terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


NFTs falsas são apreendidas pela 1ª vez no Reino Unido

Posted: 15 Feb 2022 10:20 AM PST

NFTs falsas são apreendidas pela 1ª vez no Reino Unido

O departamento fiscal do Reino Unido acaba de apreender pela primeira vez três tokens não fungíveis – os famosos NFTs – como parte de uma investigação de uma suposta fraude que envolveu a quantia de 1,4 milhão de libras esterlinas (quase R$ 10 milhões na cotação atual).

O caso envolve 250 empresas de fachada criadas por três pessoas detidas, conforme relatou o The Guardian.

Segundo as autoridades britânicas, os suspeitos utilizaram de "métodos sofisticados" para esconder suas identidades, por meio de documentos falsos, telefones pré-pagos não registrados, redes VPNs, entre outros.

Apesar da natureza descentralizada dos ativos criptográficos, a polícia afirma que está se adaptando rapidamente aos potenciais crimes cibernéticos, incluindo a apreensão de ativos digitais.

"Nós nos adaptamos constantemente às novas tecnologias para garantir que acompanhamos a forma como os criminosos e evasores procuram esconder seus bens", disse ele em comunicado.

Emergência dos NFTs

Lançadas em 2014, os NFTs são tokens digitais exclusivos que podem ser adquiridos por criptomoedas, mas que não possuem forma tangível própria. Com eles é possível adquirir obras de artes ou músicas online, servindo como uma espécie de registro de propriedade de um item digital.

Somente no ano passado, o mercado de NFTs movimentou cerca de 22 bilhões de dólares.

Entretanto, essa ascensão dos NFTs têm atraído não apenas colecionadores de itens raros, mas também sonegadores fiscais e pessoas mal-intencionadas que utilizam a tecnologia para esconder dinheiro por meio de ativos criptográficos, além de cometer crimes.

The post NFTs falsas são apreendidas pela 1ª vez no Reino Unido appeared first on Gizmodo Brasil.

Esponjas nas profundezas do Ártico se alimentam de seres fossilizados

Posted: 15 Feb 2022 09:40 AM PST

Esponjas Ártico

O Oceano Ártico pode ser bem mais interessante do que pensamos. Apesar de parecer um ambiente inóspito, há muita vida por lá – mesmo sob as camadas de gelo e com luz limitada. Pesquisadores do Instituto Max Planck de Microbiologia Marinha, na Alemanha, mostraram como os seres são capazes de se adaptar e prosperar nestas regiões. O objeto de estudo foi uma colônia de esponjas gigantes, que vive sobre a superfície de um vulcão submarino já extinto no Ártico. 

Os cientistas se questionavam sobre a alimentação destes animais. Basicamente, as esponjas comem através de seus microporos, que absorvem nutrientes encontrados na água. Mas de onde estariam vindo os nutrientes em uma região onde nem mesmo as algas são capazes de crescer? Em um estudo recém publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores concluíram que as esponjas de aproximadamente 300 anos estão se alimentando de restos de seres vivos fossilizados, que morreram há milhares de anos. Esta é a primeira vez que este tipo de comportamento é documentado. As esponjas do Ártico não preparam o banquete sozinhas. Elas têm ajuda de uma comunidade de microrganismos que produzem antibióticos a partir do ambiente, o que contribui para a saúde e nutrição destes poríferos.

As esponjas são consideradas uma das formas mais básicas de vida animal. Elas prosperam em todos os oceanos, desde os recifes tropicais até as profundezas do Ártico. E estes seres encontrados próximos ao Polo Norte não deixam a desejar: algumas das esponjas árticas alcançam um metro de diâmetro.  A descoberta vem junto a uma onda de preocupação. Isso porque as mudanças climáticas já estão afetando o Ártico, impactando nas taxas de gelo marinho e, consequentemente, no ecossistema. Para os pesquisadores, é importante identificar a diversidade de espécies do oceano e onde essas habitam para assim tentar preservá-las e mitigar riscos.

The post Esponjas nas profundezas do Ártico se alimentam de seres fossilizados appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix divulga teaser da 2º temporada de “Bridgerton”; assista

Posted: 15 Feb 2022 09:00 AM PST

Bridgerton

Está chegando a hora de conhecer a história de amor de Anthony (Jonathan Bailey) na 2ª temporada de "Bridgerton". Nesta segunda-feira (14), algumas novidades sobre o próximo ano da série foram divulgadas durante um evento global para fãs, organizado pela Netflix e a Shondaland. 

Dentre as novidades que chegaram durante o evento, o primeiro teaser foi liberado. Narrado por Lady Whistledown (voz de Julie Andrews), que viu sua coluna sobre a alta sociedade londrina se popularizar no primeiro ano da série, ela anuncia seu retorno, afirmando que estava “afiando suas facas”. 

O teaser ainda mostra diversas cenas do par romântico central da nova temporada, formado por Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey) e Kate Sharma (Simone Ashley). Confira: 

A divulgação aconteceu em um evento de comemoração ao Valentine’s Day, data equivalente ao Dia dos Namorados no Brasil. Ao lado da autora dos livros da saga Bridgerton, Julia Quinn, parte do elenco teve a oportunidade de falar sobre a participação na série. 

Para deixar os fãs ainda mais animados, também foi divulgado o primeiro pôster oficial da 2ª temporada. Veja só: 

Bridgerton
Foto: Divulgação/Netflix

A Netflix também revelou a sinopse oficial do novo ano da série. Se liga só:

“A série acompanha o Lord Anthony Bridgerton (Jonathan Bailey), irmão mais velho da família e visconde, enquanto ele busca pela esposa ideal. Impulsionado por seu dever de defender o nome da família, a busca de Anthony por uma debutante que atenda aos seus padrões impossíveis parece malfadada até que Kate Sharma (Simone Ashley) e sua irmã mais nova Edwina Sharma (Charithra Chandran) chegam da Índia. Quando Anthony começa a cortejar Edwina, Kate descobre as verdadeiras intenções dele – um amor verdadeiro não estava no topo de suas prioridades – e decide fazer tudo o que pode para interromper esta união. Mas, ao fazer isso, as lutas verbais de Kate e Anthony apenas os aproximam, complicando a situação para ambos os lados. Do outro lado da Grosvenor Square, os Featheringtons dão as boas-vindas ao mais novo herdeiro de sua propriedade, enquanto Penelope (Nicola Coughlan) continua a navegar pela cidade, mantendo seu segredo mais profundo das pessoas mais próximas a ela.”

A série conta a história de uma família aristocrata inglesa que se vê envolvida em uma rede de luxúria e traições. Neste ano, o enredo ainda conta com a participação de Daphne Basset, que viveu a protagonista Phoebe Dynevor no início da história, mas não mais com Regé-Jean Page, o duque de Hastings.

Também fazem parte do elenco da segunda temporada: Simone Ashley, Charithra Chandran, Nicola Coughlan, Adjoa Andoh, Lorraine Ashbourne, Harriet Cains, Bessie Carter, Shelley Conn, Ruth Gemmell, Florence Hunt, Martins Imhangbe, Claudia Jessie, Calam Lynch, Luke Newton, Golda Rosheuvel, Luke Thompson, Will Tilston, Polly Walker, Rupert Young e Julie Andrews como a voz de Lady Whistledown.

Em 2020, Bridgerton foi o maior lançamento original da Netflix, com 82 milhões de contas assistindo à trama nas primeiras quatro semanas. Atualmente, a atração é a segunda mais vista da gigante do streaming, atrás apenas do fenômeno sul-coreano "Round 6".

Adaptado a partir da franquia literária escrita por Julia Quinn, os novos episódios de “Bridgerton” chegam à Netflix em 25 de março. A série é uma produção da Netflix e da Shondaland, com produção executiva da Shonda Rhimes, Betsy Beers e Chris Van Dusen, que também é criador e showrunner da série.

Vale ressaltar que a plataforma já anunciou a renovação da trama para pelo menos mais duas temporadas, além da produção de um spin-off com foco na Rainha Charlotte, que também acompanhará as jovens Violet Bridgerton e Lady Danbury. 

The post Netflix divulga teaser da 2º temporada de "Bridgerton"; assista appeared first on Gizmodo Brasil.

Centenas de pássaros caem mortos no México, assista

Posted: 15 Feb 2022 08:20 AM PST

Pássaros mortos

O ano de 2022 não está para brincadeira. No último mês, milhares de aves invadiram um supermercado nos EUA, com algumas pessoas comparando a situação à chegada do apocalipse. Agora, centenas de pássaros caíram mortos na cidade de Chihuahua, no norte do México, aludindo mais uma vez ao fim do mundo.

O episódio ocorreu na manhã do dia 7 de fevereiro. Imagens registradas por uma câmera de segurança mostram uma nuvem preta de pássaros vindo abaixo. Em seguida, algumas aves levantam voo novamente, enquanto outras permanecem imóveis no chão. Confira:

Os pássaros pertencem à espécie graúna-de-cabeça-amarela (Xanthocephalus xanthocephalus), que migra durante o inverno do Canadá para o México. Mas um ocorrido desta proporção nunca havia sido registrado na região.

De primeira, o jornal local El Heraldo de Chihuahua chegou a sugerir os altos níveis de poluição –impulsionados pelo uso de aquecedores a lenha, agroquímicos e clima frio da área– como causa do problema. Outra hipótese é que os pássaros teriam sido eletrocutados enquanto descansavam em cabos de energia.

Mas cientistas do Reino Unido sugerem uma terceira possibilidade. Em entrevista ao jornal The Guardian, o ecologista britânico Richard Broughton disse que uma ave predadora pode ter causado o incidente. 

Ela teria feito os pássaros girarem de forma desnorteada no céu durante a fuga e, como esses animais andam em bandos, aqueles que estavam voando mais alto foram caindo sobre seus companheiros, criando esse efeito dominó. 

Não seria a primeira vez que isso acontece. Em 2020, centenas de pássaros foram encontrados mortos em uma estrada no País de Gales. Mais tarde, a morte dos animais também foi atribuída a um predador não identificado.

The post Centenas de pássaros caem mortos no México, assista appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário