sábado, 4 de dezembro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Assista ao teste do “robô pássaro” dentro de floresta nos EUA

Posted: 04 Dec 2021 12:00 PM PST

Assista ao teste deste robô pássaro numa floresta dos EUA

A partir do estudo do voo de papagaios, engenheiros da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, criaram um robô que consegue pousar agarrando-se a um galho, da mesma forma que as aves. O experimento foi apresentado em vídeo (disponível abaixo).

Durante a pesquisa, o pássaro foi gravado pousando em poleiros especiais, enquanto cinco câmeras de alta velocidade captavam as imagens.

Esses poleiros tinham uma variedade de tamanhos e materiais, como madeira, espuma e teflon, por exemplo, além de contar com sensores para capturar as forças físicas associadas aos pousos.

Os pesquisadores perceberam que os papagaios executavam as mesmas manobras áreas, não importando as superfícies em que eles estivessem pousando.

“Após milhões de anos de evolução, eles [os pássaros] fazem a decolagem e o pouso parecerem tão fáceis, mesmo em meio a toda a complexidade e variabilidade dos galhos de árvores que você encontraria em uma floresta”, afirmou o engenheiro William Roderick, principal autor do estudo.

Motores em vez de músculos

Apesar do uso do papagaio no estudo, os engenheiros se inspiraram nas pernas de um falcão-peregrino para construir o robô. No lugar de ossos, foi usada uma estrutura impressa em 3D. E no lugar de músculos e tendões, foram utilizados motores e linhas. Para voar, um drone foi acoplado ao robô.

Cada perna do pássaro artificial tem os próprios motores, sendo um para se mover para frente e para trás e outro para agarrar o galho. O robô também tem uma embreagem especialmente forte e de alta velocidade que pode ser acionada para fechar em 20 milissegundos.

Uma vez que o pé enrola ao redor do galho, os tornozelos travam e um acelerômetro informa que o robô pousou, acionando um algoritmo de equilíbrio para estabilizá-lo.

Além do pouso, as pernas do robô também são fortes o suficiente para pegar e carregar objetos durante o voo.

Há anos, o Laboratório Cutkosky, da universidade, vem desenvolvendo robôs aéreos inspirados em pássaros. Segundo o estudo, o desempenho do robô foi tão bom que as próximas etapas da pesquisa provavelmente se concentrarão em melhorar a consciência situacional e o controle de voo.

O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) da Science Robotics.

Confira o teste neste vídeo:

The post Assista ao teste do “robô pássaro” dentro de floresta nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Na Ásia, influenciadores de TikTok e Reels fazem mais sucesso que grandes marcas

Posted: 04 Dec 2021 10:00 AM PST

A onda dos vídeos curtos, seja no TikTok ou no Instagram Reels, tem cada vez mais espaço entre os influenciadores de todas as partes do mundo. Caíram no gosto do público e ganham mais notoriedade até que grandes empresas. 

Exemplo disso são os espectadores no enorme mercado do sudeste da Ásia onde estão cada vez mais se envolvendo com conteúdo de vídeo gerado por influenciadores, em vez de conteúdo gerado por marcas, segundo pesquisas da Tubular Labs.

Os dados foram apresentados durante a convenção de influenciadores e criadores de conteúdo VidCon Asia, realizada como parte do Singapore Media Festival, na última quinta-feira (25). 

Segundo a empresa de medição e análise de vídeo, patrocinadora do evento, os usuários do sudeste asiático, tendem a ter um relacionamento mais forte com influenciadores individuais, consumindo até quase duas vezes mais conteúdos do que com vídeos publicados por marcas.

No YouTube Shorts também

Ainda a pesquisa, as visualizações do público do sudeste asiatico do YouTube #shorts, que tem formato curto para tentar concorrer com as plataformas TikTok e Instagram Reels, aumentaram para mais de 10 bilhões de visualizações entre janeiro e outubro de 2021. 

Assine a newsletter do Gizmodo

A Tubular ainda fez um alert para as marcas e empresas de marketing sobre a escolha de seus influenciadores. Também fez uma ressalva para seguirem métricas mais antigas na avaliação do  alcance do influenciador.

"O número de assinantes sempre foi a métrica do sucesso, mas não diz realmente o quão engajado o público está. Por exemplo, eles podem estar inscritos no conteúdo, mas não estão mais assistindo", disse Stephan Jenn, chefe da Ásia-Pacífico para a Tubular. "Eu recomendo métricas como visualização única e minutos assistidos para realmente avaliar o alcance e o envolvimento de um influenciador."

The post Na Ásia, influenciadores de TikTok e Reels fazem mais sucesso que grandes marcas appeared first on Gizmodo Brasil.

Lobo sueco-norueguês está oficialmente extinto

Posted: 04 Dec 2021 08:00 AM PST

Após extensos estudos a pedido do parlamento norueguês, sobre composição genética do lobo sueco-norueguês, foi atestado oficialmente que a população original dessa raça que vivia na Noruega e na Suécia foi exterminada há 50 anos.

Segundo o relatório, por volta de 1970,os lobos selvagens sueco-noruegueses já estavam desaparecendo, principalmente como resultado da caça humana e dos contínuos conflitos com fazendeiros.

Ou, pelo menos parecia. Entretanto, uma década depois, em 1980 eles voltaram a circular na região, os rumores eram de que lobos sueco-noruegueses em cativeiro estavam sendo reintroduzidos na natureza e que a espécie estava voltando. Na época isso parecia fazer sentido, visto que centenas de lobos foram encontrados vivendo ao longo da fronteira sueca-norueguesa.

Mas, ainda havia a incerteza sobre a raça dos lobos, então o parlamento da Noruega encomendou um relatório/pesquisa em 2016, para determinar o que realmente estava acontecendo, para tentar afirmar se aquela raça era realmente a que havia desaparecido décadas antes.

Hans Stenøie, diretor do Museu da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, e primeiro autor do relatório, disse que foram levantadas questões sobre a veracidade de pesquisas anteriores. O parlamento norueguês "queria uma nova avaliação da origem genética e geográfica dos lobos noruegueses, usando uma metodologia de ponta", explicou. "Fizemos o maior estudo genético de lobos do mundo", pontuou.

Os resultados preliminares foram apresentados em 2017, mas o relatório final do estudo que já foi publicado, liderado por pesquisadores do NTNU, apontou que a atual população de lobos que vive agora na fronteira daquela região não é nativa, pois veio da Finlândia. Ou seja: o lobo sueco-norueguês está realmente extinto de sua região.

O grupo de pesquisa originalmente tinha amostras genéticas de mais de 1.800 lobos ao redor do mundo e especialmente da Europa. Cerca de 500 das amostras não estavam em bom estado o suficiente para serem usadas por vários motivos, na maioria das vezes porque o material era muito velho ou degradado.

Assine a newsletter do Gizmodo

Foram usados cerca de 1300 amostras genéticas como base para suas conclusões. Desta vez, eles compararam todo o material genético — o genoma — dos lobos, e não apenas partes dele para a conclusão final.

“Não encontramos nenhuma indicação de adaptações genéticas especiais ou únicas em lobos suecos-noruegueses", explicou Stenøien. Sendo assim, não há mais dúvidas, os lobos encontrados na Noruega e na Suécia hoje são, na verdade, finlandeses.

 

The post Lobo sueco-norueguês está oficialmente extinto appeared first on Gizmodo Brasil.

Fóssil de hadrossauro é encontrado em pedreira na Itália

Posted: 04 Dec 2021 05:00 AM PST

Dinossauro italiano

Hadrossauros, crustáceos, peixes, cocô, pólen e outros materiais foram encontrados fossilizados em uma pedreira.

Uma vila de pescadores italiana próxima à fronteira com a Eslovênia revelou uma série de criaturas do período Cretáceo, incluindo dinossauros, crustáceos e antigos crocodilos. De acordo com a equipe de paleontólogos, este tesouro fóssil é capaz de reescrever a história do antigo Mediterrâneo.

O local é uma pedreira em Villaggio del Pescatore, uma cidadezinha do nordeste da Itália. Os dinossauros foram encontrados lá pela primeira vez em 1980 e, desde então, mais e mais fósseis foram retirados das rochas.

Não é fácil trabalhar na pedreira, pois é necessário um maquinário pesado para extrair os fósseis. Por conta disso, é comum que os pesquisadores deem banhos de aço especiais nas pedras que envolvem os ossos para dissolvê-las e retirar o material.

É um grande desafio, mas pelo menos os paleontólogos podem agora analisar profundamente uma grande variedade de amostras. 

Quem são os hadrossauros

Até agora, todos os dinossauros retirados da pedreira foram classificados como Tethyshadros insularis, uma espécie de hadrossauro. Os hadrossauros eram animais herbívoros que ficaram popularmente conhecidos por "dinossauros bico de pato".

A espécie foi descrita há 15 anos, e acreditava-se até hoje que ela havia andado pela Terra 70 milhões de anos atrás. Além disso, análises de um indivíduo anterior sugeriam que o animal era relativamente pequeno.

“Bruno” muda história

A nova pesquisa, que envolve o achado de pelo menos sete novos indivíduos, vira o jogo. O destaque da coleção de ossos é um espécime grande e bem preservado que a equipe chamou de Bruno. O fóssil recém descoberto indica que o animal viveu 10 milhões de anos antes do que se pensava e era bem maior quando comparado a Antonio, o primeiro dinossauro encontrado no local. A pesquisa foi publicada na revista Scientific Reports

"O esqueleto recém estudado, Bruno, parece ser maior e mais massivo que o primeiro, e as análises histológicas mostram que enquanto o indivíduo menor era um jovem, o maior era mais velho", disse Alfio Alessandro Chiarenza, paleontólogo na Universidade de Vigo na Espanha e líder do estudo, em e-mail ao Gizmodo

A idade exata do enorme depósito fóssil segue desconhecida. Se a informação fosse obtida, ela mudaria as interpretações do local. No final do Cretáceo, diferentes trechos de terra do que era então o Mar de Tétis estavam emergindo, se conectando e depois submergindo. A idade do fóssil indicaria quando a terra que é agora Villaggio del Pescatore foi realmente habitável. 

Fóssil de hadrossauro italiano
Fóssil de hadrossauro bem preservado nomeado como Bruno. Imagem: P. Ferrieri, cortesia do Soprintendenza Archeologia, belle arti e paesaggio del Friuli-Venezia Giulia/Reprodução

Efeito ilha

Chiarenza explicou que antes era consenso que o T. insularis era um produto do chamado efeito ilha. Nesta concepção, os pequenos animais que viviam em ilhas teriam evoluído para tamanhos maiores enquanto os grandes seres poderiam evoluir para se tornar menores. Dragões de Komodo na Indonésia e elefantes anões de Malta que viveram durante o Pleistoceno são dois exemplos disso. A descoberta de dinossauros maiores indica que Antonio não era um pequeno hadrossauro adulto, mas sim um jovem de tamanho normal. 

Os pesquisadores também compararam o espécime com outros hadrossauros. As análises indicaram que o animal não era a ramificação em miniatura do dinossauro que se pensava anteriormente.

"Ainda há um esqueleto extra esperando no local para ser desenterrado, Zdravko, que pode ser potencialmente ainda maior que Antonio e parece incompleto", disse Chiarenza. "Nós também temos muitos outros animais preservados no local, de pterossauros a crustáceos, crocodilos, peixes e plantas. Então, nós esperamos que algum tipo de dinossauro diferente, talvez um terópode completo, possa ser em breve revelado no local."

Mesmo se outros dinossauros não aparecerem, a diversidade de espécimes desta pedreira está dando aos paleontólogos muito o que estudar nos próximos anos.

The post Fóssil de hadrossauro é encontrado em pedreira na Itália appeared first on Gizmodo Brasil.

Lava de vulcão espanhol agora ameaça engolir igreja histórica

Posted: 03 Dec 2021 03:24 PM PST

Em nova atividade nesta semana, o vulcão de La Palma volta a ameaçar prédios e plantações nas Ilhas Canárias, na Espanha. Entre os imóveis que correm risco de desaparecer com forte enxurrada de lavas, está uma igreja histórica de La Laguna.

Um fato inusitado é que a igreja de San Isidro foi curiosamente construída com pedras retiradas de outro vulcão. Agora, um "tsunami"’ de lava ameaça engolir a catedral.

Quando parecia que o vulcão teria uma estabilidade, novos tubos de lava do vulcão Cumbre Vieja apareceram, criando uma segunda "fonte" na ilha espanhola de La Palma. Ou seja, agora a lava sai por dois lados do vulcão e vai para sentidos diferentes.

Esse segundo derramamento começou a despejar lava derretida colina abaixo na segunda-feira (29), segundo informações do Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias.

Cidade evacuada

A pequena cidade de La Laguna, que fica mais abaixo na montanha do lado oeste da ilha, próxima à costa da África, parece ser o próximo destino dessa enxurrada de fogo. Em apenas um dia a lava parece ter ganhado força para se tornar um novo "riacho" do vulcão, de acordo com especialistas, a nova onda de energia está totalmente concentrada na cratera secundária.

Por precaução, toda a população já foi retirada do local, mas ainda há motivo de preocupação e certa tristeza por parte dos moradores, que estão com os olhos voltados para saber se a lava chegará à igreja local, que pode ser devastada muito em breve.

Assine a newsletter do Gizmodo

Isso porque a catedral está muito perto do maior fluxo da erupção, que avança em direção ao Oceano Atlântico, segundo um mapa divulgado nesta terça-feira (30) pelo comitê de crise de vulcões do governo das Ilhas Canárias.

As atividades vulcânicas começaram em 19 de setembro e não pararam desde então. Os fluxos de lava danificaram parcial ou totalmente cerca de 2.860 propriedades em toda a ilha e queimaram cerca de 1.147 hectares de terra, de acordo com imagens de satélite divulgadas pelo Serviço de Gerenciamento de Emergências Copernicus.

 

The post Lava de vulcão espanhol agora ameaça engolir igreja histórica appeared first on Gizmodo Brasil.

Teste anti hacker reprova todos roteadores Wi-Fi

Posted: 03 Dec 2021 02:30 PM PST

Um novo estudo realizado pela empresa alemã IoT Inspector foi devastador: praticamente todos os roteadores Wi-Fi apresentam vulnerabilidades a ataques de hackers. No total, foram encontradas 226 potenciais brechas de segurança.

Para chegar a essa conclusão assustadora, nove roteadores comuns de diferentes fabricantes passaram por uma bateria de testes de segurança. Na lista estavam dispositivos das marcas Asus, AVM, D-Link, Netgear, Edimax, TP Link, Synology e Linksys.

Geralmente, esses roteadores são utilizados por usuários domésticos, assim como empresas de pequeno e médio porte.

O estudo apontou que todos os nove dispositivos apresentavam bugs de segurança. A TP-Link aparece no topo, com 32 vulnerabilidades, seguida da Synology, com 30.

Alguns dos problemas de segurança foram detectados mais de uma vez. Além disso, o software desatualizado foi apontado como o problema mais comum, não apenas no serviço de roteamento, mas também em funções adicionais que os aparelhos oferecem, como streaming e VPN, por exemplo.

“Nem todas as vulnerabilidades são igualmente críticas – mas no momento do teste, todos os dispositivos apresentavam vulnerabilidades de segurança significativas que poderiam tornar a vida de um hacker muito mais fácil”, explicou Florian Lukavsky, CTO da IoT Inspector.

Roteadores desatualizados

Os pesquisadores concluíram que integrar um novo kernel ao firmware é uma tarefa cara para as fabricantes. Isso explica porque todos os roteadores testados estavam executando versões desatualizadas do kernel Linux.

A empresa de segurança entrou em contato com os fabricantes dos roteadores e recebeu de todas elas os patches de firmware preparados para corrigir as brechas de segurança apontadas.

Por mais que os fabricantes afetados já tenham corrigido várias falhas de segurança em seus dispositivos, é importante que os usuários mantenham os seus equipamentos com a versão de software mais recente, caso a atualização automática não esteja ativa.

A empresa de segurança também pretende recorrer ao governo alemão para encontrar mecanismos para responsabilizar os fabricantes por danos causados ​​por vulnerabilidades de segurança de TI.

The post Teste anti hacker reprova todos roteadores Wi-Fi appeared first on Gizmodo Brasil.

Startup brasileira estuda a impressão de pele idêntica à humana

Posted: 03 Dec 2021 02:00 PM PST

Protótipo de pele artificial

Uma startup brasileira pode estar no caminho certo para desenvolver pele idêntica à humana através da bioimpressão 3D. A empresa 3DBS (3D Biotechnology Solutions), fundada em 2017, que explicou todo seu processo de trabalho em entrevista à Folha de S.Paulo

A 3DBS trabalha em parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic. Hoje, a tecnologia é focada na produção de tecido artificial para substituir testes de cosméticos em animais. Porém, no futuro, a tecnologia poderá ser utilizada na construção de curativos, que devem ser aplicados na pele para ajudá-la a se regenerar após traumas, como queimaduras.

A “brincadeira” pode ir mais além. Hoje, é possível produzir pequenos tecidos como cartilagem, fragmentos ósseos e pele, mas no futuro os cientistas terão capacidade de desenvolver órgãos ainda mais complexos, o que deve ajudar a diminuir a fila de transplantes. 

Como funciona

Para gerar material orgânico, são necessários polímeros compatíveis com o corpo humano e também biodegradáveis. O colágeno e o ácido hialurônico são bons exemplos. Essas substâncias são misturadas numa solução aquosa, dando origem ao hidrogel. 

Depois desse processo, são adicionadas ainda queratinócitos, que nada mais são do que as células humanas mais comuns da pele, e fibroblastos, um tipo celular envolvido na cicatrização. E voilá, têm-se a chamada biotinta, que é aplicada nas bioimpressoras e permite a formação de tecidos biológicos. 

Desafios

O plano de usar a tecnologia para regenerar pele humana é promissor, mas ainda há um longo caminho a percorrer. Para isso, será necessário vascularizar a pele artificial, um trabalho que exige a adição na biotinta de células endoteliais e pericitos. 

Pense assim: se a pele não tiver vasos sanguíneos, não vai receber nutrientes e oxigênio, e vai necrosar. Porém, quanto mais células, maior o trabalho das tecnologias de bioimpressão –e, claro, maior o esforço dos pesquisadores para lidarem com isso. 

Há uma possibilidade dessa vascularização ocorrer sozinha. Quando as células perceberem que falta oxigênio em um tecido, podem sinalizar células vasculares próximas, solicitando a chamada angiogênese. Esse processo acaba formando vasos sanguíneos na região considerada defeituosa. 

De toda forma, não teremos o material tão já. A empresa planeja iniciar testes pré-clínicos em animais entre janeiro e fevereiro de 2022. Neste período, ainda estarão sendo aplicados os tecidos sem vascularização.

The post Startup brasileira estuda a impressão de pele idêntica à humana appeared first on Gizmodo Brasil.

Google prepara um smartwatch rival do Apple Watch

Posted: 03 Dec 2021 01:25 PM PST

Para enfrentar a Apple no mercado de tecnologias vestíveis, o Google trabalha para lançar o “Pixel Watch”, um relógio inteligente para concorrer diretamente com o rival Apple Watch. Segundo o Business Insider, o lançamento está próximo, devendo ocorrer em 2022.

Há anos existem rumores de que a gigante das buscas estava desenvolvendo um smartwatch. Em parceria com a Samsung, o Google chegou a criar um software para o dispositivo, mas nada do produto físico ser lançado.

Os detalhes revelados

Detalhes sobre a criação do novo relógio é guardado a sete chaves, com os funcionários da empresa sendo proibidos de discutir publicamente sobre o projeto. Porém, sob condição de anonimato, alguns deles revelaram algumas informações sobre o novo smartwatch.

Diferentemente do dispositivo da Apple –que é quadrado– o relógio do Google será redondo e sem moldura. Também terá recursos que permitem captar métricas de saúde e de condicionamento físico como o contador de passos, por exemplo.

Um documento conceitual descreveu o novo aparelho como um relógio que será confortável de usar por pelo menos 90% da população. No entanto, não está claro se o smartwatch estará disponível em vários tamanhos.

Pixel Watch?

Por enquanto, ainda não há uma definição quanto ao nome, com alguns executivos o chamando de “Pixel Watch”, “Android Watch”, além de outros codinomes, como “Rohan”, por exemplo. Por isso, não está claro qual vai ser a marca que o Google pretende adotar.

Atualmente, o dispositivo é testado por funcionários. Dependendo desses feedbacks, poderá ser lançado até junho do ano que vem.

Segundo o noticiário, o Google tinha planos de lançar um smartwatch em 2016, mas o projeto foi abortado antes do lançamento oficial. Na época, a empresa optou por concentrar esforços no desenvolvimento e posterior licenciamento de softwares para relógios inteligentes de empresas parceiras.

Porém, o lançamento de um relógio próprio ganhou força no Google após as vendas do Apple Watch dispararem. No primeiro semestre deste ano, as vendas do aparelho da Apple representavam 45% do total de smartwatches comercializados.

Vale lembrar que no início deste ano, o Google comprou a empresa Fitbit por 2,1 bilhões de dólares. A Fitbit chegou a anunciar que pretendia desenvolver dispositivos que rodam o sistema operacional do Google. Entretanto, o Google não pretende marcar o futuro relógio inteligente como um dispositivo “Fitbit”.

 

The post Google prepara um smartwatch rival do Apple Watch appeared first on Gizmodo Brasil.

Atualização da Alexa avisa até quando a torneira está pingando

Posted: 03 Dec 2021 12:20 PM PST

Em uma atualização recente, a assistente Alexa, da Amazon, passou a contar com o “Custom Sound Detection”, novo recurso que amplia o poder de detecção de vários tipos de sons.

Agora, é possível definir rotinas para que a Alexa alerte os usuários de que uma torneira em casa foi deixada aberta ou está mal fechada, baseando-se apenas no barulho da água correndo ou gotejando.

O recurso vai além, e pode detectar os bipes que aparelhos eletrônicos emitem. Isso serve para notificar, por exemplo, quando uma máquina completa o ciclo de lavagem de roupas ou o forno micro-ondas termina de esquentar algum alimento, por exemplo. O mesmo vale para os barulhos que soam de uma geladeira quando ela é esquecida com a porta aberta.

Outras funções

Os desenvolvedores da Amazon também anunciaram que a funcionalidade “Ultrasound Motion Detection” será melhorada, o que permite que a Alexa detecte movimentos de pessoas. A ideia é que a assistente ligue ou desligue automaticamente dispositivos — como aparelhos e lâmpadas inteligentes — dependendo da presença de alguém no ambiente.

A partir de agora, os usuários também podem assistir a vídeos do TikTok diretamente em dispositivos Eco Show. Para isso, basta dizer algo como "Alexa, abra o TikTok” ou “Alexa, mostre-me vídeos de dança no TikTok”.

Outra novidade recente foi o modo de conversação, que aproveita a inteligência artificial para aumentar o nível de interação com o usuário, tornando a conversa mais fluida.

Vale ressaltar que os aparelhos receberão todas essas novidades conforme eles são atualizados. Além disso, nem todos os recursos listados estão disponíveis de imediato no Brasil. Até lá, vale continuar checando as torneiras antes de sair de casa.

The post Atualização da Alexa avisa até quando a torneira está pingando appeared first on Gizmodo Brasil.

Ômicron encontrada em 70% dos genomas sequenciados na África do Sul

Posted: 03 Dec 2021 11:35 AM PST

Amostras Covid-19

A África do Sul está enfrentando sua quarta onda de Covid-19. Nesta sexta-feira (3), 16,055 novos casos da doença foram registrados — 468% mais do que na semana passada. A mudança vem pouco mais de uma semana após o país ter detectado a variante ômicron, que tem preocupado autoridades de todo o mundo. 

A ômicron é classificada pela OMS como variante de preocupação. Ela possui dezenas de mutações com potencial para torná-la mais transmissível do que outros vírus em circulação, e também mais resistente às vacinas já disponíveis no mercado. Ainda são necessários mais estudos para confirmar seus riscos, mas os cientistas já acompanham de perto seu comportamento.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis (NICD) da África do Sul, mais de 70% de todos os genomas de vírus que foram sequenciados no último mês eram da nova variante. Em meados de novembro, o país estava registrando cerca de 300 casos de Covid-19 por dia, e as autoridades de saúde acreditam que o aumento recente tenha relação com a ômicron. 

Ainda é cedo para dizer se a ômicron causa quadros graves ou é mais letal do que outras variantes já em circulação. De toda forma, o NICD informou que a maior parte das pessoas hospitalizadas na África do Sul não havia sido vacinada contra o Sars-CoV-2. 

Menos de 30% da população sul-africana foi imunizada. E, ao contrário do que acontece em outras regiões mais pobres da África, esse percentual não é explicada puramente pela falta de vacinas, mas sim pela baixa adesão da sociedade. Joe Phaahla, Ministro da Saúde do país, acredita que a desinformação e outros mitos criados em torno do imunizante estejam assustando a população, principalmente os mais jovens.

Logo após o anúncio da detecção da variante ômicron, muitos países fecharam suas fronteiras para viajantes do continente africano. Porém, não é possível afirmar que a mutação ocorreu lá, apenas que os sul-africanos foram os primeiros a detectá-la. O próprio chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chegou a dizer que as medidas restritivas estavam penalizando o sul da África. 

Agora, a ômicron já foi identificada em 38 países, incluindo Índia, Reino Unido, Estados Unidos e até mesmo o Brasil. Na última atualização do Ministério da Saúde, cinco casos já haviam sido confirmados por aqui.

The post Ômicron encontrada em 70% dos genomas sequenciados na África do Sul appeared first on Gizmodo Brasil.

Empresas de games em conflito pelo nome: Take-Two processa It Takes Two

Posted: 03 Dec 2021 11:00 AM PST

T2 x It Takes Two

A Hazelight, desenvolvedora do jogo It Takes Two, está sendo processada pela Take-Two, gigante dona de diversos estúdios dentre elas a Rockstar Games, de GTA. O conflito acontece porque a Take-Two alega que o jogo da Hazelight está ganhando dinheiro por conta do nome da empresa, por serem parecidos.

A Take-Two abriu o processo assim que o jogo rival foi lançado, em março deste ano. Mas recentemente foi encontrado um documento mostrando que a Hazelight emitiu um aviso de abandono enviado ao Escritório de Patentes dos Estados Unidos. Mas não contestou que o motivo foi devido à Take-Two.

Ao site Eurogamer, um porta-voz da Hazelight disse que o estúdio “não pode comentar sobre as disputas em andamento”, mas a equipe está “esperançosa que isso seja resolvido”.

Concorrem ao melhor jogo do ano

It Takes Two é o novo lançamento da Hazelight, desenvolvedora conhecida por jogos multiplayer cooperativo. E esse não é diferente.

A temática parece vinda de um filme infantil, mas não perde o charme e a jogabilidade cativante. Os jogadores são o casal Cody e May, dois humanos transformados em bonecos por um feitiço. Preso em um mundo fantástico, o casal é desafiado a salvar seu relacionamento conturbado pelo guru do amor Dr. Hakim.

Misturando brinquedos e imaginação, o game foi aclamado pela crítica e está concorrendo ao jogo do ano no “The Game Awards” (veja os candidatos aqui).

Histórico de processos

A Take-Two é conhecida por defender ferrenhamente suas patentes e entrar com ações judiciais contra empresas ou marcas que registrem nomes parecidos de seus jogos ou estúdios.

Os registros do Escritório de Patentes dos EUA mostram que a gigante está por trás de processos para contestar vários títulos integrados com as palavras “rockstar”, “social club”, “mafia”, “civilization” e muito mais.

Entre esses processos estão: o uso da marca “Starrocks” por uma empresa de Pequim; o nome da marca de roupas Max Fayne (existe o game Max Payne); a marca de livros musicais para apresentações ao vivo “Think Like A Rockstar” abandonou o nome após a ação judicial; e uma empresa de lançamento de machados chamada “Rockstar Axe Throwing” está tentando manter o nome depois da interpelação judicial da Take-Two.

The post Empresas de games em conflito pelo nome: Take-Two processa It Takes Two appeared first on Gizmodo Brasil.

Smart TV nova à vista: veja o passo a passo para comprar a mais legal

Posted: 03 Dec 2021 10:30 AM PST

Esse intervalo entre a Black Friday e o Natal periga ser a melhor época do ano para buscar uma smart TV nova. Pensando nisso, daremos aqui algumas dicas valiosas para você que quer comprar uma para jogar videogame, ver séries dos serviços de streaming ou assistir o seu time do coração no Brasileirão (e ano que vem tem Copa do Mundo!).

Esse aparelhos fazem parte da nossa vida e abaixo listamos alguns elementos para levar em consideração antes de comprar sua nova smart TV:

Tamanho e resolução da tela

A primeira coisa a se considerar ao comprar uma nova TV é o tamanho da tela e a dimensão do cômodo em que o aparelho será instalado. Lembre-se: telas muito grandes em ambientes pequenos podem causar algumas distorções na imagem, fazendo que o usuário não tenha uma experiência muito agradável com os aparelhos. Alguns fabricantes disponibilizam as informações da distância mínima recomendada.

Outro ponto importante para se preocupar é a resolução da TV, que faz toda a diferença no tipo de experiência que o usuário terá. Neste momento, a resolução ideal é 4K, ainda que o mercado ofereça diversos modelos com tecnologia 8K, que é relativamente mais barato.

Se quiser uma experiência com o que há de mais moderno em resolução, um aparelho com resolução 8K é a pedida. No entanto, o consumidor tem que estar ciente que a tecnologia é muito mais cara que o 4K e não há muitos conteúdos produzidos nesta resolução. Talvez este momento não seja muito vantajoso para investir nele.

LED, LCD, OLED, QLED… Qual escolher?

LED LCD, OLED, QLED… É grande a quantidade de tecnologias nas telas de televisores. Normal que esse monte de siglas gerem dúvidas na escolha do aparelho.

Uma TV LED é uma versão mais moderna das telas LCD. Na verdade, é uma tela LCD iluminada por lâmpadas de LED. Essa tecnologia entrega cores vivas e não consome muita energia. Além disso, como estão no mercado há bastante tempo, os aparelhos com esse tipo de tela são encontrados por valores menores.

Já as TVs OLED são uma evolução da tecnologia anterior e possuem diodos orgânicos que se autoiluminam, o que elimina a necessidade de um painel de luzes de LED para iluminá-los. Na OLED, a imagem tem maior contraste em menor tempo de resposta. Como os diodos se iluminam sozinhos, em alguns casos podem se apagar completamente e entregar uma cor preta real.

A tecnologia QLED foi desenvolvida pela Samsung e consiste na utilização de nanocristais capazes de emitir diferentes cores quando expostos a alguma fonte de luz. As telas QLED apresentam uma brilho mais acentuado e, normalmente, têm vida útil maior que as TVs de tela OLED.

Taxa de atualização

Um ponto bem importante e não recebe a devida atenção na hora de adquirir uma nova Smart TV é a taxa de atualização da tela. É a quantidade de vezes que a imagem é atualizada a cada segundo. A taxa mínima encontrada no mercado é 60Hz, mas é possível encontrar modelos com 120Hz, 144Hz e até 240Hz em modelos mais caros.

Quanto maior a taxa de atualização da tela, maior a fluidez das imagens e menores as chances de distorção óptica em imagens em que objetos se movimentam em alta velocidade ou que apresentam muitos elementos simultaneamente. A frequência de atualização deve ser levada em consideração principalmente por quem deseja usar a TV para games.

Sistema operacional

Android TV, WebOs e o Tizen são os sistemas operacionais disponíveis em aparelhos no mercado brasileiro e é impossível apontar um que seja melhor, pois cada um possui características próprias, mas no geral entregam bem o que prometem.

O único ponto para observar com calma é que pessoas com dificuldade em lidar com tecnologia podem não ter uma boa experiência com alguns sistemas. Pensando nisso, aparelhos com Android TV podem ser mais fáceis de usar, já que estão presentes na maioria smartphones do mercado brasileiros e funcionam de maneira muito parecida.

Conectividade

Considere também os tipos de aparelhos que você deseja conectar à sua TV. Escolha um modelo com entradas que atendam suas necessidades. Provavelmente você deve conectar soundbars, videogames, computadores e outros aparelhos. Então, antes de comprar, certifique-se que o aparelho possui um número de entradas HDMI e USB que atenderão as necessidades.

Outra entrada interessante a considerar é a porta LAN, usada para se conectar à internet diretamente por cabo, útil caso tenha problemas com a conexão Wi-Fi.

Confira alguns bons modelos:

Smart TV LG

A SmartTV LG tem tela de 50 polegadas com tecnologia OLED, resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz. Wi-Fi, Bluetooth, trÊs entradas HDMI, duas portas USB, uma entrada RF, uma entrada digital óptica e uma entrada LAN (cabo RJ45). A TV vem equipada com sistema WebOS e pode ser encontrada nas lojas Amazon por R$ 2.689.

Smart TV TCL

A Smart TV TCL possui sistema Android TV, tela LED LCD 4K de 50 polegadas com taxa de atualização de 60Hz. O controle remoto do aparelho pode ser operado por comandos de voz. Além disso, possui três entradas HDMI, duas entradas USB, conexão Wi-Fi e Bluetooth. O produto está custando R$ 3.299 na loja Amazon.

Smart TV Samsung

Com 55 polegadas, tela QLED com resolução 4K e taxa de atualização de 60Hz a Smart TV Samsung promete oferecer uma ótima experiência para os usuários. O aparelho possui três entradas, HDMI, duas entradas USB e conexões Wi-Fi e Bluetooth. A Smart TV pode ser encontrada na Amazon por R$ 3.599.

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Smart TV nova à vista: veja o passo a passo para comprar a mais legal appeared first on Gizmodo Brasil.

Amazon apoia projeto para bloquear raios solares

Posted: 03 Dec 2021 10:00 AM PST

A ideia de resfriar artificialmente o planeta — para reduzir as consequências desastrosas das mudanças climáticas — não é nova, mas acaba de receber um apoio de peso: a Amazon.

A empresa fundada por Jeff Bezos está cedendo os servidores da Amazon Web Services (AWS) para que pesquisadores possam simular 30 modelos climáticos. Eles tentam prever como o clima da Terra pode ser em meados deste século. Entre esses modelos, está um projeto que estuda reduzir parte do brilho do Sol, garantindo que menos energia chegue ao nosso planeta.

O tal projeto futurista prevê o desenvolvimento de uma tecnologia que permita bloquear ou refletir uma pequena parte da luz do Sol, antes que ela alcance a superfície da Terra. Isso poderia ser feito com gigantescos espelhos em órbita ou a emissão de aerossóis na atmosfera, por exemplo.

Mas, para isso, é preciso entender se esse projeto proporcionaria mais benefícios do que malefícios, assim como os custos envolvidos.

Se por um lado, o bloqueio pode minimizar as mudanças climáticas, por outro a diminuição da radiação solar poderia desencadear uma mortandade generalizada de colheitas ou perturbar os padrões climáticos regionais de maneiras potencialmente devastadoras.

Entretanto, não fazer nada também é um grande risco. E, muito provavelmente, somente o bloqueio de parte da luz solar não resolverá o problema do excesso de carbono na atmosfera.

Simulações em nuvem

Geralmente, essas simulações são feitas em supercomputadores. No entanto, o esforço da Amazon pode abrir as portas para as primeiras tentativas de fazer modelagens matemáticas na nuvem e revolucionar as pesquisas climáticas.

Usar a nuvem é mais barato e rápido do que construir e operar um supercomputador. A computação em nuvem pode permitir que mais conjuntos de dados sejam armazenados e integrados em modelos e dar aos cientistas um controle maior sobre essas simulações.

Além disso, os ajustes necessários para executar diferentes modelos e estudar diferentes variáveis, permite que cientistas passem mais tempo em estudo e menos refinando os modelos — o que torna as pesquisas climáticas mais acessíveis.

Bloquear parte do Sol pode ser considerado uma medida extrema, mas, diante da emergência das mudanças climáticas, ela pode ser cogitada como uma das alternativas para resfriar o planeta. Os cientistas esperam reunir mais dados sobre esse e outros projetos de geoengenharia, antes que a humanidade realmente precise colocá-los em prática.

The post Amazon apoia projeto para bloquear raios solares appeared first on Gizmodo Brasil.

Top produtos de moda, eletrônicos e mais: garanta o melhor preço do mercado no AliExpress

Posted: 03 Dec 2021 09:55 AM PST

O AliExpress é uma plataforma que sempre oferece os melhores preços do mercado em produtos de diferentes categorias.

São itens acessíveis, úteis e práticos que não só são uma mão na roda para quando temos uma emergência como também servem para decorar nossas casas e nos manter atualizados com a tecnologia de ponta.

Confira agora a seleção atualizada dos produtos mais vendidos em todo o site:

Eletrônicos e Jogos

Smartphone e acessórios

Esporte e entretenimento

Joias

Casa e jardim

Moda feminina

Com tantas opções, por qual categoria vai começar primeiro? Aproveite também para conferir todos os produtos no site do AliExpress!

Preços conferidos na tarde do dia 2 de dezembro. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post Top produtos de moda, eletrônicos e mais: garanta o melhor preço do mercado no AliExpress appeared first on Gizmodo Brasil.

O que fazer com os seus dados na internet após a morte?

Posted: 03 Dec 2021 09:00 AM PST

A morte levanta uma série de questões difíceis que, normalmente, evitamos ao máximo lidar ainda em vida. Quem ficará com os nossos bens materiais? Quem vai cuidar dos nossos familiares? E, por que não, quem terá acesso à nossa vida online, com todas as fotos, documentos, perfis em redes sociais, e-mails e bens digitais que deixamos?

É claro, boa parte desse material não é importante. Você não precisa se preocupar com aquela sua conta esquecida do Snapchat, por exemplo. Mas logins de contas de e-mail e senhas de bancos podem ajudar a sua família a encerrar pendências em aberto.

Ao longo dos anos, as grandes empresas de tecnologia têm desenvolvido uma série de ferramentas e configurações que permitem que os seus "herdeiros digitais" cuidem do seu legado pós-morte.

Aqui, vamos lhe ensinar como configurar suas contas do Google, Apple e Facebook para que seus amigos e familiares cuidem dos seus dados pessoais.

Google

O Google trata do assunto por meio de um gerenciador de contas inativas. Para configurá-lo, basta acessar a página de gerenciamento de conta e selecionar a opção "Dados e Privacidade".

Ao rolar a página, você encontrará a opção "planejar o seu legado digital", onde poderá informar ao Google quando a sua conta deverá ser classificada como inativa, além de indicar o que a empresa fará com seus dados depois disso.

A ferramenta permite listar até 10 contatos que terão acesso aos seus dados depois que sua conta ficar inativa por um determinado período. Não se preocupe, é possível escolher os aplicativos e serviços do Google que os seus contatos terão acesso. Você pode permitir que eles entrem em sua conta do Google Drive, mas não em sua conta do Google Fotos, por exemplo.

Tela do gerenciados de contas inativas do Google, onde é possível informar até 10 contatos herdeiros.

Após responder todas as perguntas, você poderá ver um resumo das suas configurações, assim como fazer alterações a qualquer momento. Durante todo o processo de configuração, os contatos informados não serão notificados. Porém, eles receberão um alerta após sua conta ficar inativa pelo tempo especificado.

Você também pode fornecer seus endereços de e-mail de contato e números de telefone. Assim, o Google tentará falar com você, antes de tornar a sua conta inativa.

Além disso, é possível optar por excluir permanentemente sua conta do Google depois que você morrer. Nesse caso, os contatos escolhidos terão um período de três meses para fazer o download de tudo o que precisarem.

Apple

De maneira semelhante ao Google, a Apple deve lançar em breve um novo recurso de legado digital, em que o titular da conta pode identificar até cinco pessoas para ter acesso aos dados e informações do iCloud.

A Apple colocará obstáculos nesse acesso, solicitando uma prova de morte dos seus contatos, evitando que eles tentem "espionar" os seus dados enquanto você ainda está vivinho da silva.

Até agora, a função está disponível apenas em modo beta para o iOS 15.2. O recurso também aparecerá eventualmente nas Preferências do Sistema no macOS. Mas, até agora ele ainda não apareceu nas versões beta ou finais do software.

Após a atualização, no iOS 15.2 ou posterior, abra "Configurações", clique na foto do perfil, abra as configurações do Apple ID, selecione "Senha e Segurança" e, finalmente, "Contato Herdado".

Recurso de contato legado da Apple que será disponibilizado em uma próxima atualização.

Você precisará fornecer um endereço de e-mail ou número de telefone de alguém em seus contatos para adicioná-lo como um "contato herdado". Ao longo do processo, será mostrado um QR-Code que você deve compartilhar com os contatos escolhidos.

Esses contatos serão questionados ao tentarem obter acesso aos seus dados do iCloud após sua morte, além de responder questões sobre fatos básicos sobre você (incluindo seu aniversário) para ter certeza de que eles são quem dizem ser.

Se, e quando chegar a hora, seus contatos precisarem acessar os seus dados na Apple, certifique-se de que eles saibam o que precisam fazer com antecedência.

Facebook

Nem tudo que você compartilha no Facebook tem alguma informação importante que precisa ser resgatada por amigos e familiares. Mas é provável que ela se torne um canal de contato para muitas pessoas que passaram por sua vida.

O Facebook permite que você exclua a conta após a morte ou deixe ela em um estado de "memorial", permitindo que conhecidos compartilhe memórias em sua linha de tempo, assim como acessem todas as suas fotos e postagens.

Assim como acontece com o Google e a Apple, o Facebook permite que você especifique contatos que podem gerenciar e cuidar do seu perfil se você decidir torná-lo um memorial.

Recurso do Facebook que permite que familiares assumam o controle sobre o seu perfil.

Os seus contatos legados poderão aceitar pedidos de amizade, alterar a sua foto de perfil e de capa, além de decidir quem pode publicar homenagens. Por outro lado, eles não poderão publicar como você, ver suas mensagens ou fazer alterações na conta, como excluir álbuns de fotos, por exemplo.

Por outro lado, se não quiser uma conta do Facebook após o seu falecimento, você também poderá solicitar que o perfil seja permanentemente excluído, assim que outra pessoa notifique o Facebook de sua morte (usando uma certidão de óbito como prova).

Na versão web do Facebook, clique na seta suspensa no canto superior direito e escolha "Configurações e privacidade", "Configurações" e "Configurações de transformação em memorial".

Na caixa de escolha, selecione o contato do Facebook. Ele receberá uma notificação que você o adicionou como um contato legado.

Outras plataformas

Nem todo serviço está bem configurado para lidar com a morte de seus usuários. É o caso da Microsoft, por exemplo. A empresa sugere que familiares busquem orientação jurídica se precisarem acessar a conta de alguém falecido, para acessar e-mails importantes, por exemplo. Nesses casos, se você está sofrendo de uma doença terminal, é uma boa informar o nome de usuário e senha para os seus contatos, bem como quaisquer medidas configuradas de autenticação de dois fatores.

O Dropbox, outro serviço que pode armazenar arquivos importantes, solicita que os familiares preencham uma página de suporte com o máximo de informações que conseguirem, assim como uma prova de quem têm direito a acessar o que você deixou para trás. Eles também podem acessar os arquivos do Dropbox de seu computador, se tiverem a senha do Windows ou macOS.

No Twitter, é possível solicitar o encerramento da sua conta, mas os familiares não poderão acessar a conta ou ler suas mensagens. Por questões de segurança, a desativação da conta de um usuário falecido também precisa da tradicional cópia da certidão de óbito.

Em outros casos, o gerenciamento de dados após a morte difere de aplicativo para aplicativo.

Como mencionamos no início, deixar senhas é uma opção. Aplicativos como o 1Password, por exemplo, permite compartilhar senhas e outras informações de acessos com familiares, o que torna o processo muito mais fácil.

De forma geral, vale a pena estar atento às informações que as pessoas mais próximas a você podem precisar e deixar para trás alguma forma de acesso a elas.

The post O que fazer com os seus dados na internet após a morte? appeared first on Gizmodo Brasil.

5 toques sobre a melatonina, que acaba de chegar nas farmácias do Brasil

Posted: 03 Dec 2021 08:30 AM PST

Dormir mal tira a alegria de viver.

A partir desta semana, farmácias do Brasil vão poder começar a oferecer suplementos à base de melatonina — o chamado hormônio do sono. Até então, quem quisesse ter acesso à substância precisaria importá-la ou recorrer a uma farmácia de manipulação. 

A história começou a mudar em outubro deste ano, quando a Anvisa autorizou seu uso no País. O Gizmodo Brasil preparou uma lista de coisas que você precisa saber sobre a melatonina antes de utilizá-la.

O que é a melatonina?

A melatonina é o principal hormônio responsável pela regulação do ciclo circadiano — o mecanismo pelo qual nosso organismo regula dia e noite. Ela é produzida pela glândula pineal, que é ativada na falta de estímulos luminosos. Ou seja, basta chegar a noite ou então apagar a luz que as atividades do nosso corpo começam a diminuir o ritmo. A frequência cardíaca desacelera, a pressão arterial começa a cair e vai dando aquele soninho. Clássico.

Para que ela serve?

Como você deve ter percebido, a melatonina é uma boa pedida para aqueles que buscam melhorar a qualidade do sono. Mas é preciso ter cautela. O hormônio será vendido na forma de suplemento no Brasil, sem necessidade de receita médica. Mesmo assim, é indicado procurar um profissional de saúde. 

Será que a causa da sua insônia é realmente falta de melatonina ou há outros problemas por trás? Vale investigar antes de sair comprando o suplemento. 

Quem pode tomar?

A Anvisa liberou os suplementos à base de melatonina apenas para pessoas com idade igual ou maior que 19 anos. Além disso, o consumo diário máximo do hormônio fica restrito a 0,21 mg. 

A produção natural de melatonina diminui com o passar do tempo. Por isso, sua suplementação ser uma boa pedida para os idosos, principalmente, que podem enfrentar uma queda dos níveis hormonais de até 25% depois dos 60 anos. 

Pessoas que trabalham de madrugada, viajam para lugares com fuso horário muito diferentes, por exemplo, podem ter o ciclo biológico alterado. Por isso, a melatonina pode ser uma boa pedida nesses casos.

O produto não deve ser consumido por grávidas, lactantes, crianças e pessoas que realizam atividades que necessitam de atenção, como motoristas de transportes públicos e particulares. De toda forma, vale o reforço: busque um médico para avaliar suas reais necessidades.

Onde encontrar o suplemento?

Já é possível encontrar o suplemento nas farmácias brasileiras. Nesta semana, a fabricante Macrophytus entregou 85 mil frascos do produto para 4.386 farmácias e 116 distribuidoras. O suplemento da fabricante Equaliv também já está disponível em diversas regiões do país. A melatonina pode ser vendida em comprimidos ou gotas, custando cerca de R$ 40.

Ela pode desencadear efeitos colaterais?

A melatonina não costuma ter grandes efeitos colaterais, principalmente quando utilizada dentro da dosagem adequada. De toda forma, podem surgir alguns sintomas de fadiga ou sonolência excessiva durante o dia, falta de concentração, dores de cabeça, entre outros

The post 5 toques sobre a melatonina, que acaba de chegar nas farmácias do Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Agora sim: Pokémon GO passa a rodar em 60fps nos iPhones

Posted: 03 Dec 2021 08:00 AM PST

Lembra dele? A empresa americana Niantic acaba de lançar uma nova atualização para o Pokémon GO. Entre as novidades, está a possibilidade de executar o jogo em iPhones a 60 frames por segundo (fps). A informação foi publicada primeiro pelo site The Verge.

A opção está desativada por padrão, o que significa que o usuário precisa encontrá-la nas configurações e ativá-la manualmente.

Até então, o Pokémon GO era limitado a 30 fps no iOS, sendo que aparelhos como o iPhone 13Pro, por exemplo, já contam com uma tela que funciona a 120 fps. Para rodar em taxas mais altas, os usuários estavam utilizando soluções alternativas para jogar em 60 fps.

Por mais que a Niantic possa estar priorizando os dispositivos mais novos, o Pokémon GO pode não funcionar tão bem em hardwares mais antigos da Apple.

A opção de desbloquear a taxa de atualização pode ser encontrada nas configurações avançadas da versão 1.191.0 do jogo.

Fluidez x bateria

Com o jogo rodando a 60fps, o usuário tem acesso a imagens mais nítidas, fluidas e realistas. Ou seja, quanto mais frames, mais ação o jogador verá na tela.

Por outro lado, a Niantic pode não estar dando tanta importância ao novo recurso por um simples fato: quanto maior a taxa de frames, maior é o consumo de bateria do celular. Habilitar a taxa mais alta pode aumentar o número de reclamações dos usuários, considerando que Pokémon GO já é um aplicativo bastante pesado.

A Niantic também anunciou que será encerrado em breve o suporte do Pokémon GO para dispositivos com o iOS 12.

The post Agora sim: Pokémon GO passa a rodar em 60fps nos iPhones appeared first on Gizmodo Brasil.

Altar com cinzas humanas de ritual asteca é encontrado no México

Posted: 03 Dec 2021 07:30 AM PST

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Antropologia e História do México (Inah) anunciou nesta semana ter encontrado sob a Praça Garibaldi, na Cidade do México, um altar asteca do século 16.

O local, conhecido hoje por seus mariachis, parece ter sido também um espaço de resistência durante a dominação espanhola. 

O altar estava quatro metros abaixo do chão, coberto por várias camadas de adobe –-material de construção considerado antecedente do tijolo de barro. Nele, havia 13 incensários, cinco tigelas, uma xícara, um prato e também um recipiente com cinzas humanas.

Artefatos encontrados em sítio arqueológico mexicano. Imagem: Mauricio Marat, INAH/Reprodução

O sítio arqueológico foi identificado em agosto, mas os pesquisadores passaram os três meses seguintes explorando o local antes de anunciar as descobertas. O altar encontrado estava enterrado sob o pátio central do que seria uma casa. Havia ainda um corredor com outros cinco cômodos. Um deles contava com uma fogueira, o que levou os cientistas a acreditarem que era a cozinha.

O altar parece ter sido feito em algum momento entre 1521 e 1610, depois do espanhol Hernán Cortés e seu exército conquistarem a capital asteca Tenochtitlán. Os pesquisadores acreditam que os habitantes da casa eram mexicas, povo indígena que viveu no Vale do México e fundou o Império Asteca.

Eles teriam resistido à invasão espanhola e montado o altar como um ritual “para testemunhar o fim de um ciclo das suas vidas e da sua civilização”, explicam os pesquisadores. Depois, enterraram o feito para esconder dos espanhóis. 

Os pesquisadores chegaram a tais conclusões devido ao tipo de cerâmica encontrada no espaço, que estava associada ao período da invasão. As cinzas colocadas no altar pertenciam, provavelmente, a uma criança, mas são necessárias mais análises para confirmar a informação.

The post Altar com cinzas humanas de ritual asteca é encontrado no México appeared first on Gizmodo Brasil.

Vídeo de robô humanoide recriando expressões faciais é impressionante

Posted: 03 Dec 2021 07:00 AM PST

A empresa britânica Engineered Arts, impressionou os internautas ao mostrar seu novo robô Ameca nas redes sociais. Ele é muito semelhante aos seres humanos e, não à toa, é conhecido como humanoide.

A imagem do robô “acordando” revelada na terça-feira (1) deixou muita gente incrédula, e outros até assustados. Em seu anúncio, a empresa afirmou que “Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo”.

Seus criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas. Confira o vídeo:

Ainda não anda

Mas, apesar da alta tecnologia, o robô ainda não possui a habilidade de andar. Sequer tem a parte debaixo do tronco. Segunda a empresa, caminhar é uma tarefa difícil, mas está nos planos de desenvolvimento.

Seu lançamento oficial será na próxima Consumer Electronics Show (CES) 2022, marcada para janeiro, mas alguns detalhes do modelo já foram divulgados pela fabricante.

O robô pode ser utilizado para o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial e machine learning. Ele possui hardware e software que permitem atualização constante, além de uma divisão em módulos.

Segunda a empresa, é possível ter apenas uma mão no braço do modelo, não há necessidade de ter o robô completo para funcionar. Ele ainda conta com conexão em nuvem, assim todos os dados do robô ficam disponíveis remotamente.

Assine a newsletter do Gizmodo

E o que acaba impressionado mais, Ameca tem movimentos suaves e realistas que buscam estabelecer um “relacionamento instantâneo com pessoas”, segundo a Engineered Arts.

Ainda não se sabe por qual valor o robô será vendido, mas a empresa garantiu que também estará disponível para aluguel e participação em eventos.

The post Vídeo de robô humanoide recriando expressões faciais é impressionante appeared first on Gizmodo Brasil.

O que chega esta semana aos streamings (29/11 – 05/12)

Posted: 03 Dec 2021 06:33 AM PST

La Casa de Papel

O mês de dezembro chega com diversas novidades de filmes, documentários, novas temporadas de séries e animações recém-saídas do forno — algumas delas, no clima natalino.

Separamos os principais destaques que estreiam nos catálogos na Netflix, HBO Max, Disney+, Star+, Amazon Prime Video.

Quem quiser saber o que chegará ao longo do mês nos streamings, fizemos posts dedicados a Amazon Prime Video, Netflix e Disney+.

NETFLIX

Um crush para o Natal (2/12)

Peter (Michael Urie) está desesperado para evitar o julgamento da família por estar solteiro e convence o melhor amigo, Nick (Luke MacFarlane), a fingir que é seu namorado durante as festas de fim de ano.

La Casa de Papel: Parte 5, Volume 2 (3/12)

É hora de dizer adeus ao grupo de ladrões mais famoso do streaming — mas fique tranquilo que ainda teremos um spin-off em 2023, com Berlim como protagonista, e uma versão sul-coreana de La Casa de Papel.

Na parte final, Professor (Álvaro Morte) e a gangue estão abalados após os acontecimentos da primeira parte. Agora, eles precisam sair em segurança do Banco da Espanha enquanto há vidas em jogo.

Confira a lista completa do que chega no serviço:

29/11
Se Organizar Direitinho…

01/12
Kayko e Kokosh: Temporada 1 e 2
Perdidos no Espaço: Temporada 3
Ataque dos Cães
O Favorito

02/12
Um Crush para o Natal

03/12
Jurassic World: Acampamento Jurássico: Temporada 4
La casa de papel: De Tóquio a Berlim: Temporada 2
Saindo do Armário com Colton Underwood
Azul Cobalto
A Fita Cassete
Shaun, o Carneiro: Aventura de Natal

AMAZON PRIME VIDEO

Bloodshot (01/12)

Ray Garrison (Vin Diesel), um soldado de elite que foi morto em batalha, é trazido de volta à vida por uma tecnologia avançada que lhe dá a capacidade de uma força sobre-humana e cura rápida. Com suas novas habilidades, vai atrás do homem que matou sua esposa – ou, pelo menos, quem ele acha que a matou.

LOL: Se Rir, Já Era! (03/12)

Com apresentação de Tom Cavalcante e Clarice Falcão, o reality show contará com seis episódios e participações de Nany People, Thiago Ventura, Bruna Louise, Estevam Nabote, Diogo Defante, Marlei Cevada, Igor Guimarães, Flavia Reis, Noemia Oliveira e Yuri Marçal. Juntos em um estúdio, os participantes se desafiam para ver quem consegue ficar sem rir e, ao mesmo tempo, tentam fazer seus oponentes gargalharem. A última pessoa a restar no jogo ganha um prêmio de R$ 350 mil, que será revertido para uma instituição de caridade escolhida pelo vencedor.

Confira a lista completa do que chega no serviço:

01/12
Mr. Bean Temporada 1
Where's Waldo? Temporada 2
O Mistério de Hailey Dean: Morto em Serviço
Jumanji: Próxima Fase
Os Órfãos

02/12
Harlem – Temporada 1

03/12
Alex Rider Temporada 2

DISNEY+

Diário de Um Banana (03/12)

Baseado na franquia de livros. Greg Heffley é um garoto fracote, mas ambicioso, com uma grande imaginação e grandes planos para ficar rico e famoso. Tudo o que ele precisa fazer é sobreviver a nada mais nada menos do que seu ensino médio. Para complicar as coisas, o melhor amigo de Greg, o adorável Rowley, parece viver sem contratempos, tendo êxito em tudo sem se esforçar.

Esqueceram de Mim no Lar Doce Lar (03/12)

A franquia clássica recebeu uma repaginada para os dias atuais. Os quatros filmes clássicos dos anos 90 e 2000 também passarão a fazer parte do catálogo.

Confira a lista completa do que chega no serviço:

01/12
Amphibia – Temporada
Gavião Arqueiro – Episódio 3

03/12
A Era do Gelo: Especial de Natal – Curta

STAR+

Insânia (03/12)

Paula (Carol Castro) é uma mãe que se recusa a acreditar no terrível desaparecimento de sua filha e é encaminhada para a clínica do Doutor Schultz (Eucir de Souza), na estranha cidade de Névoa Branca. Lá, Paula tentará resolver o mistério envolvendo o sumiço de Lúcia com a ajuda de amigos policiais, enquanto tenta lidar com os tenebrosos pacientes do lugar.

Confira a lista completa do que chega no serviço:

01/12
Chucky – Episódio 06

03/12
Dopesick – Episódio 05
O Virgem de 40 Anos
Noivas em Guerra
Perdido em Marte
Garota Exemplar
A Série Divergente: Convergente
A Chegada
Adrenalina
Clube de Compras Dallas
Dr. T e As Mulheres
O Fiel Camareiro
O Impossível
Bastardos Inglórios
O Último Caçador de Bruxas
Cartas Para Julieta
Amigos, Amigos, Mulheres à Parte
Nerve: Um Jogo Sem Regras
A Noite é Delas
Spotlight: Segredos Revelados
Ela Dança, Eu Danço

HBO MAX

Os destaques ficam com o revival de Sex and the City, chamado And Just Like That, que chega em 9 de dezembro; o especial Harry Potter: O Campeonato das Casas de Hogwarts e a série sci-fi Station Eleven. O serviço de streaming se limitou a dizer o que chega no mês. Vale a pena ficar esperto para não perder a data de nenhuma estreia.

Imagem: Divulgação/HBO

 

The post O que chega esta semana aos streamings (29/11 – 05/12) appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário