sábado, 5 de março de 2022

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Depressão: maior parte dos pacientes não recebe tratamento adequado

Posted: 05 Mar 2022 09:00 AM PST

Depressão

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, mostrou que a grande maioria das pessoas com depressão no mundo não recebem tratamento adequado. O estudo foi publicado na revista Plos Medicine.

Para chegar a tais conclusões, os cientistas analisaram dados de 149 estudos prévios feitos em 84 países entre 2000 e 2021. De acordo com a pesquisa, 33% das pessoas que vivem em países de alta renda utilizam serviços de saúde mental. O número cai para 8% em países de baixa e média renda.

A qualidade do atendimento deixa a desejar. Em nações de alta renda, 23% dos pacientes com depressão estão recebendo tratamento "minimamente adequado", comparado a 3% dos países de baixa e média renda.

De acordo com os pesquisadores, pacientes jovens do sexo masculino são menos propensos a procurar atendimento médico. O público alvo principal são mulheres, com a busca sendo maior à medida que envelhecem. 

São vários os sintomas que acompanham a depressão, desde baixo autoestima até fadiga e alterações de apetite. O distúrbio sofreu um boom durante a pandemia, com os casos triplicando nos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2030, a depressão poderá se tornar o principal contribuinte para a carga global de doenças. 

Ao longo da história, as autoridades de saúde voltaram seus recursos para o tratamento de doenças como a malária, tuberculose e o combate ao vírus da Aids. A saúde mental, por sua vez, foi negligenciada. Em 2019, menos de 2% do financiamento global foi destinado a doenças não transmissíveis – como a depressão.

Estima-se que entre 80% e 90% das pessoas com depressão obtêm melhora após uso de medicação e ajuda psicológica. Estimativas feitas pelos pesquisadores sugerem que, caso ocorresse uma ampliação de tratamentos eficazes, 43 milhões de anos adicionais de vida saudável poderiam ter sido e continuar sendo economizados entre 2016 e 2030. 

The post Depressão: maior parte dos pacientes não recebe tratamento adequado appeared first on Gizmodo Brasil.

Naturalista inglês disponibiliza arquivo raro com sons da natureza; ouça

Posted: 05 Mar 2022 07:00 AM PST

Sons da natureza

Martyn Stewart começou a gravar os sons da natureza ainda na infância. Na época, pegava o microfone de seu irmão adolescente, que era vocalista de uma banda, e saia registrando o canto de pássaros e outros animais em Birmingham, no sul da Inglaterra. 

Stewart construiu uma carreira em cima disso. Viajou para mais de 40 países e fez cerca de 97 mil gravações ao longo da vida. Começou a comercializar seus áudios logo após a faculdade, e teve o prazer de ouvi-los em centenas de filmes, podcasts e documentários sobre a natureza.

Agora, com 66 anos, Stewart resolveu tornar pública parte de sua biblioteca. A decisão de compartilhar suas gravações com o mundo veio após a descoberta de um câncer ósseo terminal, em dezembro de 2020. Você pode conferir as mais de 30 mil horas de material disponibilizadas neste link.

Estima-se que pelo menos quatro das espécies registradas ao longo da carreira do britânico estejam agora extintas. Entra nessa conta a rã-dourada-do-Panamá e também o rinoceronte branco do norte.

Com o passar das décadas, o naturalista percebeu também uma mudança em seu ofício. Obter áudios completos e com qualidade ficou mais difícil devido a interferência do ambiente ao redor. 

Muitas vezes, Stewart só percebia os ruídos de carros e aviões na gravação quando escutava o material em casa. O trabalho de registrar sons da natureza, que antes levava apenas algumas horas para ser feito, passou a requerer meses. 

Mas há um propósito por trás que sempre fez seus esforços valerem a pena: Stewart usa os sons para chamar a atenção para lugares e animais vulneráveis. Liberar seus áudios de forma gratuita é uma forma de contribuir para que os ouvintes se sintam próximos dos diferentes ecossistemas e passem a protegê-los.

Com certeza, uma forma de Stewart continuar lutando mesmo quando não estiver mais aqui.

The post Naturalista inglês disponibiliza arquivo raro com sons da natureza; ouça appeared first on Gizmodo Brasil.

Filósofo desconstrói internet e afirma que ela existe há milhões de anos

Posted: 05 Mar 2022 05:00 AM PST

Filósofo desconstrói internet e afirma que ela existe há milhões de anos

É muito comum a humanidade se vangloriar de suas próprias realizações tecnológicas ao longo das últimas décadas. A internet, por exemplo, uma intrincada e conectada rede global de computadores, é apontada como um gigantesco feito, principalmente, por revolucionar a forma como nos comunicamos em escala planetária.

Entretanto, enquanto a internet como a conhecemos tem meros 50 anos, o reino animal já conta com suas próprias redes de telecomunicação há centenas de milhões de anos. Pelo menos, é o que afirma Justin E. H. Smith, um professor americano-canadense de história e filosofia, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

Smith está lançando neste mês o livro "The Internet Is Not What You Think It Is: A History, a Philosophy, a Warning" (“A Internet não é o que você pensa que é: uma história, uma filosofia, um aviso”, em tradução livre).

Nele, o autor relata como a "internet" existe há muito mais tempo do que costumamos pensar.

Internet antiga

Em um ensaio publicado na Wired, ele cita as várias maneiras que o reino animal vem utilizando há milhões de anos para se comunicar, desde o pisar de um elefante que envia uma vibração característica para parentes a vários quilômetros de distância; os cliques de um cachalote se comunicando com outras baleias do outro lado do mundo; e até plantas que utilizam rizobactérias transportadas pelo ar para enviar informações químicas a seus coespecíficos.

No livro, o autor aproveita para fazer uma reflexão se as telecomunicações dependem necessariamente de um aparato tecnológico, ou se ela é um produto evolucionário da nossa própria consciência. Ele desconstrói o conceito de telecomunicação, filosofando se ao nos comunicar verbalmente, mesmo que a curtas distâncias, também não seria uma forma de "internet" sem fio.

Smith vai além e levanta a questão se a telecomunicação pode existir em diversas formas, inclusive em seres vivos que não são "conscientes".

"Se a web de todas as coisas é tão estreitamente tecida, então a própria natureza, independentemente das ferramentas que desenvolvemos para canalizá-la ou aproveitá-la, já possui o potencial de transmissão quase instantânea de um sinal de um lugar para outro", explica Smith.

"É exatamente esse tipo de transmissão que nossa comunicação sem fio realiza hoje. Mas não precisávamos da 'prova de conceito' que finalmente chegou apenas nas últimas décadas para sentir a força da convicção de que ela deve, de alguma forma, existir", conclui.

O livro (em inglês) de Smith está atualmente em pré-venda no site da Amazon, mas ainda não há uma previsão para o lançamento em português.

The post Filósofo desconstrói internet e afirma que ela existe há milhões de anos appeared first on Gizmodo Brasil.

Neandertais ajudam a explicar origem da dor nas costas

Posted: 04 Mar 2022 03:05 PM PST

Dor nas costas neandertais

Acredita-se que a postura dos neandertais é bastante diferente da que é vista em humanos modernos. Evidências realmente indicam que nós, Homo sapiens, possuímos vértebras lombares (no final das costas) mais curvas do que nossos primos, mas essa história pode estar contada pela metade. 

Muitas das colunas vertebrais analisadas até hoje pertenciam a humanos que viveram no período pós-industrial. Uma equipe internacional de pesquisadores começou a suspeitar de que este fato poderia interferir na realidade e, consequentemente, mudar nossa percepção sobre a dor nas costas. Então, eles resolveram comparar vértebras de neandertais, humanos pré e pós-industriais.

[foo_related_posts]

Na pesquisa, foram analisadas 300 espinhas, que totalizavam 1.600 vértebras. Com isso, os cientistas perceberam que as colunas dos neandertais eram significativamente diferentes daquelas dos povos pós-industriais, mas não dos povos pré-industriais. O estudo completo foi publicado na revista científica PNAS Nexus.

Há uma explicação bem simples: a industrialização tornou os humanos mais sedentários. O final do século 19 veio acompanhado de trabalhos que permitiam aos funcionários sentar em mesas, por exemplo. Além disso, diminuiu o número de pessoas trabalhando em pé no campo. 

Dessa forma, a diferença entre as espinhas teria ocorrido não por razões evolutivas, mas sim por condições de vida e trabalho. Estudos anteriores apontam que as taxas mais altas de dor nas costas estão associadas, principalmente, a ambientes urbanos e escritórios.

Dor nas costas neandertais
Lombar de um neandertal à esquerda e de um humano moderno pós-industrial à direita, demonstrando diferenças na curvatura da parte inferior das costas. Imagem: Scott Williams, NYU's Department of Anthropology/Reprodução

A lordose lombar é causada por uma angulação das vértebras e dos discos intervertebrais – articulações que dão flexibilidade à coluna. Scott Williams, autor do estudo, explicou em comunicado que a diminuição dos níveis de atividade física, a má postura e o uso de móveis resultou em estruturas inadequadas de tecidos moles para lidar com essa alteração.

"Para compensar, nossos ossos da parte inferior das costas assumiram mais angulações do que nossos predecessores pré-industriais e neandertais, potencialmente contribuindo para a frequência de dores lombares que encontramos nas sociedades pós-industriais", concluiu.

The post Neandertais ajudam a explicar origem da dor nas costas appeared first on Gizmodo Brasil.

Em campanha de empoderamento feminino, WhatsApp junta Anitta, Becky G e Tini

Posted: 04 Mar 2022 02:43 PM PST

WhatsApp

Anitta, a mexicana Becky G e argentina Tini estão entre as artistas latinas mais influentes do momento. Não à toa, o WhatsApp uniu o trio em sua nova campanha, intitulada de “Escúchanos. Míranos – Nos ouçam. Nos vejam”, que fala sobre empoderamento feminino na indústria da música.

A campanha inclui um vídeo curto que mostra como as cantoras usam as mensagens de voz do aplicativo para se manterem conectadas, compartilharem experiências e ideias criativas enquanto colaboram para criar músicas. 

O vídeo, que foi postado nos perfis oficiais do WhatsApp nas redes sociais e nas contas de Instagram de Anitta, Becky G e TINI, mostra as cantoras usando o microfone azul do WhatsApp — o símbolo da gravação de áudios.

O vídeo foi filmado em Las Vegas no dia 19 de novembro de 2021, um dia após a premiação do Latin Grammy. Ele traz uma trilha sonora original criada por duas das principais produtoras de música latina, Ali Stone da Colômbia e Tiffany Román Louk de Puerto Rico. Foi dirigido pela premiada cineasta britânica Jess Colquhoun, e editado por María-Celeste Garrahan de Puerto Rico. 

"Muitas vezes, temos que tomar decisões criativas sobre minha música e minha carreira usando o WhatsApp. Ser capaz de me expressar de forma clara, genuína e fácil me faz sentir confiante sobre essas decisões. Além de ser muito divertido. Às vezes eu posso simplesmente enviar uma figurinha para minha família e eles sabem exatamente que mensagem eu quero transmitir e como estou me sentindo", explica Anitta em um comunicado enviado à imprensa. 

Para trazer mais visibilidade para as mensagens de empoderamento compartilhadas por Anitta, Becky G e TINI, o WhatsApp criou pacotes de figurinhas com cada uma das artistas. As figurinhas chegam diretamente no aplicativo no dia 8 de março, no Dia Internacional da Mulher. Veja abaixo.

The post Em campanha de empoderamento feminino, WhatsApp junta Anitta, Becky G e Tini appeared first on Gizmodo Brasil.

Guerra na Ucrânia destrói o Antonov, maior avião do mundo

Posted: 04 Mar 2022 01:45 PM PST

Guerra na Ucrânia destrói o Antonov, maior avião do mundo

Nos últimos dias, a notícia de que o Antonov AN-225 – o maior avião do mundo – teria sido incendiado pelos russos, gerou comoção na internet, inclusive levantando dúvidas se a aeronave havia, de fato, sido destruída.

As especulações começaram já no dia 27 de fevereiro, 3 dias depois do início da invasão do país pela Rússia. Por meio de uma conta oficial do governo ucraniano, no Twitter, foi informado que o "Mriya", como era chamado o avião, teria sido destruído pelos russos em um aeródromo perto da capital Kiev. O post dizia ainda que o mesmo seria reconstruído.

Após a declaração, uma foto captada via satélite foi divulgada em que era possível ver fumaça no gigantesco hangar onde o avião estaria estacionado, inclusive mostrando um pedaço da cauda da aeronave. Mesmo assim, muita gente ainda duvidava da veracidade da notícia.

No começo desta semana, um curto vídeo circulou nas redes sociais, mostrando imagens de solo, onde era possível ver ao fundo – mas em baixa resolução – o nariz de uma aeronave caída no chão. Novamente, teve gente que duvidou.

Agora, não há mais dúvida! Uma emissora de TV conseguiu fazer imagens exclusivas do local – em meio a explosões, diga-se -, colocando fim a qualquer dúvida sobre a destruição do Antonov.

Antonov AN-225

A enorme aeronave foi construída ao longo das décadas de 1960 e 1970, pela então União Soviética, em uma região onde é hoje a Ucrânia. Na época, os soviéticos estavam desenvolvendo o Buran, um ônibus espacial parecido com que a NASA utilizava nos Estados Unidos. O Antonov AN-225 seria utilizado para transportar o Buran, assim como os americanos faziam com um Boeing 747 adaptado.

Entretanto, o programa de ônibus espaciais da União Soviética não foi para frente, com o projeto sendo abandonado. Já a nave cargueira soviética foi readaptada para fazer o transporte aéreo grandes cargas civis e comerciais, algo que vinha fazendo nos últimos 30 anos.

O cargueiro tinha 84 metros de comprimento e 88,4 metros de envergadura (a maior até então de uma asa fixa). Ele podia carregar cargas de 250 mil kg. O Antonov AN-225 foi o único do tipo a ser completamente construído e estava em manutenção quando foi destruído pelos russos.

The post Guerra na Ucrânia destrói o Antonov, maior avião do mundo appeared first on Gizmodo Brasil.

Qual a melhor maneira de usar o Brave Talk?

Posted: 04 Mar 2022 01:20 PM PST

brave

Para se destacar em meio ao mar de ferramentas de chamadas de vídeo, o Brave Talk, recurso nativo do navegador Brave Browser, promete entregar um nível de privacidade mais elevado que o dos rivais.

O programa é conhecido por não fazer rastreamento, coleta de dados ou vincular você e outros participantes à sua videochamada.

Programado para oferecer chamadas de vídeo privadas, o Brave Talk é executado diretamente no navegador Brave. Chamadas entre até quatro pessoas são gratuitas, enquanto as chamadas premium que permitem mais pessoas e adicionam mais recursos custam US$ 7 (cerca de R$ 35) por mês.

Como funciona

Para dar início a uma chamada de vídeo usando o programa, você basicamente precisa estar utilizando o navegador Brave. Entretanto, não é obrigatório que os participantes da reunião utilizem o navegador.

Tudo o que você precisa fazer é enviar o link de acesso à chamada e pronto. O único requisito, antes de criar o link da chamada, é habilitar as "recompensas do Brave", serviço que direciona propagandas e paga por sua atenção com o BAT (Basic Attention Token).

Como criar uma videochamada no Brave talk

1º Passo – Acesse o Brave Talk e clique em "Start free 1:1 call" (Inicie uma chamada 1:1 gratuita).

2º Passo – Ao clicar em iniciar a reunião e permitir acesso da câmera e microfone, você será direcionado a página de reunião. Basta, então, clicar em "Join meeting".

3º Passo – Aguarde, o Brave permitirá que o anfitrião teste a câmera e microfone antes que outras pessoas entrem na chamada.

4º Passo – Copie o link criado e o envie para quem participará da videochamada.

Vale ressaltar que chamadas com mais de 4 pessoas só é possível no plano premium. Na versão paga dá para criar conversas de até 100 pessoas, além de aproveitar outros recursos no programa.

No painel do navegador, é possível usar ferramentas básicas durante a reunião — como acenar a clássica “mãozinha” para sinalizar que deseja falar algo. Mutar e desligar a câmera de todos na reunião, conversar separadamente com algum participante mesmo durante a reunião e mais alguns recursos.

Caso queira testar a versão premuim, basta iniciar um teste válido por 30 dias. Após esse período, o valor será cobrado de acordo com sua escolha de pagamento.

O navegador do Brave está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS/iPadOS e Android.

The post Qual a melhor maneira de usar o Brave Talk? appeared first on Gizmodo Brasil.

Estudo questiona atribuição de Tiranossauro rex na ciência

Posted: 04 Mar 2022 12:50 PM PST

Tiranossauro rex

Um grupo de pesquisadores americanos está sugerindo uma mudança na classificação do Tiranossauro rex. Para eles, os espécimes conhecidos do gigante carnívoro não apontam para apenas uma espécie, mas sim três distintas.

A conclusão é baseada em análises morfológicas do predador gigante. Os cientistas analisaram 37 espécimes de T. rex, focando na robustez de seus ossos da coxa e também em sua arcada dentária. 

De acordo com o estudo publicado na revista Evolutionary Biology, há uma variação muito grande entre os fósseis. Os ossos que pertenciam a dinossauros mais velhos eram mais robustos, enquanto os dinossauros mais jovens tinham ossos mais finos. 

Além disso, alguns dos animais possuíam apenas um dente incisivo (que auxilia na mastigação), enquanto outros espécimes tinham dois. 

Tais diferenças poderiam ser atribuídas ao dimorfismo sexual, ou seja, diferença entre machos e fêmeas, ou discrepâncias naturais entre indivíduos. Mas a equipe defende que a variabilidade na robustez dos ossos chega a 30%, nível alto o suficiente para que sejam classificados em diferentes espécies.

Seriam eles o Tiranossauro imperador, Tiranossauro rainha e Tiranossauro rex. O primeiro da lista seria o ancestral comum das duas últimas espécies, com ossada robusta e dois dentes incisivos. 

Mas essas são praticamente as únicas diferenças entre os espécimes. O tamanho e o peso, por exemplo, eram iguais para todos. Em entrevista à CNN, Gregory Paul, autor do estudo, comparou o caso com as sutis diferenças observadas entre um esqueleto de tigre e de leão.

E é exatamente pela falta de evidências concretas que muitos paleontólogos se mantêm céticos quanto ao estudo. Rafael Delcourt, pesquisador da USP de Ribeirão Preto, disse à Folha de São Paulo que, apesar da pesquisa trazer discussões interessantes, “é preciso olhar esses espécimes com mais cuidado e ir além da robustez do fêmur e das diferenças de dentição".

Thomas Carr, professor da Faculdade Carthage em Kenosha, Wisconsin, disse à CNN que as características identificadas pelos pesquisadores "representam variação sem sentido, não sinal biológico". Seu estudo sobre as diferenças entre os espécimes de T. rex, publicado em 2020, não encontrou variabilidade de espécies para o gigante.

The post Estudo questiona atribuição de Tiranossauro rex na ciência appeared first on Gizmodo Brasil.

Netflix cancela reality show de culinária no auge do sucesso

Posted: 04 Mar 2022 12:22 PM PST

Nailed It!

No auge do sucesso, a Netflix acaba de cancelar um de seus reality shows mais populares no meio das filmagens da sétima temporada, depois de uma greve sindical. "Nailed It! Halloween", ou "Mandou Bem" em português, foi encerrado após os membros da equipe do programa de competição de culinária entrarem em greve em uma tentativa de ingressar na IATSE (Aliança Internacional de Empregados de Palco Teatral). 

O sindicato está em greve contra o Magical Elves, produtor do programa, que pediu aos membros do sindicato que não cruzassem a linha de piquete. A IATSE esperava chegar a um acordo com o "Nailed It!" e os seus produtores, no entanto, em vez disso, a produtora e a Netflix decidiram interromper as filmagens

Quatro episódios da temporada, do total de oito, foram filmados e a produção estava em andamento no quinto episódio do programa quando a paralisação aconteceu.

A IATSE confirmou a greve ao TheWrap, "A equipe de aproximadamente 50 pessoas na 7ª temporada da competição de culinária sem roteiro da Netflix "Nailed It!" estão em greve pela representação sindical desde a noite de terça-feira. Se organizado, esta seria a primeira temporada sob um acordo sindical. Houve um piquete esta semana em LA, e isso envolve todos os 13 dos nossos estúdios locais da Costa Oeste". 

Após algumas idas e vindas entre a produtora independente e a Netflix, os dois lados concordaram em não prosseguir com os quatro episódios adicionais. A equipe foi informada por Magical Elves que a produção havia terminado, e seus membros foram chamados para coletar seus equipamentos na tarde de terça-feira (01). 

De acordo com o relatório do Deadline, a Netflix e os produtores decidiram interromper a produção no meio da temporada, em vez de se encontrar com os membros da equipe que saíram. Espera-se que os quatro episódios que foram finalizados sejam exibidos ainda este ano, provavelmente no Halloween.

Porém, ainda não há nenhuma palavra do serviço de streamings, se isso significa o fim ou não da série "Nailed It!". Além disso, a Netflix não comentou como irá proceder com futuras edições do programa.

Uma fonte do sindicato disse ao Deadline: "Tenho certeza de que está fechado. Eles preferem fechar do que assinar um contrato sindical. Eles são notoriamente não sindicalizados". Os representantes da Netflix, Byer e Magical Elves não responderam ao pedido de comentário do TheWrap, muito menos à Variety

"Nailed It!" é um game show de culinária apresentado por Nicole Byer em que confeiteiros amadores são desafiados a criar bolos e sobremesas, porém cometem erros desastrosos, em meio a esforços para ganhar um prêmio em dinheiro. 

O programa, que estreou em 2018, foi um grande sucesso para a Netflix, entre os críticos e assinantes. A produção durou seis temporadas, além de duas temporadas com temas natalinos e foi indicado para três Emmys consecutivos de Melhor Programa de Competição e dois Prêmios PGA.

The post Netflix cancela reality show de culinária no auge do sucesso appeared first on Gizmodo Brasil.

Facebook bloqueado e portais de notícia independentes fora do ar na Rússia

Posted: 04 Mar 2022 11:50 AM PST

Foto de Solen Feyissa no Unsplash

A entidade reguladora de comunicações da Rússia, Roskomnadzor, anunciou nesta sexta-feira (4) ter bloqueado os acessos ao Facebook. A rede social tinha 7,5 milhões de usuários ativos no país em 2021.

Segundo o órgão, a medida se deu em resposta aos que chamaram de restrições de acesso à mídia russa na plataforma. Até o momento, apenas o Facebook foi proibido no país, e não há informações se outros aplicativos da Meta Platforms, como o Instagram, por exemplo, também serão bloqueados.

A Rússia alega que há mais de vinte casos em que a mídia do país foi discriminada e silenciada pela plataforma desde 2020.

O Kremlin está adotando uma política de tolerância zero contra meios de comunicação não alinhados ao governo Putin. Na quinta-feira (3) dois canais de televisão independentes, Ekho Moskvy e TV Rain, saíram do ar, e nesta sexta, o site britânico BBC, e o portal alemão Deutsche Welle também não podem mais receber acessos.

Antes do Facebook, o governo já havia bloqueado o Twitter. App Store Play Store também estão apresentando problemas de acesso. Outro portal que está na mira dos russos é o Wikipédia, que recebeu exigências do governo para retirar um artigo sobre a guerra da Ucrânia.

Nick Clegg, presidente de assuntos globais da Meta, se pronunciou logo após o anúncio russo. Ele disse que a empresa continuará trabalhando para reestabelecer os serviços no país e possibilitar que os usuários se comuniquem com segurança e se organizem para agir.

Confira a íntegra da resposta do Facebook.

"Em breve, milhões de russos comuns ficarão isolados de informações confiáveis, privados de se conectar com familiares e amigos e silenciados de falar.

Continuaremos fazendo tudo o que pudermos para restaurar nossos serviços para que eles fiquem disponíveis para as pessoas se expressarem com segurança e se organizarem para agir."

The post Facebook bloqueado e portais de notícia independentes fora do ar na Rússia appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple desenvolve iPad dobrável de 20 polegadas

Posted: 04 Mar 2022 11:37 AM PST

Apple

Na semana passada, uma previsão em particular chamou bastante a atenção: a Apple estaria considerando desenvolver um dispositivo dobrável de 20 polegadas.

O dobrável seria um híbrido entre MacBook e iPad. Quando dobrado, metade da tela touch screen se transformaria em um teclado. Parece que é só mais um rumor qualquer, no entanto, existem evidências suficientes para sugerir que a Apple está considerando seriamente esse dispositivo.

Na última semana, o analista da DSCC, Ross Young, afirmou que um iPhone dobrável seria adiado até 2025 e que a Apple está “estudando a ideia" de notebooks dobráveis.

Normalmente, essas informações seriam tratadas apenas como rumores, mas dessa vez foram passadas por uma fonte confiável: Mark Gurman, da Bloomberg. Ele escreveu em sua newsletter, Power On, que a Apple está explorando um "híbrido de MacBook e iPad de tela dupla e dobrável" e que abandonaria o teclado físico por uma "base totalmente sensível ao toque".

Essas descrições sugerem um dispositivo semelhante próximo Zenbook 17 Fold OLED da Asus , um tablet com um painel de 17,3 polegadas que se dobra em duas telas de 12,5 polegadas. Quando é dobrado ao meio, a parte inferior se converte em um teclado digital ou você pode usar o teclado destacável físico que acompanha qualquer modelo.

Ainda não é certeza que a Apple seguirá adiante com esses planos. A empresa finalmente parece ter aprendido com o Touch Bar que entradas táteis nem sempre podem ser substituídas por digitais.

Mas um dobrável de 20 polegadas pode ser diferente, um dispositivo que seria ótimo para consumir conteúdo e  também seria capaz de proporcionar produtividade com seu teclado físico.

The post Apple desenvolve iPad dobrável de 20 polegadas appeared first on Gizmodo Brasil.

Ontem foi o Itaú… Hoje, é a vez do Nubank apresentar bugs; usuários reclamam

Posted: 04 Mar 2022 10:57 AM PST

nubank

Um dia após o Itaú apresentar problemas em seu serviço de internet banking, nesta sexta-feira (4) o banco digital Nubank também passou por instabilidade — o que gerou reclamações nas redes sociais.

Vários usuários relataram problemas como erro ao tentar entrar no aplicativo. Outros até conseguiram entrar, mas não conseguem acessar a área para consulta de saldo de suas contas e nem fazer transferências via PIX.

Segundo relatos, apenas a parte de cartão de crédito estaria funcionando normalmente. O site Down Detector, que monitora esse tipo de problema, mostrou que, por volta das 12h, o banco já registrava 160 reclamações.

A principal reclamação dos usuários foi em relação ao login do app, que chegou a 41% das queixas, seguido por saldo em conta (33%) e transferências, com 26% das queixas.

Além desse bug, usuários também relataram que faturas abertas sumiram. E, assim como o problema de ontem com o Itaú, alguns usuários tiveram dinheiro retirado da conta sem autorização.

Em resposta a alguns usuários, o Nubank disse que parte da base de clientes foi afetada com oscilações em alguns serviços e que as operações estão sendo normalizadas.

Em testes feitos pelo Gizmodo Brasil por volta das 15h40, os bugs relatados ainda permaneciam. A instituição financeira ainda não disse qual a extensão dos problemas ou em quanto tempo os serviços devem voltar ao normal.

The post Ontem foi o Itaú… Hoje, é a vez do Nubank apresentar bugs; usuários reclamam appeared first on Gizmodo Brasil.

Matt Reeves confirma spin-off de “Batman” com foco no Asilo Arkham

Posted: 04 Mar 2022 10:40 AM PST

Batman

"The Batman" mal chegou aos cinemas, e já terá direito a não um, mas dois spin-offs. O diretor Matt Reeves confirmou que está desenvolvendo uma série derivada do Homem-Morcego que se foca em histórias do Asilo Arkham, famoso sanatório para os criminosos insanos de Gotham City são levados. 

Em entrevista ao jornal The Toronto Sun, o cineasta pontuou que há dois spin-offs do universo do Batman em produção. Além da série centrada em Arkham, há também uma estrelada pelo Pinguim, interpretado pelo ator Colin Farrell.

“Primeiro, estamos fazendo a série do Pinguim, que terá Colin Farrell como você nunca o viu. Ele rouba todas as cenas. Eu falei com a HBO Max e mostrei cenas de Colin no filme, propondo o que essa série poderia ser, e eles simplesmente disseram: ‘Vamos fazer'”, contou.

“Então, estamos fazendo isso, e depois vamos fazer uma segunda série que é conectada com Arkham. Então sim, estamos pensando e falando sobre os próximos projetos, mas honestamente, neste momento, quero mesmo é que as pessoas se conectem com esse primeiro filme”, completou Reeves.

O sanatório já esteve presente em diversas produções do herói, inclusive nos jogos eletrônicos. Em 2009, por exemplo, a locação foi a principal do jogo "Batman: Arkham Asylum".

Por enquanto, nenhuma das duas produções, que serão lançadas no streaming HBO Max, têm data de estreia.

“The Batman”, novo longa-metragem solo de Bruce Wayne, estrelado por Robert Pattinson, e dirigido por Matt Reeves, tem sido bastante elogiado pela crítica. O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros. Confira o trailer de "Batman".

The post Matt Reeves confirma spin-off de "Batman" com foco no Asilo Arkham appeared first on Gizmodo Brasil.

Realme: conheça a história e os aparelhos disponíveis no Brasil

Posted: 04 Mar 2022 10:10 AM PST

Realme: conheça a história e os aparelhos disponíveis no Brasil

Você já ouviu falar da Realme? Nos últimos anos, a marca chinesa tem ganhado espaço ao lançar produtos de baixo custo, mas que contam com tecnologia de ponta, chegando a concorrer diretamente com marcas mais tradicionais.

Recém-chegada no Brasil, a empresa vê o mercado nacional como prioritário, e tenta bater de frente com as fabricantes mais abraçadas por aqui — como Samsung, Motorola e Apple.

A marca oferece dispositivos com processadores potentes, carregamento sem fio, designs coloridos e bons recursos de câmeras. Em 2020, a marca já aparecia despontando à frente da Motorola e LG no cenário internacional. No Brasil, a empresa tem a meta de estar entre os top 3, segundo contou Crystal Gong, diretora de marketing da Realme Brasil, ao site TechTudo.

A curta história da Realme

A Realme foi fundada em 2010, ainda como uma submarca de outra empresa de smartphones, a Oppo. Ambas as marcas são controladas pelo conglomerado chinês BBK Eletronics, que também coleciona outras companhias relevantes deste mercado, como a OnePlus e a Vivo (não confundir com a operadora brasileira).

A Realme começou a atuar de forma totalmente independente apenas em 2018, com o lançamento do Realme 2, na Índia. Neste mesmo ano, a empresa se tornou a marca de smartphones emergente nº 1 do país asiático.

Em 2019, a empresa começou o movimento de expansão para outros mercados internacionais, incluindo países da Europa. Em agosto de 2020, a empresa já estava presente em 61 mercados em todo o mundo, cobrindo 5 continentes. No Brasil, a marca vende oficialmente aparelhos há pouco mais de um ano.

Ao longo desta curta história, a empresa já figurou entre as 7 melhores marcas globais de smartphones; foi uma das poucas no mundo a alcançar crescimento durante os primeiros meses da pandemia.

Apesar dos nomes parecidos, a Realme não tem relação com os aparelhos Redmi, da Xiaomi.

"Dare to Leap" ("Ouse Pular", em tradução livre), o lema da Realme. Imagem: Realme/Divulgação.

Disponibilidade dos produtos

Mesmo contando com vários modelos de smartphones — como os dispositivos Narzo, Q ou V-prefi, por exemplo –, para o mercado brasileiro a empresa aposta nas linhas Realme, Realme C e Realme GT.

Um dos primeiros a chegar por aqui são os aparelhos da série 7 (incluindo as versões 5G e Pro). Eles são smartphones acessíveis e que rivalizam com concorrentes como Moto G, da Motorola ou Redmi, da Xiaomi.

Já a linha Realme GT, lançada em 2021, abarca desde os aparelhos intermediários até as versões premium, como o GT 2 Pro. Porém, a empresa tem como foco no Brasil o GT ME, contando com um Snapdragon 778G 5G, 8G de RAM, 256 GB de armazenamento e tela Super AMOLED de 120 Hz.

Finalmente, a linha C é voltada para o mercado de aparelhos de entrada, com valores variando entre R$ 1.000 e R$ 1.800.

Além dos smartphones, a empresa também vende pulseiras, smartwatches e fones de ouvido sem fio.

O Realme Band 2. Imagem: Realme/Divulgação

O Realme 9i

No mês passado, a fabricante anunciou a chegada do Realme 9i no mercado brasileiro, cerca de um mês após o lançamento global.

Apesar de ser considerado um intermediário, o aparelho traz alguns detalhes que lembram os modelos topo de linha, como a mudança de tonalidade do aparelho conforme ele é exposto a diferentes ângulos de luz.

O Realme 9i traz o recém-lançado chip Qualcomm Snapdragon 680 de 6 nm, RAM de 6 GB (expansível para até 11 GB), 128 GB de armazenamento (podendo chegar a 1 TB com cartões Micro SD), tela de 90 Hz, além de câmera tripla, com a principal ostentando 50 MP em f/1,8.

A bateria é de 5.000 mAh e conta com tecnologia de carregamento Dart de 33 W. Um ponto negativo é que ele ainda vem com conectividade 4G, num momento que o 5G começa bater às portas do Brasil.

Realme 9i. Imagem: Realme/Divulgação

The post Realme: conheça a história e os aparelhos disponíveis no Brasil appeared first on Gizmodo Brasil.

Lady Gaga, Zoë Kravitz e mais estrelas apresentarão Oscar 2022; confira lista

Posted: 04 Mar 2022 09:40 AM PST

Oscar

Apesar de ter sido esnobada e não receber uma indicação por "Casa Gucci" (2021), Lady Gaga subirá ao palco do Oscar 2022. Não para receber algum prêmio, mas para apresentar uma das categorias durante a cerimônia. 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou Gaga na tarde desta quinta-feira (3) como uma das responsáveis por entregar um dos prêmios da noite. A entidade também revelou o nome de outros apresentadores.  

Zoë Kravitz, Chris Rock, Kevin Costner, Rosie Perez e Youn Yuh-jung estão entre a primeira leva de apresentadores anunciados. Por enquanto, não há informações de quais categorias cada um deles apresentará. Confira o anúncio, que foi feito via redes sociais. 

Mais nomes devem ser anunciados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos próximos dias. É possível que entre eles estejam Anthony Hopkins e Frances McDormand, vencedores do Oscar em 2021, para apresentar os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Vale lembrar que estes apresentadores serão chamados ao palco para anunciar prêmios e segmentos da cerimônia. As anfitriãs da festa serão Regina Hall, Wanda Sykes e Amy Schumer, que já haviam sido anunciadas anteriormente. 

Essa é a primeira vez que o Oscar terá apresentadores fixos desde 2018, quando Jimmy Kimmel ocupou o cargo. Em 2019, a organização chegou a anunciar Kevin Hart como mestre de cerimônias, mas um dia depois da confirmação, o comediante desistiu do cargo por conta de mensagens consideradas homofóbicas em suas redes sociais.

A 94ª edição do Oscar acontece em 27 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles. No Brasil, o evento está fora da TV Aberta e terá transmissão na íntegra apenas para os assinantes do GloboPlay. Na TV paga, a cerimônia será exibido pela TNT. 

Vale lembrar que esse ano, oito das principais categorias não serão apresentadas ao vivo e vão ser anunciadas antes da entrega presencial dos prêmios. O público vai descobrir o vencedor destas categorias através de pequenos vídeos que serão intercalados durante a entrega dos prêmios na cerimônia ao vivo.

The post Lady Gaga, Zoë Kravitz e mais estrelas apresentarão Oscar 2022; confira lista appeared first on Gizmodo Brasil.

Nova imagem da NASA mostra “Flor de Marte”; saiba o que é

Posted: 04 Mar 2022 09:10 AM PST

Flor de Marte

Durante sua ronda por Marte, o rover Curiosity, da NASA, encontrou algo para lá de curioso. Na superfície do planeta vermelho estava uma formação rochosa que lembrava mais uma flor do que uma pedra. 

Não, a escultura não foi moldada por nenhum artesão extraterrestre. Na verdade, ela é resultado do movimento da água, que parece ter carregado os minerais que cimentaram a rocha. Assim, ao sofrer erosão, parte da pedra se foi, mas as áreas cristalizadas se mantiveram. Mais uma evidência de que existiu água em Marte, algo comprovado pela ciência nos últimos anos.

A foto foi tirada com o Mars Hand Lens Imager (MAHLI), uma câmera posicionada no final do braço robótico do Curiosity. Na imagem, a formação pode até parecer grande, mas seu tamanho é inferior ao de uma moeda. O rover registrou a flor de Marte no dia 24 de fevereiro, na cratera Gale. 

Não é a primeira vez que estruturas do tipo são registradas em solo marciano. Em 2004, o rover Opportunity já havia identificado minerais cristalizados pequenos e arredondados, que ficaram conhecidos como “mirtilos”. 

O próprio Curiosity, que completa dez anos em Marte em 2022, também já havia detectado rochas esculpidas similares a flor de Marte. Cientistas acreditam que mais formações do tipo devem ser reveladas à medida que os rovers caminham pela superfície do planeta vermelho.

Desde o início de sua missão, o rover Curiosity coletou evidências químicas e minerais que confirmam que Marte foi um planeta habitável. Agora, ele segue investigando o solo para ajudar pesquisadores a determinar quando isso aconteceu. 

 O Curiosity não está sozinho no espaço. Hoje, ele divide espaço com o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity, que exploram a Cratera Jezero, a 3.700 quilômetros de distância da Cratera Gale.

The post Nova imagem da NASA mostra “Flor de Marte”; saiba o que é appeared first on Gizmodo Brasil.

Amazon anuncia fechamento de livrarias e outras lojas físicas

Posted: 04 Mar 2022 08:40 AM PST

Amazon anuncia fechamento de livrarias e outras lojas físicas

A Amazon anunciou que pretende fechar todas as lojas físicas de livros da empresa, além de quiosques, lojas de brinquedos e de artigos domésticos. A medida afeta pelo menos 68 estabelecimentos nos Estados Unidos e no Reino Unido. A informação é da Folha de S.Paulo.

Segundo o noticiário, a empresa — fundada pelo bilionário Jeff Bezos — pretende se concentrar em outro modelo de negócio, que envolve mercearias e um novo conceito de lojas de departamentos.

Vale lembrar que a Amazon nasceu em 1994, apostando no ramo da venda e distribuição online de livros físicos, movimento este que levou muitas livrarias estabelecidas à falência. No Brasil, a empresa também iniciou as operações com a venda de livros, antes de se tornar no marketplace atual.

Fechamento de lojas

O motivo do fechamento é o baixo desempenho das lojas físicas da companhia. A receita das mesmas representa apenas 3% dos US$ 137 bilhões registrados no último trimestre.

A empresa afirma que fechará as lojas físicas em diferentes datas, notificando os clientes previamente. Os funcionários receberão indenizações e ajuda para encontrar empregos em qualquer outro estabelecimento da Amazon nas proximidades.

O Brasil não deve ser impactado com a novidade, uma vez que não há livrarias físicas da Amazon por aqui. Os produtos da varejista — como os dispositivos Kindle e acessórios — são comercializados por lojas físicas de empresas parceiras revendedoras.

A primeira livraria da empresa foi aberta em 2015. Desde então, a Amazon tem feito vários experimentos, incluindo supermercados, estabelecimentos sem caixas ou lojas de roupa com provadores virtuais. A Amazon não revelou quantos funcionários serão demitidos.

 

The post Amazon anuncia fechamento de livrarias e outras lojas físicas appeared first on Gizmodo Brasil.

Hit “Californication”, da banda Red Hot Chili Peppers, vira videogame

Posted: 04 Mar 2022 08:10 AM PST

Californication

Se você é fã da banda Red Hot Chili Peppers, pode comemorar pois chegou o seu momento! Depois de 22 anos, finalmente foi lançado o jogo que aparece no clipe da música "Californication". E o melhor de tudo, sem precisar pagar nada para curtir o game. 

O álbum "Californication", dos roqueiros do Chili Peppers, foi lançado em 1999. Um dos destaques é o fato de que no ano seguinte, em 2000, a música que dá título ao disco ganhou um clipe muito parecido com um jogo para o primeiro PlayStation. 

Agora, depois de tanto tempo, graças ao trabalho do desenvolvedor espanhol Miquel Camps Orteza, os fãs da banda (e da música) podem reviver as cenas presentes no vídeo que serviu de base para o projeto. O game foi disponibilizado para download grátis em versões para PC e Mac. 

No clipe original, para quem não se lembra ou nunca viu, os membros da banda de rock, Anthony Kiedis, John Frusciante, Flea e Chad Smith, se aventuram em diferentes cenários como uma floresta, montanhas cobertas de neve e metrôs em movimento, até chegarem em uma versão de Los Angeles prestes a ser destruída.

O vídeo mostrava a banda executando a música, enquanto o personagem principal do game percorria por diversos cenários e desafios. O clipe dirigido por Jonathan Dayton em 2000 tem diversas cenas animadas renderizadas em 3D, e o início do clipe lembra um jogo do PlayStation clássico, com direito a tela de carregamento e tudo o mais.

Para entender melhor, confira ao clipe original de "Californication":

A música é um dos maiores sucessos da longa carreira da banda, grande frequentadora de festivais no Brasil, e está gravada na memória de quem cresceu assistindo à MTV dos anos 2000. 

Seguindo a premissa original do clipe, Orteza produziu e publicou o game Californication em sua página pessoal de desenvolvimento. O jogo tem todos os cenários que aparecem no vídeo e comandos simples no teclado, mas que também funcionam com controles de Xbox e PlayStation.

Outro ponto importante é o fato de controlar os integrantes da banda como personagens, tal como no clipe. Caso tenha ficado curioso para conferir o resultado desse projeto, basta dar play no vídeo que está abaixo:

Segundo informações do Polygon, a produção começou como um desafio de dois dias, que acabou se tornando um jogo completo. São sete níveis no total e cada um deles possui sua própria jogabilidade.

Californication pesa menos de 300Mb e roda praticamente em qualquer PC com Windows e Mac mais atual, por ser justamente um game leve e com estilo retrô. O download está disponível neste link, sem necessidade de cadastro ou qualquer outra burocracia.

Vale lembrar que, por conta de direitos autorais, a música não está no título, mas você pode facilmente abrir uma nova aba, carregar a faixa no YouTube e curtir o pacote completo. 

Enquanto isso, o Red Hot Chili Peppers está em preparação para lançar um álbum inédito. “Unlimited Love” chega em abril e marca o retorno do guitarrista John Frusciante após 14 anos.

The post Hit “Californication”, da banda Red Hot Chili Peppers, vira videogame appeared first on Gizmodo Brasil.

Antony Starr, de The Boys, é preso na Espanha por agressão

Posted: 04 Mar 2022 07:40 AM PST

Antony Starr

Antony Starr, conhecido por interpretar Capitão Pátria (Homelander) na série "The Boys" (2019), foi preso na cidade de Alicante, na Espanha, na madrugada da última quarta-feira (2), de acordo com informações do jornal El País.

O ator estava numa região boêmia da cidade quando se envolveu em uma briga. Ele teria dado dois socos e atirado um copo em um rapaz de 21 anos, segundo confirmaram testemunhas. O jovem, que é um chefe local, foi encaminhado ao hospital e precisou levar quatro pontos na sobrancelha.

Já Antony Starr passou a noite preso pela Polícia Nacional de Alicante. O ator foi condenado a 12 meses de prisão e multa, mas ele deve ser liberado após indenizar a vítima, seguindo o acordo firmado. 

A sentença pode ser revogada caso ele cometa outro crime nos próximos dois anos ou não pague a quantia de 4 mil libras (cerca de 27 mil reais) ao jovem nas próximas 72 horas.

“Depois que ele me deu um soco eu fiquei tonto e foi quando ele me bateu com o copo na sobrancelha esquerda”, contou o jovem um veículo local. Segundo o jovem, Antony chegou a ameaçá-lo e afirmou que ele tinha cometido o maior erro de sua vida e que iria matá-lo.

A discussão teria começado porque o ator teria ficado “muito bêbado”, começou a incomodar e não gostou de ser repreendido. “O estado de embriaguez do detento foi levado em consideração como fator atenuante. A sentença foi resultado de um acordo entre o Ministério Público e o homem que foi posteriormente condenado. Sua pena de prisão será suspensa com a condição de que ele não cometa outro crime em dois anos e pague a indenização nas próximas 72 horas”, afirmou um funcionário do tribunal ao Daily Mail.

O ator está na Espanha para as filmagens do novo filme dirigido pelo inglês Guy Ritchie, que ganhou o nome de "The interpreter" (ainda sem tradução para o português) e conta com Jake Gyllenhaal no elenco. 

Starr ainda não comentou sobre o assunto após a decisão judicial, então não se sabe o que irá acontecer sobre o caso. 

Enquanto isso, Antony Starr retornará como Capitão Pátria em "The Boys Apresenta: Diabólicos", a animação derivada da série principal, que estreia nesta sexta-feira (4) com oito episódios de 12 a 14 minutos de duração.

a terceira temporada de "The Boys" tem estreia marcada para 3 de junho no Amazon Prime Video, e serão lançados três episódios de uma vez. Outros episódios serão lançados semanalmente, às sextas-feiras. Confira o teaser.

The post Antony Starr, de The Boys, é preso na Espanha por agressão appeared first on Gizmodo Brasil.

Preencha o formulário da NASA e mande seu nome à Lua

Posted: 04 Mar 2022 07:10 AM PST

Nome Lua

A NASA tem planos ambiciosos para os próximos anos. Com o Programa Artemis, a agência espacial espera não apenas enviar a primeira mulher e a primeira pessoa negra à Lua, mas também iniciar uma colônia de longo prazo no satélite natural. 

Todo projeto tem seu ponto de partida. Por enquanto, já há uma missão pretendida para este ano, a Artemis I. Será apenas um voo teste envolvendo o foguete Space Launch System e a espaçonave Orion, mas, por enquanto, não terá tripulação.

Quer dizer, mais ou menos. A NASA liberou um formulário para que pessoas do mundo inteiro enviem seus nomes à Lua. Você não estará presente fisicamente na viagem, mas poderá dizer para todo mundo que já esteve em solo lunar.

Todos os nomes serão salvos em um pendrive, que será mandado junto com a missão. Para se cadastrar é bem simples: basta entrar no site da NASA, digitar seu nome, sobrenome e uma chave PIN. Depois, é só enviar. 

Após o processo, é gerado automaticamente um ticket de voo com o nome do tripulante e o selo oficial da Agência. Há ainda um QR Code, em que o usuário pode acessar e se cadastrar para receber detalhes sobre futuras missões.

Nome Lua
Cartão de embarque gerado pela NASA. Imagem: Carolina Fioratti/Reprodução

A data de lançamento da Artemis I não foi confirmada, mas é esperada para maio de 2022. O foguete partirá do Kennedy Space Center, na Flórida (EUA), e deverá passar entre 26 e 42 dias no espaço. 

A iniciativa da NASA nada mais é do que uma forma de aproximar o público de seus projetos. Não é a primeira vez que a agência leva nomes ao espaço e também não deve ser a última. Já é possível, inclusive, fazer a reserva de seu nome para enviá-lo à Marte.

The post Preencha o formulário da NASA e mande seu nome à Lua appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário