sábado, 29 de janeiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Robô faz primeira cirurgia laparoscópica sem ajuda de humanos

Posted: 29 Jan 2022 02:00 PM PST

Pela primeira vez na história, um robô completou com sucesso uma laparoscopia sem ajuda de humanos.

A medicina chama de laparoscopia uma cirurgia pouco invasiva normalmente feita na região do abdômen. Nela, os cirurgiões fazem pequenos cortes e introduzem o laparoscópio — daí o nome –, uma microcâmera que permite ao médico enxergar dentro do organismo do paciente. É um método ideal para procedimentos que exigem movimentos repetitivos com um alto grau de precisão — como remover a vesícula biliar ou conectar partes de um intestino, por exemplo.

Foi exatamente este último o procedimento que o robô STAR (Smart Tissue Autonomous Robot) foi escalado para fazer. A máquina é uma criação de pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, e foi testada no intestino de porcos. O artigo científico que descreve os testes foi publicado na revista Science Robotics.

Conectar dois pedaços de tecido de intestino — no linguajar médico, anastomose intestinal — é um procedimento ultra desafiador. Tudo porque as suturas feitas pelo médico precisam ser feitas no local certo e com a técnica adequada. Um pequeno tremor da mão — ou um ponto mal dado — pode resultar em um vazamento, e causar infecções sérias no paciente.

“Cirurgias em ‘tecidos moles’ são especialmente difíceis para os robôs devido à sua imprevisibilidade, que força as máquinas a se adaptarem rapidamente para lidar com obstáculos inesperados”, disse Alex Krieger, pesquisador que liderou os testes, em comunicado. “O STAR tem um novo sistema de controle que pode ajustar o plano cirúrgico em tempo real, assim como um cirurgião humano faria”.

A máquina consiste em braços robóticos para operar as ferramentas para fazer suturas, sensores infravermelho e câmeras 3D para fornecer imagens precisas do interior do paciente. Você pode entender mais sobre o funcionamento dela no vídeo abaixo, feito pela Universidade Johns Hopkins. Para os mais sensíveis, vai o aviso: há imagens internas de cirurgia no clipe.

Os pesquisadores explicam que a ferramenta conclui o procedimento em quatro animais e “produziu resultados significativamente melhores” do que humanos escalados para fazer o mesmo procedimento fariam.

Os testes da máquina foram feito com porcos, é verdade. Mas os bons resultados já são um sinal de que as máquinas estão cada vez mais próximas de, quem sabe, substituir médicos de carne e osso no futuro com pacientes humanos. Bom, pelo menos em algumas cirurgias menos invasivas. “É uma maneira de garantir mais exatidão e precisão em todos os pacientes, independentemente da habilidade do cirurgião”, completa Krieger.

The post Robô faz primeira cirurgia laparoscópica sem ajuda de humanos appeared first on Gizmodo Brasil.

Site Stacker elege as 100 melhores séries de todos os tempos

Posted: 29 Jan 2022 11:00 AM PST

Séries

Antes dos serviços de streaming inventarem o termo “maratonar” e levarem o público a assistir séries inteiras em um único fim de semana, existia um mundo onde ver um seriado na TV no horário nobre já era uma felicidade.

Isso mantinha os fãs colados nos sofás semana após semana, ano após ano, para descobrir o que aconteceria a seguir. 

Algumas séries eram tão boas que fãs compravam caixas em VHS ou DVD para assistir de novo e de novo. Agora, temos tudo na palmas da mão com os streamings, que permitem acessar qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar.

Para celebrar a história da grande televisão, o site especializado Stacker compilou uma lista baseada em dados dos 100 melhores programas de TV de todos os tempos, usando o IMDb. Os programas foram classificados pelas classificações dos usuários do IMDb, com empates desfeitos pelo número de votos. Para esta lista, as séries tinham que ter pelo menos 50.000 votos.

Entre as melhores séries eleitas pelo site estão “The West Wing”, “The Sopranos”, "The Wire", "Game of Thrones", "Narcos", "Friends", "Avatar: The Last Airbender" e "Breaking Bad". 

Confira as 100 melhores séries de todos os tempos, e refresque sua memória da cultura pop, lembre-se de uma farra épica, chore com alguns dramas, ou adicione à sua lista de observação. Se liga só: 

1- Breaking Bad

– Classificação do usuário do IMDb: 9,4

– Anos no ar: 2008–2013

A aclamada série da AMC "Breaking Bad" transformou Walter White em um ícone. A produção também levou Bryan Cranston para o status de cult por sua interpretação do professor do ensino médio que virou chefão da metanfetamina. Cranston ganhou quatro Emmy Awards pelo papel. Além disso, a série foi considerada um dos maiores programas de TV de todos os tempos, tendo se tornado o programa de TV a cabo mais assistido na televisão americana e mais aclamado pela crítica de todos os tempos.

2 – The Wire

– Classificação do usuário IMDb: 9,3

– Anos no ar: 2002–2008

Ainda citado como um dos maiores programas de TV já feitos , "The Wire" saiu do ar há mais de 10 anos. O aclamado drama da HBO contou com um elenco negro, ajudando a lançar as carreiras de Michael B. Jordan, Idris Elba e Michael K. Williams, e deu uma olhada realista em Baltimore e seu cenário de drogas, departamento de polícia, escolas e mídia. Após sua execução, o show foi duas vezes indicado ao Emmy Awards de Melhor Roteiro para Série Dramática.

3 – Avatar: The Last Airbender

– Classificação do usuário IMDb: 9,3

– Anos no ar: 2005–2008

Bryan Konietzko e Michael Dante DiMartino co-criaram este programa de animação americano inspirado em anime, com a história de fundo envolvendo o "Avatar", uma pessoa que pode "dobrar" e manipular todos os quatro elementos principais de ar, água, fogo e terra. Aang é o atual Avatar, encontrado pelos irmãos da Tribo da Água Katara e Sokka 100 anos depois que Aang congelou em um iceberg, deixando o mundo sitiado pela Nação do Fogo. A produção foi seguida por "The Legend of Korra", um show ambientado 70 anos depois sobre o próximo Avatar. A amada animação ganhou uma indicação ao Emmy de Melhor Programa de Animação (por programar menos de uma hora) em 2007.

4 – Game of Thrones

– Classificação do usuário do IMDb: 9,2

– Anos no ar: 2011-2019

Baseada na amada série de romances de George RR Martin, "As Crônicas de Gelo e Fogo", esta série de megahit da HBO ganhou vida própria. O épico de fantasia medieval premiado seguiu as aventuras mortais de duas famílias poderosas enquanto lutavam pelo controle dos Sete Reinos de Westeros. Ele frequentemente desafiou “The Sopranos” nas classificações de audiência durante suas primeiras quatro temporadas. O programa inspirou mercadorias licenciadas, jogos, réplicas de armaduras e impulsionou as vendas dos romances originais. Com 160 indicações, o show levou para casa 56 Emmys.

5 – Rick and Morty

– Classificação do usuário do IMDb: 9,2

– Anos no ar: 2013–presente

A comédia de ficção científica para adultos do Cartoon Network, "Rick and Morty", segue as aventuras de Rick Sanchez, um cientista maluco, e sua filha (Sarah Chalke) e seus filhos. Ele recebeu notas altas dos críticos por sua criatividade, precisão científica e maluquice geral, e tem um grande culto de seguidores. Desde então, a série de desenhos animados recebeu dois prêmios Emmy, incluindo Melhor Programa de Animação em 2020.

6 – The Sopranos

– Classificação do usuário IMDb: 9,2

– Anos no ar: 1999–2007

O falecido James Gandolfini liderou esta premiada série da HBO como Tony Soprano, um mafioso ítalo-americano que teve que equilibrar a vida familiar com o crime organizado. Edie Falco, Lorraine Bracco e Jamie-Lynn Sigler co-estrelaram o que alguns críticos consideram uma das séries mais inovadoras já feitas por causa de seu efeito na indústria ao elevar a forma de arte. Com 112 indicações ao Emmy no total, "The Sopranos" levou para casa 21 honras.

7 – Sherlock

– Classificação do usuário do IMDb: 9,1

– Anos no ar: 2010–presente

Benedict Cumberbatch estrela como Sherlock Holmes nesta popular produção, baseada na série policial de mesmo nome de Sir Arthur Conan Doyle. Produzido como uma co-produção da BBC e WGBH em Boston para a PBS Masterpiece, o programa recebeu elogios de críticos e fãs. Entre os elogios do programa incluem ganhar três Emmys, incluindo Melhor Ator Principal para Cumberbatch.

8 – Firefly

– Classificação do usuário IMDb: 9,0

– Anos no ar: 2002–2003

O drama espacial futurista de curta duração, mas amado, de Joss Whedon foi cancelado pela Fox, mas depois se tornou um favorito dos fãs quando foi lançado em DVD. A série contou com um elenco liderado por Nathan Fillion, e ganhou um Emmy por efeitos especiais. Também inspirou quadrinhos e um jogo de RPG, bem como o filme de 2005 "Serenity".

9 – Batman: The Animated Series

– Classificação do usuário do IMDb: 9,0

– Anos no ar: 1992–1995

Bruce Timm co-desenvolveu "Batman: The Animated Series", que se tornou a primeira série em um universo animado maior que terminou com "Liga da Justiça Sem Limites". A produção se concentrou em Bruce Wayne, dublado por Kevin Conroy, e suas façanhas como o Caped Crusader. É a fonte da performance de voz mais famosa do ator Mark Hamill como o Coringa. A série animada levou para casa vários prêmios Emmy, incluindo Melhor Roteiro em um Programa de Animação em 1993.

10 – The Twilight Zone

– Classificação do usuário do IMDb: 9,0

– Anos no ar: 1959–1964, 1985–1989, 2002–2003, 2019–2020

A icônica e aclamada série "The Twilight Zone" de Rod Serling abordou questões de preconceito, guerra, governo e moralidade. Misturando fantasia, suspense e ficção científica, muitos dos temas e lições das histórias memoráveis ​​(embora super assustadoras) ressoam hoje. Enquanto a série original em preto e branco liderada por Serling foi exibida de 1959 a 1964, a primeira reinicialização chegou em 1985, seguida por outros revivals e uma versão cinematográfica produzida por Steven Spielberg em 1983. O programa conquistou três dos oito prêmios Emmy para o qual foi indicado.

Confira as outras 90 melhores séries de todos os tempos restantes, segundo o Stacker: 

  • True Detective
  • The Office
  • Fargo
  • Gravity Falls
  • Friends
  • Narcos
  • The Mandalorian
  • Better Call Saul
  • Dark
  • Seinfeld
  • It’s Always Sunny in Philadelphia
  • Twin Peaks
  • Ted Lasso
  • Last Week Tonight with John Oliver
  • The West Wing
  • Stranger Things
  • House of Cards
  • House
  • South Park
  • The Boys
  • Arrested Development
  • Rome
  • Battlestar Galactica
  • Freaks and Geeks
  • BoJack Horseman
  • Six Feet Under
  • Dragon Ball Z
  • Curb Your Enthusiasm
  • Oz
  • The Marvelous Mrs. Maisel
  • The Shield
  • The Grand Tour
  • Dexter
  • Westworld
  • Daredevil
  • The Simpsons 
  • The Queen’s Gambit
  •  Mindhunter
  • Parks and Recreation
  • Mad Men
  • The Haunting of Hill House
  • The X-Files – Arquivo X
  • The Crown
  • Archer
  • This Is Us
  • Star Trek: The Next Generation
  • The Newsroom
  • Deadwood
  • Justified
  • Adventure Time 
  • Friday Night Lights
  • Mr. Robot
  • Sons Of Anarchy
  • Hannibal 
  • Community 
  • Spartacus 
  • Shameless
  • The Punisher 
  • Boardwalk Empire
  • Big Little Lies
  • Silicon Valley
  • The Expanse 
  • Louie
  • Fight of the Conchords 
  • Supernatural 
  • Modern Family 
  • Suits
  • Brooklyn Nine-Nine 
  • Fringe 
  • Futurama 
  • The Handmaid's Tale
  • Person of interest 
  • Entourage 
  • Outlander 
  • The Legend of Korra
  • Banshee
  • The Americans 
  • American Crime Story 
  • Stargate SG-1
  • Billions 
  • Ash vs Evil Dead
  • How I Met Your Mother 
  • Lost
  • Prison Break 
  • Homeland 
  • Scrubs
  • Loki
  • Californication 
  • Sense8
  • The Witcher

The post Site Stacker elege as 100 melhores séries de todos os tempos appeared first on Gizmodo Brasil.

Astrofísicos lançam o maior mapa do universo, que cobre 1/3 do céu

Posted: 29 Jan 2022 08:00 AM PST

Mapa Universo

Pesquisadores do Departamento de Energia dos EUA estão desenvolvendo um mapa do universo. Não é da Terra. É do universo!

O trabalho, feito a partir do DESI (sigla em inglês para Instrumento Espectroscópico de Energia Escura), começou há sete meses, mas já está trazendo resultados. 

Até agora, os astrofísicos já mapearam um terço do céu –a maior faixa já obtida até hoje. De acordo com um comunicado publicado pelo Berkeley Lab, isto é apenas 10% de todo o estudo, que deve durar cinco anos.

O DESI está instalado no Observatório Nacional Kitt Peak, no Arizona. Para ter uma ideia de sua imensidão, o projeto consiste em vários aparelhos instalados dentro de uma cúpula de 14 andares. Há, no total, 5 mil robôs do tamanho de canetas que permitem que o instrumento colete dados precisos de 5 mil galáxias de uma só vez.

Além disso, o DESI possui vários espectrógrafos, um instrumento astronômico capaz de dispersar a luz estelar, formando um espectro em comprimento de onda. Com essa ferramenta, os pesquisadores conseguem medir o desvio para o vermelho de uma galáxia. Basicamente, quanto mais longe o objeto está da Terra, mais longo é seu comprimento de onda e, consequentemente, o nível de vermelho que apresenta é maior.

Mapa do universo
Mapa do universo obtido por pesquisadores. Cada ponto colorido representa uma galáxia, que por sua vez é composta por centenas de bilhões de estrelas.
Imagem: D. Schlegel/Berkeley Lab usando dados do DESI/Reprodução

Com os desvios de vermelho, o DESI poderá observar a profundidade do céu. Isso está dentro de seu objetivo principal, que é medir com precisão a expansão do universo. Ao final de tudo, os cientistas pretendem entender o que é a energia escura, uma forma hipotética de energia que parece constituir 70% do universo e atuar diretamente em sua expansão.

Por enquanto, o mapa do universo registrou cerca de 7,5 milhões de galáxias, mas este número deve chegar a 40 milhões. As observações e o processamento de dados são, em grande parte, automatizados. Isso permite que os cientistas obtenham diariamente dados de aproximadamente 100 mil galáxias. 

O DESI enxerga a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância. Ou seja, está capturando a luz emitida por galáxias quando o universo tinha menos da metade de sua idade atual.

A equipe por trás do DESI planeja disponibilizar o primeiro conjunto de dados oficiais em 2023. As informações servirão para que outros cientistas também sigam estudando as galáxias.

The post Astrofísicos lançam o maior mapa do universo, que cobre 1/3 do céu appeared first on Gizmodo Brasil.

Vídeo negacionista ambiental é um dos mais postados no Telegram

Posted: 29 Jan 2022 05:00 AM PST

Imagem: Christian Wiediger (Unsplash)

A história de um Brasil que protege e preserva a Amazônia é o 10° vídeo mais postado em grupos e canais de extrema-direita no Brasil no Telegram (serviço de mensagens concorrente ao WhatsApp). O problema é que essa história não condiz com a realidade.

Lançado em julho, o filme “Cortina de Fumaça”, com conteúdos negacionistas sobre desmatamento, entrou rapidamente na lista de links do YouTube mais compartilhados no Telegram, segundo levantamento que analisou as postagens de janeiro a outubro. 

Segundo foi divulgado pelo Uol, foram 237 postagens sobre o filme da produtora Brasil Paralelo, com mais de 2,5 milhões de visualizações no YouTube, no ano em que o Brasil bateu o terceiro recorde consecutivo de desmatamento na Amazônia. 

O mapeamento no Telegram foi realizado em parceria com os professores Paulo Fonseca, do Laboratório de Humanidades Digitais da Universidade Federal da Bahia, e Letícia Cesarino, do programa de pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Juntos, foram selecionados em um edital de pesquisa sobre desinformação, promovido pelo InternetLab. 

A pesquisa analisou cerca de quatro milhões de mensagens transmitidas por 42 grupos e 108 canais de extrema-direita no Telegram, entre janeiro e outubro de 2021, com 277 mil e 3,3 milhões de usuários, respectivamente.

Além disso, a reportagem do UOL teve acesso a algumas centenas de mensagens compartilhadas sobre a temática socioambiental. Um desavisado no aplicativo poderia acreditar que o atual governo reduziu o desmatamento ilegal em 70% e protege os direitos dos Yanomami, apesar de denúncias mostrarem famílias doentes, famintas e a disparada de mineração ilegal na terra indígena.

“A gente percebeu que a temática ambiental importa a esses grupos quando resvala em questões políticas, como o aumento do desmatamento na Amazônia, uma crise do governo Bolsonaro”, afirma Leonardo Nascimento, um dos coordenadores do estudo ao UOL. 

Nascimento afirmou ao UOL, que uma das conclusões da pesquisa é que o Telegram funciona como um motor do YouTube, que remunera produtores de conteúdo, para canais de extrema direita. O levantamento mostrou que a plataforma de vídeos do Google é o ecossistema com maior número de citações no Telegram, com 440.576, seguido pelo Instagram e pelo Twitter, com 74.854 e 74.691, respectivamente. 

Além disso, a análise de mensagens compartilhadas em grupos públicos, no entanto, apontou para um problema maior, mostrando que o aplicativo é um dos atores na distribuição de mentiras. “Não tem como compreender o Telegram sem entender as outras plataformas e vice-versa”, explicou Nascimento.

Em dezembro de 2021, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que “é por meio do Telegram que muitas teorias da conspiração e informações falsas sobre o sistema eleitoral estão sendo disseminadas sem qualquer controle”. 

Por isso, em dezembro do ano passado, o presidente do TSE enviou um ofício ao diretor-executivo do aplicativo de mensagens Telegram, Pavel Durov, solicitando uma reunião para discutir possíveis formas de cooperação sobre o combate à desinformação.

E com o objetivo de diminuir a disseminação de fake news pelo Telegram, Luís Roberto Barroso está estudando uma forma de banir o aplicativo do Brasil durante as eleições deste ano. A medida passou a ser considerada após diversas tentativas sem sucesso de contatar os representantes da plataforma de mensagens.

Criado em 2013, o Telegram chegou ao Brasil em 2016. Sem moderação de conteúdo, a plataforma alcançou o posto de aplicativo móvel de mensagens que mais cresceu em 2021. No app, grupos podem alcançar até 200 mil pessoas, um diferencial em relação à limitação de 256 participantes no Whatsapp. Canais têm capacidade ilimitada: o do presidente Jair Bolsonaro tem mais de um milhão de inscritos.

The post Vídeo negacionista ambiental é um dos mais postados no Telegram appeared first on Gizmodo Brasil.

Aproveite esta oferta e garanta licença vitalícia do Windows 10 por R$ 90, pacote Office por R$ 152: até 91% de desconto no final do mês!

Posted: 29 Jan 2022 04:30 AM PST

O Windows e o Pacote Office são itens de uso cotidiano em empresas, e na rotina de muitos profissionais e estudantes de diversas áreas, atendendo diversas demandas e necessidades no quesito produtividade e organização. Por isso, adquirir tais produtos é imprescindível para contribuir com o funcionamento do seu dia-dia ou negócio. Comece 2022 adquirindo uma licença vitalícia.

Foi pensando nisso que a Cdkeysales está com uma oferta relâmpago imperdível:

Utilize o cupom promocional GIZMODO para conseguir 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição).

Confira todas as ofertas:

Windows

Pacote Office

Windows 10 + Pacote Office

 

Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos

Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos:

1. Escolha o produto desejado

2. Clique no botão "Compre Agora" e quando o produto estiver no carrinho, insira o cupom GIZMODO no campo "código de promoção" e clique em "aplicar".

3. Para ativar a licença do Windows 10, acesse as configurações do Windows, selecione na categoria "Ativação" e clique no botão "Alterar chave do produto". Uma janela será aberta para você inserir o código de ativação que acabou de comprar.

Conheça a Cdkeysales

A Cdkeysales é uma plataforma profissional que, há mais de 10 anos, comercializa as melhores chaves digitais para jogos, programas e softwares. Com um atendimento ao consumidor personalizado a qualquer hora do dia, a empresa se destaca pelos preços competitivos e também pela variedade nas formas de pagamento, que incluem cartões de crédito, PayPal, Paymentwall e, inclusive, Bitcoins.

The post Aproveite esta oferta e garanta licença vitalícia do Windows 10 por R$ 90, pacote Office por R$ 152: até 91% de desconto no final do mês! appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário