terça-feira, 29 de outubro de 2019

Gizmodo Brasil

Gizmodo Brasil


Marte “cuspiu” o perfurador da sonda InSight que tentava cavar a superfície

Posted: 28 Oct 2019 02:35 PM PDT

Após algumas escavações esperançosas, Marte parece ter cuspido a sonda de medição de fluxo de calor InSight.

Quando a InSight pousou em Marte, ela tinha duas tarefas aparentemente simples: usar seu braço robótico para colocar o sismômetro na superfície e implantar o instrumento de perfuração da sonda para cavar 3 a 5 metros de profundidade. Este último, porém, se mostrou muito mais difícil do que se esperava inicialmente.

No domingo à tarde, a NASA tuitou a notícia e um timelapse mostrando o planeta ejetando a sonda:

Tradução: Marte continua a nos surpreender. Enquanto cavava neste fim de semana, o perfurador foi ejetado do solo. A avaliação preliminar aponta para propriedades inesperadas do solo como o principal motivo. A equipe está planejando os próximos passos. #SaveTheMole #Teamwork

O drama da sonda de calor prejudicou a missão desde que o aterrissador InSight da NASA pousou sobre o Planeta Vermelho em novembro passado. Os cientistas do InSight esperavam encontrar uma região livre de rochas, com solo arenoso e solto, para plantar o Pacote de Propriedades Físicas e Fluxo de Calor (HP3), e aparentemente encontraram uma. Eles implantaram o dispositivo, que, usando um martelo, deveria perfurar cada vez mais fundo o solo. Nos primeiros dias, ele cavou no máximo 46 centímetros antes de encontrar um solo denso e parecido com cimento que interrompeu seu progresso.

Os pesquisadores da NASA trabalharam por meses para tentar descobrir uma maneira de fazer com que a sonda continuasse cavando a espessa "duricrust". Sua solução inicial foi pressionar o solo ao redor da sonda com o braço mecânico da sonda, a fim de aumentar a pressão e o atrito ao redor da sonda.

A técnica pareceu funcionar, e a sonda desceu mais um centímetro. Até ontem, quando ela foi empurrada pra fora de novo. A equipe do InSight está novamente trabalhando para tentar entender a situação. Eles tuitaram: “Uma possibilidade observada em testes na Terra é que o solo pode cair na frente da ponta do perfurador à medida que se recupera, preenchendo gradualmente o buraco à sua frente conforme o instrumento recua”.

Esses recuos foram, obviamente, frustrantes. O HP3 é um dos três principais experimentos no módulo de aterrissagem, juntamente com o Experimento Sísmico para Estrutura Interior (SEIS) de detecção de "Marsquake" (terremotos em Marte) e o Experimento de Rotação e Estrutura Interior  (RISE) de medição de campo magnético. Juntos, esses instrumentos devem medir o quão geologicamente ativo o planeta é, e eles já começaram a fornecer resultados emocionantes. A falha potencial da sonda de calor não negaria a ciência dos outros instrumentos, mas seria uma perda frustrante.

Entramos em contato com especialistas sobre o assunto e atualizaremos a postagem quando recebermos uma resposta. Mas, por enquanto, estamos apenas cruzando os dedos e esperando uma solução em breve.

The post Marte “cuspiu” o perfurador da sonda InSight que tentava cavar a superfície appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple agora tem os AirPods Pro, novos fones de ouvido com cancelamento de ruído

Posted: 28 Oct 2019 02:00 PM PDT

AirPods Pro têm cancelamento de ruído

Após pessoas descobrirem indicativos de novos AirPods no código do iOS 13.2, parecia que o anúncio da próxima geração de fones de ouvido sem fio da Apple era iminente. E nesta segunda-feira (28), a Apple acabou com todas as dúvidas ao anunciar os AirPods Pro em um post em seu site.

Os novos AirPods Pro vão começar a vender nos EUA nesta quarta-feira (30) e tem preço sugerido de US$ 250. No site oficial da Apple no Brasil não há data para estreia, mas o preço está lá: R$ 2.249.

Os novos fones de ouvido portáteis da Apple vêm com um design "completamente novo", que conta com três pontas de silicone para o ouvido para assegurar um encaixe mais seguro e confortável. Além disso, para evitar qualquer tipo de desconforto, a Apple diz que os AirPods Pro têm uma abertura feita para prevenir o acúmulo de pressão dentro dos ouvidos. E diferente dos AirPods anteriores, os novos modelos Pro são resistente a suor e água, o que deve ajudar bastante quem usa em ambientes abertos ou na academia.

Um outro importante recurso dos AirPods Pro é o cancelamento de ruído ativo. O recurso usa microfones externos dos fones de ouvido para analisar ruídos. Depois, coloca no som as ondas antirruído para cancelar os barulhos. A Apple diz que os AirPods Pro fazem isso 200 vezes por segundo.

AirPods Pro com caixinha ao lado de iPhone

Quanto à qualidade de áudio real, os AirPods Pro vêm com um equalizador adaptativo que automaticamente ajusta os graves e tons médios com base no formato do ouvido de uma pessoa, e amplificadores personalizados que oferecem "som incrivelmente claro". A Apple também incluiu o que ela chama de modo Transparência, que permite que as pessoas ouçam suas músicas e, ao mesmo tempo, sons ambientes. Assim, o usuário pode ficar atento ao ambiente ao redor.

Os usuários poderão alternar entre os modos Cancelamento de Áudio Ativo e Transparência usando sensores de toque incorporados nas hastes dos AirPods Pro. Você também tocará ali para reproduzir músicas, pular faixas e atender ou desligar chamadas. Estranhamente, parece que para ajustar o volume, precisará acessar o iPhone ou iPad ou tocar no ícone do AirPlay no Apple Watch.

No que diz respeito à duração de bateria, a Apple diz que os AirPods Pro tem autonomia de cinco horas de música via streaming, ou até 4,5 horas com o cancelamento de ruído ligado. E quando acabar, o estojo de carregamento (que tem suporte ao padrão sem fio Qi) aguenta o suficiente para oferecer até mais 24 horas de reprodução de música.

Por fim, os AirPods Pro têm outras melhorias menores, como um teste de ajuste de ponta de ouvido para descobrir qual é o melhor tamanho para o usuário, controle de voz via Siri, compartilhamento de áudio que permitirá que vários usuários ouçam a música no mesmo dispositivo Apple e um recurso de ditado que lerá os textos ou mensagens recebidas.

O anúncios dos AirPods Pro veio logo após vários rumores sobre produtos da Apple. Aqui estão algumas das principais notícias a serem levadas com um certo ceticismo.

HomeKit é reformulado

Além dos novíssimos AirPods Pro, há também uma série de outras notícias e rumores relacionadas à Apple. Segundo a Bloomberg, a Apple está buscando aumentar seus esforços de casa inteligente, contratando uma nova equipe e revisando o HomeKit para "recuperar o atraso em um campo em que o Google e a Amazon dominaram".

A Bloomberg afirma que a Apple quer incentivar mais empresas e fontes externas a criar gadgets compatíveis com o HomeKit. A empresa criou uma equipe liderada pelo ex-CTO da Mozilla, Andreas Gal. Gal ingressou na Apple no ano passado, depois que a companhia adquiriu o Silk Labs, antiga empresa de Andreas. O Silk Labs criou uma plataforma baseada em IA para conectar vários dispositivos inteligentes.

HomePodHomepod. Crédito: Alex Cranz/Gizmodo

Aumentar o suporte do HomeKit para uma variedade maior de gadgets é extremamente importante para a Apple, porque, embora a Apple tenha tido sucesso em categorias novas de produtos, com o Apple Watch e os AirPods, o HomePod tem sido um raro fracasso para a Apple, servindo mais como uma caixa para tocar som do que um verdadeiro hub para controle doméstico inteligente.

A Bloomberg diz ainda que Apple postou 15 vagas de emprego relacionadas ao HomeKit. Os anúncios mencionam coisas como câmeras sem fio alimentadas por bateria, o que sugere que a Apple poderia estar trabalhando em alternativas primárias à Amazon e à linha de câmeras de segurança doméstica do Google.

iPhones de 2020 deverão ter alguns recursos verdadeiramente profissionais

Por fim, com base na versão chinesa de uma reportagem do Digitimes, a Apple pode estar planejando telas de 120 Hz para os iPhones de 2020, similares aos presentes nos iPads Pro. A diferença dessa versão da tecnologia ProMotion é que, em vez de usar uma tela LCD como no iPad Pro, o Digitimes afirma que a Apple usará displays OLED de 120 Hz.

iPad Pro Display tem tela de 120 HziPad Pro Display tem tela de 120 Hz. Crédito: Alex Cranz/Gizmodo

Isso incluiria o iPhone no grupo que tem OnePlus 7 Pro, One Plus 7T e Pixel 4. Esses aparelhos foram atualizadas com telas OLED de 90 Hz neste ano. Na prática, isso ajudará a fornecer um movimento mais suave e fluídos nos jogos e no uso geral. Atualmente, o único telefone com uma tela de 120 Hz com ampla disponibilidade no mercado é o ROG Phone II, da Asus, lançado neste mês no Brasil.

Dito isso, o histórico do Digitimes para rumores é um tanto irregular. É um pouco cedo para dizer que isso acontecerá com certeza. Além disso, como a reportagem afirma que os monitores ProMotion de 120 Hz da Apple serão baseados em painéis OLED, o recurso pode não estar disponível no modelo de iPhone mais barato do próximo ano, já que essa opção geralmente vem com tela LCD.

No entanto, como observei no início deste ano, a adição de uma tela ProMotion seria uma mudança bem-vinda e ajudaria bastante os iPhones de alta tecnologia da Apple a terem uma marca "Pro" que realmente faça sentido.

The post Apple agora tem os AirPods Pro, novos fones de ouvido com cancelamento de ruído appeared first on Gizmodo Brasil.

Uber vai expandir teste de recurso que permite que motoristas recusem pagamento em dinheiro

Posted: 28 Oct 2019 12:58 PM PDT

A Uber anunciou nesta segunda-feira (28) que vai expandir os testes do recurso que permite aos motoristas recusar viagens com pagamento em dinheiro. Assim que a opção é ativada, o motorista deixa de receber chamados para esse tipo de viagem.

A ferramenta já estava sendo testada nas seguintes cidades: Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), João Pessoa (PA), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), Sorocaba (SP) e Ribeirão Preto (SP). Nas próximas semanas, três outras cidades do interior de São Paulo também receberão o teste: Mogi Guaçu, Bragança Paulista e Marília.

A novidade é a iniciativa mais recente da Uber para reforçar medidas de segurança para os motoristas. Este ano, o aplicativo passou a permitir que eles visualizassem o destino do passageiro antes de aceitar a corrida e se o usuário possui poucas viagens.

Além disso, em julho, a empresa firmou parceria com a Serasa Experian para desenvolver a ferramenta u-Check, com o objetivo de validar as informações dos usuários que optam por pagar a viagem em dinheiro. Já o programa "Elas na Direção", ainda em testes apenas em Campinas, Curitiba e Fortaleza, oferece a opção para que as motoristas mulheres aceitem corridas apenas de passageiras.

Segundo comunicado da empresa, a partir da avaliação dos testes que começam nas próximas semanas, "novos aprimoramentos ainda poderão ser feitos, buscando equilibrar a experiência de motoristas parceiros e usuários".

Em agosto, uma reportagem do New York Times, baseada no livro "Super Pumped: The Battle for Uber", revelou que pelo menos 16 motoristas foram assassinados no Brasil antes de a Uber decidir finalmente aprimorar as políticas de verificação de identidade e segurança no aplicativo. Na época, a empresa costumava argumentar que os incidentes eram resultado de um problema de segurança pública, e não necessariamente da plataforma.

The post Uber vai expandir teste de recurso que permite que motoristas recusem pagamento em dinheiro appeared first on Gizmodo Brasil.

Samsung usa balão para mandar selfie para o espaço, e aparelho cai em fazenda nos EUA

Posted: 28 Oct 2019 11:14 AM PDT

Aparelho parecido com satélite, mas com materiais claramente mais comuns e menos resistentes, caído no chão de uma fazenda.

A Samsung fez uma campanha chamada SpaceSelfie. Ela colocou um Galaxy S10 5G com uma selfie da atriz Cara Delevingne com roupa de astronauta em um balão. Ele subiu até o espaço e enviou a imagem com a Terra de plano de fundo de volta. Até aí tudo bem. O problema é que o balão com o aparelho fez um retorno nada discreto ao planeta. Ele caiu em uma fazenda e assustou moradores.

A queda ocorreu no condado de Gratiot, no estado americano de Michigan. A moradora Nancy Mumby-Welke disse que ouviu um barulho muito alto e, ao sair de casa, viu um objeto parecido com o satélite em seu quintal.

À NBC News, ela disse ter percebido que o estranho objeto tinha caído do céu. “Inacreditável. Olha só o que acabou de cair do céu. Liguei perplexa para a polícia. Esse negócio está preso em uma árvore no nosso quintal.”, disse ela ao postar a foto do objeto em seu Facebook. O dispositivo tinha um logo da Samsung e da empresa Raven Industries, fabricante do balão que logo apareceu para recolher sua criação.

Ao canal de TV, a Samsung disse que ninguém ficou ferido e que o material foi recolhido. O pouso foi planejado para ocorrer em uma área rural previamente selecionada. “Lamentamos qualquer inconveniente que possamos ter causado”, declarou a companhia.

“Nosso espírito é ‘faça o que você não pode’ [Do What You Can’t, o slogan da empresa], e o Samsung SpaceSelfie é exatamente isso. Nós quebramos continuamente os limites do que é possível com a inovação, e o lançamento do SpaceSelfie hoje à noite não é diferente”, disse Benjamin Braun, diretor-geral de marketing da filial europeia da Samsung.

Bom, de fato, derrubar coisas do espaço na casa de pessoas desavisadas é realmente algo que quase ninguém pode fazer — e que talvez ninguém deveria fazer, né?

[The Verge]

The post Samsung usa balão para mandar selfie para o espaço, e aparelho cai em fazenda nos EUA appeared first on Gizmodo Brasil.

Ferramenta de IA da Nvidia mostra como seu bichinho de estimação seria se fosse outro animal

Posted: 28 Oct 2019 09:26 AM PDT

É claro que você ama seu cão/gato/animal atualmente na moda que as pessoas mantêm como animais de estimação, mas existe a chance de você gostar mais dele se ele fosse de uma raça diferente? Você não pode simplesmente trocar seu Golden Retriever para fazer um test-drive no fim de semana com um Schnauzer, mas com a nova ferramenta GANimals da Nvidia, você pode pelo menos ver se seu querido animal de estimação seria ainda mais fofo como outro animal.

No início deste ano, a Nvidia Research impressionou a internet com sua ferramenta de desenho GauGAN, desenvolvida com inteligência artificial, que pegou esboços que pareciam ter sido criados em uma ferramenta básica como o MSPaint e os transformaram em imagens quase realistas.

Essa ferramenta exigia que os usuários indicassem quais partes de uma imagem deveriam ser água, árvores, montanhas e outros pontos de referência, escolhendo a cor apropriada do pincel, mas o GANimals é completamente autônomo. Você simplesmente faz o upload de uma foto do seu animal de estimação e ela gera uma série de outras imagens fotorrealistas que parecem ter a expressão do seu melhor amigo.

Em um artigo compartilhado na Conferência Internacional sobre Visão Computacional em Seul, na Coréia, nesta semana, os pesquisadores descrevem um algoritmo que eles desenvolveram chamado FUNIT, cuja sigla em inglês significa "tradução de imagem para imagem, sem supervisão, de poucos retratos".

Ao usar a IA para traduzir as características de uma imagem de origem em uma imagem de destino, a inteligência artificial geralmente precisa ser treinada com uma grande coleção de imagens de destino, com níveis variados de luz e ângulos de câmera, para produzir com precisão resultados que realmente pareçam que a origem e os destinos foram mesclados corretamente.

Mas montar um grande banco de dados de imagens como esse consome tempo e limita o que a rede de tradução com inteligência artificial pode fazer. Se você treinou o sistema para transformar galinhas em perus, essa é a única coisa em ele que será bom.

Em comparação, o algoritmo FUNIT pode ser treinado usando apenas algumas imagens do animal alvo, com as quais ele pratica repetidamente (modo de dizer), para que possa eventualmente generalizar as traduções necessárias para mesclar duas imagens. Uma vez suficientemente treinado, o algoritmo precisa apenas de uma única imagem de origem e de destino dos animais, que podem ser completamente aleatórios e nunca processados ​​ou analisados ​​anteriormente, para fazer a sua mágica.

Você pode experimentar o GANanimals no AI Playground da Nvidia, mas, por enquanto, os resultados são de baixa resolução e não são adequados para nada além de curiosidade. Os pesquisadores esperam, eventualmente, melhorar as capacidades de IA e algoritmo para que, em breve, trocas de rosto possam ser realizadas sem a necessidade de bancos de dados gigantes de imagens cuidadosamente selecionadas.

The post Ferramenta de IA da Nvidia mostra como seu bichinho de estimação seria se fosse outro animal appeared first on Gizmodo Brasil.

Apple dá ultimato para donos de iPhone 5 atualizarem sistema, se quiserem continuar online

Posted: 28 Oct 2019 08:21 AM PDT

Mão de uma pessoa mexendo em um iPhone 5S

A Apple está enviando alertas a donos de iPhone 5 informando que, caso não atualizem o sistema para a versão iOS 10.3.4 até o dia 3 de novembro, eles perderão acesso a recursos online, como e-mail, navegador de internet, App Store e iCloud.

Em julho deste ano, a Apple havia liberado atualizações para versões anteriores do sistema operacional, iOS 10.3.4 e iOS 9.3.6, para corrigir erros e garantir que modelos mais antigos de iPhones e iPads mantivessem informações corretas sobre localização com a transição da rede GPS.

iPhone 5

Esse bug significa que os recursos de GPS deixarão de funcionar no iPhone 4S, iPad 2, iPad com Display de Retina e a 4ª geração de iPad a partir do dia 3 de novembro. No entanto, parece que as consequências para os donos de iPhone 5 serão mais sérias. Caso o usuário não atualize até a data informada, ele não terá mais acesso à internet e, portanto, não será mais possível atualizar o software.

Caso isso aconteça, será necessário fazer o backup do aparelho e restaurá-lo em um computador para mudar para a nova versão do software. O que, obviamente, será uma tarefa mais trabalhosa do que simplesmente atualizar antes do dia 3 de novembro, mas ainda é uma solução.

Segundo a Apple, o problema não deve afetar muitas pessoas. Afinal, a empresa diz que, até o dia 15 de outubro, 9% de todos os usuários de dispositivos iOS estavam rodando versões do software anteriores ao iOS 12, sendo que muitos deles possuem modelos mais recentes dos aparelhos.

[Engadget, 9to5Mac]

The post Apple dá ultimato para donos de iPhone 5 atualizarem sistema, se quiserem continuar online appeared first on Gizmodo Brasil.

Avião espacial supersecreto dos EUA pousa na Flórida após mais de 2 anos em órbita

Posted: 28 Oct 2019 07:39 AM PDT

O avião espacial ultrassecreto da Força Americana, o Boeing X-37B, aterrissou na Flórida no início deste domingo (27) após 780 dias – mais de 2 anos e um mês – em órbita ao redor da Terra. E ainda não temos ideia do que ele estava fazendo enquanto estava lá em cima.

A missão X-37B Orbital Test Vehicle-5 (OTV-5) foi a quinta vez que o veículo voou ao redor do mundo, superando a duração da quarta missão, que pousou em maio de 2017 após 718 dias em órbita. Esta missão mais recente foi lançada a partir de um foguete SpaceX Falcon 9 em 7 de setembro de 2017.

“O X-37B continua demonstrando a importância de um avião espacial reutilizável”, afirmou a Secretária da Força Aérea Barbara Barrett em comunicado divulgado online. “Cada missão sucessiva avança as capacidades espaciais de nossa nação”.

Quais são esses recursos? Nós não sabemos os detalhes. Mas, de acordo com a Força Aérea, o X-37B tem a capacidade única de “testar novos sistemas no espaço e devolvê-los à Terra” e a missão “completou com sucesso” todos os seus objetivos.

Os líderes militares, muitos dos quais estavam céticos em relação à necessidade de um ramo inteiramente novo das Forças Armadas, parecem entusiasmados com a Força Espacial do Presidente Donald Trump e com a maneira como o X-37B pode desempenhar um papel nesse ramo militar. Pelo menos é essa a impressão que se tem ao ler o comunicado de imprensa da Força Aérea.

“O retorno seguro desta espaçonave, depois de quebrar seu próprio recorde de resistência, é o resultado da parceria inovadora entre governo e indústria”, disse o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, David L. Goldfein, em comunicado à imprensa. “O céu não é mais o limite para a Força Aérea e, se o Congresso aprovar, a Força Espacial dos EUA”.

Esta missão mais recente lançada da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, aterrissou no Kennedy Space Center Shuttle Landing Facility da NASA em 27 de outubro de 2019 às 3:51 (ET). A última vez que este avião espacial voltou à Terra havia um vídeo do pouso. Desta vez, no entanto, não houve vídeo, talvez porque o pouso ocorreu antes do amanhecer.

"Esse programa continua a ser o único veículo espacial reutilizável do mundo. Com uma aterrissagem bem-sucedida hoje, o X-37B completou seu voo mais longo até o momento e completou com sucesso todos os objetivos da missão", disse Randy Walden, diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea.

“Essa missão recebeu com sucesso experimentos do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, entre outros, além de fornecer uma carona para pequenos satélites”.

A Força Aérea diz que planeja lançar a sexta missão X-37B da CCAFS em 2020. E você pode apostar um bom dinheiro que também não saberemos muito sobre esse lançamento.

O que você acha que eles estavam fazendo lá em cima? Algumas missões atrás, algo como “alienígenas” pode ter sido um palpite ridículo. Mas com certeza aprendemos muito sobre o contato militar dos EUA com objetos voadores não identificados desde que esta missão foi lançada em setembro de 2017.

Não estou dizendo que eles estão colocando aliens em um avião espacial supersecreto da Força Aérea. Mas eles provavelmente estão.

The post Avião espacial supersecreto dos EUA pousa na Flórida após mais de 2 anos em órbita appeared first on Gizmodo Brasil.

Vazamento revela informações sobre Windows 10X para aparelhos dobráveis e de tela dupla

Posted: 28 Oct 2019 06:26 AM PDT

A Microsoft falou pouco até agora sobre o Windows 10X, uma variação de seu sistema operacional com estreia prevista para o Surface Neo. No entanto, um vazamento parece nos dar uma visão mais detalhada de como a empresa planeja personalizar a experiência do usuário de dispositivos de tela dupla.

Um usuário do Twitter conhecido por vazamentos anteriores da Microsoft, o WalkingCat, viu o que parece ser algum tipo de documento interno que, de alguma forma, acidentalmente foi ao ar na sexta-feira com detalhes sobre o Windows 10X. Ele foi retirado antes que pudéssemos dar uma olhada nele, mas outros veículos foram rápidos e revelaram algumas das novidades.

Anteriormente, a Microsoft tinha sugerido que sua barra de tarefas estaria recebendo uma reforma para uma interface de tela dupla. Segundo o Verge, isso aparentemente incluirá “uma série de ‘alavancas'” para personalizar seu modelo base para que ela se adapte “tanto em aparelhos que fecham para dentro quanto em dobráveis”. Isso significa que o Windows 10X provavelmente também estará disponível para laptops mais tradicionais. A central de notificações também apresentará opções adicionais de configuração.

Dado que a Microsoft tem planos de comercializar em 2020 seu Surface Neo e o menorzinho Surface Duo, que será como amálgama de laptop, telefone e tablet, essas opções provavelmente permitirão que os usuários usem interfaces mais tradicionais para esses dispositivos. A expectativa é que seja possível escolher seus elementos favoritos e misturá-los em algo novo.

A Microsoft também sugeriu que o menu Iniciar receberá com ajustes semelhantes e, supostamente, será renomeado como Launcher. "A busca é perfeitamente integrada aos resultados da Web, aplicativos disponíveis e arquivos específicos no seu dispositivo. O conteúdo recomendado é atualizado dinamicamente com base nos aplicativos, arquivos e sites mais frequentes ​​e usados ​​recentemente ", explica o documento visto pelo Verge.

Desbloquear o dispositivo também deve ser um pouco mais fácil. De acordo com uma matéria do Engadget, a Microsoft está eliminando a “cortina” de bloqueio deste sistema operacional. No lugar dela, o software de reconhecimento facial Windows Hello é acionado instantaneamente quando você ativa o aparelho.

O Explorador de Arquivos também deve ganhar uma versão Universal Windows App com interface mais amigável a telas sensíveis ao toque e acesso rápido a recursos como Office365, OneDrive e outros serviços de armazenamento na nuvem.

A Microsoft ainda não comentou publicamente esses vazamentos. Portanto, tecnicamente ainda são especulações. A empresa não respondeu ao pedido de comentário do Gizmodo.

The post Vazamento revela informações sobre Windows 10X para aparelhos dobráveis e de tela dupla appeared first on Gizmodo Brasil.

Adobe recebe permissão dos EUA para continuar a oferecer serviços na Venezuela

Posted: 28 Oct 2019 05:59 AM PDT

Logotipo da Adobe no meio da bandeira dos EUA e do Estado da Califórnia

A Adobe ganhou a permissão do Governo dos EUA para continuar a oferecer seus serviços Creative Cloud, que inclui o Photoshop e o Illustrator, para consumidores na Venezuela, segundo um anúncio postado no website da Adobe. A companhia tinha previamente dito que seria forçada a apagar as contas de todos os usuários na Venezuela por causa de uma ordem executiva do presidente Donald Trump que impedia empresas de fazer negócios com o país.

No início do mês, a Adobe anunciou que seria forçada a apagar todas as contas de usuários de consumidores na Venezuela a partir de 28 de outubro para cumprir a ordem executiva de número 13884 assinada por Trump. A Adobe disse à época que os usuários não teriam direito nem a reembolso, pois a companhia disse que seria contra as leis dos EUA. No entanto, a Adobe recebeu uma autorização especial, talvez porque não esteja claro o quanto a proibição de produtos Adobe no país seria de interesse dos EUA.

"Após discussões com o Governo dos EUA, nós recebemos uma licença para fornecer todos os nossos produtos Digital Media e serviços na Venezuela", disse Chris Hall, vice-presidente e gerente geral de experiência do consumidor da Adobe, em um comunicado publicado nesta manhã.

"Com esta atualização, estamos compartilhando que os usuários podem continuar a ter acesso ao portfólio Creative Cloud e Document Cloud, e a todos os seus conteúdos, como ocorria anteriormente. Se você perdeu acesso a serviços premium, eles serão restaurados dentro de uma semana".

O anúncio vem após contas de 7,5 milhões clientes do Adobe Creative Cloud terem sido comprometidas. Senhas não foram incluídas na brecha, mas hackers obtiveram informações de assinatura e de identificação que poderiam ser úteis em ataques phishing personalizados para essas pessoas.

"Desde o anúncio [de que pararíamos de fornecer serviço no país], ouvimos diretamente de vocês, nossos usuários na Venezuela, sobre sua paixão pelo trabalho que vocês fazem", disse Hall. "Vocês compartilharam histórias sobre a importância de nossos produtos em sua capacidade de criar e o que significa criar incríveis experiências digitais por meio de cada um de nossos produtos".

The post Adobe recebe permissão dos EUA para continuar a oferecer serviços na Venezuela appeared first on Gizmodo Brasil.

O guia completo para comprar e identificar SSD

Posted: 28 Oct 2019 04:27 AM PDT

Memória Optane, da Intel

O drive de estado sólido ou SSD evoluiu de um luxo caro e disponível apenas para o usuário profissional para um problema comum a qualquer pessoa que esteja usando um laptop. Ao mesmo tempo, muitos outros padrões e tecnologias se desenvolveram em torno dos SSDs, o que significa que escolher um não é tão simples como era antes – mas vamos atualizar você até aqui.

Antes de entrarmos nos SSDs do mercado atual, vale a pena recapitular sua história recente. Eles surgiram como substitutos superiores, embora mais caros, dos discos rígidos ou HDDs (Hard Disk Drivers) tradicionais – sem partes móveis, os SSDs representaram um salto em termos de velocidade de leitura e gravação, além de confiabilidade.

Essas unidades de última geração sempre foram muito menores do que os equivalentes de HDD então era apenas o preço que estava impedindo os SSDs de serem mais amplamente adotados. Com o passar dos anos, esses preços caíram para um nível em que um SSD agora vale o investimento para a maioria dos sistemas, mesmo que um HDD ainda represente uma opção mais barata na relação por gigabyte se você for fazer a conta.

HD SSD 240 GB Kingston
HD SSD 240 GB Kingston
R$184

O último MacBook a ter uma unidade de disco rígido tradicional foi lançado em 2012 e agora até os laptops econômicos geralmente adotam a mais rápida tecnologia SSD. O HDD permanece popular nos computadores de mesa mais baratos do mercado, onde a acessibilidade importa mais que o desempenho (e onde há mais espaço para acomodá-los), mas o SSD continua a crescer na maioria das faixas de preço.

SSD SamsungUm SSD tradicional de 2,5 polegadas com um conector SATA. Crédito: Samsung

No nível técnico, a diferença está no uso de chips semicondutores em vez de mídia magnética como armazenamento – os SSDs são semelhantes aos cartões de memória RAM, a diferença sendo que os dados deles são mantidos mesmo depois da eletricidade ser cortada. As cargas elétricas passam pelas grades, em vez de cabeças de leitura/gravação se moverem através de discos magnéticos, acelerando o processo de extrair os dados do disco e depois gravá-los novamente.

A tecnologia SSD não é perfeita – as unidades têm uma vida útil finita, pois cada operação de leitura ou gravação as desgasta muito levemente, mas é provável que essa vida útil seja mais longa do que o tempo que você leve para trocar de computador (dependendo da freqüência você está acessando a unidade, é claro).

Nos últimos anos, a tecnologia SSD evoluiu novamente. Quando apareceu pela primeira vez para o consumidor final, as unidades SSD usavam cabos e conectores SATA (Serial AT Attachment) ou USB, se fossem externos — essa era simplesmente a melhor e mais rápida maneira de conectar a uma placa-mãe quando as unidades SSD começaram a se tornar populares, a mesma utilizada por unidades HDD. O melhor padrão SATA no momento, o SATA 3.3, consegue transferir dados a 600 MB/s.

Entendendo os diferentes tipos de SSD

Se você está procurando um SSD para comprar no momento, é mais provável que veja termos como M.2, PCIe e NVMe, que se referem a diferentes tipos de tecnologia e interfaces. Vamos começar com o NVMe (Non-Volatile Memory Express), que oferece um novo padrão para mover dados entre um SSD e um computador, que não tem um gargalo de velocidade como o SATA (ou para ser mais técnico como o SATA AHCI faz).

SSD da Western Digital NVMEUm SSD NVMe mais recente, com um conector M.2. Crédito: Western Digital

NVMe usa a tecnologia PCI Express (PCIe) para interagir com o processador dentro do seu computador, como uma placa de vídeo, e os benefícios da interface são a velocidade: capaz de atingir taxas de transferência de 3.500 MB/s, uma melhoria acentuada. Também exige menos demanda do processador dentro de um computador do que as unidades SSD mais antigas que usam SATA (AHCI).

Agora, para ficar claro, seu computador não ficará subitamente seis vezes mais rápido e nem todas as unidades NVMe atingem esse limite superior… mas você deve conseguir melhorias visíveis na velocidade ao transferir grandes quantidades de dados e carregar aplicativos grandes (como, por exemplo, o sistema operacional).

Como aconteceu quando os SSDs surgiram pela primeira vez, o maior obstáculo à adoção generalizada do NVMe no momento é o custo – se você possui uma placa-mãe mais antiga e tem um orçamento mais apertado, um SSD SATA ainda pode ser o caminho a seguir. Se você está interessado puramente no desempenho, agora é a hora de mudar para o NVMe.

No entanto, o NVMe não determina completamente o fator de forma (a forma física e o tipo de conector) de uma unidade SSD, e é aí que o M.2 entra (o M.2 pode operar tanto por SATA quanto por PCIe, embora o último seja muito mais comum). O NVMe e o M.2 costumam ser usados ​​de forma intercambiável, porque geralmente estão presentes no mesmo SSD, mas você precisa de ambos em uma unidade (e de uma placa-mãe que suporte ambos) para obter o melhor desempenho.

Placa-mãe com SSD Western DigitalSua placa-mãe determina os SSDs que você pode usar. Crédito: Western Digital

Em outras palavras, o M.2 determina a forma física de um SSD e as várias opções (principalmente o NVMe) pelas quais os dados sejam transmitidos de e para ele. Os SSDs M.2 são finos e pequenos, como uma memória RAM, projetados para caber em laptops com pouco espaço, e substituíram essencialmente o fator de forma padrão do disco de 2,5 polegadas, que costumava ser comum quando os SSDs costumavam ocupar o espaço de um disco rígido HDD dentro do gabinete de um computador de mesa. É um pouco mais complicado do que isso tecnicamente, mas se você estiver construindo ou atualizando um computador, é um bom jeito de pensar a respeito.

SSD Western Digital SATA 240 GB
SSD WD Green 2.5´ 240GB SATA III 6Gb/s Leituras: 545MB/s e Gravações: 465MB/s - WDS240G...
R$199

Portanto, o NVMe é a forma como o SSD se comunica com o resto do sistema, e M.2 é a forma física e o tipo de conector pelo qual a comunicação ocorre. Compre um SSD hoje e os dois estão quase inexoravelmente ligados, embora ajude saber a diferença se você estiver atualizando um sistema mais antigo ou escolhendo uma placa-mãe para construir um PC a partir do zero.

Chip SSD Intel OptaneUma unidade Intel Optane no formato m2, que também oferece suporte ao NVMe. Crédito: Alex Cranz/Gizmodo

Se você deseja o melhor dos melhores em termos de SSDs, procure o NVMe em algum formato, seja em uma placa de expansão padrão que conecte como uma placa de vídeo ou um stick M.2 – os MacBook Pros usam SSDs NVMe (e M.2) há vários anos, por exemplo. Para atualizar um sistema antigo ou reduzir os custos, os SSDs SATA de 2,5 polegadas ainda estão por aí.

Porém nada continua igual para sempre em tecnologia, pois os preços flutuam, os fabricantes tomam decisões diferentes e os padrões melhoram. Intel Optane é outra tecnologia para ficar de olho, que basicamente atualiza a memória flash nas unidades SSD e utiliza modelo M.2 para melhorar ainda mais os tempos de acesso ao disco – mas, assim como o SSD no começo, os preços podem ser bem altos.

Memoria Intel Optane 16GB
Memoria Optane 16GB, Intel, MEMPEK1W016GAXT
R$309
O Gizmodo Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.

The post O guia completo para comprar e identificar SSD appeared first on Gizmodo Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário