terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Estes são os 16 títulos que chegam ao Amazon Prime Video (e parceiros) em fevereiro

Posted: 01 Feb 2021 06:13 PM PST

Amazon Prime Video

Fevereiro chega ao Prime Video trazendo muito MasterChef Brasil, uma nova temporada de Soltos em Floripa e a estreia da série exclusiva O Internato: Las Cumbres. Outra novidade é o filme original Bliss, com Owen Wilson e Salma Hayek.

Como das últimas vezes, a Amazon informou que, por causa da pandemia, algumas opções de áudio dublado não estarão disponíveis de imediato. Legendas em português do Brasil estão mantidas.

Veja abaixo a lista completa. As sinopses são de cortesia da Amazon.

Já disponível

  • 01 de fevereiro

MasterChef Brasil: A Revanche (Temporada 1)
Nesta versão, o reality reúne 20 ex-participantes de edições anteriores do MasterChef Brasil para tentarem uma nova oportunidade para vencer o grande prêmio. O programa é apresentado por Ana Paula Padrão e conta com um time de jurados composto por Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin.

MasterChef Brasil Júnior (Temporada 1)
Seguindo o formato do reality show gastronômico, a edição Júnior conta com 20 crianças, com idades entre 8 e 13 anos, que colocam a mão na massa para ver quem é o melhor chef mirim.

MasterChef Brasil Para Tudo (Temporada 6)
O programa acompanha o reality MasterChef Brasil, mostrando bastidores, entrevistas com jurados e ex-participantes, além de cenas engraçadas e interação com as redes sociais.

MasterChef Brasil Profissionais (Temporadas 1-3)
As três temporadas do reality show gastronômico apresentam um elenco, como o nome diz, de chefs profissionais. Com apresentação da jornalista Ana Paula Padrão, o programa é composto pelos jurados e chefs Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin. A primeira temporada conta com 14 participantes; a segunda, com 16; e, a terceira, com 14 participantes.

MasterChef Brasil (Temporadas 3-6)
Sob os olhares atentos dos chefs e jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Érick Jacquin, um grupo de chefs amadores corre contra o tempo e capricha nas receitas para ganhar a competição, apresentada pela jornalista Ana Paula Padrão.

Séries que chegam ao serviço em fevereiro

  • 08 de fevereiro

Soulmates (Temporada 1)
A série Soulmates – que se passa a, aproximadamente, 15 anos à frente do tempo presente – fala sobre um teste desenvolvido para que as pessoas possam saber, com 100% de precisão, quem é a sua alma gêmea. Com seus testes realizados, os pretendentes podem correr atrás dos seus parceiros ou mesmo receber uma resposta como: “Sua alma gêmea ainda não foi testada”. Soulmates explora a temática por meio de seis histórias provocantes sobre o custo de encontrar o amor verdadeiro.

  • 12 de fevereiro

Soltos em Floripa (Temporada 2)
Vindos de diferentes regiões do país e com personalidades fortes e distintas, sete jovens embarcam em uma nova jornada com festas, brigas, drama, diversão e romance em uma casa na praia de Florianópolis, em Santa Catarina. Os episódios serão assistidos por seis celebridades brasileiras, que vão comentar as aventuras e experiências vividas pelo grupo dentro e fora da casa.

  • 19 de fevereiro

O Internato: Las Cumbres (Temporada 1)
A série se passa em um colégio interno, onde crianças rebeldes vivem sob rígida disciplina escolar, para que possam ser reintegradas à sociedade. A escola, circundada por uma floresta, fica nas montanhas, próxima a um antigo mosteiro, completamente isolada do mundo exterior. Na floresta, conhecida por ser abrigo de antigas lendas, os alunos passam por emocionantes e aterrorizantes aventuras. O Internato: Las Cumbres conta com oito episódios.

Filmes

  • 05 de fevereiro

Life In A Year
O filme conta a história de Daryn (Jaden Smith), um menino de 17 anos que descobre que a sua namorada Isabelle (Cara Delevingne) está morrendo por causa de um câncer no ovário e decide fazê-la viver intensamente seus últimos momentos. Escrito por Jeffrey Addiss e Will Matthews, Life In A Year tem direção de Mitja Okorn.

Bliss
Greg (Owen Wilson), recentemente divorciado e que acaba de ser demitido, conhece uma mulher misteriosa, Isabel (Salma Hayek), que vive nas ruas e está convencida de que o mundo poluído e destruído ao redor deles é uma simulação de computador.

  • 06 de fevereiro

Mary Queen of Scots
Quando era criança, Mary (Saoirse Ronan) foi prometida à Francis, filho mais velho do Rei Henrique II. Porém, ele morre e ela volta para a Escócia, determinada a derrubar sua prima, a rainha da Inglaterra, Elizabeth I (Margot Robbie).

  • 12 de fevereiro

The Map of Tiny Perfect Things
A história gira em torno de Mark, um jovem que se contenta em viver o mesmo dia de sua vida em um eterno looping. Seu mundo é colocado de cabeça para baixo quando ele conhece a misteriosa Margaret, também presa no modo looping de viver. Mark e Margaret formam uma parceria magnética, tentando descobrir todas as pequenas coisas que fazem daquele dia perfeito. O filme é dirigido por Ian Samuels e baseado na obra literária homônima.

Novidades de fevereiro no Prime Video Channels

Paramount+

  • 01 de fevereiro

Além da Morte
Na esperança de fazer algumas descobertas, estudantes de medicina começam a explorar o reino das experiências de quase morte. Cada um deles passa pela experiência de ter o coração parado e depois revivido. Eles passam a ter visões em flash, como pesadelos da infância, e a refletir sobre pecados que cometeram. Os experimentos se intensificam e eles acabam sendo afetados fisicamente por suas visões enquanto tentam achar uma cura para a morte.

  • 07 de fevereiro

A Culpa é do Cabral (Temporada 9)
A Culpa é do Cabral é uma “mesa redonda do humor”, formada por cinco comediantes brasileiros de diferentes regiões do país. Eles se reúnem para compartilhar assuntos do cotidiano e características particulares dos brasileiros de uma maneira cômica, ácida e divertida.

Starzplay

  • 14 de fevereiro

Little Birds (Temporada 1)
A série apresenta uma adaptação dos contos eróticos de Anaïs Nin. Em 1955, a herdeira Lucy Savage chega, em um transatlântico, a Tangier – um dos últimos postos avançados da decadência colonial. Situado em um cenário vívido de hedonismo e conflito, Little Birds apesenta histórias de desejo privado e políticas públicas, em contos com uma pegada moderna e feminista.

  • 28 de fevereiro

Pennyworth (Temporada 2)
Pennyworth conta a história do famoso mordomo de Bruce Wayne, Alfred Pennyworth (Jack Bannon), um ex-soldado das forças especiais que morava em Londres. Em 1960, quando Alfred trabalhava como segurança em um clube exclusivo, acaba sendo contratado pelo bilionário da cidade, Thomas Wayne (Ben Aldridge).

The post Estes são os 16 títulos que chegam ao Amazon Prime Video (e parceiros) em fevereiro appeared first on Gizmodo Brasil.

5,1 milhões de motoristas têm seus documentos expostos após falha do Detran-RS

Posted: 01 Feb 2021 04:45 PM PST

Uma falha nos sistemas do Detran-RS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) expôs dados pessoais de 5,1 milhões de motoristas. O ocorrido permitiu acesso a número do RG (identidade), número de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação), multas e placas de carro, entre outras informações, de acordo com matéria divulgada pelo UOL Tilt.

A irregularidade foi descoberta por Mateus Gomes, técnico em redes e Jonathan Fonseca, pesquisador de segurança. Ao analisarem o código do Portal de Trânsito, um site do Detran-RS com serviços para os motoristas, notaram que era possível ter acesso a duas APIs, uma espécie de “interface de consulta”, sem a necessidade de autenticação (login e senha). De acordo com a reportagem, após ser alertado na quarta-feira (27), o órgão corrigiu a falha.

Dados sobre os motoristas:  

  • Número do RG.
  • CNH, incluindo número, validade, data de emissão e categoria.
  • Número do Renach.
  • Endereço e telefone da auto-escola em que a CNH foi retirada.

Dados dos veículos:

  • Placa.
  • Modelo.
  • Renavam.
  • Multas, incluindo valores, local e hora de aplicação.

Na entrevista divulgada na reportagem, Gomes diz que qualquer pessoa com conhecimento técnico poderia acessar dados privados sem nenhum tipo de identificação de segurança. “Além de não validar corretamente a origem das solicitações, o sistema não possuía nenhum tipo de proteção contra ataques de força bruta ou limitador de requisições”, afirma o técnico em redes. Ou seja, se torna um processo fácil para criminosos praticarem uma série de golpes, como falsificação da carteira de trabalho e uso do RG para fazer compras.

Em nota enviada ao site, o Detran-RS afirma que ninguém obteve tais dados e que possui uma série de serviços de consultas e que é referência em transparência. Também ressalta que para ter acesso a esta base dados, é necessário ter os documentos anteriores (como RG, Renach ou CNH), e que possui uma “série de dispositivos de segurança que monitoram e bloqueiam eventuais acessos irregulares ou indevidos a essas informações”.

As pessoas lesadas por toda esta situação podem utilizar com o previsto pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e pedir advertência ou divulgação da infração pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).

The post 5,1 milhões de motoristas têm seus documentos expostos após falha do Detran-RS appeared first on Gizmodo Brasil.

Xiaomi e Motorola mostram como você poderá carregar dispositivos sem fio e à distância

Posted: 01 Feb 2021 03:00 PM PST

Novas tecnologias de carregamento para smartphones surgem a cada ano — de carregamento por indução a recarga ultrarrápida sem precisar de fio algum. Agora, mais uma novidade está a caminho: recarga wireless que não exige que o dispositivo esteja conectado a uma base, o que significa que um dia nossos celulares poderão se carregar em qualquer superfície, sem cabos.

Comecemos pela tecnologia da Motorola. Na rede social chinesa Weibo, a fabricante exibiu o "Motorola One Hyper". O nome é de smartphone (e que fique claro: não é um telefone), mas trata-se de uma estação remota de carregamento que envia um sinal para o celular se carregar sozinho, em distâncias de 80 cm e 1 metro.

No vídeo, é possível ver dois celulares que parecem ser o Motorola Edge sendo alimentados sem que eles estejam em uma base específica de recarga. Não dá para afirmar com toda a certeza que dispositivos atuais seriam compatíveis com a tecnologia, uma vez que não foram divulgadas mais informações pela Motorola. Aparentemente, a recarga não pode ter nenhum obstáculo no caminho; isso fica perceptível quando a mão de uma pessoa é colocada entre a base de carregamento e os smartphones, já que a recarga é interrompida no mesmo instante.

Além da Motorola, a Xiaomi apresentou uma tecnologia similar. Batizada de Mi Air Charge, o conceito é exatamente o mesmo: permitir carregar a bateria do smartphone à distância. A estação de recarga pode suportar vários dispositivos ao mesmo tempo e carregar cada um deles com 5 watts de potência. No entanto, a companhia não revelou qual o alcance exato da cobertura de sinal – disse apenas que a transmissão acontece em "um raio de vários metros".

Outra diferença do Mi Air Charge em comparação com o One Hyper é seu tamanho: a solução da Xiaomi é muito maior, sendo literalmente uma caixa com a altura aproximada de um sofá. Em contrapartida, o campo de cobertura é bem mais amplo, já que o dispositivo tem em seu interior uma matriz de controle com 144 antenas para transmitir a energia de recarga para os smartphones. Também não se sabe se objetos no caminho, como móveis e pessoas, podem interferir na transmissão do sinal.

Ambos os projetos ainda estão em fase de desenvolvimento e ainda não têm previsão de lançamento para o consumidor final. Contudo, se esse for o futuro da recarga de celular, eu mal posso esperar pelo o que vem por aí.

[Xiaomi, XDA Developers]

The post Xiaomi e Motorola mostram como você poderá carregar dispositivos sem fio e à distância appeared first on Gizmodo Brasil.

Jarosita, mineral encontrado em Marte, é descoberta na Antártica

Posted: 01 Feb 2021 02:30 PM PST

A jarosita é um mineral de cor amarelada encontrado em abundância em Marte. Ela foi vista pela primeira vez no planeta vermelho em 2004 pelo rover Opportunity, da Nasa. Agora, pesquisadores encontraram esse mesmo mineral na Antártica, levantando novas discussões sobre o ambiente marciano.

Quando foi encontrada em Marte em 2004, a jarosita atraiu a atenção da comunidade científica. Afinal, ela precisa de água, ferro, sulfato, potássio e condições ácidas para se formar. Esses requisitos não são fáceis de serem preenchidos no planeta, o que levou pesquisadores a buscarem as mais diversas explicações para a presença do mineral em solo marciano.

Uma das teorias é que há bilhões de anos, quando Marte era coberto por gelo, a poeira contendo os elementos necessários para a formação da jarosita se acumularam nas camadas de gelo e se transformaram no mineral. No entanto, isso era apenas uma suposição e nada do tipo havia sido observado no Sistema Solar até então.

Um novo estudo, liderado por Giovanni Baccolo, geólogo da Universidade de Milan-Bicocca, pode representar uma nova pista para os cientistas que investigam o ambiente marciano. Aqui na Terra, as jarositas são raras e costumam ser encontradas em resíduos de mineração que foram expostos ao ar e à chuva.

A descoberta inesperada de Baccolo ocorreu quando eles estava em busca de minerais que pudessem indicar ciclos da era do gelo. Durante a escavação de um núcleo de gelo com 1.620 metros de comprimento, ele encontrou os resíduos de jarosita. Para confirmar que se tratava realmente do mineral visto em Marte, ele mediu a absorção de raios-X e utilizou microscópios eletrônicos.

Diante disso, o artigo, publicado na Nature Communications, pode ser uma indicação de que a jarosita se forma da mesma maneira em Marte. Segundo Baccolo, só foram encontradas partículas extremamente pequenas do mineral na Antártica, mas ele afirma que há muito mais poeira em Marte, o que explicaria a abundância da jarosita em nosso planeta vizinho.

O pesquisador ainda afirma que o estudo mostra como as geleiras podem ter contribuído para a composição química de Marte. Pensando nisso, seu próximo objetivo agora é investigar como o gelo marciano pode ter formado outros minerais.

[Science Magazine]

The post Jarosita, mineral encontrado em Marte, é descoberta na Antártica appeared first on Gizmodo Brasil.

App de corretora financeira Robinhood tenta se explicar sobre suspensão de venda de ações

Posted: 01 Feb 2021 01:00 PM PST

Olivier Douliery (Getty Images)

O aplicativo financeiro Robinhood sofreu duras críticas na última quinta-feira (28) por interromper temporariamente a negociação de ações da GameStop e outras ações favorecidas pelo subfórum Wall Street Bets do Reddit. Mas enquanto os críticos acusam o app corretor de ações de frustrar investidores amadores para proteger as principais empresas de Wall Street de perdas crescentes, agora a companhia responsável pela ferramenta deu suas justificativas para ter suspendido as negociações.

Segundo o Robinhood, o motivo foi o alto risco do valor das ações da GameStop, que desde a repercussão do caso está extremamente volátil. A empresa explica que tudo tem a ver com depósitos de segurança feitos por investidores.

Quando você compra ou vende ações, a bolsa de valores passa por uma câmara de compensação intermediária que visa minimizar os riscos do investimento. As câmaras, que são registradas e aprovadas pela Comissão de Valores Mobiliários, registram a negociação, bem como coletam e negociam os pagamentos, desde que comprador e vendedor concordem com o preço. A Comissão também impõe exigências de depósito – uma forma de gerenciamento de risco para se proteger no processo. Isso significa que os corretores devem depositar um determinado valor para garantir que suas negociações sejam realizadas.

O que acontece é que, aparentemente, a câmara de compensação do Robinhood aumentou esses requisitos de depósito na semana passada, provavelmente pela volatilidade dos preços das ações em disparada da GameStop, AMC, BlackBerry e outras empresas que os usuários do Reddit focaram seus investimentos.

"Para colocar em perspectiva, apenas nesta semana, nossos requisitos de depósito mandatados pela câmara de compensação relacionados a ações aumentaram dez vezes. E foi isso que nos levou a colocar restrições temporárias de compra em um pequeno número de títulos para os quais as câmaras de compensação aumentaram seus requisitos de depósito", escreveu a companhia em uma postagem no blog oficial na sexta-feira passada (29).

A corretora também enfatizou que não encerrou as negociações para prejudicar os investidores de varejo. Desde a decisão da suspensão, rola uma especulação de que o Robinhood desviou a negociação de certas ações em nome de gestores de fundos de cobertura e até do governo dos EUA para preservar seus interesses financeiros.

"Não foi porque quiséssemos impedir as pessoas de comprar essas ações. Fizemos isso porque o valor necessário que tínhamos que depositar na câmara de compensação era tão grande – com títulos voláteis individuais respondendo por centenas de milhões de dólares em exigências de depósito – que tivemos que tomar medidas para limitar a compra desses títulos voláteis para garantir que poderia atender confortavelmente aos nossos requisitos", completou a empresa.

Se for verdade, não está claro por que o Robinhood não forneceu essa explicação de imediato. Em vez disso, deu tempo para que surgissem inúmeras teorias da conspiração sobre corrupção e tramas nefastas para reprimir investidores amadores que apostaram nas ações da GameStop.

Além disso, vale citar uma informação curiosa: o Google removeu pelo menos 100.000 críticas negativas sobre o Robinhood da Play Store depois que usuários enviaram milhares de comentários criticando o app, diminuindo a classificação da ferramenta. As restrições do Robinhood também levaram a duas ações judiciais coletivas – uma por possível quebra de contrato de cliente e outra por supostas violações da lei antitruste. E ambas são movidas por um mesmo advogado.

Lembrando também que até o Congresso dos Estados Unidos se envolveu no caso das ações da GameStop (ou “GameStonks”, se for levar em consideração os memes) e está planejando uma investigação. A Comissão de Valores Mobiliários também está monitorando a situação.

The post App de corretora financeira Robinhood tenta se explicar sobre suspensão de venda de ações appeared first on Gizmodo Brasil.

Brasileiros criam tecnologia para ajudar pessoas com deficiência visual a controlar medicamentos

Posted: 01 Feb 2021 12:23 PM PST

Segundo dados do IBGE de 2010, mais de 6,5 milhões de brasileiros afirmam ter alguma deficiência visual, sendo que 596 mil são cegos e outros 6 milhões apresentam dificuldade severa de enxergar. Os números mostram que esse é o tipo de deficiência mais comum, atingindo 3% da população. Ainda assim, muitos desafios de acessibilidade são desconhecidos e sequer imagináveis por quem não enfrenta essa mesma realidade.

Você já pensou, por exemplo, em como as pessoas com deficiência visual ma contam as gotas de medicamentos que precisam dar aos pequenos? Uma técnica é colocar um copo de plástico próximo ao ouvido para ouvir as gotas batendo no fundo. O problema é que, em alguns casos, quando a dosagem é maior, as gotas chegam a cobrir todo o fundo e, assim, não é mais possível ouvi-las caindo no líquido. Para solucionar isso, a startup Contra decidiu apostar em um trabalho de graduação para transformá-lo no Ping, um conta-gotas sonoro.

O produto tem uma forma de disco e pode ser colocado no topo de um copo, como uma espécie de tampa. A cada gota de remédio despejada, ele emite um "bip". Em entrevista ao Gizmodo Brasil, Diogo Carvalho, sócio da Contra, explica que o principal público do Ping são as pessoas com deficiência visual que cuidam de uma criança ou idoso.

"Nas entrevistas feitas pelos alunos do projeto da universidade, vimos que algumas pessoas com deficiência visual aceitavam tomar uma dosagem um pouco errada quando se tratava de medicamentos para eles mesmos, mas quando você precisa aplicar a medicação para uma criança ou para uma pessoa mais idosa que essa pessoa com deficiência visual tem a responsabilidade de cuidar, isso é mais perigoso. A gente sabe que, no caso de determinados medicamentos, se você errar a dosagem, você pode colocar em risco a saúde da pessoa", diz Carvalho.

A startup vem trabalhando no projeto há quatro anos e agora está na fase final de trazer o produto para o mercado. O protótipo está recebendo os últimos ajustes para que, em abril, possa ser testado com o Instituto dos Cegos da Paraíba e apresentado a investidores interessados em fabricar o Ping. Carvalho afirma que o objetivo é que ele seja vendido em farmácias a um preço acessível e, para isso, a Contra vem correndo atrás de diferentes formas de investimento, desde apoio do governo até criptoativos.

Solução simples para um problema complexo

O Ping foi uma espécie de projeto piloto para a Contra, já que foi o primeiro investimento feito pela startup. Carvalho conta que ela nasceu em 2011 como uma empresa de comunicação, mas que decidiu buscar mais projetos de caráter social nos últimos anos. Para isso, eles recorreram ao ambiente acadêmico para encontrar potenciais projetos que pudessem ser abraçados pela empresa. Foi na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que encontraram o trabalho de conclusão de curso de dois estudantes de engenharia que deu origem ao Ping.

O que atraiu a atenção da startup foi a simplicidade do projeto e seu caráter inusitado. "É uma tecnologia simples que resolve um problema complexo. A tecnologia em si não tem nada de inovadora, mas sim o seu uso. Ela combinou todos os recursos para resolver um problema que era invisível aos olhos de muita gente", diz Carvalho.

O sócio da Contra explica que o objetivo da pesquisa dos estudantes era provar que era possível construir uma solução do tipo. Por isso, o projeto ofereceu um rico material, com dados e entrevistas, que auxiliaram a startup a desenvolver o produto final, porém havia o desafio da usabilidade. Como uma empresa de design, eles se propuseram a reformular e aprimorar o design proposto no estudo.

Protótipo original do TCC da UFPB (à esquerda) e design final da startup Contra (à direita). Crédito: Divulgação

No caso das pessoas com deficiência visual que cuidam de crianças pequenas, por exemplo, era essencial que o Ping pudesse ser manejado com uma única mão para facilitar na hora em que o usuário estiver com um bebê no colo. Pensando em outros tipos e níveis de deficiência visual além da cegueira, o produto também foi projetado na cor roxa para que se destacasse no ambiente e pudesse ser facilmente encontrado.

Esse trabalho de redesign foi feito em parceria com a empresa holandesa Spark, que, na época em que o Ping estava começando a ser desenvolvido, tinha uma sede em Recife. "Esse formato de disco do Ping, que é apoiado em um copo, é fruto, inclusive, de uma referência holandesa: os waffles que eles costumam colocar em uma xícara de chá ou café para esquentar".

Uma vez feito o protótipo, o próximo passo era levantar fundos para produzir um grande lote que pudesse ser testado com o público alvo e oferecido a potenciais investidores que decidissem levar o produto ao mercado. O primeiro aporte veio do programa Centelha, uma iniciativa do governo federal para apoiar projetos de inovação e empreendedorismo. Com isso, a Contra conseguiu trabalhar em melhorias no produto e Carvalho diz que um dos recursos finais que está sendo aprimorado é a questão da bateria. A empresa está estudando a possibilidade de oferecer um carregamento via indução e prolongar a duração da carga.

Como as entrevistas e informações coletadas pelos alunos do trabalho de pesquisa foram feitas no Instituto dos Cegos da Paraíba, a startup pretende doar o primeiro lote do Ping para a instituição e realizar os testes junto a eles. Uma das premissas do Ping, segundo Carvalho, é que ele tenha o menor custo possível para que seja financeiramente acessível a todos. Por esse motivo, a empresa também está estudando possível materiais que podem reduzir os custos de produção, como fabricar em uma impressora 3D.

Outra iniciativa da startup para ajudar a financiar a produção do Ping é uma plataforma de compra e venda de criptoativos para levantar fundos. No Scambo Digital, qualquer pessoa pode comprar os chamados "tokens de utilidade" para ajudar a financiar projetos. Como explica o site, esses tokens são uma espécie de voucher digital que pode ser trocado por produtos, serviços, descontos, entre outros. É possível comprá-los via bitcoin ou cartão de crédito mesmo.

Retorno financeiro x retorno social

Carvalho explica que o Scambo Digital surgiu como uma forma alternativa de captar recursos para projetos. Segundo ele, há muitas ideias com potencial que não conseguem chegar ao mercado, seja por falta de conhecimento ou interesse dos investidores. Ao visitar a UFPB, ele diz que ficou surpreso com a quantidade de ideias e talentos desperdiçados em projetos que ficavam engavetados.

"Acho que o Ping exemplifica muito bem esse problema da barreira entre academia e mercado. Se a gente não tivesse contato com o projeto, ele estaria lá engavetado e teria cumprido a função inicial dele que era o TCC, a aprovação dos alunos, mas não teria cumprido talvez a sua função social e a que o projeto em si se propõe, que é ajudar pessoas com deficiência visual."

Captura de tela: Ping/Gizmodo Brasil

Segundo ele, existe um problema de mercado em que os grandes investidores estão muito focados em retornos financeiros imediatos. Ou seja, o próprio formato de captação de recursos atuais acaba negligenciando projetos relevantes para a sociedade.

"Acho que é um movimento que tem que vir dos dois lados. Eu acho que é necessário incentivar esses pesquisadores desde o início da graduação a olharem pro mercado e analisarem como o produto deles, como essa tecnologia que eles estão criando, pode ser viabilizada. E algumas instituições e aceleradoras devem olhar pro mercado com um prazo maior ou com um retorno financeiro menor e pensar em retorno social."

Em relação à data de lançamento e preço do Ping, Carvalho diz que vai depender da próxima etapa, que é encontrar uma empresa disposta a fabricar o produto. Por enquanto, ele diz que o conta-gotas sonoros está recebendo seus últimos ajustes e espera que, além de ajudar as pessoas com deficiência visual, ele sirva como um caso de sucesso para criptoativos. "Os token de utilidade se tornam um motor pra que esses projetos possam andar. Espero que as pessoas vejam isso como mais uma forma de captar recursos e aí, talvez, diminuir um pouco esse gap entre inovações e mercado. Isso já está dando um fôlego extra pro projeto do Ping."

The post Brasileiros criam tecnologia para ajudar pessoas com deficiência visual a controlar medicamentos appeared first on Gizmodo Brasil.

Estes 16 títulos chegam à Disney Plus em fevereiro

Posted: 01 Feb 2021 09:03 AM PST

Disney+

Disney+ chegou ao Brasil prometendo todo o acervo dos estúdios Walt Disney e seus afiliados a um clique de distância. E outra boa notícia é que a plataforma promete atualizar seu catálogo mensalmente, como o fará agora em dezembro com a adição de novos filmes e séries.

Para facilitar a disponibilidade, novos conteúdos serão acrescentados sempre nas últimas sextas-feiras de cada semana. Assim, você já pode se programar para o que assistir durante o seu período de descanso no sábado e domingo. Agora em fevereiro, os principais destaques são os filmes “Flora e Ulisses”, “Bia: Um Mundo do Avesso” e a série “Os eleitos”

Separamos as séries e os filmes que serão adicionados ao catálogo do Disney+ em fevereiro de 2021. Lembrando que elas estão sujeitas a alterações por parte da plataforma a qualquer momento, sem aviso prévio. As sinopses abaixos são as oficiais oferecidas pela plataforma.

Filmes

  • Bia: Um Mundo do Avesso

Você gostaria de viajar ao mundo através do espelho? O que acha que aconteceria se tudo ficasse do avesso? Em este especial, o universo da série “Bia” totalmente revirado. Os personagens são os mesmos, mas seus comportamentos são opostos aos habituais. Uma viagem a uma dimensão paralela onde os heróis são vilões e vice e versa.

  • Flora e Ulisses

Baseado no livro vencedor do prêmio Newberry da Disney, Flora e Ulisses, é uma comédia-aventura sobre Flora, uma cínica fã de quadrinhos de 10 anos cujos pais se separaram recentemente. Depois de resgatar um esquilo chamado Ulysses, Flora fica surpresa ao descobrir que Ulysses possui poderes únicos de super-herói que os conduzem em uma aventura divertida e complicada que mudará a vida de Flora e sua perspectiva para sempre. Flora e Ulisses é estrelado por Matilda Lawler, Alyson Hannigan, Ben Schwartz, Anna Deavere Smith, Danny Pudi, Benjamin Evans Ainsworth, Janeane Garofolo e Kate McCucci. O filme é dirigido por Lena Khan e produzido por Gil Netter, baseado no romance “Flora e Ulysses: As Aventuras Iluminadas” por Kate DiCamillo. O roteiro do filme é de Brad Copeland. Katterli Frauenfelder e James Powers atuaram como produtores executivos.

  • Sou Luna: O último Show

O último show. A última atuação. O último encontro. Ao longo de três temporadas, a história de Luna, Matteo, Simón, Ámbar e da galera do Jam & Roller se transformou, graças a sua combinação de música, romance, drama e patinação em um fenômeno único. Ao mega sucesso da série, seguiram-se várias turnês internacionais onde os atores puderam ficar cara a cara com seus fãs. Neste programa especial, o elenco de “Sou Luna” se apresenta ao vivo pela última vez no mítico estádio Luna Park em Buenos Aires. Vamos acompanhá-los na intimidade do backstage e relembrar a história da série: dos ensaios iniciais, gravações e turnês até esta incrível despedida.

  • Maravilhas ocultas da África

De desertos selvagens e vulcões ativos a imensos lagos e rios, a África é uma terra de extremos. Em todo este continente inspirador, as bestas da natureza – das maiores às microscópicas – lutam pela sobrevivência em algumas das condições mais adversas do mundo. Nos habitats naturais mais épicos do planeta, grandes predadores vagam por savanas, macacos estranhos habitam altos picos de montanhas, enquanto insetos e cobras misteriosas ocupam as florestas mais impenetráveis do planeta.

Séries

  • Acampados

Lou e os campistas voltam ao acampamento por mais um ano. Aventuras aguardam Lou e os campistas.

  • Art Attack – Temporada 4

“Art Attack” é o programa que mostra que não é necessário ser um profissional para ser um grande artista! A versão latino-americana conta com a presença de Vicente Van Coco, um personagem representado por uma palmeira, que narra os passos de produção de cada projeto artístico, além de explicar à audiência como cuidar do planeta através da reciclagem de materiais. As artes gigantes características do programa representam algumas das diferentes culturas da região latino-americana e são lideradas pelo artista Alexiev Gandman. “Art Attack” oferece curiosas ideias para as crianças colocarem em prática com os materiais que as rodeiam: tudo pode ser transformado em uma obra de arte! Esta série estimula as crianças a descobrirem e expressarem o seu potencial artístico.

  • Bios: Maurício de Sousa

O premiado cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, será retratado no programa Bios: Vidas que Marcaram a Sua, do National Geographic. Fabio Porchat mergulha na intimidade de Mauricio para descobrir a origem do universo do maior cartunista brasileiro. Juntos, eles visitam lugares emblemáticos na vida de Mauricio, pessoas e momentos da vida do ícone que serviram de inspiração para criar os personagens.

  • Brasil selvagem

Os episódios de Brasil Selvagem exploram histórias naturais e trabalhos de pesquisa nos diversos biomas do Brasil: Pantanal, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e a região costeira. Cada episódio é estruturado em torno do bioma e apresenta a interação de seus habitantes, lutas diárias, trabalhos de pesquisa, habitantes locais e ameaças a sua sobrevivência.

  • CuriosaMente

Explora como a mente condiciona o comportamento e o riso, a atração, o dinheiro ou a linguagem.

  • Glee – Temporadas 1 a 6

Uma comédia musical sobre um grupo de jovens ambiciosos e talentosos que sonham em ser estrelas, mas que lutam na vida real.

  • Mistérios do submundo

Sem sinopse divulgada.

  • Nat Geo Lab – Temporada 1

A produção original Nat Geo Lab torna a ciência fácil e divertida para experimentar em casa. Em um colorido laboratório, a youtuber e apresentadora Paula Stephânia nos ensina experiências e descobertas incríveis que surpreendem crianças e adultos, despertando em todos o entusiasmo pelo mundo da ciência.

  • O jardim de Clarilu – Temporada 2

"O Jardim da Clarilu" é uma aventura, uma viagem mágica onde as crianças aprendem os fundamentos da alfabetização através da música e da interação com a nossa protagonista. A cada episódio, Clarilu recebe uma carta misteriosa com um enigma. O desafio será encontrar as respostas com a ajuda de seu amigo inseparável, o cachorro Lápis. Durante sua busca, Clarilu encontrará amigos que lhe dará pistas para desvendar o mistério.

  • Os eleitos

Baseado no best-seller icônico de Tom Wolfe, Os Eleitos traz um olhar inspirador sobre os primórdios do Programa Espacial dos EUA e a incrível história dos primeiros astronautas da América, os Sete Originais. No auge da Guerra Fria, em 1959, a União Soviética domina a corrida espacial, e os Estados Unidos temem ser uma nação em declínio. A recém-criada NASA tem a tarefa monumental de enviar um homem ao espaço, e seus engenheiros estimam precisar de décadas para realizar a façanha. Eles têm dois anos. Batizado de Projeto Mercury, o programa recruta e treina apenas sete astronautas dentre vários dos melhores pilotos militares. Poucos dias após serem apresentados ao mundo, os Sete Originais se tornam celebridades instantâneas, considerados heróis antes mesmo de realizar um único ato heroico. Em uma época em que muitos se perguntavam se os dias de glória da América haviam ficado para trás, Os Eleitos é uma história inspiradora sobre como seres humanos comuns podem alcançar o extraordinário. Tanto sobre quem somos hoje quanto sobre conquistas históricas, a série evoca a maravilha dessa era singular, quando o mundo livre olhava para um novo horizonte de esperança enquanto saíamos dos limites do nosso único lar para nos aventurarmos no vasto desconhecido.

  • Os segredos do zoológico

Os Segredos do Zoológico segue as histórias que se passam no 'Columbus Zoo and Aquarium', um dos maiores e mais populares do país, e que ostenta Jack Hanna.

  • Quando toca o sino – Temporadas 2 e 3

O recreio das aulas é o cenário ideal para se divertir com os nove amigos que protagonizam Quando Toca o Sino: Ana, Barbie, Lucía, Nati, Paola, Rodri, Pablo, Miguel e DJ. Quem não teve aquele amigo estudioso? E a diva, que só pensa em roupas e em falar ao celular? O famoso artista, mais difícil de encontrar, mas não menos divertido? Nunca falta aquele que está de humor diferente a cada dia, nem aquele que vive no mundo da lua. Há sempre o belo garoto da escola, que todas as meninas querem conhecer; a dançarina, que não deixa ninguém quieto; o amigo pessimista, que diverte os outros com suas preocupações ridículas, e aquele desalinhado que faz todo mundo rir alto. É com personagens com perfis tão diversos, embora ao mesmo tempo tão comuns em grupos de amigos da escola, que a série Quando o Sino Toca diverte os adolescentes e mostra os humores típicos dos alunos, como o desenvolvimento de personalidades, as paixões, o manuseio do dinheiro, as competições esportivas e, também, o estudo.

Novos episódios de séries em andamento

  • Agora Muppets

Os Muppets estão prestes a subir os vídeos de sua série de streaming novinha em folha. Miss Piggy se torna uma guru de estilo de vida com seu novo blog Chiqueiro com Miss Piggy. Dr. Bunsen Honeydew e seu assistente, Beaker, levam a ciência para as ruas no Campo de Testes do Muppet Labs. O Chef Sueco faz desafios culinários com convidados em Cøzïnha aø Pøntø. Os Muppets entrevistarão celebridades da mesma área para falar do ramo em Mup Perto & Pessoal. Pepe, o Rei Camarão, é o apresentador de um game show extremamente imprevisível (e feito no improviso) no Game Show ¡Inacreditável! do Pepe. O fanboy Muppet, Walter, aprende sobre um hobby obscuro em Muppet Masters. Agora, cabe ao Scooter terminar tudo e subir os vídeos antes do prazo acabar – driblando qualquer obstáculo, distração e complicações que os outros Muppets apresentem a ele.

  • Por dentro da Pixar

Uma série documental de histórias pessoais e cinematográficas original da Disney+ que oferece um olhar interior das pessoas, da arte e da cultura do Pixar Animation Studios.

  • WandaVision

Produzida pela Marvel Studios para o Disney+, é uma combinação da sitcom clássica com o universo cinematográfico da Marvel que continua a história de Wanda Maximoff e Visão, um casal de super-heróis com uma vida aparentemente ideal que começa a suspeitar da realidade.

The post Estes 16 títulos chegam à Disney Plus em fevereiro appeared first on Gizmodo Brasil.

23 cursos de linguagens de programação oferecidos pela Udemy a partir de R$ 22,90

Posted: 01 Feb 2021 08:41 AM PST

Tem interesse em linguagens de programação? A Udemy oferece uma grande seleção de cursos voltados para a área.

Nós separamos 23 certificações para você conhecer e escolher a que mais se encaixa nos seus objetivos. O melhor? Tem cursos por apenas R$ 22,90.

Veja só:

1. C# primeiros passos: Lógica de Programação e Algoritmos por R$ 22,90

Curso equivalente à disciplina de Lógica de Programação da faculdade, usando C# como linguagem e o Visual Studio.

2. Algoritmos e Lógica de Programação por R$ 22,90

O curso definitivo de Lógica de Programação. Do VisualG às principais linguagens do mercado: C, C++, Python, C# e Java.

3. Java primeiros passos: Lógica de Programação e Algoritmos por R$ 22,90

Curso equivalente à disciplina de Lógica de Programação da faculdade, para iniciantes, usando Java como linguagem.

4. Linguagem de programação C# – Avançado por R$ 22,90

Evolua seu conhecimento de C# da maneira certa.

5. Lógica de Programação Para Iniciantes e Estudantes por R$ 22,90

Aprenda os principais pontos para começar a programar computadores, com exemplos reais e aplicados em diversas linguagens.

6. Programação de computadores para crianças com o Scratch por R$ 22,90

Criando jogos e animações com o Scratch, a linguagem de programação para crianças criada pelo MIT.

7. Introdução à Programação para Bioinformática com Python por R$ 34,90

Aprenda programação com a linguagem Python para manipulação de dados biológicos e pesquisas científicas

8. Linguagem R: do zero absoluto ao domínio em menos de 7 horas por R$ 34,90

Aprenda R. Data Science, linguagem de programação, análise de dados, estatística e data analyst.

9. Programando em ADVPL – Aprenda do Zero por R$ 22,90

Aprenda a programar do jeito certo na linguagem de programação do Protheus.

10. Python 3 – Automação para Redes Cisco por R$ 34,90

Automatize a sua rede de Roteadores e Switches da Cisco com a Linguagem de Programação Python.

11. Fundamentos de Programação por R$ 22,90

Aprenda algoritmos com Fluxograma, Portugol/Pseudocódigo e Linguagem C#.

12. Linguagem de programação C# – Intermediário por R$ 22,90

Aprendendo mais que o básico e desenvolva fundamentos para avançar para um nível acima.

13. Lógica de Programação e Algoritmos com VisualG por R$ 22,90

Aprenda a criar algoritmos com a linguagem VISUALG, uma forma simples e fácil de representar os códigos de programação.

14. Aprenda Programação de CLP do zero (Atualizado 2020) por R$ 22,90

Aprenda a desenvolver lógicas na linguagem Ladder, que é uma das linguagens mais utilizadas em controladores lógicos.

15. Linguagem de programação MIPS Assembly por R$ 22,90

Aprenda a aplicar arquitetura MIPS/RISC de 32 bits.

16. Java – Conceitos de programação e orientação a objetos por R$ 22,90

Aprenda os fundamentos da linguagem de programação Java e se torne um profissional experiente nesta tecnologia.

17. Fundamentos de Programação Moderna com Kotlin – Android por R$ 22,90

Kotlin é uma linguagem mais moderna e 100% compatível com Java. Desenvolvimento Android. Acompanha apostila completa.

18. Programação Orientada a Objetos utilizando a linguagem C# por R$ 22,90

Aprenda todos os conceitos sobre Programação Orientada a Objetos utilizando a linguagem C# de maneira fácil e rápida.

19. PICAT: Uma Linguagem de Programação Multiparadigma por R$ 22,90

Entenda mais sobre essa linguagem moderna de propósitos gerais na resolução de problemas complexos.

20. Lógica de programação com PYTHON + Banco de dados por R$ 22,90

Aprenda a programar junto a melhor linguagem para isso, cobrindo tópico do básico até a junção do Python com MySQL.

21. Curso de programação com Perl para Bioinformática por R$ 22,90

Aprenda a programar com a linguagem Perl.

22. Introdução ao Javascript + Lógica de Programação por R$ 22,90

Aprenda lógica de programação com a linguagem JavaScript e esteja pronto para iniciar no desenvolvimento Mobile e Web.

23. Curso Introdutório de Programação Utilizando LUA por R$ 22,90

Aprendendo a programar com a primeira linguagem brasileira, LUA.

Preços conferidos na manhã do dia 28 de janeiro – pode haver alterações. Comprando pelos links acima, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma comissão.

The post 23 cursos de linguagens de programação oferecidos pela Udemy a partir de R$ 22,90 appeared first on Gizmodo Brasil.

Estes 92 títulos deixam a Netflix em fevereiro

Posted: 01 Feb 2021 07:57 AM PST

Em fevereiro a Netflix deixará de exibir 92 títulos. Muitos deles são da franquia Power Rangers, mas há destaques como a série catalã “Merlí” e “Pablo Escobar, el patrón del mal”, além de filmes do Superman. Confira a lista completa abaixo.

01/02

  • 99 casas
  • A caverna
  • À espera de um milagre
  • A princesa encantada e o segredo do castelo
  • All Hallows’ Eve
  • Annabell Hooper e os fantasmas de nantucket
  • Antes só do que mal casado
  • Big Bad beetleborgs
  • Confusão em família
  • Drama Total
  • Emo the musical
  • Febre do Mississipi
  • Footloose
  • Fuga de Alcatraz
  • Good Burguer
  • Grease — Nos tempos da brilhantina
  • Guerra Fria
  • Heal – O poder da mente
  • Idas e vindas do amor
  • Joe
  • Kundo: Era fora de controle
  • La última fiesta
  • Leo e Tig
  • Letra e música
  • Love Story
  • Magic Mike XXL
  • Mãos talentosas: a história de Ben Carson
  • Maroon
  • Meu companheiro de estrada
  • Mighty Morphin Alien Rangers
  • Millenium: os homens que não amavam as mulheres
  • Mortified Nation
  • National Parks Adventure
  • Nunca diga seu nome
  • O homem de aço
  • O intruso
  • O Máskara
  • O Núcleo — missão ao centro da Terra
  • O que aconteceu com Anthony Lister?
  • O Santo
  • O Substituto
  • Operação retorno à base
  • Pablo Escobar
  • Power Rangers Dino Charge
  • Power Rangers Dino Super Charger
  • Power Rangers Dino Thunder
  • Power Rangers in Space
  • Power Rangers Jungle Fury
  • Power Rangers Lightspeed Rescue
  • Power Rangers Lost Galaxy
  • Power Rangers Megaforce
  • Power Rangers Megaforce Raising Spirits
  • Power Rangers Megaforce The Robo Knight Before Christmas
  • Power Rangers Mystic Force
  • Power Rangers Ninja Storm
  • Power Rangers Operation Overdrive
  • Power Rangers RPM
  • Power Rangers SPD
  • Power Rangers Samurai
  • Power Rangers Samurai Christmas Together, Friends Forever
  • Power Rangers Samurai: Clash of the Red Rangers
  • Power Rangers Samurai: Party Monsters
  • Power Rangers Super Megaforce
  • Power Rangers Super Samurai
  • Power Rangers Super Samurai Stuck on Christmas
  • Power Rangers Super Samurai Trickster Treat
  • Power Rangers Turbo
  • Power Rangers Wild Force
  • Power Rangers Zeo
  • Ruth & Alex
  • Sleight: O Truque Perfeito
  • Superman: o Retorno
  • Tartarugas Nina: A Próxima Mutação
  • The Looming Storm
  • The White Storm
  • Truque de Mestre
  • Tudo para ficar com ele
  • Tudo para minha filha
  • V.R Troopers
  • Viagem para Agartha
  • Wolf Warrior

02/02

  • Luzes no céu: Fireworks

04/02

  • French Dirty

05/02

  • OCTB

09/02

  • Tientsin Mystic

14/02

  • The Mortified Guide

15/02

  • Merlí

17/02

  • Brave Miss World

19/02

  • Diabolik Lovers

20/02

  • Falsa identidad

22/02

  • Amor sobre duas rodas

25/02

  • Sin senos si hay paraíso

The post Estes 92 títulos deixam a Netflix em fevereiro appeared first on Gizmodo Brasil.

Especialistas comentam qual será o fim da história da GameStop

Posted: 01 Feb 2021 07:31 AM PST

Se você tem acompanhado a história do WallStreetBets (mais informações aqui, aquiaqui), provavelmente já ficou tentando entender os mais variados termos sobre investimentos. Você provavelmente aprendeu mais sobre posições vendidas, opções e chamadas de margem em poucos dias do que consumir centenas de conteúdos de filmes e programas TV sobre corretores de ações. Você pode ter um conhecimento profundo recém-descoberto sobre o assunto e aversão a corretoras online. Agora que você sabe como as ações sobem, é hora de aprender como elas caem.

Apesar da narrativa sobre uma guerra de classes entre WallStreetBets e fundos de hedge – que se tornou moda agora na CNBC, onde um bando de investidores de venture capital de repente está fazendo de tudo para ficar do lado dos “pequenos” – muitas outras pessoas possuem as ações agora caras que o WallStreetBets conseguiu disparar. Isso inclui professores cujas aposentadorias estão vinculadas a fundos públicos, indivíduos ricos que ficaram mais ricos e as próprias empresas em dificuldades.

Quem tem maior probabilidade de sofrer? O que acontece com a economia, se houver algum impacto? O que acontece no final de um “short squeeze” (alta valorização repentina de ações)? Perguntamos aos especialistas da área.

Será que a GameStop e as 12 ou mais outras ações inflacionadas por investidores de varejo algum dia vão cair?

Aswath Damodaran

Professor de finanças na Stern School of Business da New York University

Não é inevitável, mas provável. Nada mudou fundamentalmente nessas empresas, e se a única coisa que as mantém à tona é a negociação de usuários do Reddit, quando eles passarem para outros alvos, as ações perderão seu oxigênio.

Donald Langevoort

Professor de Direito no programa Thomas Aquinas Reynolds do Georgetown University Law Center

Ainda é muito cedo para poder dar respostas. Nada é inevitável, mas se o passado for uma indicação, os preços das ações relevantes voltarão ao normal. O que alimenta uma bolha como esta (supondo que seja uma bolha) é o excesso de confiança do investidor em relação às indicações anteriores de que eles podem movimentar os mercados indefinidamente, o que pode persistir por algum tempo (profecia autorrealizável), mas tem um ponto final natural. Obviamente, aqueles que entraram e saíram no momento certo vão comemorar sua genialidade, mas a menos que sejam disciplinados o suficiente para parar antes do acerto de contas, haverá perdas.

Terrance Odean

Professor de Finanças no programa Rudd Family Foundation do Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley

Não analisei o valor fundamental da GameStop. No entanto, pelo que li, espero que os preços recentes excedam em muito os fundamentais.

O que provavelmente significa é que os preços cairão significativamente, embora não necessariamente até os preços anteriores a janeiro. No entanto, não existe uma regra definida sobre a velocidade da queda. Uma ação pode ficar muito tempo acima do preço em relação aos valores fundamentais. Muito provavelmente, isso deixará os proprietários desapontados com os ganhos futuros, mas pode demorar um pouco. A GameStop é incomum por causa da atenção que tem recebido de investidores de ambos os lados.

Existe alguma chance de que os criadores de mercado (tipo de corretor), em última instância, fiquem com uma grande parte das perdas?

Terrance Odean

Os criadores de mercado estão em risco quando detêm grandes posições temporárias em ações extremamente voláteis. Então, sim, eles podem sofrer perdas. No entanto, os investidores institucionais com maior risco são aqueles que têm grandes posições vendidas sem hedge.

O que aconteceu quando grandes fundos de hedge, por exemplo, intencionalmente inflaram uma bolha?

Eric So

Professor de Gerenciamento e Professor Associado da Área de Economia, Finanças e Contabilidade da MIT Sloan School of Management

Vimos isso no final da década de 1990 com a bolha da Internet. Como sabemos por transcrições e entrevistas, vários fundos reconheceram que existia uma bolha na época. Mas o que muitos perceberam é que pode ser mais fácil navegar na bolha e lucrar em seu lado positivo, saindo antes que ela estourasse, em vez de tentar exercer influência corretiva no mercado empurrando os preços de volta para os valores fundamentais.

Gente que decidiu continuar tentando, e comprou no final da bolha na década de 2000, acabou perdendo. Também um dos grupos subvendidos que perderam como resultado da bolha são os fundos de hedge que tentaram exercer influência no mercado empurrando os preços de volta aos fundamentais. Um exemplo são pessoas como o Jaguar Fund, também conhecido como Tiger Fund, que tentou exercer uma espécie de força corretiva se afastando da bolha da Internet, apostando contra as avaliações. Eles acabaram perdendo e tendo que fechar antes que a bolha estourasse.

Outros fundos, como o Quantum Fund, de George Soros, pareciam ter uma posição mais alinhada com a bolha. Devo deixar claro que não sei as intenções deles, mas eles sobreviveram.

Portanto, havia uma pequena disparidade em termos de quais fundos tiveram bom desempenho do que aqueles que não tiveram. Parece alinhar-se com base naqueles que sabiam como se juntar à bolha no tempo certo versus aqueles que tentaram exercer influência no mercado.

Existe algum cenário no qual a maioria, ou mesmo a metade, dos investidores de varejo que compraram a GameStop ou essas outras ações acabem tendo lucro?

Aswath Damodaran

Não.

Quais são os efeitos indiretos do "short squeeze" da GameStop no mercado geral?

Aswath Damodaran

Os fundos de hedge já estavam em apuros, entrando nessa crise, em termos de performance. O dinheiro está fluindo de veículos ativos para veículos passivos e isso só vai acelerar o processo. Acho que a Melvin Capital já estava perdendo dinheiro com as posições, antes do incidente da GameStop.

Terrance Odean

Os short squeezes em uma ação podem forçar os fundos com grandes posições vendidas nessa ação a vender outras posições geralmente lucrativas, a fim de levantar dinheiro para cobrir chamadas de margem. Se muitos fundos de hedge têm posições correlacionadas e recebem chamadas de margem simultâneas, isso pode levar a uma situação em que todos esses fundos vendam as mesmas posições para levantar dinheiro, reduzindo assim os preços nessas posições levando a mais chamadas de margem (se as posições forem alavancada). Os fundos de hedge individuais com apostas altamente alavancadas podem ser prejudicados.

Isso poderia prejudicar aposentados, como professores?

Donald Langevoort

[O dinheiro da aposentadoria] vai ser um assunto de interesse – os fundos devem investir com prudência, com base em portfólio, mas sabemos que alguns fundos públicos se sentem pressionados a fazer apostas inconsistentes com esse mandato legal. Dito isso, é improvável que um portfólio diversificado sofra muito com eventos como esses, e aprender com uma experiência ruim pode ser um corretivo útil.

O que acontece com as empresas em si?

Arun Chopra

"Professor do Twitter" e fundador da empresa de pesquisa de mercado financeiro Fusion Capital

Se você olhar para o AMC, o AMC decolou, mas eles estão profundamente endividados e precisam de dinheiro. E então eles emitiram ações no minuto em que a ação foi lançada, e ela voltou a cair [no momento da entrevista]. E, portanto, nem todos os short squeezes são iguais. Isso não levará a indústria à falência.

No nível mais básico, vemos short squeezes acontecerem nos mercados o tempo todo. Temos uma estratégia que leva tudo isso em consideração, e existem três a quatro oportunidades realmente boas a cada ano que funcionam. Isso aconteceu com a Tesla durante todo o seu processo de ascensão. Então, é isso que está acontecendo. É um pouco exacerbado agora porque nunca vimos tantas opções de negociação em toda a história.

O risco real é que as ações short squeeze forcem esses administradores de fundos a começar a vender suas ações de qualidade. E se isso acontecer, você terá o Google, o Facebook e os que estão caindo, e então tudo o que as autoridades estão tentando fazer para manter as coisas sob controle ficará sob pressão. E para mim, essa questão recai sobre o governo, afinal por que eles estão deixando isso sair de controle? E você pode ir ainda mais longe e questionar o motivo dessa situação social para a guerra de classes estar acontecendo.

Considerações finais

Arun Chopra

Acho que o que vai acontecer é que a volatilidade permanecerá e os fóruns como o WallStreetBets permanecerão. Antes de tudo isso, eles estavam fazendo pesquisas. A GameStop esteve lá por um ano, e eu estou irritado comigo mesmo por deixar isso passar.

Você pode ver essas mentes fantásticas no WallStreetBets, especialmente [o tipo de pensamento] de pessoas mais jovens. Quando você vê as coisas de uma certa maneira e não está preso a dogmas e livros didáticos – é isso que cria esses fóruns. Não há dúvidas sobre as habilidades desses jovens.

Acho que essa narrativa sobre o homem comum vem de tudo o que está acontecendo. Nunca lidamos com essa ideia de que houve uma crise imobiliária nos anos de formação de grande parte da geração que agora tem que pagar duzentos mil para ir à faculdade, o que nem mesmo garante nada. Aposto que se o sistema fosse mais justo, metade desse grupo estaria ocupado fazendo outras coisas.

Então, quando leio posts sobre como viver durante a crise imobiliária no WallStreetBets, penso, imediatamente, é exatamente isso. E fico chocado quando assisto à CNBC, e eles dizem, ah, eu gosto da história de Davi e Golias também! Mas eu digo, não, você não gosta. Você está apenas querendo aparecer, está brincando?

Só acho que o realismo é importante e entender que isso não vai resolver o problema. Tenho certeza de que mais pessoas perderam dinheiro com o AMC [quando ele caiu na quinta-feira] que nem mesmo apostaram na GameStop e pensaram que o AMC seria o próximo. Acho que o maior problema que temos é que essas questões sistêmicas reais – como o Congresso fazer algo sobre empréstimos estudantis – precisam ser tratadas.

The post Especialistas comentam qual será o fim da história da GameStop appeared first on Gizmodo Brasil.

Equipamento feito em impressora 3D ajuda cadelinha cega a se mover com segurança

Posted: 01 Feb 2021 06:11 AM PST

A impressão 3D produziu coisas incríveis ao longo dos anos, desde pequenas naves espaciais e canhões de pulso que disparam doces a casas inteiras e equipamentos de proteção pessoal. Mas, embora algumas criações tenham sido absolutamente péssimas (sim, estou falando da escova de língua), este arco de segurança feito para ajudar uma cadelinha idosa a se locomover é a ideia mais útil que poderia existir.

O designer amador Chad Lalande fez o dispositivo usando uma impressora Creality Ender 5 3D+ para impedir que sua cadelinha da raça lulu da pomerânia, de 18 anos e cega, Sienna, batesse acidentalmente em paredes e batentes de portas.

"Eu vi uma necessidade e comecei a pensar em como atendê-la", disse Lalande ao Gizmodo por e-mail.

No design criado por ele, a cabeça do seu animal de estimação passa pelo aro central, que é cercado por um aro maior mantido no lugar por um braço na parte de cima. O resto do dispositivo fica na parte de trás do seu bichinho e tem três buracos para prendê-lo à coleira.

Lalande disse que esta não é a primeira vez que ele cria dispositivos de assistência para cães. Houve um tempo em que o cachorro de sua irmã começou a ter dificuldades para andar, se esforçando tanto para levantar os pés que muitas vezes tropeçava neles. Lalande fez um par de botas que se prendiam ao colete do cão por meio de elásticos para dar uma ajudinha extra a cada passo. O cão de estimação de seu pai também começou a ter alguns problemas de mobilidade, então Lalande construiu uma cadeira de rodas improvisada com o colete do animal e hastes de alumínio para ajudá-lo a se locomover com mais facilidade.

Já existem alguns aros anticolisão para animais de estimação no mercado, mas eles podem ser caros e as opções podem ser limitadas para um cão do tamanho miniatura de Sienna. Além disso, Sienna odeia qualquer coisa que passe perto de sua cabeça, de acordo com Lalande, então ele sabia que usar algum tipo de dispositivo montado na cabeça estava fora de questão.

Usar uma impressora 3D como a que ele comprou nas festas de fim de ano torna a criação de seus projetos muito menos trabalhosa, disse ele. Ele passou por seis versões do arco de segurança de Sienna enquanto tentava acertar o design, que desenvolveu usando os softwares LightWave 3D e Cura. As primeiras eram estreitas demais para impedi-la de enfiar a cabeça nas laterais do aro e esbarrar nas coisas. Então, ele alargou e alongou o arco para que ela ainda pudesse mover a cabeça livremente enquanto permanecia protegida por todos os lados. Dessa vez, porém, o arco ficou tão grande que começou a tombar para um lado quando ela corria.

Lalande, que compartilhava seu processo de design online, disse que um colega de um grupo de impressão 3D do Facebook deu a ele a ideia de colocar um braço por cima do aro para ajudar a segurá-lo. Essa solução também ajudaria a evitar outro problema que ele encontrou: Sienna conseguia enfiar a frente do aro debaixo das portas e ficava presa.

Você pode ver a evolução do design na sequência das versões um a cinco abaixo.

Foto: Chad Lalande

O produto finalizado com sucesso evita que Sienna esbarre nas coisas, ao mesmo tempo em que permite que ela se movimente como quiser. A única desvantagem é que funciona um pouco bem demais – ela não consegue chegar à tigela de comida ou água com o arco de segurança, então ele precisa ser retirado periodicamente ao longo do dia, disse Lalande. Ah, e o veredito final ainda não foi decidido no que diz respeito à própria Sienna.

"Sienna ainda está se acostumando a usá-lo, mas agora reclama menos", disse Lalande. "Ela tem 18 anos, então pode não viver por muito mais tempo, mas se eu puder deixá-la mais confortável no tempo que ela tem, melhor ainda."

Como foi feito pensando em um animal de estimação pequeno, o design pode não ser dimensionado corretamente para animais maiores, ele avisou, e também advertiu que “assim como a maioria das coisas para animais, a supervisão é uma obrigação!”

Você pode encontrar o design final aqui no Thingiverse se estiver interessado em imprimir um para seu animal de estimação.

The post Equipamento feito em impressora 3D ajuda cadelinha cega a se mover com segurança appeared first on Gizmodo Brasil.

Estes 12 títulos chegam à Netflix nesta semana (01/02 a 06/02)

Posted: 01 Feb 2021 04:14 AM PST

Netflix streaming. Imagem: Unsplash

Em fevereiro, a Netflix tem novidades para todos os gostos. Traz filmes e séries nacionais, originais ou mesmo clássicos. Entre os destaques da primeira semana, temos “Kid Cosmic”,  animação do criador de “Meninas Super Poderosas”; “Cidade Invisível”, série brasileira que fala do folclore nacional; e “Nova Ordem Espacial”, space opera sul-coreano. Veja a lista abaixo:

01/02

Karate Kid

Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) recentemente se mudaram de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Porém, Daniel não consegue se ambientar em sua nova morada, até que conhece Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota atraente que gosta dele. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e sua gangue começam a atormentá-lo. Um dia, quando é cercado pela gangue de Johnny, ele é salvo por um Miyagi, um veterano japonês (Pat Morita) mestre na arte do karatê. Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar-lhe os ensinamentos do karatê, para que ele possa se defender da gangue de Johnny.

02/02

Criada por Craig McCracken, a mente por trás de “As Meninas Super-Poderosas” e A Mansão Foster para Amigos Imaginários",  a série conta as aventuras de um garoto animado e cheio de imaginação que mora com um avô muito descolado numa cidadezinha no meio do deserto. Ele sonha em ser herói e, ao encontrar cinco pedras cósmicas do poder nos destroços de uma nave, esse sonho parece se tornar realidade. Ele então monta uma equipe de heróis locais para impedir um violento ataque de alienígenas que querem recuperar as pedras.

 

Um grupo de trens vive diversas aventuras ao lado das crianças de Tracksville, um mundo divertido e cortado por estradas de ferro. Os amigos fazem de tudo para superar os obstáculos do caminho e completar suas missões, contando sempre com a ajuda uns dos outros. Não há problema que consiga parar esse time.

03/02

Em Amigas para Sempre, Tully  e Kate são duas amigas que se conheceram em 1974, quando ainda eram pré-adolescentes. O relacionamento improvável entre a menina introvertida e a garota mais legal do colégio se firmou até os dias de hoje. No entanto, uma séria traição vai acabar gerando uma tragédia na vida de ambas, ameaçando separá-las para sempre.

Carlos  é um homem de negócios com uma vida bem-sucedida. Tudo vira de cabeça para baixo quando ele é chamado para ajudar um engenheiro norte-americano da indústria do petróleo que foi sequestrado. No entanto, o sequestrador é um velho amigo do seu passado.

 

04/02

  • Tim Maia
Cinebiografia do cantor Tim Maia, baseada no livro “Vale Tudo – O Som e a Fúria de Tim Maia”. O filme acompanha a vida de Tim desde a a sua infância até a morte aos 55 anos de idade.

05/02

Ele passou a viver entre realidade e um mundo invisível habitado por seres fantásticos depois que sua esposa morreu – e percebeu que nem tudo é como parece. A série Cidade Invisível, do diretor indicado ao Oscar, Carlos Saldanha, faz um mergulho nas histórias do folclore brasileiro de forma atual e fala sobre o poder das relações humanas.

Um cineasta e sua namorada lavam a roupa suja depois que eles voltam da estreia de seu filme e esperam pela resposta da crítica.

Uma família tem que lidar com a morte do pai ausente e com o que restou da vida que ele tinha.

Em 2092, quatro rebeldes em busca de sonhos e lixo espacial encontram segredos explosivos ao tentar vender um humanoide.

Em um esforço para assumir o controle do corpo e da vida, um grupo de mulheres explora a ligação entre movimento e significado em um potente curso de pole dance.

Barcelona, anos 60. Helena conquista o amor e confiança de um perigoso traficante de heroína e aprende o que é preciso para ascender no cartel.

The post Estes 12 títulos chegam à Netflix nesta semana (01/02 a 06/02) appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário