrar de vez a série sobre as infinitas possibilidades, por exemplo.

Em entrevista ao Entertainment Weekly, o roteirista-chefe AC Bradley disse que os roteiros para a próxima temporada do programa já foram escritos. E, em vez de construir um novo grupo de “What If-vengers” para salvar os vários multiversos, eles “se concentrarão muito mais nas histórias de personagens e em mostrar um lado diferente deles, que as pessoas não esperam e que possam se identificar".

Bradley acrescentou: "Indo para a segunda temporada, estamos mantendo a forma de antologia. Serão histórias totalmente novas, muita diversão, novos heróis e explorando mais a Fase Quatro do que fomos capazes de fazer nesta temporada. Provavelmente, veremos dicas sobre os personagens em Os Eternos, Shang-Chi e a Viúva Negra . A parte boa de What If …? é que podemos explorar todo o multiverso infinito. Então, tentamos fazer isso o máximo possível.”

Assine a newsletter do Gizmodo

Embora eu costume implicar quando criadores dizem que estão “esperançosos” em fazer algo quando já sabem a resposta (como esperar de bom grado a aprovação de Kevin Feige — o chefão do MCU — para o uso de algum herói sem quaisquer problemas de direitos autorais). Eu gosto da ideia de What If? indo mais além do que mostrou a Saga do Infinito. E, depois de grandes eventos como “E Se… Zumbis!?” e “E Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?”,  pequenas histórias focadas em personagens — nas quais não morram um universo inteiro ou Tony Stark — soam bem para nós.

Todos os episódios de What if…? já estão disponíveis no Disney+

The post Segunda temporada de What if…? promete visão menos apocalíptica do multiverso Marvel appeared first on Gizmodo Brasil.

Pode copiar, só não faz igual: Snapchat adiciona desafios com prêmios em dinheiro para concorrer com TikTok

Posted: 06 Oct 2021 11:59 AM PDT

Quem não se lembra da febre que era o Snapchat há cinco, seis anos? Todo mundo adorava o aplicativo, que tinha vários efeitos fofinhos e engraçados — como o clássico filtro de orelhas e língua de cachorro.

O fato é que, depois de algum tempo "sumido" — pelo menos do público brasileiro –, o Snapchat está de volta. Agora, o foco da rede social é adicionar novas maneiras de fazer criadores de conteúdo ganharem dinheiro, voltando para a rede social (e atraindo mais usuários, claro).

O aplicativo está lançando um recurso chamado Spotlight Challenges, que dará prêmios a criadores a cada semana. Ganha quem fizer vídeos usando filtros específicas, cumprir certas atividades ou reproduzir certos sons na função Spotlight — focada em entregar aos usuários sequências de vídeos feitos na vertical.

Se a proposta do Spotlight soa familiar oara você, é porque é exatamente isso que você está pensando: o recurso é um clone do feed do TikTok, que já tinha sido copiado pelo Reels do Instagram.

O objetivo é permitir a criação de conteúdo ao estilo TikTok, que podem ser compartilhados com toda a comunidade, mesmo para usuários que não são seus amigos. É aquela velha história: pode copiar, só não faz igualzinho.

A intenção da Snap Inc., desenvolvedora do aplicativo, é retomar a liderança do setor apostando em um público mais jovem. A ideia é que os criadores que produzirem os vídeos mais vistos recebam dinheiro a cada desafio. Os pagamentos, que "normalmente variam de US$ 1 mil a US$ 25 mil", com ganhos mínimos de US$ 250, segundo o Snap, serão divididos entre os vencedores.

Ladeira abaixo

Entre 2015 e 2016, o Snapchat era uma das redes mais queridinhas do brasileiro — na verdade, do mundo. Mas, com a chegada dos mesmos recursos em outros aplicativos, como o Instagram, a rede social perdeu seu apelo.

Em 2016, cerca de 57% dos brasileiros usavam Snapchat, e a rede social  parecia correr a passos largos para alcançar a popularidade de nomes como o Twitter. De acordo com uma pesquisa feita no início de 2021, o aplicativo, que estava entre os mais consumidos no país há cinco anos, agora está na décima posição — perdendo até para o Mensseger do Facebook.

Renascendo das cinzas

Os anos de 2020 e 2021 provocaram significativas mudanças nos hábitos digitais das pessoas em todo o mundo. Com a pandemia de Covid-19, o consumo de informações — nos mais variados formatos — nas mídias sociais aumentou significativamente. Isso acabou gerando algumas mudanças e ajudando algumas mídias "esquecidas". O Snapachat foi uma delas.

Em maio deste ano, o CEO da empresa Evan Spiegel, revelou os números atuais da rede social no primeiro semestre de 2021. "Agora, alcançamos mais de 500 milhões de usuários ativos por mês, e quase um em cada dois usuários de smartphones nos Estados Unidos está no Snapchat", disse, na ocasião.

A plataforma, que expandiu suas ofertas além de suas mensagens originais, mas havia dito em abril que tcontava com 280 milhões de usuários ativos diários.

Reformulação dos conteúdos

Os novos desafios da rede social são incentivar cada vez mais usuários a consumirem a rede e colaborarem para o seu crescimento.

Essa busca pode impulsionar certas tendências ou encorajar a produção de diferentes tipos de conteúdo, que as pessoas normalmente não fariam.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ou seja: isso pode diferenciar o Spotlight do TikTok e dar às pessoas um motivo para continuar voltando para encontrar algo novo — e de quebra ganhar uma grana.

A empresa também vê uma oportunidade potencial de receita. Os desafios não serão patrocinados no lançamento, mas o Snap "pode" oferecer outros patrocinados no futuro, disse um porta-voz do Snap ao site The Verge.

The post Pode copiar, só não faz igual: Snapchat adiciona desafios com prêmios em dinheiro para concorrer com TikTok appeared first on Gizmodo Brasil.

Beijo em NFT: foto famosa de Madonna e Britney Spears vai a leilão

Posted: 06 Oct 2021 11:20 AM PDT

Um dos momentos mais icônicos da cultura pop também está entrando no mundo da criptoart. A foto em que Madonna e Britney Spears se beijam durante uma apresentação vai leilão no formato NFT (token não-fungível).

O beijo aconteceu em 2003 durante o MTV Video Music Awards (VMA), premiação dedicada a artistas da música. Além da rainha e da princesa do pop, estavam presentes no palco Christina Aguilera e a rapper Missy Eliot, em que perfomaram Like A Virgin e Hollywood.

Você pode ver a apresentação no vídeo abaixo. Para quem está sem tempo, é aos 3:46 que o fatídico beijo acontece.

John Shearer, o fotógrafo que capturou o momento marcante, está entrando no mercado de cripto por uma boa causa.

Segundo o site TMZ, parte da receita arrecadada será doada ao GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation), organização não-governamental que monitora como a mídia retrata pessoas LGBTQIA+.

Assine a newsletter do Gizmodo

O leilão começa amanhã, dia 7 de outubro, e terá a duração de 72 horas.

The post Beijo em NFT: foto famosa de Madonna e Britney Spears vai a leilão appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple lança atualização que ajuda você a encontrar seus AirPods perdidos

Posted: 06 Oct 2021 11:06 AM PDT

A Apple disponibilizou uma nova atualização que traz novos recursos para donos dos fones AirPods Pro e AirPods Pro Max, os mais caros fabricados pela empresa. A nova ferramenta deve ajudar aqueles usuários que acabam esquecendo onde deixaram seus fones.

A atualização foi anunciada pela primeira vez ainda em junho, durante o Worldwide Developers Conference (WWDC) — evento da Apple que revelou o IOS 15 e outras diversas novidades para dispositivos da marca.

O recurso Find My Integration possibilita a localização dos AirPods Pro e AirPods Pro Max. Ele funciona mesmo se os fones estiverem fora do raio de alcance do Bluetooth do iPhone. Antes disso, o Find My conseguia localizar apenas dispositivos próximos. Se o dispositivo estivesse fora do alcance, ele mostraria apenas a última localização conhecida.

Uma vez conectado ao iPhone, o aparelho mandará notificações aos usuários alertando que o fone foi esquecido. No entanto, os alertas não serão enviados caso a localização dos fones seja "casa" ou "trabalho", por exemplo.

Em caso de perda, é possível utilizar o "Modo Perdido". Se os fones de ouvido forem encontrados por outro usuário, quando conectado em outro iPhone mostrará os dados para contato do proprietário que perdeu os dispositivos.

O recurso tinha previsão de ser disponibilizado juntamente com o IOS 15, mas teve seu  lançamento adiado, assim como outros recursos, como o SharePlay, que permite o compartilhamento de mídias (músicas, vídeos, filmes e conteúdos de serviços de streaming) através do aplicativo FaceTime.

Assine a newsletter do Gizmodo

A Apple ainda não disponibilizou um meio para realizar a atualização manualmente. Por isso, é possível que os aparelhos recebam a atualização automaticamente, caso estejam conectados a iPhones. Para verificar a versão do Firmware, vá em ‘Ajustes’, ‘Sobre’ e ‘Airpods’. A versão mais recente, que traz os novos recursos é a 4A400.

The post Apple lança atualização que ajuda você a encontrar seus AirPods perdidos appeared first on Gizmodo Brasil.

Raios gama ou lixo espacial? Luz brilhante extragalática divide opiniões entre astrônomos

Posted: 06 Oct 2021 10:28 AM PDT

Uma nova equipe de cientistas fez uma revisão de uma claridade intensa que foi vista por estudiosos há 4 anos. Em 2017 um grupo de astrônomos estava observando a galáxia mais antiga e distante do universo, até que viram algo estranho em seus dados:  de luz brilhante, algo como uma explosão de raios gama que emanou de uma estrela dentro da antiga galáxia. Contudo, recentemente, um outro time de trabalho fez uma reavaliação do fenômeno, dois artigos postados na Nature Astronomy dão uma nova explicação para a descoberta.

Um desses documentos focou na probabilidade de o flash vir de uma explosão de raios gama com base nas chances gerais de detecção de explosões desses raios; o outro jornal identificou fragmentos do Breeze-M, uma parte superior do foguete Proton da Rússia, como a fonte mais provável do flash de luz.

As explosões de raios gama podem vir de várias fontes que se apresentam um pouco diferentes umas das outras, mas geralmente, são passageiras. Elas podem variar de milissegundos a um minuto, mas dada a vastidão do céu noturno e a curta duração das explosões, elas são fáceis de perder, a menos que um telescópio esteja olhando para o lugar certo na hora certa.

O primeiro grupo de astrônomos calculou a probabilidade de detectar a suposta explosão de raios gama no universo primitivo, na galáxia GN-z11, em cerca de um em 10 bilhões. Portanto, algumas probabilidades bastante longas – grandes o suficiente para que outros astrônomos começassem a pensar em alternativas para a fonte de luz. Às vezes, a natureza de um flash – seja de um dos fenômenos mais violentamente explosivos do universo conhecido ou um mero reflexo da luz do sol em um satélite que passa – se reduz à probabilidade.

De acordo com o astrofísico Charles Steinhardt, principal autor do artigo sugerindo que a erupção poderia ter sido luz refletida, a inclinação dos dados da equipe anterior parecia muito mais com a de uma estrela do que com uma explosão de raios gama. "E então você começa a pensar: ‘Bem, há alguma maneira de conseguir algo que se parece com uma estrela?’" Steinhardt disse ao Gizmodo em uma videochamada. "Sabemos que muitas coisas se parecem com o Sol; basicamente, qualquer coisa que reflita a luz do sol." Como, por exemplo, um pedaço de metal flutuando ao redor da Terra.

Outro grupo logo forneceu uma resposta provável a essa pergunta, com oartigo também publicado esta semana na Nature Astronomy, o documento identificou um único pedaço de lixo espacial – a parte superior do foguete russo – como o provável culpado do flash de luz.

A equipe de 2017 "encontrou o objeto mais interessante no céu, encontraram algo realmente estranho e empolgante sobre ele, apresentaram sua melhor explicação e publicaram, porque é isso que você faz", disse Steinhardt, que é afiliado da o Cosmic Dawn Center da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca. "Eu teria gostado que eles estivessem certos."

Para identificar o foguete russo entre os 23 mil pedaços de detritos espaciais maiores do que uma bola de softball atualmente em órbita, uma equipe liderada por Michał Michałowski, astrofísico da Universidade Adam Mickiewicz em Poznán, Polônia, analisou as órbitas de lixo espacial conhecido e satélites no dia em que as observações da equipe original foram feitas do topo de Mauna Kea, no Havaí. Apenas um, a parte do foguete russo Breeze-M, estava perto o suficiente para interferir nas observações.

Foguete russo Proton Breeze-M. Foto: STR / AFP (Getty Images)

A equipe original, liderada por Linhua Jiang, do Instituto Kavli de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Pequim, em Pequim, na China, escreveu uma resposta, que também foi publicada na Nature Astronomy, para as duas pesquisas seguintes. Eles admitiram que descartaram o pedaço de foguete russo em sua análise original, usando cálculos de uma ferramenta online chamada Calsky, utilizada para determinar onde as coisas estão no céu. O Calsky fechou, mas dado o número de satélites e lixo espacial por aí, talvez seja uma boa ideia ter uma nova ferramenta disponível publicamente (e algumas já estão sendo trabalhadas). O grupo de Jiang observou que o "brilho" do satélite, como são chamados os reflexos da luz solar, não pode ser descartado.

"Como argumentei em meu próprio artigo na Nature Astronomy, não estou convencido por seus cálculos", disse Jiang em um e-mail para o Gizmodo. "Portanto, não acho que haja uma probabilidade maior de que o flash tenha sido de um satélite. Em qualquer caso, a chance é mínima."

"Muito provavelmente nunca saberemos a verdadeira natureza desse flash", acrescentou Jiang.  "Mas, como alguns projetos internacionais muito grandes, todos de levantamento do céu estão sendo planejados, é muito provável que encontremos flashes semelhantes. Espero que até lá possamos descobrir a natureza dessa luz."

Com problemas como o recente surto, “se tudo o que você consegue ver é um breve aumento no brilho e não tem alta resolução espectral, uma luz se parece com a outra”, Jonathan McDowell, astrofísico do Harvard-Smithsonian Center para Astrofísica, disse ao Gizmodo por e-mail.

E o espaço – pelo menos o espaço que nós, humanos, usamos atualmente para nossos satélites e telescópios espaciais – também não está ficando mais espaçoso. De acordo com McDowell, o projeto do satélite Starlink da SpaceX aumentará o número de objetos grandes em órbita baixa da Terra.

"Definitivamente, essa não era uma situação rara. Os satélites destroem os dados astronômicos todos os dias", disse Michałowski ao Gizmodo por e-mail. "A situação vai piorar quando houver mais satélites, porque então não será possível escolher regiões do céu sem satélites e frações maiores de imagens serão inúteis."

" Quanto mais satélites (como o Starlink) estão sendo lançados nos últimos anos, a situação se torna muito mais severa (e piora a cada dia)", disse Jiang. "Os astrônomos estão trabalhando em conjunto com essas empresas para (tentar) reduzir o impacto na astronomia."

Além das observações astronômicas, mais satélites podem obstruir até mesmo as observações do cosmos a olho nu. Isso representa problemas para grupos como comunidades indígenas na Austrália, cujas tradições dependem de constelações, conforme relatado pela Vice. As chamadas "mega-constelações" de satélites aumentam o brilho do céu, de acordo com o artigo publicado no site Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, e refletem a luz do Sol.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ainda assim, GN-z11 é uma coisa notável. Uma galáxia tão antiga – vista como era há 13,4 bilhões de anos – ainda poderia oferecer insights sobre a formação do universo primitivo. Mas para obter qualquer lição útil disso, teremos que olhar além de todas as coisas que colocamos em órbita.

 

 

The post Raios gama ou lixo espacial? Luz brilhante extragalática divide opiniões entre astrônomos appeared first on Gizmodo Brasil.

Centenas de camarões de três olhos, pré-históricos, nascem em lago nos EUA

Posted: 06 Oct 2021 09:26 AM PDT

Se você é daqueles apaixonados por coisas pré-históricas? Então dê uma olhada nesse crustáceo de três olhos. Os pequenos animais com aproximadamente quatro centímetros de comprimento saíram de seus ovos e começaram a nadar em um lago temporário que se formou na região desértica do Monumento Nacional de Wupatki, em Arizona.

Lauren Carter, chefe da guarda florestal de interpretação do Monumento Nacional de Wupatki, disse ao Live Science que os os crustáceos, chamados de Triops, parecem pequenos camarões com três olhos.

De acordo com a Central Michigan University (CMU), os ovos podem permanecer dormentes por décadas no deserto até que chova o suficiente para criar lagos ideais para os filhotes amadurecerem e colocarem os ovos para a próxima geração.

Essas aparições são raras, turistas que passeavam pelo local relataram a descoberta, os funcionários do Monumento Nacional não sabiam o que fazer com os triops.

O primeiro pensamento de Carter foi que, possivelmente, os sapos que viviam nas tocas subterrâneas nos períodos de seca pudessem ter colocado ovos durante a época de fortes chuvas no Arizona. Mas, quando foi ao local investigar, ao pegar um crustáceo na mão, ela se perguntou 'o que é isso'? "Eu não tinha ideia do que era”, completa.
Foi quando ela teve uma lembrança de quando trabalhou no Parque Nacional da Floresta Petrificada, no nordeste do Arizona. Ela se lembrou de relatos de Triops lá. “E então eu tive que pesquisar."

Crustáceo de três olhos

Os ancestrais dos Triops evoluíram durante o período Devoniano – 419 milhões a 359 milhões de anos atrás – e sua aparência mudou muito pouco desde então, segundo a Central Michigan University. Alguns chamariam isso de 'fóssil vivo', já que a recém descoberta se parece com seus ancestrais. Mas para Carter, esse termo 'causa um mal-entendido com o público de que eles não mudaram em nada', mas ao mesmo tempo, "eles mudaram, evoluíram. Acontece que a aparência externa deles é muito semelhante ao que eram há milhões de anos”, disse.

Triops tem origem grega e significa 'três olhos'. Às vezes, são chamados de camarões dinossauros por conta da história de sua evolução. Vale destacar que os dinossauros não surgiram muito mais tarde, durante o período Triássico, há cerca de 252 milhões de anos.

Assine a newsletter do Gizmodo

Esses animais são hermafroditas – têm órgãos sexuais femininos e masculinos – apesar disso, eles normalmente se acasalam por reprodução sexuada. Outra curiosidade desses bichinhos é que as fêmeas são capazes de procriar óvulos não fertilizados, de acordo com o grupo de pesquisa BioKids, que inclui especialistas da CMU.

Lago temporário que se formou com as chuvas de monção no Arizona (Foto: National Park Service)

A equipe de Carter prontamente forneceu um ambiente mais propício para os crustáceos, mas eles podem viver somente até 90 dias. A chefe da guarda florestal disse que a lagoa, formada pelas fortes chuvas no Arizona, durou apenas um mês e quase que imediatamente, os pássaros locais perceberam que havia criaturas na água e mergulharam para devorá-las.

Não é possível saber se esses Triops conseguiram botar ovos, teremos que esperar a próxima monção para saber.

[LiveScience]

The post Centenas de camarões de três olhos, pré-históricos, nascem em lago nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Saiba quem são os personagens de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones

Posted: 06 Oct 2021 09:23 AM PDT

O primeiro trailer de House of Dragon já está entre nós. Mesmo que o vídeo tenha pouco mais um minuto, é possível ver alguns personagens da prequela de Game of Thrones.

Vale lembrar que a nova série é baseada principalmente na "Dança dos Dragões", longo período de guerra civil entre diferentes membros da família Targaryen, que ocorreu séculos antes dos eventos de Game of Thrones. Nesse período, houve tantas rixas políticas e tanto derramamento de sangue quanto você possa imaginar. Mas as tretas se multiplicaram porque, desta vez, cada lado tinha dragões.

Listamos quem serão os novos personagens que vão entrar na saga criada por George R.R. Martin.

O Crânio de Balerion

O maior dragão dos Targaryens voou junto do Rei Aegon, o Conquistador, quando ele uniu os Sete Reinos. O dragão viveu o suficiente para ser montado por Viserys I, mas tinha idade suficiente para morrer bem antes de Viserys ascender ao Trono de Ferro. (Este crânio ainda estava nas catacumbas da Fortaleza Vermelha durante os eventos de Game of Thrones.)

Otto Hightower

Esta mão pertence a Sir Otto Hightower, interpretado por Rhys Ifans (O Espetácular Homem-Aranha). Hightower é conselheiro do atual ocupante do Trono de Ferro, o Rei Viserys I Targaryen (Paddy Considine). Antes disso, no entanto, ele governou os Sete Reinos por anos, enquanto o pai de Viserys ficou acamado.

Rei Viserys I Targaryen

E esta é a mão do Rei Viserys I — não deve ser confundido com Viserys II, irmão de Daenerys que recebeu ouro derretido por Dothraki na primeira temporada de Game of Thrones. Ele é um dos “bons” Targaryens, e reinou pacificamente sobre os Sete Reinos por anos. Mas, durante seu governo, uma guerra civil emergiu.

Princesa Rhaenyra Targaryen

Interpretada por Milly Alcock, a jovem princesa Rhaenyra é filha do rei Viserys I e de sua primeira esposa, que morreu depois de dar à luz um segundo filho. Nos livros, quando aquele filho morreu, o Príncipe Daemon supostamente fez piadas sobre isso enquanto estava em um bordel. Isso enfureceu Viserys — tanto que ele declarou formalmente Rhaenyra como herdeira do Trono de Ferro.

Príncipe Daemon Targaryen

Matt Smith (Doctor Who) dá vida ao Príncipe Daemon, o temperamental, poderoso guerreiro e cavaleiro dos dragões. Como seu irmão Viserys I não possui um herdeiro homem legítimo, ele sente que deveria ser o próximo sucessor, em vez de sua sobrinha, e muitos nos patriarcais de Sete Reinos concordam. Atrás dele, está a princesa Rhaenyra mais velha, interpretada por Emma D’Arcy (Truth Seekers).

Lord Corlys Velaryon

O maior Senhor das Marés que o mundo de Game of Thrones conheceu ou conhecerá, Corlys (interpretado por Steve Toussaint) era o Senhor da ilha de Driftmark. Sua família era da Alta Valíria, como os Targaryen, e as viagens de Corlys o tornaram rico o suficiente para garantir que ele fosse um nome importante em Porto Real após a Conquista. Seu apelido era “Serpente do Mar”, em homenagem a seu navio. Ele é, atualmente, o Mestre dos Navios dos Targaryens, controlando a frota real e tendo um assento no pequeno conselho de Viserys I. Mas, durante a guerra civil que se aproxima, ele se alia a Princesa Rhaenyra.

Rhaenys Velaryon

Corlys era de fato tão poderoso que se casou com Rhaenys Targaryen (Eve Best, à direita), que já foi uma candidata ao trono — até que o reino escolheu Viserys. Dá para dizer que ela não é fã do patriarcado.

As boas-vindas

A “Dança dos Dragões”, a Guerra Civil que o spin-off irá narrar, ocorre ao longo de muitos, muitos anos. Isso significa que todos os personagens principais têm várias oportunidades de se aliar, trair ou desprezar os outros. Por exemplo, há várias vezes que Corlys e Rhaenys Velaryon visitam a corte de Targaryen.

Mysaria

Interpretada por Sonoya Mizuno (Asiáticos Doidos e Ricos), Mysaria é uma dançarina misteriosa da cidade oriental de Lys, que veio para Porto Real com uma mão na frente e outra atrás. No entanto, ela cresceu em influência e poder ajudando Daemon Targaryen, o suficiente para ganhar a alcunha de “Senhora Miséria” — título que ela usou para se tornar a espiã-chefe não oficial de Rhaenerya –, ou Mestre dos Sussurros.

Alicent Hightower

A atual rainha dos Sete Reinos, Alicent Hightower (Olivia Cooke) também é filha do Rei Otto, e levou alguns a acreditar que o próprio Otto foi o responsável por arquitetar seu casamento com Viserys I. No entanto, ela sabe como jogar o jogo dos tronos, assim como qualquer um.

A Justa

É impossível dizer quais personagens estão lutando, mas sabemos nos livros que um torneio foi realizado para comemorar o aniversário de cinco anos de casamento de Viserys I e Alicent. Durante a cerimônia, a Rainha Alicent se vestiu de verde enquanto a Princesa Rhaenyra se vestiu de vermelho e preto. Posteriormente, aqueles que apoiaram a reivindicação de Rhaenyra ao trono foram chamados de “Negros”, enquanto aqueles que apoiaram o filho de Alicent e Viserys, Aegon II, tornaram-se os “Verdes”. Isso preparou terreno para as divisões na Casa Targaryen que formariam os lados opostos de Dança dos Dragões.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Trono de Ferro

Ainda está lá — e todo mundo ainda quer sentar-se nele. Algumas coisas nunca mudam em Westeros, ao que parece.

House of the Dragon vai ao ar na HBO em 2022.

The post Saiba quem são os personagens de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones appeared first on Gizmodo Brasil.

11 coisas que você pode fazer no Windows 11 e não podia antes

Posted: 06 Oct 2021 08:55 AM PDT

A atualização para Windows 11 está em andamento, com PCs e hardwares mais novos sendo os primeiros da fila. Quem possui um aparelho mais antigo pode ter que esperar alguns meses para receber o aviso de que pode fazer o update.

Aviso: vale verificar nosso guia de atualização do Windows 11 antes de instalar.

Embora todos os seus aplicativos e arquivos devam sobreviver com segurança à atualização do software, é sempre uma boa ideia verificar novamente se você tem backups, caso algo inesperado aconteça pelo caminho.

Sempre vale a pena esperar um pouco para atualizar, caso haja erros não resolvidos que não foram detectados na versão beta do sistema operacional.

Se você está tentando decidir se deseja atualizar, aqui está tudo o que você terá no Windows 11 que não existe no Windows 10 (embora também tenhamos algumas soluções alternativas para isso).

1.  Snap Layouts

No Windows 10, você pode arrastar as janelas abertas para o lado ou para o canto da tela para "encaixá-las" no lugar que preferir, e organizar seus aplicativos lado a lado. Mas o Windows 11 melhora isso.

Passe o cursor sobre o botão maximizar/minimizar em uma janela ou pressione Win + Z para ver uma opção de layouts pré-prontos. Os layouts disponíveis dependerão da largura da sua tela, mas o recurso, agora, é ainda mais fácil de usar.

2. Gerencie vários desktops mais rapidamente

O Windows 10 já oferece suporte a desktops virtuais (a Microsoft apenas os chama de Desktops), mas eles são mais fáceis de usar ​​no Windows 11.

Você verá um botão Desktops na barra de tarefas após instalar o novo sistema operacional (o ícone mostrando dois retângulos).

Passe o mouse sobre ele e clique em Nova área de trabalho para conseguir espaço adicional. Os desktops oferecem aos seus programas mais espaço, sem a necessidade de telas físicas extras.

3. Abra os arquivos diretamente do menu Iniciar

O menu Iniciar repaginado é uma das alterações do Windows 11 que você notará primeiro. Ele atua, agora, como um suporte para seu arquivos e histórico de navegação, bem como uma lista de atalhos de aplicativos.

Os arquivos reais que você verá dependerão de você usar ou não o Microsoft (Office) 365, e de quantos PCs com Windows 11 você sincronizou na nuvem.

Vá em Personalização e Iniciar nas Configurações do Windows para configurar o recurso.

4. Mantenha-se focado com o aplicativo Relógio

O aplicativo Relógio no Windows 11 não serve apenas para informar as horas. Ele também o ajudará a manter o foco em períodos específicos de trabalho e estudo.

Abra o aplicativo Relógio e escolha a opção Sessões em foco no painel à esquerda. Ao clicar em Começar, você será convidado a configurar suas tarefas e horários.

A função também pode ser integrada ao aplicativo Tarefas do Windows 11. Você pode até adicionar músicas de uma lista de reprodução do Spotify para ajudá-lo a ficar totalmente concentrado.

5. Conecte-se rapidamente ao Microsoft Teams

O Teams agora está bem ali na barra de tarefas — um indicativo de que a Microsoft está promovendo o app como a principal forma de manter contato com amigos, família e colegas de trabalho (desculpe, Skype).

Se você nunca usou o Microsoft Teams antes, clique em Começar na primeira tela e siga as instruções para se conectar com outras pessoas por vídeo, voz ou chat de texto.

6. Janelas com aparência mais moderna

O Windows 11 também repaginou o visual do software, fazendo tudo parecer muito mais moderno e projetado especificamente para os dispositivos atuais.

Abra o Explorador de Arquivos ou Configurações do Windows, por exemplo, e você verá que há um melhor aproveitamento de espaço, cor e iconografia em comparação ao Windows 10. Isso o torna mais atraente, em geral.

7. Uma melhor gestão do uso da bateria

Abra as Configurações do Windows, escolha Sistema, energia e bateria, e você notará que há uma análise mais detalhada do consumo da bateria no Windows 11 — selecione Uso da bateria para obter ainda mais estatísticas.

O recurso é parte de um esforço para tornar o Windows ainda melhor em tablets e dispositivos 2 em 1, o que também significa uma interface mais fácil de usar em uma tela sensível ao toque sem teclado.

8. Experimente a nova Microsoft App Store

O Windows 11 também ganhou uma versão nova e aprimorada da Microsoft Store, com melhor curadoria de aplicativos, integração mais profunda com conteúdo digital (como filmes), e um visual mais refinado.

Você pode esperar mais melhorias aqui nos próximos meses, especialmente em relação aos jogos — que a Microsoft vem promovendo no Windows 11.

9. Use monitores secundários com mais facilidade

O software agora deve se lembrar de como as janelas foram organizadas em um monitor externo. Portanto, se você desconectar e reconectar novamente, as janelas do programa retornarão à posição anterior.

É uma pequena alteração que, no entanto, será muito útil para qualquer pessoa que use vários monitores.

10. Gerenciar widgets da barra de tarefas

Enxergamos os widgets no Windows 10 com uma janela pop-up ao lado da área de notificação. Mas, no Windows 11, eles têm seu próprio ícone na barra de tarefas e há mais deles para escolher também.

Clique no ícone da barra de tarefas para ver notícias, previsão do tempo, seus próximos compromissos do calendário, dicas para usar o Windows 11 e muito mais.

Selecione o botão Adicionar widgets para fazer isso. Você poderá definir quais widgets aparecem na tela e quais não.

Assine a newsletter do Gizmodo

11. Execute aplicativos Android

Este recurso ainda não está disponível no lançamento. Mas, em breve, o Windows 11 conseguirá executar aplicativos Android da Amazon App Store quando a Microsoft finalmente lançar a atualização.

Não sabemos exatamente quando isso acontecerá, mas é certo que eles funcionarão de maneira semelhante aos aplicativos padrão do Windows. Isso quer dizer que o usuário poderá encaixá-los nas bordas da tela ou fixá-los na barra de tarefas, por exemplo.

The post 11 coisas que você pode fazer no Windows 11 e não podia antes appeared first on Gizmodo Brasil.

Apagão do Facebook não tem relação com ataque hacker, diz porta-voz

Posted: 06 Oct 2021 07:59 AM PDT

Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash

Na última segunda-feira (4) o Facebook ficou "fora do ar" por mais de cinco horas durante a tarde. O apagão recorde da gigante da tecnologia fez surgir uma série de especulações a respeito do que de fato teria acontecido nas dependências da empresa. Uma hipótese bastante discutida nas redes sociais (aquelas que não caíram, claro) foi a possibilidade de a instabilidade ter relação com um ataque hacker.

Para afastar de vez todos os rumores, Santosh Janardhan, vice-presidente de engenharia e infraestrutura do Facebook, esclareceu os motivos do apagão global em um texto publicado no blog "Facebook Engineering".

De acordo com Janardhan, o apagão no ecossistema da empresa, que inclui Instagram, Messenger e WhatsApp, foi ocasionado por uma série de falhas durante uma uma manutenção de rotina na rede. A primeira falha ocorreu em um sistema conhecido como "Backbone", responsável por conectar os data centers do Facebook ao redor do mundo. 

A falha em questão aconteceu após um comando para analisar a disponibilidade de capacidade global do suporte de rede ter sido emitido. Isso desconectou a rede e bloqueou a comunicação dos data centers do Facebook. 

Em seguida, o sistema que detecta comandos incorretos também falhou — e não identificou o erro dos data centers. "Isso causou uma desconexão completa de nossas conexões de servidor entre nossos data centers e a Internet", afirmou Janardhan.

Com os data centers  da empresa fora do ar, os servidores da empresa que gerenciam endereços de internet pararam de funcionar. Isso tornou impossível a internet encontrar os servidores da empresa.

Após detectar as falhas, engenheiros da empresa se esforçaram para repará-las. No entanto, os reparos não puderam ser realizados imediatamente, por conta de limitações impostas pelo sistema de segurança da própria empresa, desenvolvido para conter acessos indevidos.

Mesmo após terem acesso aos data centers, o processo para restabelecer a rede ocorreu de forma lenta, visando evitar uma sobrecarga no sistema que pudesse ocasionar em novas falhas. Por isso, a equipe técnica optou por colocar os servidores online de forma gradual.

Assine a newsletter do Gizmodo

Janardhan finaliza afirmando: "daqui para frente, nosso trabalho é fortalecer nossos testes, exercícios e resiliência geral para garantir que eventos como esse aconteçam o mínimo possível".

The post Apagão do Facebook não tem relação com ataque hacker, diz porta-voz appeared first on Gizmodo Brasil.

Greve em Hollywood: entenda como isso pode afetar a produção de filmes e séries

Posted: 06 Oct 2021 07:44 AM PDT

Hollywood: Thomas Wolf

Hollywood, distrito de Los Angeles e polo do audiovisual estadunidense, vive um clima de tensão. Isso porque na segunda-feira (4) os membros do International Alliance of Theatrical Stage Employees (IATSE), sindicato que representa os trabalhadores dos estúdios nos Estados Unidos, votaram a favor de uma greve de proporções nacionais.

A votação foi quase unânime: os resultados mostram que 90% dos eleitores votaram — e mais de 98% deles apoiaram a autorização da greve. Esta é a primeira vez, nos 128 anos de história do IATSE, que membros do sindicato autorizam uma paralisação em todo o país.

As reivindicações do sindicato envolvem salários maiores, o oferecimento de planos de saúde e previdência e mais períodos de descanso — bem como cortes mais relevantes nos lucros das produtoras com as produções em streaming. Os funcionários alegam que, com a chegada dos serviços video on demand, os orçamentos ficaram exorbitantes. O problema é que toda essa grana não chega às categorias de base da produção.

Os membros do IASTE trabalham nos bastidores da TV e Cinema como designers, animadores, figurinistas e técnicos de produção. Muitos reclamam de condições precárias de trabalho. Entre os principais problemas estão:

  • Cargas de trabalho consideradas insalubres.
  • Remuneração que não é compatível com a (grande) demanda.
  • Falta de descanso durante os intervalos para refeições, nos dias de trabalho e nos fins de semana.
  • Trabalhadores em certos projetos de streaming de "novas mídias" recebem menos, mesmo em produções com orçamentos que rivalizam ou excedem o de blockbusters.

“Nossa classe tem necessidades humanas básicas, como tempo para as refeições, sono adequado e fins de semana livres. Aqueles que estão na base da escala de pagamentos merecem nada menos do que um salário mínimo", disse Matthew Loeb, presidente internacional da IATSE.

Há meses que a aliança está em um impasse com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), que representa grandes produtoras de cinema e televisão. Apesar das negociações, as duas entidades não chegaram a um acordo até o momento. “Espero que o AMPTP veja a resolução e volte à mesa com uma proposta significativa. Fizemos uma proposta e eles nunca responderam”, afirma Loeb em entrevista ao Los Angeles Times.

Em um comunicado na segunda-feira sobre os resultados da votação de autorização da greve, o AMPTP disse que "continua comprometido em chegar a um acordo que manterá a indústria trabalhando" e que, até o momento, estão negociando para evitar uma greve.

O IATSE vem recebendo apoio de celebridades, políticos e de outros sindicatos dos EUA ligados ao entretenimento — como o dos diretores, atores e roteiristas.

Uma greve da categoria pode significar mais que a paralisação de séries e filmes que estão em andamento — mas um golpe duro para o setor. A indústria do entretenimento, afinal, está em um momento delicado, se recuperando da pandemia Covid-19 após suspender gravações por quase um ano e meio. Sem contar que produções em streaming vem sendo lançadas num ritmo mais frenético, para satisfazer a demanda do público por novidades mensais nos catálogos.

Assine a newsletter do Gizmodo

O caso de greve mais marcante da indústria do audiovisual foi o da Greve dos Roteiristas de 2007. A paralisação durou cerca de 100 dias e rendeu um prejuízo estimado em US$ 2,1 bilhões.

The post Greve em Hollywood: entenda como isso pode afetar a produção de filmes e séries appeared first on Gizmodo Brasil.

Assista ao trailer de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones

Posted: 06 Oct 2021 06:29 AM PDT

House of the Dragon

A HBO Max divulgou o primeiro teaser de House of the Dragon, nova série ambientada no universo de Game of Thrones.

A história se passa 300 anos antes da Guerra dos Tronos, e apresenta a ascensão dos Targaryen (família de Daenerys, personagem da série principal), conhecidos como a Casa do Fogo & Sangue. A nova produção acompanha a família desde que conquistaram Westeros e uniram os Sete Reinos.

Mas, assim como o universo da franquia, veremos novos conflitos de poderes, sangue será derramado e muitos dragões. Veja mais no trailer abaixo.

Para quem assistiu apenas às séries e está preocupado se o final será desastroso (como o da oitava e última temporada de Game of Thrones), aqui vai um recado: pode ficar com o coração tranquilo. House of the Dragon é inspirada no livro Fogo & Sangue, também escrito por George R.R. Martin, e já teve seu arco encerrado.

O elenco conta com nomes de peso como Paddy Considine (The Outsider), Emma D’Arcy (Truth Seekers), Olivia Cooke (O Som do Silêncio) e Matt Smith (Dr. Who).

Por enquanto, a primeira temporada teve dez episódios encomendados e conta com nomes como Ryan Condal e Miguel Sapochnik na posição de showrunners. A produção foi idealizada pelo próprio George R.R. Martin.

Assine a newsletter do Gizmodo

House of the Dragon chega em 2022 ao HBO Max

The post Assista ao trailer de House of the Dragon, spin-off de Game of Thrones appeared first on Gizmodo Brasil.

Como a fotografia pode revolucionar a luta contra o câncer de pele

Posted: 06 Oct 2021 06:00 AM PDT

Quem tem costume de ir à praia ou de pegar um sol pela manhã não fica longe do protetor solar. E, apesar de parecer óbvio, muita gente não tem esse hábito. Reflexo disso é a maior incidência de câncer de pele no mundo que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são quase três milhões de casos do tipo não-melanoma (câncer mais frequente) anualmente.

Segundo disse o dermatologista Sérgio Schalka em entrevista ao jornal Extra, a maior parte dos danos à pele vem de situações do dia a dia. "Muitas vezes a pessoa, por não ter se queimado, acha que está tudo bem, mas não está. A conta ao longo da vida pode não ser sentida imediatamente, mas lá na frente fica muito alta", explica. 

Os responsáveis por esses danos são os raios ultravioleta (UV), que vêm do Sol e representam 95% de toda radiação. O acúmulo dessas queimaduras — fotoenvelhecimento — que nem sempre são visíveis, é o que pode ocasionar o câncer de pele. Por esse motivo, pesquisadores tentam, com ajuda da tecnologia, métodos para diagnosticar problemas do tipo o quanto antes. 

Fotografia UV ajuda identificar câncer de pele 

Na fotografia UV, a faixa de radiação eletromagnética tem um comprimento de onda menor que a da luz que conseguimos enxergar — porém, maior que a dos raios X. O termo ultravioleta é usado justamente por esse motivo, "mais alto que o violeta". Ficou confuso? Veja na imagem abaixo.

Foto: Petapixel

Por ser mais sensível, a fotografia de UV revela os danos que o Sol causa na pele, mesmo que não haja pinta, manchas ou rugas visíveis no local. Essa técnica já é usada há alguns anos, mas agora, os dermatologistas estão olhando para como ela forma de ajudar na prevenção e diagnóstico de doenças de pele. Ainda que esteja em fase inicial de testes na Europa, ela seria uma boa ferramenta dermatológica. 

De qualquer forma, um evento em 2019, realizado em Nova York, reuniu fotógrafos, jornalistas e influenciadores de vários locais para uma exposição de fotos ultravioletas. Na época, o jornal The New York Times fez, inclusive, a cobertura do evento.

O fotógrafo Pierre-Louis Ferrer compartilhou algumas de suas imagens que retratam sinais invisíveis a olho nu. Confira: 

Foto: Pierre-Louis Ferrer
Foto: Pierre-Louis Ferrer
Foto: Pierre-Louis Ferrer

Câncer de pele, uma ameaça global 

À medida que a camada de ozônio vai se destruindo, a atmosfera perde cada vez mais sua função de filtro protetor e mais radiação ultravioleta solar atinge a superfície do planeta. Estima-se que uma redução de 1% de ozônio resultará em 50 mil novos casos adicionais de câncer de pele não-melanoma e 4.500 tipos de câncer de pele melanoma — o mais severo. 

Alguns grupos apresentam maior risco de serem afetados do que outros; pessoas de pele clara, ou olhos azuis, verdes e castanhos. Histórico familiar de câncer de pele, quem tem muitas sardas ou aqueles que têm queimaduras frequentes. 

A boa notícia é que esses cânceres têm tratamento e grandes chances de cura se forem diagnosticados precocemente. 

Evitando o câncer de pele

Mesmo que você não tenha nenhum desses sinais de maior risco, é sempre importante fazer exames de rastreamento. É sempre bom evitar exposição ao sol das 10h às 16h, quando ele está mais forte. Além disso, ainda que o dia esteja nublado, é importante o uso do protetor solar, já que as nuvens não são capazes de bloquear os raios ultravioleta. 

E sim, a fotografia UV é um bom jeito de ajudar os médicos a identificarem as manchas nocivas. Mas, existe um jeito rápido e fácil de identificar sinais do câncer de pele. É chamada Regra do ABCDE: 

Assine a newsletter do Gizmodo

Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra;

Bordas irregulares: contorno mal definido;

Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);

Diâmetro: maior que 6 milímetros;

Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

Foto: samanthakelmann

*Procure o médico.

[PetaPixel]

The post Como a fotografia pode revolucionar a luta contra o câncer de pele appeared first on Gizmodo Brasil.

Cloud Computing, Data Science, UX Design e mais: inscreva-se com 30% de desconto nas especializações do IGTI

Posted: 06 Oct 2021 05:30 AM PDT

Há 15 anos o IGTI se compromete a transformar e otimizar a Educação em Tecnologia. É credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), e foi eleito, pelo segundo ano consecutivo, TOP3 no ranking de empresas mais inovadoras no uso da TI no Brasil, na categoria Educação.

Oferece dezenas de cursos, entre graduações, pós-graduações, Bootcamps e imersões internacionais, ministrados por professores competentes para ajudar no desenvolvimento das carreiras de profissionais de TI.

Hoje, vamos falar sobre uma formação completa do IGTI que foi recentemente reformulada, tornando-se ainda mais atrativa e acessível.

São as Trilhas de Especialização, que oferecem nada mais menos do que um combo de 3 qualificações com um desconto de 30% e estão com inscrições abertas até o dia 14 de outubro.

Conheça mais sobre elas:

O que são as Trilhas de Especialização e como funcionam?

Já falamos sobre alguns dos bootcamps oferecidos pelo IGTI anteriormente, ressaltando a importância dessa modalidade. São formações rápidas e hands-on, ideais para quem deseja se dedicar a um aprendizado na prática.

Com as Trilhas de Especialização, porém, esse conhecimento pode ser potencializado ao máximo. E o melhor? Sua proposta foi totalmente reformulada.

Agora, ao investir em uma Trilha de Especialização, você ganhará o combo de dois bootcamps + curso de imersão internacional.

São mais de 20 trilhas especializadas com duração de sete a oito meses, e ao final, os alunos ganham 3 certificados: um para cada bootcamp e outro para o curso imersivo.

É uma forma prática, rápida, dinâmica e acessível de se tornar especialista na área de TI. O único custo é a taxa de matrícula, não há mensalidades.

A ideia é que os alunos coloquem a mão na massa realizando os bootcamps e então observem os resultados reais nos cursos de imersão.

Esse novo formato ficou mais atrativo, não só por conta da qualidade, como também do preço mais interessante: cada Trilha custa somente R$385,00.

As próximas turmas têm início no dia 14 de outubro e se não quiser ficar de fora dessa, basta se inscrever usando os links para cada Trilha abaixo:

Agile

Inovação e Gestão Ágil

Bootcamps inclusos:

O objetivo desta trilha é ajudar os alunos a planejarem e executarem projetos em empresas através da combinação de táticas inovadoras de gestão de projetos.

Gestão Ágil de Projetos

Bootcamps inclusos:

Especialize-se para atuar no mercado ocupando cargos como Agile Master, Scrum Master e Gerente de Projetos.

Gestão de Processos de Negócio

Bootcamps inclusos:

Esta formação tem o objetivo de capacitar o profissional para compreender fundamentos do ciclo de vida da gestão de processos de negócios, preparando-os para aplicar estratégias de organização e gestão.

Gestão Ágil de Produto

Bootcamps inclusos:

Aqui, o profissional se qualifica para definir as melhores técnicas e frameworks para a solução de problemas através do aprendizado de máquina.

Engenharia de Software Ágil

Bootcamps inclusos:

Capacite-se para combinar conceitos e ferramentas no ciclo de vida do software, com metodologias ágeis.

Cibersegurança

Segurança Cibernética

Bootcamps inclusos:

Esta trilha qualifica o profissional para implementar políticas e procedimentos de segurança cibernética.

Cloud Computing

Cloud Computing

Bootcamps inclusos:

Esta formação qualifica o profissional para trabalhar com os principais recursos de computação em nuvem da Azure, AWS e GCP, elaborando soluções de alta performance.

Data Science

Business Intelligence

Bootcamps inclusos:

Capacite-se para realizar práticas nas ferramentas do Business Intelligence como modelagem do Data Warehouse, ETL e relatórios analíticos.

Data Analytics

Bootcamps inclusos:

Qualifique-se para transformar empresas com gerenciamento orientado por dados e indicadores data-driven.

Ciência de Dados

Bootcamps inclusos:

Forme-se para planejar e aplicar iniciativas de Big Data como modelagem, extração e processamento de dados na Web.

Engenharia de Dados

Bootcamps inclusos:

Nesta trilha, os alunos se capacitam para abordar conceitos e práticas para apresentar soluções envolvendo dados.

Development

Arquitetura de Software e Soluções

Bootcamps inclusos:

Ao fazer esta trilha, os alunos se qualificam para projetar arquiteturas e soluções de software como o desenvolvimento de requisitos e estilos arquiteturais.

Desenvolvimento Front End

Bootcamps inclusos:

Forme-se para atuar com as 3 principais ferramentas de criação de aplicações web: Angular, React e Vue, e tópicos voltamos ao HTML.

Desenvolvimento Full Stack

Bootcamps inclusos:

Capacite-se para aplicar técnicas de construção de uma aplicação usando camadas lógicas como back-end e front-end.

Desenvolvimento Mobile

Bootcamps inclusos:

Qualifique-se para compreender e utilizar as estratégias e ferramentas de tecnologia em mobile usada pelo mercado hoje.

Gestão de TI

Gestão de TI

Bootcamps inclusos:

Forme-se para planejar estratégias de TI, comandar a gestão executiva de projetos e implementar engenharias de software.

Inteligência artificial

Deep Learning

Bootcamps inclusos:

Qualifique-se para configurar hiperparâmetros, algoritmos e frameworks para solucionar problemas complexos.

Machine Learning

Bootcamps inclusos:

Qualifique-se para atuar na construção e aplicação de táticas e frameworks que solucionem problemas com o auxílio do aprendizado de máquina.

Visão Computacional

Bootcamps inclusos:

Capacite-se para trabalhar com os principais frameworks e algoritmos para resolver problemas através da visão computacional.

Transformação digital

Inovação e Transformação Digital

Bootcamps inclusos:

Qualifique-se para construir estratégias eficientes para a transformação digital e desenvolvimento de novos negócios.

User Experience

Design de Interação

Bootcamps inclusos:

Esta trilha tem o objetivo de capacitar o profissional para trabalhar com a experiência do usuário através de práticas de usabilidade, estética e atratividade.

Ficou interessado em alguma dessas Trilhas? Então não perca tempo, acesse o site do IGTI para fazer a sua inscrição agora mesmo.

The post Cloud Computing, Data Science, UX Design e mais: inscreva-se com 30% de desconto nas especializações do IGTI appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário