sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl após invasão russa

Posted: 25 Feb 2022 02:30 PM PST

Chernobyl

Nesta sexta-feira (25), a agência nuclear da Ucrânia registrou um aumento nos níveis de radiação na região de Chernobyl, onde ocorreu o acidente nuclear em 1986. O local fica a 100 quilômetros da capital Kiev, mas por enquanto não representa ameaça. 

O fenômeno está relacionado à ocupação da Rússia na região. De acordo com as autoridades ucranianas, a chegada de veículos militares pesados na área acabou agitando o solo e levantando poeira radioativa. 

Hoje, o reator nuclear fica coberto por uma estrutura de concreto que evita o espalhamento da radiação. Próximo a ele, os níveis de radiação ficam em torno de 3 microsieverts por hora, mas ontem o número chegou a 65 microSv/h –mais de 20 vezes acima do comum. 

A Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, não registrou alterações nos níveis de radiação em sua atmosfera. Além disso, os valores devem voltar a cair após os soldados russos deixarem o local. 

Por enquanto, não há perigo relacionado ao episódio, mas as autoridades devem se manter alertas. Chernobyl é uma região inabitada e que não foi projetada para servir como zona de guerra.

A Ucrânia diz que oficiais do país tentaram defender Chernobyl de uma nova tragédia, mas foram vencidos por tropas russas. Os EUA corroboram com a história, alegando que possuem "relatos confiáveis" de que funcionários da usina foram feitos reféns no local. Autoridades russas não comentaram sobre a ação.

The post Ucrânia relata aumento de radiação em Chernobyl após invasão russa appeared first on Gizmodo Brasil.

Antártida atinge menor nível de gelo já registrado

Posted: 25 Feb 2022 01:45 PM PST

Gelo Antártica

A Antártica nunca teve tão pouco gelo ao seu redor. Uma análise feita pelo National Snow and Ice Data Center em Boulder, no Colorado, revelou o menor nível de água congelada no oceano desde que as medições começaram a ser feitas, quatro décadas atrás.

De acordo com os pesquisadores, imagens de satélites revelaram uma cobertura de 1,9 milhão de quilômetros quadrados de gelo no continente. O recorde anterior havia sido 2,1 milhões de quilômetros quadrados, registrado em março de 2017. 

Ainda não é possível atribuir o degelo às mudanças climáticas. Isso porque o comportamento da Antártica é bem diferente daquele visto no Ártico, que está aquecendo cerca de três vezes mais rápido do que outras regiões do globo.  

Os pesquisadores atribuem as mudanças na Antártida a ventos locais e correntes oceânicas. Uma das hipóteses é que uma região de baixa pressão formada esse ano resultou em ventos mais fortes, que podem ter empurrado mais gelo para o norte. Dentro de uma região com águas mais quentes, o gelo teria derretido mais rapidamente. 

De toda forma, o fenômeno impressiona. Desde 1979, o gelo no Ártico derreteu cerca de 10% a cada década. O caminho da Antártica foi o contrário, com os níveis de gelo aumentando no continente. 

Mas as coisas mudaram em 2014. Após atingir um pico de gelo, o material começou a derreter gradativamente, até chegar na quantidade baixa apontada em 2017. Depois disso, os níveis aumentaram de novo, até que em agosto do ano passado o declínio voltou e, de repente, chegou ao recorde atual. 

O evento recente aconteceu de maneira inesperada. Além disso, ter dois picos negativos no intervalo de cinco anos preocupa cientistas. Até então, o continente gelado não estava sofrendo os efeitos das mudanças climáticas, mas isso pode ser um sinal do que está por vir. 

The post Antártida atinge menor nível de gelo já registrado appeared first on Gizmodo Brasil.

Grupos de hackers que criam ransomwares costumam ter vida curta, diz relatório

Posted: 25 Feb 2022 01:15 PM PST

ransomwares

Um relatório da IBM Security revela que grupos responsáveis por ransomwares tem vida curta: duram em média 17 meses. No entanto, o documento também aponta que eles costumam retornar após algum tempo, com a experiência adquirida na primeira atividade e com ransomwares mais perigosos e destrutivos que os utilizados anteriormente.

Para quem não conhece a forma de atuação desses grupos, vai aí uma breve explicação. Um ransomware é um software malicioso, um tipo de vírus de computador desenvolvido por pessoas má intencionadas.

Normalmente, os ataques envolvendo ransomwares são crimes de extorsão, onde o criminoso pede dinheiro para não divulgar informações pessoais de determinado site ou página, ou dados pessoais de usuários e clientes. Dá para funcionar como uma espécie de sequestro: para liberar o acesso a um banco de dados importante para os negócios daquela empresa, os criminosos exigem uma grana pesada.

Um caso recente desse tipo de ataque no Brasil foi a invasão aos sistemas das lojas Renner em agosto de 2021. Tanto o site quanto o aplicativo da loja online da empresa ficaram fora do ar por alguns dias. Os criminosos afirmaram ter acesso a todos os dados da plataforma, incluindo dados de usuários. Para devolver o controle das plataformas digitais à loja, eles pediram US$ 1 bilhão.

Um dos motivos de os grupos criminosos não durarem tanto tempo, segundo o relatório, é o fato de agências estatais e governos estarem cada vez mais eficientes no combate a esse grupos. Com a popularização de ataques do tipo durante a pandemia, empresas também passaram a olhar mais para questões envolvendo cibersegurança.

Caso suas ações criminosas anteriores tenham resultado em sucesso, o grupo criminoso, munido de recursos financeiros, tem possibilidade de melhorar a forma como operava.

Por isso, a conclusão dos pesquisadores é de que os ransomwares não deixarão de ser uma ameaça tão cedo, e que, embora os esforços dos governos estão com uma boa taxa de sucesso, ainda são insuficientes para sufocar a quantidade de quadrilhas existentes e que são especializadas nesta atividade econômica.

Por isso, a recomendação é que as empresas invistam em sua infraestrutura de segurança cibernética para evitar que eventuais vulnerabilidades sejam exploradas por criminosos. Melhor prevenir, do que remediar – principalmente quando o assunto é segurança da informação.

The post Grupos de hackers que criam ransomwares costumam ter vida curta, diz relatório appeared first on Gizmodo Brasil.

Trilha sonora de “Batman” chega às plataformas digitais; ouça

Posted: 25 Feb 2022 12:40 PM PST

Batman

A trilha sonora de "The Batman", novo filme do homem-morcego, já está entre nós. O longa, que chegará aos cinemas na próxima semana, teve todas as músicas completas lançadas pela Warner nas plataformas digitais nesta sexta-feira (25).

Produzida por WaterTower Music, a trilha sonora é assinada pelo compositor Michael Giacchino ("Homem-Aranha: Longe de Casa"). São 29 faixas no total, e os títulos das músicas podem dar pistas sobre o que irá rolar na trama — além de ajudar a ter uma melhor noção do andamento da história ao longo das quase três horas de duração. Interessado? Só dar um play.

O diretor Matt Reeves usou o Twitter para celebrar e divulgar o lançamento da trilha sonora oficial de The Batman e convidou os fãs a ouvirem. 

A trilha do novo Batman não será o primeiro trabalho de Michael Giacchino com o diretor Matt Reeves: a dupla já trabalhou anteriormente em produções como "Planeta dos Macacos: A Guerra" e em "Cloverfield: Monstro", longa que marcou a estreia de Reeves.

Giacchino também é conhecido pela composição de trilhas para filmes de sucesso como "Up! – Altas Aventuras (ganhando o Oscar de Melhor Trilha Sonora por este trabalho, inclusive), "Rogue One: Uma História Star Wars", "Os Incríveis" e a série "Lost".

Como quem lê o Gizmodo viu por aqui, "Batman" passou por algumas complicações, incluindo adiamentos causados pela pandemia e o fato de Pattinson ter sido infectado pela Covid-19 durante as filmagens. O novo longa do herói vai mostrar o mascarado em seu segundo ano como vigilante e está tentando resolver uma série de assassinatos misteriosos.

O elenco de Batman terá, além de Robert Pattinson no papel-título, Zoë Kravitz como a Mulher-Gato, John Turturro como o mafioso Carmine Falcone e Paul Dano como Charada. Jeffrey Wright, será o Comissário James Gordon, Colin Farrell atua como Pinguim e Andy Serkis viverá Alfred Pennyworth, mordomo e tutor do bilionário Bruce Wayne.

Com roteiro e direção de Matt Reeves, o longa chega aos cinemas brasileiros em 3 de março. A pré-venda dos ingressos já começou.

The post Trilha sonora de "Batman" chega às plataformas digitais; ouça appeared first on Gizmodo Brasil.

Clubhouse ganha chat ao vivo por texto nas salas de voz

Posted: 25 Feb 2022 12:05 PM PST

Clubhouse ganha chat ao vivo por texto nas salas de voz

Responsável por popularizar salas de conversas por voz na pandemia, o Clubhouse se rendeu à concorrência e adicionou a opção de bate-papo por mensagens de texto dentro de suas salas de áudio.

Agora, usuários que não quiserem se expressar por meio da fala poderão escrever no aplicativo. Tudo acontece da mesma forma que é feito em plataformas rivais de conferências em grupo ao vivo, como o Zoom, Skype ou Meet, por exemplo.

Além disso, como as salas de voz do Clubhouse têm se tornado exageradamente grandes — com a conversa sendo monopolizada por poucos falantes –, a opção de mensagens por texto é bem-vinda, pois facilita que mais pessoas possam participar da discussão.

O Clubhouse destaca que as mensagens por texto também aparecerão quando alguém estiver ouvindo o "replay" da sala. Como acontece para quem assiste uma live sob demanda no YouTube, por exemplo.

"Para os criadores, o bate-papo na sala oferecerá outro ponto de contato com o público em uma sala e garantirá uma maneira de receber feedback em tempo real. Esperamos que isso facilite muito a realização de pesquisas rápidas ou a obtenção de perguntas do público e aumente o engajamento", disse o Clubehouse em comunicado.

Moderação de mensagens

A novidade, é claro, não significa que tornará o trabalho mais fácil para o Clubhouse e seus usuários. Quem assiste a uma transmissão ao vivo no Twitch ou no YouTube, por exemplo, pode perceber o pesadelo que deve ser o processo de moderação de mensagens.

Para minimizar potenciais problemas, os criadores das salas terão total controle sobre as mensagens por texto. Eles poderão nomear pessoas para fazer a moderação, excluir quaisquer mensagens individuais, banir pessoas que perturbem a conversa ou mesmo desativar o bate-papo da sala a qualquer momento.

Os usuários também poderão excluir suas próprias mensagens durante ou após a sala ao vivo, nos casos de "erros de digitação".

Será possível ainda denunciar aqueles que violarem as diretrizes do aplicativo, bastando apenas clicar e segurar sobre o nome do usuário. Ao pressionar longamente, é possível bloqueá-lo.

O novo recurso começou a ser disponibilizado a partir desta quinta-feira (24). Ele deverá chegar nos sistemas iOS e Android de forma gradual, conforme os aplicativos são atualizados. Entretanto, a empresa não detalhou quanto tempo durará essa implantação.

The post Clubhouse ganha chat ao vivo por texto nas salas de voz appeared first on Gizmodo Brasil.

Obtenha R$ 74 de licenças vitalícias do Windows 10 e R$ 152 do Microsoft Office: economize 91% na promoção de fevereiro!

Posted: 25 Feb 2022 12:00 PM PST

É extremamente necessário ter programas de softwares no cotidiano. O Windows 10 e o Pacote Office são itens indispensáveis do mundo inteiro, auxiliando em processos da produção corriqueira, tanto em âmbito profissional quanto no de carreira – principalmente em ambientes home office. Foi pensando no uso global dessas interfaces que a Cdkeysales está com uma oferta imperdível oferecendo para o Brasil os melhores preços do mercado para você, que não quer ficar sem os seus softwares prediletos de produtividade: Ao utilizar o cupom promocional GIZMODO você adquire 30% de desconto nas compras das licenças do Pacote Office e do Windows 10, separadamente ou em uma compra conjunta, com data de troca ou devolução de 30 dias (a partir da data da aquisição). Confira todas as ofertas disponíveis:

Windows

Pacote Office

Windows 10 + Pacote Office

Passo a passo para ativar o desconto e a licença dos produtos

Siga as instruções abaixo para ativar o desconto e as licenças dos produtos:

1. Escolha o produto desejado

2. Clique no botão "Compre Agora" e quando o produto estiver no carrinho, insira o cupom GIZMODO no campo "código de promoção" e clique em "aplicar".

3. Para ativar a licença do Windows 10, acesse as configurações do Windows, selecione na categoria "Ativação" e clique no botão "Alterar chave do produto". Uma janela será aberta para você inserir o código de ativação que acabou de comprar.

Conheça a Cdkeysales

A Cdkeysales é uma plataforma profissional que, há mais de 10 anos, comercializa as melhores chaves digitais para jogos, programas e softwares. Com um atendimento ao consumidor personalizado a qualquer hora do dia, a empresa se destaca pelos preços competitivos e também pela variedade nas formas de pagamento, que incluem cartões de crédito, PayPal, Paymentwall e, inclusive, Bitcoins.

*****

ATENÇÃO: Este conteúdo é patrocinado. Portanto, o Gizmodo Brasil não se responsabiliza pelas informações passadas ou compras realizadas através dos links. Os produtos e as promoções são inteiramente responsabilidade da Cdkeysales.

The post Obtenha R$ 74 de licenças vitalícias do Windows 10 e R$ 152 do Microsoft Office: economize 91% na promoção de fevereiro! appeared first on Gizmodo Brasil.

Exército pede que os ucranianos usem seus drones na guerra

Posted: 25 Feb 2022 11:27 AM PST

prédios residenciais destruídos na Ucrânia

O Ministério da Defesa da Ucrânia pediu a todos os cidadãos de Kiev que possuem drones que os usem para ajudar a monitorar a cidade durante a invasão russa.

Segundo o post no Facebook feito pelo órgão, o pedido vale mesmo para aquelas pessoas não saibam pilotar muito bem seus próprios drones. O comunicado as incentiva a levar os veículos para que pilotos experientes possam usá-los bem durante o período.

"Você tem um drone? Entregue-os para pilotos experientes usarem!", diz um trecho do comunicado. "Você sabe dirigir um drone? Junte-se à patrulha conjunta com as unidades 112 da brigada separada da cidade de Kiev!", completa.

A Rússia invadiu a Ucrânia com um pretexto pouco sólido. Basicamente, o presidente Vladimir Putin disse que queria "desnazificar" (frear o nazismo) e desmilitarizar o país. Ainda não está claro qual pode ser o objetivo final de Putin com a Ucrânia, mas o governo Biden alertou para a possibilidade de a Rússia querer expandir seu território além dos limites do país viznho.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ainda está em Kiev com sua família e anunciou que não tem planos de sair, mesmo sendo o principal alvo da iniciativa russa.

"Se não nos ajudar agora, se não oferecer uma assistência poderosa à Ucrânia, amanhã a guerra baterá à sua porta", alertou Zelensky à comunidade global.

Os russos já pagaram um alto preço pela ação. Segundo o Ministério da Defesa da Ucrânia, cerca de 800 forças inimigas foram mortas nas últimas 24 horas.

"Kiev é a nossa casa, defendê-la é uma tarefa comum #STOPRUSSIA", diz o Ministério da Defesa da Ucrânia,  na postagem no Facebook que solicita ajuda de cidadãos proprietários de drones.

The post Exército pede que os ucranianos usem seus drones na guerra appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário