domingo, 9 de junho de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Novas políticas do YouTube para combater discurso de ódio acabaram apagando vídeos educacionais e documentários

Posted: 08 Jun 2019 02:35 PM PDT

O YouTube anunciou na quarta-feira (5) novas diretrizes para tentar combater a disseminação do discurso de ódio em sua plataforma. A mudança, porém, parece estar surtindo um efeito colateral: conteúdos educacionais de História e documentários foram apagados ou desmonetizados pela plataforma de vídeos.

Segundo reportagem do jornal inglês The Guardian, o canal de revisões de conteúdos do professor Scott Allsop foi deletado horas depois de o YouTube publicar sobre as novas políticas. O MrAllsopHistory foi restaurado no dia seguinte. O canal tem centenas de vídeos sobre tópicos como a conquista da Normandia e a Guerra Fria, entre outros.

Tradução: “O YouTube me baniu por ‘discurso de ódio’, acho que devido a clipes sobre política nazista com discursos de propaganda de líderes nazistas. Estou arrasado por ter essa denúncia contra mim e frustrado por ter perdido abruptamente 15 anos de trabalho coletando materiais valiosos para a comunidade de professores de História.”

Allsop não foi o único afetado. Richard Jones-Nerzic, outro professor de História ouvido pelo Guardian, disse que teve o upload de vídeos sobre a ascensão do nazismo bloqueado pelo YouTube. A empresa diz ter reestabelecido o envio de material para Jones-Nerzic depois de ele ter apelado.

O Verge também menciona casos de jornalistas e documentaristas que cobrem movimentos de extrema-direita e de supremacismo branco. Eles tiveram conteúdos apagados e limitados na plataforma depois de as novas políticas entrarem em vigor.

Usuários brasileiros também foram afetados. O site da revista Superinteressante menciona o caso do canal Xadrez Verbal, que teve um vídeo sobre nazismo deletado pelo YouTube. Os responsáveis pelo canal se manifestaram no Twitter e, segundo a Super, o vídeo voltou para o site no dia seguinte.

Ao Verge, o YouTube não comentou casos específicos, mas declarou que 99,3% dessas análises são feitas automaticamente, usando aprendizado de máquina. Depois, porém, são revisadas por uma equipe de seres humanos. A plataforma de vídeos também disse que está procurando opções para garantir a disponibilidade de conteúdos que tenham valor para ONGs que combatem discursos de ódio e pesquisadores.

[The Guardian, The Verge, Superinteressante]

The post Novas políticas do YouTube para combater discurso de ódio acabaram apagando vídeos educacionais e documentários appeared first on Gizmodo Brasil.

Nova campanha está pedindo para países ajudarem a batizar planetas distantes

Posted: 08 Jun 2019 12:30 PM PDT

Ilustração de um exoplaneta próximo à sua estrela

Uma nova campanha liderada pela IAU (International Astronomical Union, a União Astronômica Internacional) chamada de IAU100 NameExoWorld permitirá que cada país do mundo dê nome a uma estrela e a um exoplaneta. A entidade deu mais detalhes sobre a empreitada nesta quinta-feira (6).

Quase 100 países já assinaram e estão prontos para o próximo passo, que envolve campanhas nacionais para selecionar os nomes e fornecer a oportunidade para o público votar. O ponto disso tudo, nas palavras do IAU, é "gerar consciência sobre nosso espaço no Universo e refletir como a Terra seria potencialmente percebida pela civilização de outro planeta".

São objetivos nobres até, mas a competição serve para um propósito prático. Astrônomos detectaram cerca de 4 mil exoplanetas nas últimas três décadas, e praticamente todos eles estão presos a designações científicas complicadas, como KMT-2017-BLG-1146Lb, OGLE-2013-BLG-0132Lb e 2MASS J19383260 + 4603591b, apenas para citar três.

A IAU é o órgão regulador de tais questões e está lançando esta nova campanha para comemorar seu centésimo aniversário. Este é o segundo concurso do gênero da IAU. A primeira campanha, de 2015, se chamava NameExoWorlds. Por meio dela, 31 exoplanetas de 19 sistemas planetários foram batizados pelo público — quer dizer, o público conseguiu votar em uma lista pré-selecionada de 247 nomes propostos por grupos astronômicos, universidades, planetários e similares.

Esses nomes, no entanto, foram previamente examinados pela IAU. As chances de poder votar em Planet McPlanetface ou Cybertron, portanto são quase nulas. Mesmo assim, alguns nomes não convencionais e estranhos foram selecionados no concurso de 2015, incluindo Spe, Orbitar, Poltergeist, Dagon e AEgir.

A IAU está repetindo a iniciativa, mas em uma escala maior. Todo país participante terá uma estrela e um exoplaneta solitário (sistemas com mais de um planeta conhecido foram excluídos) atribuídos a eles. Em todos os casos, a estrela designada pode ser vista de seu respectivo país e é brilhante o suficiente para ser localizada com pequenos telescópios.

As campanhas nacionais ocorrerão entre junho e novembro de 2019, com resultados sujeitos a um processo de verificação pelo Comitê de Direção da IAU100 NameExoWorlds. Os resultados serão anunciados em dezembro. Os países que ainda não se inscreveram têm até 30 de julho de 2019.

The post Nova campanha está pedindo para países ajudarem a batizar planetas distantes appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para Android

Posted: 08 Jun 2019 09:48 AM PDT

Aplicativos para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Feminino e ajudar o meio ambiente. Confira nossas sugestões desta semana para dispositivos Android.

O MX Player é uma das melhores opções de tocadores de vídeos para Android. A grande vantagem dele é a interface, que é muito fácil de usar e baseada em gestos. Você consegue adaptar as imagens à tela e ajustar volume e brilho com movimentos de dedos na tela. Por outro lado, pode ser necessário baixar codecs para reproduzir alguns formatos.

Download: MX Player (grátis, com anúncios)

divisoriagizmodo

O Ecosia é um buscador com uma nobre missão: ele reverte seus lucros na plantação de árvores. Para usá-lo no celular, uma boa opção é o browser Ecosia. Ele é baseado no Chromium, então você não deve ter problemas de navegação.

Download: Ecosia (grátis)

divisoriagizmodo

A Copa do Mundo de Futebol Feminino começou nesta sexta-feira! Para acompanhar todas as emoções do torneio, a FIFA atualizou seu app oficial. Você pode ver resultados, acompanhar jogos em tempo real e ter várias informações sobre o campeonato na palma da sua mão.

Download: FIFA Women’s World Cup France 2019™ Official App (grátis)
divisoriagizmodo

Se você já jogou Crazy Taxi, vai adorar Taxi Run. O jogo adota a mesma lógica do clássico da Sega e tem loucuras e obstáculos parecidos, mas tem gráficos e jogabilidade mais simples.

Download: Taxi Run (grátis, com anúncios, com compras no app)

divisoriagizmodo

A porrada vai rolar solta no seu Android! WWE Universe traz as maiores estrelas e golpes da luta livre para seu celular. Você também pode criar seu próprio lutador no jogo e subir nos rankings vencendo batalhas.

Download: WWE Universe (grátis, com anúncios, com compras no app)
divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para Android appeared first on Gizmodo Brasil.

Os melhores apps da semana para iPad e iPhone

Posted: 08 Jun 2019 08:00 AM PDT

Telas do iOS 12

Apps para tirar o fundo de suas fotos, gerenciar senhas e acompanhar a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Veja estas e outras dicas na nossa lista para iOS:

O BG Eraser utiliza inteligência artificial para fazer uma leitura dos elementos importantes de sua foto e te ajudar a editar ou remover o fundo ou objetos específicos de sua cena. A remoção de planos de fundo funciona com um único toque, mas também é possível mudar a cor de objetos, borrar rostos, entre outras coisas. Algumas das funcionalidades só estão disponíveis com uma assinatura, mas é possível testá-las por três dias.

Download: BG Eraser (grátis)
divisoriagizmodo

O Firefox Lockwise é o gerenciador de senhas da Mozilla. Se você quer manter senhas diferentes para cada conta, se proteger de vazamentos e manter tudo organizado, vale a pena dar uma olhada. É gratuito, sincroniza com outros dispositivos e promete abrir rapidamente suas contas salvas. Para entrar no aplicativo você pode usar o Face ID ou Touch ID para autenticação.

Download: Firefox Lockwise (grátis)
divisoriagizmodo

A Coinext é uma corretora de criptomoedas e agora tem um aplicativo para smartphones. É possível acompanhar os gráficos das criptomoedas, fazer depósitos e saques, comprar e vender criptomoedas com apenas dois cliques, entre outras coisas. Também tem autenticação via Face ID ou Touch ID.

Download: Coinext (grátis)
divisoriagizmodo

A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2019 começou nesta sexta-feira (7). Os jogos da seleção brasileira serão televisionados na TV aberta e tem muita gente querendo acompanhar o evento. Você pode acompanhar notícias, placares, curiosidades, entre outras informações sobre a Copa.

Download: FIFA Women’s World Cup (grátis)
divisoriagizmodo

O Life Simulator é um jogo de simulação da vida. Você escolhe um cenário inicial e tenta lidar com diversas situações, incluindo relacionamentos, dinheiro, educação, entre outros. São 15 cenários diferentes, diversos objetivos, cinco países, entre outras características.

Download: The Life Simulator (grátis)
divisoriagizmodo

Tem alguma sugestão? Deixe sua dica nos comentários!

The post Os melhores apps da semana para iPad e iPhone appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário