sábado, 2 de julho de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Brasileira conta como foi feita primeira imagem de buraco negro da Via Láctea

Posted: 02 Jul 2022 03:45 PM PDT

Texto: Marcos Pivetta, da Revista Pesquisa FAPESP

Em 12 de maio, uma imagem do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea foi divulgada pelo Telescópio Horizonte de Eventos (EHT), uma colaboração internacional que reúne mais de 300 pesquisadores. Essa foi a segunda imagem direta obtida de um desses objetos extremamente densos e misteriosos, que atraem e sugam, por ação da gravidade, toda a matéria, inclusive a luz, situada a uma certa distância de seu interior. A primeira tinha vindo a público em abril de 2019, quando a mesma equipe do EHT publicou um flagrante do buraco negro situado no centro da Messier 87 (M87), uma galáxia gigante distante 55 milhões de anos-luz da Terra.

Membro do EHT, a astrofísica brasileira Lia Medeiros, de 31 anos, que faz estágio de pós-doutorado no Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos Estados Unidos, participou de ambos os trabalhos. Desde o início de 2020, a pesquisadora é uma das duas coordenadoras do grupo dentro do EHT que estuda a física gravitacional dos buracos negros, baseada essencialmente na teoria da relatividade geral de Albert Einstein (1879-1955). A divulgação da imagem de Sagitário A* (lê-se Sagitário A-estrela), nome do buraco negro no centro de nossa galáxia, foi acompanhada da publicação de seis artigos científicos em uma edição especial do periódico Astrophysical Journal Letters. Medeiros foi uma das líderes do grupo que redigiu um dos papers. "Os buracos negros são um laboratório para se testar a gravidade proposta por Einstein", comenta essa carioca que vive nos Estados Unidos desde criança.

Nos dois casos, os retratos cósmicos foram produzidos pelo processamento e interpretação de dados observacionais captados por uma rede de radiotelescópios terrestres situados em diferentes partes do globo. Por definição, buracos negros não emitem luz, mas seu entorno "brilha" em certos comprimentos das ondas de rádio. As chamadas imagens diretas do estranho objeto situado no coração das duas galáxias mostram, na verdade, a sombra do buraco negro, uma região central escura, envolta por um anel de matéria, de gás quente, artificialmente colorizado em tons alaranjados.

Até agora, as imagens da sombra dos dois buracos negros confirmam as ideias propostas pelo físico alemão. É o que explica Medeiros em entrevista concedida por aplicativo de vídeo enquanto retornava de carro, como passageira, de Washington para Princeton em 13 de maio. Na véspera, ela e colegas do EHT tinham sido convocados pela National Science Foundation (NSF) para participar na capital norte-americana de um evento público, transmitido pela internet, em que responderam perguntas sobre a imagem de Sagitário A*.

Como é o processo de obtenção de imagem de um buraco negro?

Usamos uma técnica chamada interferometria, que combina os dados observacionais obtidos por diferentes radiotelescópios e possibilita a obtenção de imagens com maior resolução. Quanto maior a distância entre os telescópios da rede, maior a resolução da imagem obtida. Não construímos uma rede de telescópios. Usamos os que já existiam, fizemos modificações neles e instalamos câmeras novas para que pudessem trabalhar em conjunto. Dessa forma, criamos um radiotelescópio virtual quase do tamanho da Terra.

Quantos telescópios foram usados nas observações?

Em 2017, o EHT observou os buracos negros da M87 e de Sagitário A* com oito radiotelescópios, dois no Chile, dois no Havaí, um no Arizona [estado norte-americano], um no México, um na Espanha e um na Antártida. Formamos pares de telescópios que operam de forma sincronizada e cada dupla observa um ponto no espaço e obtém um pedaço da informação. Depois juntamos todos os pedaços, com o emprego de algoritmos e softwares, e obtemos uma imagem. Observamos em um comprimento de onda de rádio bem pequeno, de 1,3 milímetro (mm), maior do que o da luz visível. A partir da diferença de tempo com que essas ondas chegam em cada par de telescópios, conseguimos calcular, de forma muito precisa, de onde elas vieram. É algo parecido com o funcionamento do sistema de GPS, que registra o tempo que um sinal emitido por satélites no espaço demora para chegar à Terra e o utiliza para calcular, por exemplo, a localização de um celular.

As imagens dos buracos negros na M87 e na Via Láctea confirmam as previsões da relatividade geral

Mas como a montanha de dados obtida nas observações é usada para produzir uma imagem?
É algo muito mais complicado do que simplesmente ter uma câmera apontada para o espaço e fazer uma imagem de um objeto. Temos de realizar muitos cálculos para construir uma imagem a partir dos dados coletados nos telescópios, que estão instalados em montanhas altas para não serem afetados pelo vapor-d'água da atmosfera. Ondas de rádio de 1,3 mm interagem com a água. Gravamos todos os dados referentes a cada onda de rádio observada. Não só de onde a onda veio, mas também a hora exata de sua emissão, tudo com muita precisão. Os telescópios têm relógios atômicos extremamente precisos. Cada par de telescópios registra um pedacinho da informação sobre a imagem.

Por quanto tempo os dois buracos negros foram observados?

Cada buraco negro foi observado por cerca de 12 horas durante uma semana de abril de 2017. Fizemos várias observações nessa semana. Alguns dados foram obtidos no começo do tempo de observação, outros no final. Cada ponto da imagem foi acompanhado por dois telescópios simultaneamente. A localização geográfica determina o que cada telescópico consegue observar. Não é possível ver todas as áreas do espaço o tempo todo a partir de todos os lugares da Terra. Para a imagem de Sagitário A*, o telescópio no polo Sul foi muito importante. Ele consegue observar esse buraco negro quase o tempo todo.

Por que as imagens demoraram anos para ser produzidas após as observações terem sido realizadas?

O acesso aos dados e seu processamento é muito complicado. Cada telescópio guarda toda a informação de cada onda de rádio que conseguiu detectar em discos rígidos. Esses dados chegam a algo como 3,5 petabytes e equivalem a mais ou menos 100 milhões de vídeos de uma rede social como o TikTok. Não há como transmitir essa quantidade de dados pela internet. Os discos rígidos de cada um dos oito telescópios têm de ser transportados por avião, em grandes caixas, para centros de computação e análise de dois lugares, Bonn, na Alemanha, e Boston, nos Estados Unidos. Nesses centros, os dados são correlacionados e as observações de um telescópio sincronizadas com as dos outros. Depois tem início o trabalho de processamento dos dados para gerar as imagens. Outra dificuldade é que não temos dados sobre todos os pontos do espaço que gostaríamos de ter para construir a imagem dos buracos negros.

Como assim?

Em muitos lugares da Terra, não temos telescópios. Portanto, não conseguimos observar algumas áreas do buraco negro. Nossa informação é incompleta. Baseados nas nossas simulações computacionais e nos dados que temos, tentamos prever como são essas áreas sem informação. É como tentar tocar uma música em um piano com algumas teclas faltando. Não é possível saber exatamente como seria a música e como as teclas em falta seriam usadas para tocá-la. Mas, com as informações disponíveis, é possível tentar adivinhar a música. Então, no final do nosso trabalho, geramos milhares de imagens do mesmo buraco negro que são tecnicamente compatíveis e consistentes com os nossos dados observacionais. Tanto no caso do buraco negro da M87 como no do Sagitário A*, o que divulgamos é uma espécie de imagem média de todas as nossas reconstruções, a versão mais compatível com nossos dados e a teoria.

A imagem de Sagitário A* demorou três anos a mais para ser divulgada do que a do buraco negro da M87. Isso quer dizer que ela foi mais difícil de ser obtida?

Sim, foi mais complicado. O buraco negro está no centro da Via Láctea e a Terra está em um dos braços da galáxia, uma posição que atrapalha nosso campo de visão. As ondas de rádio que observamos têm de atravessar a galáxia e são afetadas por campos magnéticos gerados pela matéria ionizada [com cargas elétricas] da Via Láctea. Além disso, por ser muito menor do que o buraco da M87, os contornos de Sagitário A* aparecem para nós como mais instáveis. O brilho e o padrão de distribuição do gás em torno de Sagitário A* mudam muito mais rapidamente. Na M87, o gás do anel demora dias ou semanas para completar uma órbita em torno do buraco negro. Na Via Láctea, isso ocorre em poucos minutos. É como tentar obter uma imagem nítida de um objeto em constante movimento.

Aparecem três pontos mais luminosos no anel em torno de Sagitário A*. O que eles querem dizer?

Não acreditamos que esses pontos existam de fato. Não devemos gastar tempo tentando entendê-los. Eles devem ser um efeito dos instrumentos usados nas observações e dos algoritmos computacionais empregados para gerar a imagem. Produzimos outras versões da imagem do buraco negro, que também são consistentes com os nossos dados, mas que apresentam esses pontos distribuídos de outra forma pelo anel. Ou seja, sua existência é incerta. Sobre o buraco negro no centro da Via Láctea, temos confiança que ele tem um anel – conseguimos medir seu diâmetro e espessura – e uma região escura no centro desse anel. Conseguimos comparar a intensidade da região escura com a do anel em si. Essas são as estruturas do buraco negro em que acreditamos. A imagem de Sagitário A* é bem parecida com a do buraco negro da M87. A única diferença é que o brilho na parte sul do anel da M87 é mais intenso do que no norte. Essa distinção deve ser real.

Colaboração EHTImagens divulgadas pela colaboração EHT dos dois buracos no centro de galáxias, o da M87 (à esq.) e o da Via LácteaColaboração EHT

O que essa diferença de brilho pode significar?

Quando um disco de matéria rodeia um buraco negro, ocorre um efeito relativístico denominado doppler beaming. A matéria que se movimenta no sentido do observador em velocidades próximas à da luz aparece como mais brilhante e a que está no lado oposto como menos intensa. Esse efeito muda o comprimento e a intensidade da luz. É isso que vemos na imagem do buraco negro da M87.

Qual é o seu trabalho dentro do EHT?

A colaboração é dividida em grupos de estudos, que focam em áreas diferentes, como produzir as imagens dos buracos negros ou fazer as simulações teóricas desses objetos. Já participei da maior parte dos grupos de pesquisa, especialmente do de simulações. No meu doutorado, fiz simulações de como a matéria em torno de um buraco negro poderia cair nele e as usei para prever como poderia ser Sagitário A*. Em 2019, quando divulgamos a imagem da M87, não havia um grupo dedicado a testar a teoria da gravidade de Einstein, a relatividade geral. Em janeiro de 2020, comecei a coordenar esse grupo ao lado de um colega do projeto. Cada grupo tem dois ou três coordenadores.

Por que a imagem dos dois buracos está em conformidade com a relatividade geral?

Para Einstein, a gravidade é uma curvatura do espaço-tempo, causada pela distribuição desigual de matéria. A teoria prevê a existência e as características de um buraco negro, em especial sua geometria, que seria muito específica. A geometria do buraco negro é calculada pela métrica de Kerr, que é uma solução das equações de campo da relatividade geral. O formato do anel nas imagens de buraco negro contém muita informação sobre a buraco negro em si. Medindo o tamanho do anel, sabemos se o buraco negro apresenta a geometria de Kerr. Nos dois casos, na M87 e na Via Láctea, as imagens confirmam a teoria. Foi muito importante testar a relatividade em buracos negros com massas diferentes, em regimes de força gravitacional muito forte, perto do horizonte de eventos [região no entorno do buraco negro a partir da qual a matéria é atraída]. A massa de Sagitário A*, que dista 27 mil anos-luz, equivale a cerca de 4 milhões de sóis. O buraco negro da M87 está 2 mil vezes mais longe, mas sua massa é 1.500 vezes maior: equivalente à de 6,5 bilhões de estrelas como o Sol.

Como surgiu seu interesse por estudar astrofísica?

Nasci no Rio de Janeiro e passei a maior parte da minha infância morando em várias cidades do Brasil e alguns anos em Cambridge, no Reino Unido. Aprendi português e inglês e ficava alternando entre as duas línguas. Ainda criança, passei a morar nos Estados Unidos. Então, desde pequena, percebi que a matemática era a mesma em todos os países. Resolvi focar nela. Sabia que ela seria sempre a mesma independentemente de onde eu estivesse. Era algo fundamental e universal.

E por que decidiu pela pesquisa sobre buracos negros?

Com 16 ou 17 anos, já estudava cálculo, física e astronomia no ensino médio na Califórnia e me dei conta de que a matemática era a linguagem não só para descrever, mas também para prever o Universo. Para mim, o buraco negro é o melhor exemplo disso. Fiquei fascinada quando descobri que esse fenômeno mexeria com o tempo, dilatando-o. E quis aprender mais sobre isso. Estudei física e astrofísica na Universidade da Califórnia em Berkeley e depois fiz mestrado e doutorado em física teórica na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara. Ainda durante o doutorado, depois que terminei as aulas em Santa Bárbara, passei três anos no Steward Observatory, da Universidade do Arizona, e um na Black Hole Initiative, da Universidade Harvard. Em seguida, com uma bolsa de pós-douto-rado da NSF, fui para o Instituto de Estudos Avançados [o último local em que Einstein trabalhou].

Há outros brasileiros no EHT?

Que eu saiba, não. Conheço muitos astrônomos brasileiros, amigos e colegas. Dei palestras no Brasil em 2019 e passo sempre férias aí com minha família. Mas nunca trabalhei com a comunidade científica brasileira. Tenho muito interesse em fazer isso algum dia.

*Texto originalmente publicado na Revista Agência Fapesp

The post Brasileira conta como foi feita primeira imagem de buraco negro da Via Láctea appeared first on Gizmodo Brasil.

Escultura de 1.470 anos é encontrada em Chan Chan, no Peru

Posted: 02 Jul 2022 01:45 PM PDT

Escultura Peru

Arqueólogos ligados ao Ministério da Cultura do Peru encontraram no país uma escultura de madeira com idade estimada entre 850 e 1.470 anos. A peça, achada na cidade pré-hispânica de Chan Chan, remete ao período inicial da cultura chimu. 

O boneco mede 47 centímetros de comprimento por 16 centímetros de largura. Pesquisadores sugerem que a figura representa um carregador – pessoa que levava objetos sagrados no passado. 

No rosto da estatueta, apenas o nariz se destaca. O resto é plano, e pintado de vermelho. Os olhos e orelhas também se diferenciam pela presença de resina preta no interior, que parece ter sido utilizada para fixar placas de madrepérola — produzida por alguns moluscos. 

Torso, braços e mãos do boneco também receberam tinta vermelha, com algumas manchas circulares escuras sendo vistas no peito. Ele tem ainda um tipo de chapéu no formato de trapézio, decorado com sete faixas verticais – design que combina com o que aparece em sua saia. 

Além da figura, os arqueólogos também desenterraram no local sementes de nectandra (planta com propriedades medicinais), algumas com fios dentro, sugerindo que foram utilizadas na composição de um colar. Uma pequena bolsa com fios marrons e brancos também foi recuperada próxima a escultura.

A cidade de Chan Chan é conhecida por ser a maior do mundo construída unicamente com tijolos de barro. Janie Gómez, Vice-Ministra do Patrimônio Cultural e Indústrias Culturais do Peru, disse em comunicado que “o país poderia viver muito bem apenas da valorização dos seus monumentos (arqueológicos). Temos quantidade e variedade de sítios com características excepcionais”.

The post Escultura de 1.470 anos é encontrada em Chan Chan, no Peru appeared first on Gizmodo Brasil.

Guerra da Ucrânia: empresas anunciam saída, mas seguem na Rússia

Posted: 02 Jul 2022 11:45 AM PDT

Guerra da Ucrânia: empresas anunciam saída, mas seguem na Rússia

Um relatório divulgado pela agência Moral Rating apontou que boa parte das empresas multinacionais que prometeram deixar a Rússia, devido à Guerra na Ucrânia, ainda estão ativas no país.

A Moral Rating é uma organização criada após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro, e tem como membros ucranianos, britânicos, americanos, chineses, coreanos, lituanos, malgaxes (da ilha de Madagascar), russos, turcos e cingapurianos. O objetivo do grupo é justamente monitorar o comportamento moral das empresas em relação à guerra na Ucrânia.

Entre as 114 empresas analisadas, o relatório apontou que apenas sete empresas (6% do total) saíram totalmente da Rússia após o início da guerra. São elas: Alphabet (controladora do Google), Amazon, BMW Group, Deutsche Telekom, Honda Motor, Sysco e Valero Energy.

Por outro lado, 63 empresas (55%) adotaram um meio-termo, suspendendo apenas parte das atividades russas, mas não encerrando completamente as operações. "Muitos deles afirmam que cortaram os laços com a Rússia, mas, na verdade, continuam com algumas atividades ou não cumprem as promessas", disse o grupo.

As 44 multinacionais restantes (39%) – que atuavam na Rússia no momento da invasão da Ucrânia –, não fizeram nenhum anúncio oficial sobre uma potencial retirada por conta da guerra. Boa parte dessas empresas são de origem chinesa.

“Lavagem moral” em prol da Ucrânia

O relatório criticou o fato de as empresas ainda manterem prédios e funcionários na Rússia, como uma forma de agilizar uma possível reentrada no mercado em um potencial momento de pós-guerra. A atitude foi chamada de "lavagem moral", indicando que as empresas só anunciaram a retirada "voluntária" do país após pressão popular, incluindo de funcionários, clientes e investidores.

Entre as empresas que mantêm alguma operação em solo russo, possuem ativos locais ou não divulgaram um prazo para a suspensão completa das atividades estão grandes multinacionais, muitas delas de tecnologia, como Apple, Meta, Microsoft, Dell, LG, Intel, Samsung, Sony, entre outras.

A Moral Rating cita algumas exceções (ou "brechas"), como a Nestlé e a PepsiCo que continuam a vender leite na Rússia por questões "humanitárias"; ou a Microsoft que está "apoiando escolas e hospitais" do país agressor.

No caso da Apple, o relatório lembra que a empresa foi aplaudida em março, quando interrompeu a venda de produtos e desativou a Apple Pay na Rússia. Porém, a empresa da maçã teria omitido a informação que ainda estava importando ouro, tungstênio e tântalo de mineradoras russas para fabricar seus produtos. Em resposta ao site Fast Company, a Apple afirma que não estava importando mais esses metais da Rússia.

"Evitando os holofotes, eles podem manter seus clientes e acionistas no escuro, enquanto continuam ganhando com a Rússia e enquanto o regime de Putin se beneficia do outro lado da transação", disse Mark Dixon, fundador da agência Moral Rating.

 

The post Guerra da Ucrânia: empresas anunciam saída, mas seguem na Rússia appeared first on Gizmodo Brasil.

“Paper Girls”, o concorrente da Amazon de “Stranger Things”, lança 1º trailer

Posted: 02 Jul 2022 09:45 AM PDT

Paper Girls

O Volume 2 da 4ª temporada de “Stranger Things" chegou com tudo nesta sexta-feira (1º) na Netflix. Quase ao mesmo tempo, a Amazon Prime Video está anunciando uma produção à altura da concorrente. Trata-se da série "Paper Girls", baseada na história em quadrinhos do mesmo nome, de Brian K. Vaughan. 

E claro, a Prime Video não perdeu tempo e soltou o 1º trailer inédito de "Paper Girls”. A prévia mostra a reação das personagens de Riley Lai Nelet, Sofia Rosinsky, Camryn Jones e Fina Strazza ao descobrirem que, acidentalmente, viajaram no tempo (isso te lembra alguma coisa?). 

Segundo a sinopse oficial:

"É o dia depois do Halloween em 1988, quando quatro jovens amigas acidentalmente tropeçam em uma batalha intergaláctica e se vêem inexplicavelmente transportadas para o ano de 2019. para encontrar um caminho de volta ao passado enquanto salva o mundo do futuro".

Confira o trailer:

A primeira temporada de "Paper Girls" terá oito episódios e chega ao Prime Vídeo em 29 de julho. A série já teve também algumas imagens divulgadas pelo perfil da produção. Se liga só:

Mas o que Paper Girls tem a ver com "Stranger Things"? Criada por Stephany Folsom ("Toy Story 4"), segundo a sinopse oficial divulgada, a série contará a história de quatro meninas de 12 anos —Erin, Mac, Tiffany e KJ— que são entregadoras de jornal.

Na manhã seguinte ao Halloween de 1988, as garotas saem para fazerem suas entregas quando algo inesperado acontece e elas vão parar no futuro. 

Com isso, as protagonistas precisarão encontrar uma maneira de voltarem para a casa (no passado), e consequentemente têm de lidar com suas versões adultas. Além disso, as entregadoras serão perseguidas por uma facção militante de viajantes do tempo, chamada de Old Watch. (Outra coincidência?)

Presas em um conflito entre facções viajantes do tempo, elas são enviadas através do tempo numa aventura para salvar o mundo. À medida que quebram as barreiras entre o passado, presente e o futuro, elas encontram versões futuras de si mesmas que precisam lidar com a escolha de abraçar ou rejeitar seu destino.

Além disso, a série explora os dramas da adolescência, como a importância do primeiro emprego, descoberta de novas paixões e o valor das amizades verdadeiras.

Não é à toa que a nova série da Amazon está sendo chamada de “versão feminina de Stranger Things”, por se passar na década de 1980, ter protagonistas mulheres e mesclar viagem no tempo, mistérios sobrenaturais e amigos que andam de bicicletas.

Será que teremos um concorrente direto, que possa desbancar o sucesso de "Stranger Things"? A produção tem tudo para agradar fãs de aventuras, sci-fi, viagens no tempo. O que nos resta é aguardar até o lançamento no final do mês.

The post “Paper Girls”, o concorrente da Amazon de “Stranger Things”, lança 1º trailer appeared first on Gizmodo Brasil.

Quem é quem no museu de cera brasileiro que viralizou nas redes

Posted: 02 Jul 2022 07:45 AM PDT

O que cidades como Nova York, Los Angeles, Londres e Rolândia, município 67 mil habitantes do Paraná, têm em comum? A resposta certa é a seguinte: um museu de cera dedicado a recriar, de forma realista, celebridades do mundo todo.

A versão brasileira mais legal do ultra renomado museu Madame Tussauds, que tem 25 unidades pelo planeta, atende pelo nome de museu Izidoro Armacollo. O lugar conta com uma coleção de estátuas de cera de heróis nacionais e estrelas internacionais. Ayrton Senna, Marilyn Monroe, Martin Luther King. A lista vai longe.

Mas o que chama a atenção, para além do acervo variado, é o tom, digamos, amador das esculturas. Você pode ter uma amostra do que estamos falando no tuíte abaixo.

A usuária do Twitter @mmjubi resolveu compartilhar com seus seguidores as fotos que fez em sua ida ao museu de Rolândia — acompanhadas por comentários honestos sobre a fidelidade das representações. O resultado? Mais de 61,5 mil curtidas na rede social.

Não é a primeira vez que o acervo viraliza. O museu de cera de Rolândia e seu estilo único já ganharam atenção da imprensa e das redes sociais em outras ocasiões. Com uma busca rápida no YouTube, é possível encontrar conteúdos que levam você a um tour pelo seu acervo.

O dono e responsável pelas estátuas é Arlindo Armacollo, de 78 anos. Ele é um empresário, que se dedica ao hobby nas horas vagas. Arlindo já produziu cerca de 24 estátuas em 10 anos, e disse ter dado o museu como “um presente” para a cidade onde nasceu e cresceu.

No início, o artista plástico produzia somente figuras religiosas como um presente para a Igreja Matriz de Rolândia, incluindo figuras como a do Papa João Paulo II e Madre Tereza de Calcutá, logo depois vieram as celebridades.

As esculturas são feitas à mão com cera de abelha temperada com lubrificante e óleo mineral. A pintura é feita com tinta a óleo. Os dentes são próteses compradas de um dentista local. Os olhos são importados, mas as roupas são compradas em lojas de vestuário de Rolândia mesmo. Arlindo Armacollo diz investir cerca de R$ 5.000 para representar cada personalidade.

Aproveitando o retorno do museu de Rolândia aos holofotes, fazemos abaixo um “cara-crachá” das personalidades expostas ali. As fotos são de @mmjubi, via Twitter.

Imagem: Twitter/@mmjubi

Princesa Diana, é você? Vamos combinar: apesar da cara de assustada, a Princesa de Gales continua pomposa. Os olhos azuis não enganam.

Imagem: Twitter/@mmjubi

Chico Xavier, minha gente. Se não fosse pela boina, ficaria quase impossível de identificar. Ou de não confundir com o ator Ney Latorraca.

Imagem: Twitter/@mmjubi

Esta, até os fãs podem ficar na dúvida na hora. Por que será que a atriz americana Marylin Monroe está tão cansada — e tão pálida?

Imagem: Twitter/@mmjubi

Com vocês, ninguém menos que Silvio Santos (ou o Conde Chiquinho Scarpa) e Hebe (com uma boa dose extra de botox, diga-se). O que vale é a intenção, né?

Imagem: Twitter/@mmjubi

Este é para partir o coração das crianças. Kiko, do Chaves, provavelmente chamaria sua mãe e choraria no seu tradicional cantinho se visse essa imagem.

 

Imagem: Twitter/@mmjubi

Falando no universo infantil… o que dizer do Burro, de Shrek? Este está magrinho, tadinho.

Imagem: Twitter/@mmjubi

Roberto Carlos, você não nos engana. Com esse look todo azul, só pode ser você. Te pegamos. Né?

Imagem: Twitter/@mmjubi

E o rei do pop, Michael Jackson? Ele parece ter vivido melhores dias. Mas uma coisa é certa: a escolha pela vestimenta do clipe “Thriller”, aqui, caiu como uma luva. Ou não era pra ser a versão zumbi?

The post Quem é quem no museu de cera brasileiro que viralizou nas redes appeared first on Gizmodo Brasil.

Aproveite a promoção de Julho para adquirir seu Windows 10 Pro por R$62 e os aplicativos Office por R$126!

Posted: 02 Jul 2022 06:05 AM PDT

Super promoção de Julho: Aproveite para obter sua licença vitalícia do Microsoft Windows 10 por R$62 e Office por R$126

Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado.

Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar.

Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição).

Confira todas as ofertas disponíveis:

Windows

Pacote Office

Windows 10 + Pacote Office

Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos

Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos:

1. Escolha o produto desejado

 Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado. Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar. Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição). Confira todas as ofertas disponíveis: Windows Lifetime Microsoft Windows 10 Pro OEM Key GLOBAL por R$75,74 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Pro OEM Key GLOBAL por R$101,49 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 10 Home OEM Key GLOBAL por R$62,29 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Home OEM Key GLOBAL por R$97,50 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Pacote Office Genuine Lifetime Office2021 Professional Plus Key Global por R$ 228,84 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global por R$ 202,41 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2016 Professional Plus Key Global por R$ 126,42 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office Home And Student 2019 Key Global por R$162,96 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global 5PC por R$574.55 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Windows 10 + Pacote Office Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2016 Professional Plus Keys Pack por R$ 184,72 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2019 Professional Plus Keys Pack por R$ 265,71 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos: 1. Escolha o produto desejado 2. Clique no botão

2. Clique no botão "Compre Agora" e quando o produto estiver no carrinho, insira o cupom GIZMODO no campo "código de promoção" e clique em "aplicar".

 Softwares como Windows e Pacote Office são essenciais na entrega de demandas do seu trabalho, demonstrando serem as melhores opções na hora de manter o alto rendimento no trabalho, alavancando sua produtividade e colocando você como destaque no mercado. Conhecendo a necessidade do uso dessas interfaces, a Cdkeysales está com uma oferta especial para o mês de Junho, oferecendo os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos na hora de trabalhar. Quer economizar ainda mais na hora da aquisição? Então utilize o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição). Confira todas as ofertas disponíveis: Windows Lifetime Microsoft Windows 10 Pro OEM Key GLOBAL por R$75,74 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Pro OEM Key GLOBAL por R$101,49 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 10 Home OEM Key GLOBAL por R$62,29 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Microsoft Windows 11 Home OEM Key GLOBAL por R$97,50 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Pacote Office Genuine Lifetime Office2021 Professional Plus Key Global por R$ 228,84 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global por R$ 202,41 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2016 Professional Plus Key Global por R$ 126,42 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office Home And Student 2019 Key Global por R$162,96 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Lifetime Office2019 Professional Plus Key Global 5PC por R$574.55 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Windows 10 + Pacote Office Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2016 Professional Plus Keys Pack por R$ 184,72 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Genuine Lifetime Windows10 PRO + Office2019 Professional Plus Keys Pack por R$ 265,71 (após 30% de desconto utilizando o cupom GIZMODO) Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos: 1. Escolha o produto desejado 2. Clique no botão

3. Para ativar a licença do Windows 10, acesse as configurações do Windows, selecione na categoria "Ativação" e clique no botão "Alterar chave do produto". Uma janela será aberta para você inserir o código de ativação que acabou de comprar.

Além dessa mega promoção, a Bzfuture.com também está oferecendo descontos de até 15% off na utilização do cupom de descontos GIZMODO.

Confira alguns produtos vigentes à utilização do cupom:

Confira também outros produtos.

Conheça a Cdkeysales

A Cdkeysales é uma plataforma profissional que, há mais de 10 anos, comercializa as melhores chaves digitais para jogos, programas e softwares. Com um atendimento ao consumidor personalizado a qualquer hora do dia, a empresa se destaca pelos preços competitivos e também pela variedade nas formas de pagamento, que incluem cartões de crédito, PayPal, Paymentwall e, inclusive, Bitcoins.

****

ATENÇÃO: Este conteúdo é patrocinado. Portanto, o Gizmodo Brasil não se responsabiliza pelas informações passadas ou compras realizadas através dos links. Os produtos e as promoções são inteiramente responsabilidade da Cdkeysales.

The post Aproveite a promoção de Julho para adquirir seu Windows 10 Pro por R$62 e os aplicativos Office por R$126! appeared first on Gizmodo Brasil.

Veja como resgatar grátis a “Patroa”, personagem de Anitta, no Free Fire

Posted: 02 Jul 2022 05:45 AM PDT

Anitta/Free Fire

A "Patroa" poderá ser resgatada gratuitamente no Free Fire neste dia 2 de julho. A personagem da cantora Anitta é fruto de uma parceria entre a Garena e a cantora brasileira.

Para resgatar a personagem basta logar no jogo de sábado. No canto superior direito do lobby, há um botão brilhante, que, se acionado, mostra todas as informações e eventos relacionados à Anitta no game. Nesta tela é possível visualizar o botão "coletar", para adicionar a Patroa gratuitamente ao seu inventário.

Além da personagem, a parceria rendeu a música "Tropa", que conta com a contribuição do cantor Luck Muzik, composta exclusivamente para o game com direito a clipe temático com várias referências diretas ao game.

Confira a música “Tropa” no link abaixo:

Free Fire é um battle royale de tiro que fez sua estreia em 2017, inicialmente no sistema iOS. O game fez muito sucesso por ser executável até mesmo nos smartphones que não possuem hardware poderoso.

Isso é possível porque o game faz alguns ajustes gráficos que se adequam as especificações do aparelho para rodar com o melhor desempenho possível. Isso fez do game um dos títulos mais acessíveis dos últimos anos, conquistando uma legião de adeptos, que resultou até mesmo na criação de uma liga nacional de Free Fire.

Confira mais notícias do mundo dos games:

Anitta lança clipe de "Tropa", estrelado por sua personagem no Free Fire

Halo, Fifa 22, Minecraft: games para Xbox e PS5 com desconto na Amazon

"Crash Bandicoot 4" e mais: confira os games grátis de julho da PS Plus

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Veja como resgatar grátis a "Patroa", personagem de Anitta, no Free Fire appeared first on Gizmodo Brasil.

Vazam os preços do novo iPhone 14 Pro; sim, serão mais caros

Posted: 01 Jul 2022 04:05 PM PDT

Vazam os preços do novo iPhone 14 Pro; sim, serão mais caros

Novos rumores indicam que a Apple deverá lançar a nova linha do iPhone 14 com valores mais salgados do que os praticados no ano passado. A informação é do “informante”,  conhecido  como Anthony, por meio do Twitter.

O iPhone 14 Pro deverá chegar às lojas custando US$ 1.099. Para comparação, o iPhone 13 Pro foi lançado no ano passado com preço sugerido de US$ 999.

Já o iPhone 14 Pro Max sairá por US$ 1.199, ante os US$ 1.099 do iPhone 13 Pro Max.

Segundo Anthony, os novos aparelhos Pro e Pro Max terão telas de 6,1 e 6,7 polegadas respectivamente, 8GB de RAM, armazenamento de até 1TB e baterias de 3.200 a 4.323 mAh. Eles rodarão o novo chip A16 Bionic, trarão a tecnologia "display sempre ativo", câmera de 48 megapixels, além do iOS 16.

A expectativa é que os novos aparelhos da Apple sejam lançados em um evento no próximo mês de setembro.

iPhone fica mais caro no Japão

Nesta sexta-feira (1), a Apple aumentou em até 25% os preços de vários produtos no Japão, incluindo iPhones, iPads e Apple Watches. No mês passado, a empresa já tinha aumentado o valor dos Macs em mais de 10%, após o lançamento do M2 MacBook Pro.

O iPhone SE com armazenamento de 64GB está saindo agora 37 dólares mais caro, sendo vendido a cerca de US$ 464. Já o iPhone 13 Pro, de 128 GB, aumentou em cerca de 162 dólares, saindo por US$ 1.069.

Segundo o Macrumors, essa elevação de preços no Japão se deve a uma desvalorização da moeda iene, assim como uma maior diferença entre as taxas de juros praticadas entre o Japão e os Estados Unidos.

The post Vazam os preços do novo iPhone 14 Pro; sim, serão mais caros appeared first on Gizmodo Brasil.

Ferrari 296 GTB: veículo híbrido da montadora italiana pode ser carregado na tomada

Posted: 01 Jul 2022 03:38 PM PDT

ferrari

Que tal abastecer a sua Ferrari na tomada? Nesta semana, a montadora italiana apresentou ao Brasil seu novo carro híbrido: o 296 GTB.

O modelo esportivo pode chegar de 0 a 100 Km/h em 2,9 segundos, e tem velocidade máxima de 330 Km/h. Tudo isso é garantido por dois motores: um à combustão tem 663 cv — e um elétrico, de 167 cv.

Quando completamente carregado, o 296 GTB é capaz de rodar até 25 Km no modo 100% elétrico.

A produção do carro é feita sob encomenda, e as pré-vendas já foram iniciadas. Além disso, as entregas dos primeiros modelos em solo brasileiro devem ocorrer em meados de dezembro.

Embora o veículo tenha sido apresentado e as pré-vendas iniciadas, a Ferrari ainda não divulgou nenhum detalhe sobre o preço do 296 GTB, que deve ultrapassar facilmente a casa dos R$ 5 milhões.

Os novos veículos híbridos estão desmistificando o pensamento de que carros elétricos não são potentes. Essa tendência começou com a Tesla, chefiada pelo bilionário Elon Musk, que apostou e, carros esportivos totalmente elétricos, mas capazes de atingir altas velocidades em pouquíssimo tempo.

A indústria automotiva busca meios de diminuir as emissões de poluentes e de seduzir novos consumidores, mais modernos e engajados na causa ambiental. No entanto, estes veículos ainda não são muito populares, sobretudo em países em desenvolvimento, como o Brasil. Por aqui, tanto os híbridos 100% elétricos estão bem longe de terem preços acessíveis.

Assine a newsletter do Gizmodo

Outros fatorem que podem explicar a falta de popularidade desse modelos é a ausência de empresas que fabricam carros do tipo no Brasil e a baixa oferta de elétricos das marcas que já estão presentes no país.

Mas, uma coisa é certa: este é um mercado que deve viver uma expansão nos próximos anos. Prova disso, como você viu aqui no Gizmodo Brasil, é a criação do primeiro eletroposto, em São Paulo, e o investimento de marcas como a Wolkswagen — que deve ultrapassar a Tesla e se tornar a maior do mundo no segmento de elétricos já em 2024.

 

The post Ferrari 296 GTB: veículo híbrido da montadora italiana pode ser carregado na tomada appeared first on Gizmodo Brasil.

Celular no silencioso pode aumentar dependência do aparelho, diz estudo

Posted: 01 Jul 2022 03:06 PM PDT

Na busca de uma relação mais saudável com o celular, muitas pessoas adotam a estratégia de colocar o aparelho no silencioso. Só que essa parece não ser uma boa escolha. Pesquisadores da Penn State University, nos Estados Unidos, constataram que o efeito pode ser contrário.

O estudo utilizou 138 usuários de telefone para fechar um relatório. Resultado: TODOS participantes passaram a checar mais vezes as notificações do aparelho.

Antres, em média, eles olhavam as notificações 53 vezes ao dia. Com o alerta desligado, passaram 98 vezes.

Os pesquisadores ainda fizeram um teste para avaliar se os participantes se encontravam na síndrome chamada “Fear of Missing Out” ( FOMO), associada ao sentimento de ansiedade por estar de fora dos acontecimentos.

A síndrome se caracteriza por uma necessidade constante de saber o que outras pessoas estão fazendo, que impactam fortemente as atividades de vida diária, assim como a produtividade no trabalho.

Pessoas que têm FOMO acabam, por isso, tendo uma necessidade constante em se atualizar nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter ou Youtube, mesmo em horários inadequados.

No experimento, os que possuem um nível alto da FOMO checaram 120 vezes assim que as notificações foram silenciadas.

Mas nem tudo é má notícia: os pesquisadores também relatam no estudo que esse comportamento pode não ser permanente. A longo prazo o uso pode diminuir com os alertas desligados. Mas não recomendam a mudança brusca de hábito. Tem que ser uma transição paulatina.

 

The post Celular no silencioso pode aumentar dependência do aparelho, diz estudo appeared first on Gizmodo Brasil.

Veja quem é o fotógrafo brasileiro que clicou Beyoncé para Vogue britânica

Posted: 01 Jul 2022 02:39 PM PDT

Rafael Pavarotti

Fãs da Beyoncé que clamavam por novos projetos da cantora estão em êxtase desde o anúncio do álbum "Renaissance". Além de liberar a canção "Break My Soul", Beyoncé estampou a capa da Vogue britânica do mês de julho, apresentando sua estética mais recente. Para os brasileiros, a sessão tem um tom ainda mais especial: quem fotografou Bey para a revista, afinal, foi o paraense Rafael Pavarotti.

O artista fez a sessão de fotos em abril deste ano, em Los Angeles, Estados Unidos. Com composições vibrantes, o ensaio de Beyoncé é uma parceria da Rafael com o editor de moda britânico-gambiano Ibrahim Kamara, marcado por cores fortes e representatividade negra. Confira o resultado:

Rafael Pavarotti nasceu em Belém, em 1993, e saiu de casa ainda aos 16 anos. Pavarotti fez seu nome ao fotografar pessoas não-brancas para grandes veículos de moda do mundo. Atualmente, o artista vive em Londres.

Como destaca a página oficial do fotógrafo, ele vem assinando trabalhos com grifes internacionais, entre elas Dior e Dries Van Noten, além de revistas internacionais, como iD e Daze. O paraense está entre os 50 jovens talentos homenageados no Fashion Awards 2020 e foi nomeado em 2019 como um dos criativos mais indicadores do mundo pela British Fashion Council. 

Pavarotti tem um portfólio invejável, com direito a fotos estreladas por nomes como Harry Styles e Rihanna, para a revista Dazed, e a atriz Simone Ashley, para um editorial de moda da Vogue. Foi ele também o responsável pela capa histórica da Vogue com modelos como Adut Akech Bior, Amar Akway e Janet Jumbo. Rafael também realizou trabalhos nacionais recentes, quando fotografou Isabeli Fontana para a capa da Vogue Brasil em 2020.

O brasileiro costuma compartilhar seus trabalhos em seu perfil no Instagram, que usa como oportunidade para dar representatividade à cultura negra.

The post Veja quem é o fotógrafo brasileiro que clicou Beyoncé para Vogue britânica appeared first on Gizmodo Brasil.

Seis meses no espaço equivalem a 10 anos de perda muscular na Terra

Posted: 01 Jul 2022 02:12 PM PDT

Perda muscular espaço

Em viagens espaciais, os astronautas não precisam sustentar o próprio corpo. Eles ficam sob influência da microgravidade, flutuando pelos espaços. As pernas, principalmente, tornam-se desnecessárias nesse ambiente. 

Apesar de a situação parecer bastante divertida, ela é também perigosa para a saúde. De acordo com um novo estudo publicado na revista Scientific Reports, basta uma estadia de seis meses no espaço para que os músculos dos astronautas envelheçam o equivalente a dez anos na Terra. 

A perda de músculos foi observada por cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá. A equipe acompanhou 17 astronautas, que passaram entre quatro e sete meses na Estação Espacial Internacional (ISS). 

Todos os participantes foram submetidos a exames de imagem dos pulsos e tornozelos antes do voo, no momento do retorno, seis meses após o retorno e um ano após o retorno. 

E lá estava o resultado: aqueles que passaram um semestre ou mais no espaço tiveram perda óssea permanente na tíbia – o maior e mais importante osso da perna. Por outro lado, não foram observadas mudanças significativas nos ossos do braço.

Em entrevista ao The Guardian, Steven Boyd, um dos autores do estudo, comparou os ossos do corpo humano à Torre Eiffel. De acordo com ele, algumas hastes de metal que seguram a estrutura se perdem e nunca mais são recuperadas. Para compensar, outras engrossam. 

A perda muscular é bastante preocupante se forem considerados os planos da NASA de lançar astronautas ao espaço profundo. Uma simulação feita em 2020 sugere que, em um voo espacial de três anos para Marte, 33% dos astronautas correriam risco de desenvolver osteoporose (perda progressiva de massa óssea).

Por enquanto, os pesquisadores recomendam o aumento da quantidade de exercícios com peso feitos por astronautas no espaço. Enquanto isso, a equipe deve continuar investigando para entender se a perda muscular tem um limite máximo ou se ela continua ocorrendo conforme avança o tempo em órbita.

The post Seis meses no espaço equivalem a 10 anos de perda muscular na Terra appeared first on Gizmodo Brasil.

MacBook Pro M2 com R$ 1.000 de desconto na Amazon; confira

Posted: 01 Jul 2022 01:45 PM PDT

A Apple revelou no mês passado seu novo MacBook Pro, com os aguardados chips M2. Os componentes são um exemplo de como a empresa da maçã está cada vez menos dependente de terceiros para a fabricação de seus produtos. E é algo que os consumidores, acostumados com o padrão Apple, gostam de ver.

O MacBook Pro é ideal para quem busca um computador poderoso para realizar qualquer tipo de tarefa sem ter problemas de desempenho, mas que também sejam portáteis e fáceis de levar para qualquer lugar. A boa notícia é que ele já pode ser adquirido no site da Amazon.

O notebook tem tela retina de 13 polegadas, 500 nits de brilho e retroiluminação por LEDs, que garantem cores mais vivas e maior contraste para os usuários. Além disso, o chip M2 otimiza câmera e microfone do notebook para melhorar imagem e o áudio, inclusive com cancelamento de ruídos externos, para evitar problemas durante videochamadas.

MacBook Pro M2 - 256 GB
MacBook Pro de 13 polegadas: Chip M2 da Apple com CPU de oito núcleos e GPU de dez núc...
R$ 14.499

O M2 tem CPU de oito núcleos, GPU de dez núcleos e pode ter até 24 GB de memória RAM. O MacBook Pro ainda conta com versões com armazenamento interno de 256 GB e 512 GB. por fim, ele tem autonomia de bateria para 20 horas, graças à capacidade de gerenciamento de energia do chip da Apple.

MacBook Pro M2 - 512 GB
MacBook Pro de 13 polegadas: Chip M2 da Apple com CPU de oito núcleos e GPU de dez núc...
R$ 14.499

 

O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.

The post MacBook Pro M2 com R$ 1.000 de desconto na Amazon; confira appeared first on Gizmodo Brasil.

Tesla vai perder 1º lugar em vendas de carros elétricos para Volkswagen

Posted: 01 Jul 2022 01:17 PM PDT

A Tesla corre o risco de perder sua posição de maior fabricante de veículos elétricos do planeta. Bom, pelo menos, é isso que sinaliza um novo relatório da Bloomberg Intelligence, consultoria que fornece de dados e pesquisas sobre empresas e mercados do mundo todo. Você pode ler o documento clicando aqui.

Na visão da Blolomberg Intelligence, a maioria das marcas tradicionais ainda patinam em fazer investimentos de curto prazo no setor de carros elétricos, atrapalhadas pelo aumento dos custos das baterias e à falta de escala do mercado.

Mas uma das fabricantes foge a essa regra: a Volkswagen. A marca alemã pode ultrapassar a empresa de Elon Musk em 2024.

O valor atual de mercado da Tesla é de US$ 686 bilhões — quase o dobro de todas as montadoras dos EUA e da União Europeia combinadas. O relatório aponta que dificilmente essas empresas, focadas na lógica tradicional de mercado, vão conseguir desvincular seus gastos e investimentos com veículos à combustão.

A Volkswagen, no entanto, planeja fazer o IPO (oferta pública de ações na bolsa) de sua marca Porsche, que vem acumulando bons resultados no setor de elétricos, no último trimestre de 2022. Isso sinaliza que os esforços da empresa devem, cada vez mais, estar voltados para esse segmento.

A projeção é que as vendas de carros elétricos da empresa sejam 30% maiores em 2023 e cerca de 45% em 2025. O mercado vê com bons olhos esses possíveis números. E isso permite que o tal IPO atinja valores astronômicos, na casa dos 85 bilhões de euros, segundo a avaliação da Bloomberg Intelligence. Mais grana chegando dos investidores, mais grana para investir em projetos de carros livres de combustíveis fósseis.

O preço da bateria é a pedra no sapato das empresas europeias e chinesas. Mas a Volkswagen está investindo nisso também: foram destinados 30 bilhões de euros à cadeia de suprimentos, incluindo a abertura de seis novas fábricas de células de bateria na Europa até 2030. Ao que tudo indica, o tempo de Elon Musk como rei do mercado de carros elétricos está com os dias contados.

 

The post Tesla vai perder 1º lugar em vendas de carros elétricos para Volkswagen appeared first on Gizmodo Brasil.

Oficial: FIFA terá nova tecnologia para marcar impedimentos na Copa do Mundo

Posted: 01 Jul 2022 12:51 PM PDT

FIFA/Copa do Mundo/impedimento semiautomático

A Copa do Mundo do Catar começa em novembro e vai receber uma nova tecnologia que promete mudar os rumos da arbitragem no futebol mundial. O "impedimento semiautomático", com está sendo chamado pela FIFA, tem o objetivo de tornar as marcações mais rápidas e eficientes.

A entidade máxima do futebol começou a testar a tecnologia no ano passado durante a Copa Árabe. Ela consiste em um sistema de câmeras especiais, que monitoram quase 30 possíveis pontos de contato do corpo do jogador cinquenta vezes por segundo. Além disso, as bolas utilizadas na copa –batizadas como Al Rihla– terão um chip capaz de detectar o exato momento do passe.

Imagem: FIFA/Reprodução

O sistema vai trabalhar em conjunto com o VAR, velho conhecido dos torcedores brasileiros e protagonista de algumas polêmicas recentes. Sempre que houver um lance em que um jogador estiver em posição de impedimento, será emitido um alerta luminoso na cabine do assistente de vídeo.

Quando isso ocorrer, o VAR deverá comunicar o impedimento para o árbitro de campo. Ao contrário do método que é usado hoje, o impedimento semiautomático não irá traçar linhas que mostram o posicionamento de atacante e último homem da linha de defesa, e sim gerar uma animação tridimensional que mostra com precisão a posição dos atletas envolvidos no lance.

A FIFA planeja usar a tecnologia da maneira mais transparente possível, muito por conta das grandes polêmicas envolvendo o VAR em vários locais do planeta. Por isso, vai mostrar a imagem gerada nos telões dos estádios e também nas transmissões de TV para não haver dúvidas.

Com o impedimento semiautomático, a expectativa é que os impedimentos mais complicados, que levam mais um minuto para serem marcados, serão detectados em menos de trinta segundos, o que resultará em mais tempo de bola rolando e menos tempo de paralisação na partida para decisões de arbitragem.

Os árbitros escalados para apitar as partidas do mundial vão receber um treinamento de duas semanas da FIFA para operar a nova tecnologia.

Além da Copa do Mundo, a Premier League, a principal divisão do Campeonato Inglês, será a primeira grande liga do mundo a utilizar a tecnologia. A ideia é que o impedimento semiautomático seja usado já na próxima temporada, que se inicia no mês de agosto.

Confira mais notícias:

Ano de Copa é ano de trocar a TV: qual a melhor pro futebol?

EA anuncia mudança do nome do game FIFA para "EA Sports FC"

Assine a newsletter do Gizmodo

The post Oficial: FIFA terá nova tecnologia para marcar impedimentos na Copa do Mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

Vírus da dengue e zika tornam humanos mais cheirosos para os mosquitos

Posted: 01 Jul 2022 12:24 PM PDT

Vírus dengue

Se você já jogou o game Plague Inc, sabe que o principal objetivo de um vírus é se replicar o máximo possível, atingindo novos hospedeiros sem necessariamente matá-los. O Sars-CoV-2 faz isso de forma fácil, já que circula no ar, enquanto vírus como os da dengue e zika precisam do Aedes aegypti. Mas, como esses últimos podem otimizar suas estratégias para atingir mais pessoas? 

De acordo com pesquisadores da Universidade de Tsinghua, na China, esses vírus garantem seu sucesso mudando o cheiro dos humanos. Em resumo, eles tornam nosso odor mais atrativo para os insetos. Isso significa que, quando o mosquito pode escolher entre alguém saudável e alguém contaminado, ele costuma preferir picar quem está doente.

Ao se alimentar do sangue de alguém com dengue ou zika, um inseto saudável contrai o vírus causador da doença. O vírus, então, viaja de carona com o mosquito — pulando para outro hospedeiro quando o A. aegypti se alimentar de novo. Tá aí um mecanismo sofisticado de espalhamento.

Os cientistas fizeram testes em laboratório com camundongos para confirmar a hipótese. Foram usadas três gaiolas interconectadas. Uma delas foi canalizada com ar de roedores infectados pelo vírus zika, enquanto a outra recebia o odor de animais saudáveis. Os mosquitos eram colocados na terceira gaiola e deviam escolher para qual lado correr. 

Ao final, 70% dos mosquitos voaram para o lado com odor de camundongos infectados pelo zika. O mesmo ocorreu quando os animais foram infectados pelo vírus da dengue. 

Para entender o que estava motivando os insetos, os cientistas separaram pacientes saudáveis de pacientes com dengue e limparam suas axilas com material absorvente. Depois, apresentaram o conteúdo para os mosquitos, que novamente optaram pelo cheiro dos infectados. 

A resposta parece estar em uma molécula conhecida como acetofenona. Roedores doentes exalavam cerca de 10 vezes mais do composto do que animais não infectados. O mesmo ocorreu com pessoas infectadas. 

De acordo com os cientistas, bactérias que habitam a pele são a principal fonte de acetofenona. Esses microrganismos, por sua vez, são controlados pela proteína RELMa, que impede a proliferação. No entanto, os cientistas perceberam que os camundongos infectados pelo vírus da dengue ou zika produziam menos RELMa, o que parece causar a mudança do cheiro.

The post Vírus da dengue e zika tornam humanos mais cheirosos para os mosquitos appeared first on Gizmodo Brasil.

Xiaomi Mi Band 7 Pro tem data de lançamento e muda formato de pílula

Posted: 01 Jul 2022 11:57 AM PDT

Xiaomi Mi Band 7 Pro tem data de lançamento e muda formato de pílula

A Xiaomi revelou na rede social chinesa Weibo o design da nova pulseira inteligente Mi Band 7 Pro. Segundo a empresa, o gadget será lançado oficialmente em uma conferência na próxima segunda-feira (4).

Pela primeira vez, a pulseira vai abandonar o formato de pílula e terá uma grande tela retangular, que lembra o visual do Redmi Smart Band Pro (disponível aqui), também da Xiaomi. Já o "Pro" no nome se deve ao fato que o dispositivo trará recursos mais profissionais na área de esportes e monitoramento de saúde.

Por enquanto, o único detalhe revelado é que a Mi Band 7 Pro estará disponível nas cores preto e dourado, conforme apontou o GSMArena. Ainda não há informações oficiais sobre a configuração do produto, nem mesmo sobre o tamanho da tela.

Segundo a Xiaomi, as vendas da pulseira devem iniciar apenas em 29 de julho, porém, também não há informações sobre se ela será vendida em outros países.

Outros lançamentos da Xiaomi

A Mi Band 7 Pro não será o único lançamento durante o evento de segunda-feira. Também é esperado que a chinesa anuncie a linha de smartphone Xiaomi 12S, incluindo as versões 12S Pro e 12S Ultra.

O celular é aguardado, pois ele é o primeiro a ser lançado após a Xiaomi fechar uma parceria com a marca de câmeras alemã Leica. A expectativa é que o aparelho entregue um conjunto de lentes aprimoradas, incluindo um novo sensor da Sony.

Além disso, é esperado o lançamento do Xiaomi Book Pro 2022, um notebook fino e leve com tela de 14 polegadas e resolução 4K. De acordo com as imagens divulgadas, o dispositivo é construído em metal e terá na lateral um conector USB-C e entrada para fone de ouvido.

The post Xiaomi Mi Band 7 Pro tem data de lançamento e muda formato de pílula appeared first on Gizmodo Brasil.

Fiocruz revela risco de uma pandemia surgir a partir do Brasil

Posted: 01 Jul 2022 11:30 AM PDT

Um estudo liderado por pesquisadoras do Instituto Oswaldo Cruz aponta que a maior vulnerabilidade social e ecológica do Brasil pode tornar o país uma incubadora para novas pandemias.

Esses novos surtos podem ser provocados por zoonoses, doenças infecciosas de circulação animal que podem ser transmitidas para os seres humanos.

Segundo a pesquisa, publicada na revista científica Science Advances, a atual crise é caracterizada pelo maior descaso dado a evidências científicas e ataques às organizações de conservação do ambiente. Isso se soma à flexibilização das leis ambientais e pela substituição dos mecanismos institucionais da conservação da biodiversidade por políticas ambientais destrutivas.

Dois fatores são considerados de risco para o surgimento de uma nova pandemia, são eles: mobilidade urbana no Brasil, além da caça e comércio de carnes. A circulação de pessoas entre cidades grandes e pequenas conecta fontes de patógenos e lugares super disseminadores. A caça e consumo de carne de caça associadas aumentam a probabilidade de contatos humanos e vida selvagem.

O estudo aponta, ainda, que todo o território brasileiro está suscetível a emergências ocasionadas por zoonoses, com uma maior probabilidade em áreas sob influência da Floresta Amazônica.

Um exemplo é o Maranhão, que tem cerca de 34% do seu território coberto pela floresta tropical, e é classificado como área com alto risco para surtos de zoonoses. Enquanto o Ceará, estado vizinho, onde o bioma da Caatinga prevalece, apresenta baixo risco no surgimento de novas doenças.

The post Fiocruz revela risco de uma pandemia surgir a partir do Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Fósseis de hominídeos são 1 milhão de anos mais antigos do que se pensava

Posted: 01 Jul 2022 11:02 AM PDT

Fósseis de hominídeos são 1 milhão de anos mais antigos do que se pensava

Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, apontam que restos fossilizados de ancestrais humanos encontrados na África do Sul são mais de um milhão de anos mais velhos do se imaginava. E isso indica também que a árvore genealógica humana é mais complexa do os cientistas supunham.

Os fósseis foram descobertos nas cavernas de Sterkfontein, localizada cerca de 50 quilômetros de Joanesburgo. Inicialmente, estimava-se que os esqueletos de membros da espécie Australopithecus africanus descobertos no local tinham entre 2 milhões e 2,6 milhões de anos.

Porém, a partir do uso de uma nova tecnologia de datação, o novo estudo concluiu que os fósseis ancestrais têm, na verdade, entre 3,4 milhões e 3,6 milhões de anos. Isso indica que estes hominídeos eram contemporâneos aos Australopithecus afarensis – que viviam na África Oriental –, sendo assim improvável que eles sejam seus descendentes.

Inclusive, os restos fossilizados sul-africanos são mais antigos do que a icônica Lucy, membro do grupo Australopithecus afarensis, e que tem em torno de 3,2 milhões de anos.

Como a África Oriental é considerada a origem mais provável dos primeiros hominídeos que evoluíram para o gênero Homo, a nova pesquisa reacende o debate sobre o local de origem dos homens modernos.

Fósseis no “Berço da Humanidade”

O sítio arqueológico da África do Sul possui mais fósseis de Australopithecus do que em qualquer outro lugar do mundo, sendo inclusive parte do Património Mundial da Unesco, e conhecido como "Berço da Humanidade". É neste local que foi descoberto, por exemplo, o "Mrs. Ples", em 1974, o crânio mais completo de um Australopithecus africanus já encontrado.

Segundo o estudo – publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences – o sítio é alvo de debate, pois a cronologia dos Australopithecus sul-africanos é controversa há muito tempo. As pesquisas buscam entender como e onde esses hominídeos evoluíram e como eles se encaixam na história evolutiva humana.

"Como Sterkfontein tem a maior concentração de fósseis de Australopithecus de um local individual na África, tem sido uma parte crítica da pesquisa e debates sobre nossa ancestralidade", disse à NBC a professora Kathleen Kuman, que fazia parte da equipe de pesquisa.

The post Fósseis de hominídeos são 1 milhão de anos mais antigos do que se pensava appeared first on Gizmodo Brasil.

Beyoncé solta vídeo da sessão de fotos para a Vogue britânica

Posted: 01 Jul 2022 10:37 AM PDT

Beyoncé

Beyoncé não para de soltar as novidades do próximo álbum, intitulado de "Renaissance"! Depois de lançar a canção “Break My Soul” e divulgar a capa do disco, onde aparece belíssima em cima de um cavalo, agora a cantora publicou no Instagram um vídeo que mostra os bastidores do ensaio que fez para a Vogue Britânica para edição de Julho. 

No vídeo completo, que também foi publicado no Youtube da Revista Britânica, chega com imagens do ensaio fotográfico feito pela cantora, para compor o editorial. Na publicação, é possível ver Beyoncé com takes inspirados em sua nova fase.

Uma fantasia de moda gerada a partir da vida dos clubes nos anos 80 e 90, foi a temática escolhida por ela, com bolas de espelhos, caixas de luz, cocares, além de, um cavalo na pista de dança, uma moto para ela enfeitar com couro Junya Watanabe e botas Harris Reed & Roker. 

"À medida que a expectativa em torno de seu novo álbum – apropriadamente intitulado RENAISSANCE – constrói, dê uma olhada mais de perto nas filmagens, uma "visão do reluzente retrofuturismo" concebida por Edward Enninful e seu amigo superstar, referenciando os tropos da vida do clube a partir de meados da década de 1980. Dos anos 80 ao milênio, com co-styling de Marni Senofonte", completa a descrição. A canção que compõem o vídeo não poderia ser outra: “Break My Soul”. Confira: 

Depois de apagar as fotos de seus perfis nas redes sociais, Beyoncé anunciou que "Renaissance" chegará no próximo mês. Na divulgação, ela ainda incluiu "Act I", o que indica que a cantora deve dividir o lançamento em algumas partes. Bey ainda segue sem dar detalhes do projeto, que está previsto para chegar ao mercado em 29 de julho. O disco terá 16 faixas, e na última semana Beyoncé lançou a primeira canção delas, intitulada de "Break My Soul". A música vem com uma pegada mais pop dançante. 

Como o título do álbum já entrega "Renaissance", que significa "renascimento" em tradução para o português, representa a vontade da cantora de recomeçar sua carreira após alguns anos mais focada nos filhos Blue Ivy, Sir e Rumi — todos frutos do casamento com Jay-Z —, e iniciar uma nova era como diva pop.  

The post Beyoncé solta vídeo da sessão de fotos para a Vogue britânica appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário