sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Dupla bate recorde mundial em viagem com carro elétrico

Posted: 25 Feb 2022 10:50 AM PST

recorde

Uma dupla americana entrou para o Guinness Book após completar a maior viagem em um carro elétrico da história. A jornada de mais de 56.300 quilômetros cortando os Estados Unidos durou, no total, 97 dias.

O piloto Rainer Zietlow e o fotógrafo Derek Collins viajaram com um Volkswagen ID.4 — recém-apresentado no Brasil. A dupla visitou 628 concessionárias da VW durante o percurso.

A viagem começou no dia 13 de julho de 2021, na sede da Volkswagen nos EUA, no estado da Virgínia. 49 estados foram percorridos até o retorno, no 18 de outubro.

Zietlow e Derek precisaram fazer 200 paradas para recarregar a bateria do veículo. O ID.4 usado pela equipe não foi modificado, usando a mesma bateria de 77kWh e encontrada em veículos padrões. Ela tem autonomia de 400 quilômetros.

Nesta quarta-feira (23), o Guinness anunciou oficialmente que a viagem estabeleceu de fato um recorde de viagem mais longa em veículo elétrico num único país.

A dupla responsável pela façanha atualizou seus fãs em seu site oficial e neste perfil do Instagram. Vale conferir.

The post Dupla bate recorde mundial em viagem com carro elétrico appeared first on Gizmodo Brasil.

Como são as leis trabalhistas dentro do metaverso?

Posted: 25 Feb 2022 10:20 AM PST

metaverso

O metaverso é a bola da vez, principalmente entre as gigantes da tecnologia. E tudo indica que, em futuro próximo, o mundo de realidade virtual se torne um home office 2.0.

O contexto atual, impactado pela pandemia, onde o mundo precisou reaprender a viver e conviver, evitando aglomerações, deve impulsionar essa modalidade de interação. Mas como são as leis trabalhistas dentro do metaverso? Elas sequer existem? As empresas estão preparadas para esse avanço tecnológico?

Algumas companhias já estão, inclusive, testando o novo método de trabalho. O grupo hoteleiro Hilton, por exemplo, já usa o mundo virtual para treinar funcionários sobre como lidar com os hóspedes.

Outro exemplo é a Microsoft, que no ano passado, deu os primeiros passos para inserir o metaverso em sua rotina de trabalho. A empresa iniciou um plano para permitir que os funcionários apareçam em seu software de colaboração Teams usando seus avatares.

Mas se acontecer algo durante esse período, o funcionário está respaldando pelas mesmas leias trabalhistas do trabalho presencial? Afinal, avatares do tipo têm identidade legal, já que são "registrados" formalmente no mundo virtual.

Para Jonathan Newman, gerente de um escritório de advocacia entrevistado pelo Financial Times, "os enigmas legais são tão diversos quanto as possibilidades do próprio metaverso".

O mundo físico do trabalho é regulado por marcos legais nacionais. No Brasil, por exemplo, um funcionário pode ser demitido por justa causa, e sem aviso prévio. Já na Holanda, os trabalhadores geralmente não podem ser demitidos sem a aprovação do tribunal ou agência de emprego holandesa.

Cada país tem sua regra, suas leis que são aplicadas conforme a necessidade. Entretanto, no mundo virtual, elas ainda não existem e ainda não se sabe quando e nem como essas leis serão aprovadas e aplicadas.

Ainda não é possível dizer se legislação nacional protegerá os funcionários. Ou se trabalhar no metaverso é ter a consciência de que, caso algo aconteça, ainda não será possível recorrer judicialmente, dependendo do assunto.

The post Como são as leis trabalhistas dentro do metaverso? appeared first on Gizmodo Brasil.

5G pode prejudicar pouso do avião Boeing 737, avisa entidade

Posted: 25 Feb 2022 09:50 AM PST

5G pode prejudicar pouso do avião Boeing 737, avisa entidade

A agência reguladora de aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês), emitiu um alerta de que as redes 5G podem interferir nas operações de pouso na maioria dos aviões do modelo Boeing 737.

De acordo com a entidade, o problema se resume a um pequeno número de aeroportos nos EUA, com exceção daqueles que ainda não implantaram a nova rede móvel na faixa de 3,7-3,98 GHz (a chamada Banda C), ou daqueles que os altímetros de rádio utilizados são seguros e confiáveis ​​no ambiente 5G.

A nota da FAA estima que 2.442 aeronaves nos Estados Unidos e outros 8.342 em todo mundo seriam afetados pela interferência ao se aproximarem de aeroportos com redes móveis funcionando na Banda C.

Entre eles, estão os Boeings 737 nas versões 100, 300, 400, 500, 600, 700, 0700C, 800, 900 e 900ER. A exceção seria apenas para os modelos 737-200 e 737-200C, por contarem com um sistema de controle de voo diferente e que não seria afetado pela rede 5G.

A autoridade americana não listou os aeroportos que não são seguros para estes aviões, mas, anteriormente, já tinha identificado 87 locais com o problema de interferência.

Interferência da Banda C em aviões

A preocupação da FAA é que as aeronaves dependem do altímetro de rádio para que vários sistemas funcionem corretamente durante os procedimentos de pouso e decolagem. Entre eles, estão os de piloto automático, aviso de proximidade do solo, reversores de empuxo e prevenção contra colisões. O 5G poderia interferir nos pousos automáticos em casos de condições de visibilidade reduzida, como em nevascas, por exemplo.

Essa preocupação atrasou por meses a implantação da rede 5G na banda C, nos Estados Unidos. Entretanto, em janeiro deste ano, a FAA afirmou que — em colaboração com as operadoras de telefonia — liberou 90% da frota de aeronaves comerciais dos EUA para voar próximo de torres 5G.

5G no Brasil

No Brasil, o monitoramento de frequências é feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entretanto, não existe uma preocupação de potenciais interferências do 5G em aeroportos brasileiros.

O motivo é que a Banda C no Brasil é diferente da adotada pelos Estados Unidos. Enquanto a faixa americana chega até cerca de 4 GHz — muito próxima dos sistemas de controle por rádio dos aviões –, no Brasil a frequência do 5G vai até 3,7 GHz, criando uma faixa de segurança maior do que a dos EUA.

Entretanto, por precaução, a Anatel e a Embraer estão realizando testes para saber se existe algum risco para as operações aeronáuticas no Brasil. A expectativa é que os testes sejam concluídos no segundo semestre deste ano.

The post 5G pode prejudicar pouso do avião Boeing 737, avisa entidade appeared first on Gizmodo Brasil.

Cientistas criam maior árvore genealógica humana de todos os tempos

Posted: 25 Feb 2022 09:20 AM PST

Árvore genealógica

Pesquisadores do Big Data Institute, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, desenvolveram a maior árvore genealógica humana de todos os tempos. Com informações retiradas de oito bancos de dados, os cientistas foram capazes de remontar aos primórdios da humanidade, confirmando teorias sobre a migração humana. 

Os pesquisadores utilizaram, no total, 3.609 sequências de genoma, que permitem recriar os passos de 215 populações antigas. As amostras datam entre 1.000 e 100.000 anos atrás. Mas não se engane: ao contrário daquela árvore genealógica que você aprende a fazer na escola, essa aqui não mostra necessariamente as relações parentais entre os indivíduos.

Na verdade, ela traça quais genes são compartilhados entre humanos, apontando para uma ancestralidade comum de toda a humanidade. Dessa forma, uma pessoa que tenha acesso a sua própria informação genética pode descobrir, por exemplo, quando seus ancestrais se mudaram para determinada região ou adquiriram certa característica. O estudo completo foi publicado na revista Science.

O trabalho realizado pelos pesquisadores confirma a hipótese de que os primeiros humanos migraram da África, 70 mil anos atrás. A observação indica que a árvore genealógica pode ser muito útil para cientistas que estudam a evolução humana, que conseguirão analisar de forma facilitada onde nossos ancestrais viveram e como se espalharam pelo planeta.

Os cientistas de Oxford planejam adicionar mais dados genéticos à medida que estiverem disponíveis. O sistema desenvolvido pelo grupo é capaz de acomodar facilmente milhões de genomas, criando uma base de dados extremamente completa. 

O foco do estudo foram os humanos, mas o servidor não se restringe a eles. De acordo com os pesquisadores, é possível utilizar o método para a maioria dos seres vivos, o que inclui desde animais até bactérias. 

The post Cientistas criam maior árvore genealógica humana de todos os tempos appeared first on Gizmodo Brasil.

Ucrânia registra sobrecarga de rede e apagões na internet

Posted: 25 Feb 2022 08:45 AM PST

Ucrânia registra sobrecarga de rede e apagões na internet

Enquanto a invasão russa ganha corpo na Ucrânia, cresce a preocupação quanto a um apagão total da internet no país. Isso serviria para silenciar jornalistas e defensores de direitos humanos, além de impedir que a população local tenha acesso à notícias e informações — ampliando a confusão e o caos.

Na cidade de Kharkiv, por exemplo, a segunda maior cidade ucraniana, já houve registros de interrupções nos serviços de internet desde o início dos ataques.

Ao site The Verge, a empresa Cloudflare afirmou ontem que a maior parte dos serviços de internet da Ucrânia ainda estavam operacionais, mas com 80% da capacidade normal no país. Em Kharkiv, o tráfego online estava 50% abaixo do normal.

O apagão parece afetar principalmente o provedor Triolan, que atende várias cidades ucranianas. Segundo usuários, a internet fixa estava fora do ar, mas os celulares continuavam funcionando.

O projeto Internet Outage Detection and Analysis (IODA), que monitora interrupções de acesso à internet, afirmou nesta sexta-feira (25) que um ataque por míssil derrubou os serviços de um provedor na região de Zaporizhzhya.

Também foi registrada uma interrupção significativa da internet na cidade portuária de Mariupol, na região separatista de Donetsk, como apontou a NetBlocks abaixo:

Falhas de telecom na Ucrânia

Como essas interrupções são parciais e pontuais, é provável que o problema seja decorrente da queda de energia e dos danos colaterais provocados pelos ataques russos às instalações militares ucranianas. Ou seja, por enquanto, ainda não há indicações de que esses apagões na internet sejam resultado de algo premeditado pela Rússia.

Por mais que os ataques aéreos e terrestres tenham como alvo locais estratégicos, ainda não há relatos de ataques concentrados aos serviços de telecomunicações do país. Para promover um apagão completo, seria necessário o uso de armas físicas para destruir as infraestruturas de telecom em toda a Ucrânia — incluindo provedores e torres de telefonia –, além de executar amplos ataques cibernéticos para silenciar os ucranianos.

Vale lembrar que apagões na internet já foram usados em ações militares no passado recente, como em ataques da Arábia Saudita ao Iêmen. Há cerca de um mês, cabos submarinos da cidade portuária iemita de Hodeidah foram danificados, deixando o país sem internet por pelo menos três dias.

Como a infraestrutura de internet é bastante diversificada na Ucrânia, com provedores locais e conexões com vários países vizinhos, a Rússia teria dificuldade para identificar uma única vulnerabilidade e colocar toda a Ucrânia em modo offline.

Sobrecarga de serviços

De acordo com o  Wall Street Journal, o governo da Ucrânia alertou que as operadoras de telecomunicações no país estão enfrentando sobrecargas e falhas de serviço, por conta do uso excessivo da rede pelos ucranianos.

As autoridades recomendam que os usuários se comuniquem por mensagens de textos, caso não consigam realizar chamadas de voz.

The post Ucrânia registra sobrecarga de rede e apagões na internet appeared first on Gizmodo Brasil.

Chloe Cherry, a atriz pornô da série “Euphoria”, não para de brilhar

Posted: 25 Feb 2022 08:21 AM PST

Cherry Chloe

Quem é fã de “Euphoria” está acompanhando de perto a segunda temporada — e a chegada de Junkie Faye, que logo se tornou uma das personagens mais aclamadas pelo público. Interpretada por Chloe Cherry, a jovem conquistou todos com seu humor marcante e com frases debochadas, além de seu estilo único. 

O que muitos não sabem é que, antes da estreia em "Euphoria", Chloe era uma estrela de filmes pornô e chegou a fazer uma parodia adulta de uma cena da série envolvendo Rue e Jules, personagens da série vividas por Zendaya e Hunter Schafer.

Com vídeos espalhados em plataformas como Pornhub, a jovem do estado americano da Pensilvânia foi convidada pelo diretor da série, Sam Levinson, a participar do elenco por meio do Instagram. Boatos afirmam que o criador da série havia escalado Cherry para o casting — justamente após a repercussão da paródia pornográfica.

Cherry, porém, disse recentemente à revista Vulture que o vídeo, que ela publicou em seu OnlyFans cerca de cinco meses após o convite de Levinson, não foi o motivo pelo qual ela foi escalada para fazer a série. De acordo com a atriz, já tinha feito outras paródias adultas e pensou que a cena era perfeita para isso. Por fim, revelou o que acha da reação do público ao vídeo. 

“Eu comecei a assistir de novo aos meus vídeos, percebi que já tinha feito muitas paródias adultas e pensei ‘ah, essa é perfeita para fazer, porque é uma cena bem popular’. É engraçado que as pessoas estejam reagindo a isso tipo ‘ela foi descoberta numa paródia pornô’. E eu digo ‘não, não, não, isso foi algo que fiz apenas para o meu OnlyFans há muito tempo e agora todo mundo está encontrando”, diz Cherry, sobre o episódio. A atriz gravou mais de 200 produções eróticas aos 24 anos.

Cherry contou à Variety que era fã da série “Euphoria” antes mesmo de fazer parte do elenco. "Sim, eu era um grande fã da série.  Eu já estava seguindo cada membro do elenco e, enquanto estávamos filmando, eu percebia que eu já sabia os nomes das pessoas no set, mesmo que elas tivessem participações muito pequenas, porque eu já gostava muito da série", explica. 

Segundo Chloe, o plano inicial era que tivesse um pequeno papel, como namorada viciada em heroína de Custer (Tyler Chase). Mas sua naturalidade diante da câmera levou Levinson a aumentar sua participação na série. “Ninguém a teria interpretado do jeito que eu fiz. Até aquele momento, muitas das minhas falas foram improvisadas”, disse. 

“A personagem original era muito menor. Ela deveria ser apenas uma ‘stripper”, explicou Chloe. “Depois que fui escalada, Sam abandonou o plano e reformulou o personagem. Muito do personagem veio de nossas reuniões e brainstorming. Conversamos muito no set e descobrimos que temos muito em comum, o que levou a um maior desenvolvimento da personagem”, completa ela.

No Instagram, a Chloe já acumula cerca de 751 mil seguidores. Lá ela posta fotos e histórias do seu dia a dia como atriz. No TikTok, seus vídeos atingem até 15 milhões de usuários. 

A atriz nasceu e foi criada em Lancaster, Pensilvânia, a capital Amish dos Estados Unidos. Ela se mudou em 2015, quando completou 18 anos, e começou sua carreira de atriz. Seus primeiros passos foram como modelo erótica, mas logo ela migrou para o cinema adulto. "O que primeiro me atraiu para a indústria adulta foi a liberdade e expressão que ela me deu depois de me sentir tão reprimida por muito tempo", explica Cherry à VarietyEm janeiro de 2021, Chloe recebeu um prêmio AVN (Adult Video News) de Melhor Cena de Sexo em Grupo. 

Questionada sobre assumir papéis mais tradicionais na TV ou cinema, Chloe disse: "eu sairia bem em comédia e terror, e também gosto de drama. Acho que posso fazer qualquer coisa. Acho que tento trazer isso para Faye porque é isso que eu sou em "Euphoria". Eu sou uma espécie de alívio cômico e sou meio assustador – estou invocando esses sentimentos mistos no espectador, e esse é o tipo de atuação que mais me interessa", conta. 

Com o sucesso na série, Chloe não planeja voltar à pornografia. Ela quer fazer séries de impacto e acha que “não há limites para os objetivos que ela quer alcançar”. 

Além disso, Chloe falou sobre o sucesso repentino e reconhecimento. Recentemente, ela desfilou na passarela da New York Fashion Week e na London Fashion Week, que terminou na terça-feira (22). 

"Meus quinze minutos de fama provocaram muitas respostas positivas e isso é insanamente bom. Parece surreal ter tantas pessoas dizendo que te amam no programa. Ao mesmo tempo, é uma loucura quantas pessoas falam sobre meus lábios serem tão grandes", explica a atriz. 

No Instagram, Chloe Cherry compartilhou fotos de sua participação no London Fashion Week. Confira: 

A 2ª temporada da série "Euphoria" chega ao fim no próximo domingo (24/2). Como de costume, o episódio será exibido pelo canal HBO nos EUA e disponibilizado simultaneamente na plataforma HBO Max. E para a alegria dos fãs, o último capítulo terá pouco mais de uma hora de duração. Confira o trailer:

The post Chloe Cherry, a atriz pornô da série “Euphoria”, não para de brilhar appeared first on Gizmodo Brasil.

Quer trabalhar na empresa que mais cresce no ramo de TI? Então conheça a BairesDev e mais sobre seu processo seletivo

Posted: 25 Feb 2022 07:30 AM PST

O setor de tecnologia é um dos ramos que mais cresce ao longo dos anos, principalmente em território brasileiro. Sua expansão se alavancou ainda mais com o ambiente pandêmico, onde foi-se necessário adaptar diversos hábitos cotidianos.

Sempre em busca de novas soluções inovadoras, as empresas do nicho vem procurando cada vez mais talentos na área, o que torna a disputa entre companhias cada vez mais acirrada atrás de talentos, que ficam mais escassos, assim tornando os processos seletivos mais "tranquilos". Mas, existe uma empresa do mercado que faz diferente, e obtém resultados muito positivos e com constância.

Com o título de "Gigante no TI", a BairesDev é a empresa de tecnologia do ramo de outsourcing que mais cresce no mundo há 6 anos consecutivos, tendo uma curva de crescimento superior a 99% das empresas de qualquer setor. Surgiu de uma ideia de um grupo de engenheiros de software sob um mercado não explorado de forma branda no mercado: procura de profissionais qualificados no mercado de TI contra diversas regiões de muito potencial para inovação. Com isso, a companhia cresceu exponencialmente, apresentando resultados que a tornaram a maior empresa de outsourcing de software da América Latina.

Com isso, a BairesDev não se tornou grande diante do mercado, mas também materializou-se como um sonho de muitos atuantes da área de tecnologia da informação, recebendo mais de 1,2 milhões de inscrições anualmente. No entanto, fazer parte do time de talentos da BairesDev pode ser difícil: a empresa escolhe apenas 0,1% das candidaturas mensais. Pode parecer meio assustador, né? Mas aqui você descobre passo a passo de como fazer parte desta empresa, que ganhou o prêmio de "Melhor empresa para a diversidade" em 2020!

Mas antes, confira as 600 vagas de emprego disponíveis 100% remotas aqui.

Como fazer parte da BairesDev?

A empresa atua com diversos colaboradores presentes em cerca de 36 países no mundo inteiro, com frentes atuando por quase toda a america-latina, em países como o Brasil, Colômbia, México e Argentina, além de um escritório em São Francisco. Para manter a excelência de seu serviço fornecido, a BairesDev só contrata os melhores da área, e para isso conta com um processo seletivo rigoroso.

Tendo isso em mente, você precisa conhecer os seis pilares fundamentais da cultura da BairesDev, que são: diversidade, eficiência, trabalho em equipe, cliente value creation e paixão. Sendo assim, respeite estes valores e entre com eles em mente em seu processo seletivo, onde você tem o passo a passo em PDF do recrutamento (em inglês) aqui.

Com isso em vista, saiba que sua triagem pode contar com mais de um degrau simples, indo além das entrevistas e dinâmicas corriqueiras. Indo pela vertente de explorar o match do candidato com a cultura organizacional da empresa, juntamente da capacidade deste com exercícios práticos, a BairesDev aposta em testes quantitativos e qualitativos que possam revelar o próximo talento a ser capturado.

Portanto, saiba que na BairesDev o caminho de admissão possui sete etapas, sendo estas:

  • inscrição no site;
  • testes online;
  • entrevista com o RH;
  • testes escritos;
  • entrevista técnica;
  • staffing Hero;
  • execução do projeto.

Estar preparado para ter suas capacidades e habilidades gerais da área testadas é um diferencial para conseguir realizar o processo seletivo com a cautela e atenção exigida.

A BairesDev e seu sucesso premiado e merecido

Trazendo inovação e transformação digital como seus principais motores de sucesso ao longo de sua fundação, a BairesDev é amplamente reconhecida e premiada no mercado com grandes marcos, que vão desde o seu sucesso como empresa, até sobre seu ambiente de trabalho.

Com isso, separamos algumas premiações recentes que a companhia ganhou e que podem servir como grande importância para decisão de aplicação nas vagas:

  • Em 2021, no BIG Awards for Business, a BairesDev recebeu o prêmio de Empresa do Ano.
  • Também no ano de 2021, a empresa recebeu seis prêmios Globee® na 16ª edição do IT World Awards® anual, além de que, na mesma premiação, a BairesDev também levou quatro prêmios de ouro nas categorias de Melhor Empresa, Melhor Provedor de Serviços de TI, Mulheres na Tecnologia da Informação e Melhor Empresa na Equidade de Contratação a respeito de Raça e Idade.
  • A BairesDev também foi premiada em Excelência em Atendimento ao Cliente pelo The Business Intelligence Group em 2021.
  • Ganhou bronze em Melhor Avanço em Gestão de Aprendizagem pelo Brandon Hall Group Excellence in Technology Awards 2021

Além de um ambiente corporativo que preza pelo bem de seus colaboradores, a BairesDev também oferece aos mesmos a oportunidade de trabalhar com clientes americanos, aumentando ainda mais as chances de um crescimento profissional completo.

Se interessou pela empresa e quer fazer parte das vagas e experiências oferecidas? Então confira agora o site da empresa e confira mais informações sobre as áreas disponíveis, benefícios e depoimentos de quem já trabalha, ou trabalhou, na empresa.

The post Quer trabalhar na empresa que mais cresce no ramo de TI? Então conheça a BairesDev e mais sobre seu processo seletivo appeared first on Gizmodo Brasil.

Ucrânia usa hackers clandestinos na defesa de ciberataques russos

Posted: 25 Feb 2022 07:20 AM PST

hackers clandestinos

De acordo com informações da agência de notícias Reuters, a Ucrânia está recrutando hackers clandestinos para ajudar o país a se defender de ciberataques russos — e também para auxiliar em missões de espionagem.

Desde o início dos ataques, muitos hackers estão se voluntariando para ajudar o país em fóruns de internet.

Yegor Aushev, cofundador da Cyber ​​Unit Technologies, uma empresa de segurança cibernética sediada em Kiev, afirmou à Reuters que foi procurado por um integrante do alto escalão do Ministério da Defesa ucraniano. Ele solicitou que fizessem um post para contratar profissionais de tecnologia para ajudar na defesa do país. “Comunidade cibernética ucraniana! É hora de se envolver na defesa cibernética de nosso país”

De acordo com Aushev, os voluntários seriam separados em dois grupos: um para respostas contra ataques, que seria responsável por defender áreas essenciais como abastecimento de água e geração de energia, e outra para ofensivas cibernéticas.

A defesa de sistemas ligados a serviços essenciais é extremamente importante, porque, caso a prestação desses serviços seja afetada, toda a população pode sentir seus efeitos. Um exemplo disso foram os ciberataques da Rússia contra os sistemas de abastecimento de energia da Ucrânia em 2015, no meio da crise da Criméia. A região pertencia à Ucrânia, mas foi anexada à força pela Rússia. Na ocasião, mais de 200 mil ucranianos ficaram sem energia elétrica.

Aushev afirmou que a intenção do recrutamento é realizar ações de espionagem contra a Rússia e justificou afirmando que há um exército estrangeiro em seu país e que as autoridades ucranianas precisam saber o que eles estão fazendo.

Recentemente, um software malicioso foi descoberto pela empresa ucraniana de segurança digital ESET. O malware está infectando diversos computadores no país, e logo, as suspeitas caíram sobre o governo russo, que, obviamente, negou.

Aushev afirmou que já foi procurado por diversos hackers e, segundo ele, o próximo passo é verificar se nenhum deles é um infiltrado russo.

The post Ucrânia usa hackers clandestinos na defesa de ciberataques russos appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook cria equipe de emergência para usuários na Ucrânia

Posted: 25 Feb 2022 06:50 AM PST

Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash

A equipe de segurança do Facebook criou uma ferramenta que permite que usuários ucranianos optem por bloquear seus perfis. A medida faz parte de uma série de ações que devem ser adotadas para proteger quem vive no país.

O recurso é uma ação de do grupo de emergência da plataforma, criado para acompanhar de perto a crise na Ucrânia e pensar em soluções rápidas para problemas que derivem do conflito.

O objetivo da disponibilização da ferramenta é dar maior controle sobre o gerenciamento de segurança e privacidade para os próprios usuários. "Quando seu perfil está bloqueado, pessoas que não são seus amigos não podem baixar, compartilhar sua foto de perfil e nem postagens em seu feed", explicou Nathaniel Gleicher, chefe de política de segurança da Meta.

A medida não é inédita e já ocorreu em outras situações nas quais usuários não estavam seguros — como por exemplo, durante a retirada dos soldados americanos do Afeganistão. A empresa considera que o recurso é útil para proteger jornalistas e ativistas, que podem se tornar alvos de ataques.

A Meta afirma que o grupo de emergência dedicado exclusivamente a monitorar o que acontece na Ucrânia é formado por especialistas e também por falantes nativos. Isso, segundo a empresa, garante que a plataforma consiga responder de forma rápida quando necessário.

The post Facebook cria equipe de emergência para usuários na Ucrânia appeared first on Gizmodo Brasil.

Em meio à guerra, câmeras de rua mostram imagens ao vivo da Ucrânia

Posted: 25 Feb 2022 06:20 AM PST

Em meio à guerra, webcams mostram imagens ao vivo da Ucrânia

Após quatro meses de tensões, a Rússia decidiu invadir a Ucrânia na madrugada da quinta-feira (24), iniciando uma crise militar que não era vista na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

A ação teve início por volta das 4h30 no horário local – às 22h30 da quarta-feira, no horário de Brasília. Enquanto o ataque russo se desenrola, câmeras e webcams estão transmitindo ao vivo pela internet a situação no país invadido.

Ontem, logo após a primeira onda de ataque, a agência Reuters transmitiu ao vivo o congestionamento de veículos em Kiev (capital do país), mostrando a fuga dos ucranianos em direção a países vizinhos, como Hungria, Romênia e Polônia.

Filas foram registradas em supermercados, caixas eletrônicos e postos de combustíveis em Kiev. A população também está utilizando estações de metrô como se fossem verdadeiros bunkers.

A movimentação na capital ucraniana pode ser vista abaixo.

Ucrânia ao vivo

Já no site Geocam.ru, por exemplo, estão cadastradas 83 webcams espalhadas pela Ucrânia. Porém, até o fechamento desta matéria, o site apontava que apenas 34 destas câmeras estavam online, sendo que algumas delas apresentavam telas pretas.

Alguns canais no YouTube estão alterando os vídeos para o modo privado, como, por exemplo, os que mostravam as imagens de câmeras de Odessa. A cidade foi um dos pontos de desembarque de tropas russas.

Além destas webcams, é possível acompanhar imagens de outras regiões do país, como um uma igreja em Pochaev,  uma avenida em Lvov, além do centro movimentado da cidade de Gorodok (vídeo abaixo).

Lei Marcial

Vale ressaltar que a Rússia afirma que a operação tem como alvo apenas as infraestruturas militares e bases aéreas das Forças Armadas da Ucrânia. Já o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, decretou lei marcial, pedindo calma à população e que as pessoas ficassem em casa. Entretanto, há relatos de explosões, aeronaves sendo abatidas no ar e contagem de centenas de mortos.

 

The post Em meio à guerra, câmeras de rua mostram imagens ao vivo da Ucrânia appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário